Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › O rebanho escravizado pelas religiões
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
15/09/2004 às 15:59 #78255Miguel (admin)Mestre
“Por mais que os “cristãos” (paulinos na realidade) tentem se fazer de bem intencionados, não apagarão a mancha infame e sanguinolenta de suas vestes, a partir da Inquisição, das Cruzadas, da Pedofilia de seus padres e bispos, e a exploração da Fé (ostensiva) em seus templos ditos sagrados, mas, que é antro de vergonha e podridão espiritual” (Brigitte Dreams)
isso me lembrou a presunção de maldade feita às crianças, frutos do pecado original…pelo jeito brigitte bebeu nas mesmas fontes, da ignorância, mas já foi redimido dos derramamentos de sangue com seu batizado pela razão e pela verdade, tem lugar garantido no céu dos iluminados do intelecto…interpretação literal, pobre e rasteira…pelo q aparenta, brigitte tenta comportamento cético, embora desconheça o q seja, se apegando ao dogmaticismo q supõe combater…já q o ceticismo se apresenta como arma anti-fanatismo, conclui-se distante da solução adotada pelo amigo…a ataraxia (imperturbabilidade)e a concepão eudemonista do mundo (busca da felicidade no cotidiano e na condução da vida) são buscas do cético, o q me parece tb passar longe do amigo, q vez ou outra vem por estas bandas se chatear com seus amigos ignorantes religiosos fanáticos, tb já se enrolando nas vias do julgamento, ou seja, se perturbando com os certos e errados da vida…a metriopatéia é outra característica do real cético, consiste na capacidade de manter as emoções o mais possível sob controle, quando se está diante de eventos a respeito do qual nada pode fazer (Alerta: impossível mudar o mudo sem se mudar)…isso sem falar em outras tantas, como a tentativa de independência de aspectos externos (agogé) para se tentar ser feliz, o q não é o seu caso, já q demonstraste muitas vezes a necessidade de abrir o olho dos cordeirinhos através da razão e da verdade…eu nem vou dizer mais nada, só digo uma coisa, q nem cético vc é
17/09/2004 às 14:51 #78256Miguel (admin)Mestre(q nem cético vc é), ninguém é cético totalmente, pois ele também faz afirmações…
Dirigindo- me agora ao Pilgrim(parece nome de pulga), sobre as verdades engraçadas, só nos resta mesmo rir já que não podemos defender nada com uma absoluta certeza. Você olha para o espelho, para a sociedade e para os lugares divinos e sagrados e sente a força da verdade? eu não, apesar de ficar maravilhado, sempre maravilhado com o universo, sinto vontade de rir e me parece que quanto mais rirmos melhor fica a situação, não vemos graça nas coisas em si (até porque parecemos não sabê-las) mas daquilo que o homem diz delas e como interage com elas, a melhor coisa que conheço hoje, e que parece ser a mais verdadeira é a risada HAHAHAHAHA17/09/2004 às 20:21 #78257Miguel (admin)MestreUm tanto sinistras estas risadas não? hehe
Conviver com o diferente não é tão dificil, dificil é viver o diferente, é dificil tentar realmente entender o outro e sair ileso..a distancia, a ironia é mais comoda sem duvida..quantas tranvalorações são necessarias pra fugir do tédio de não ter ninguem pra falar mal?
No Gaia Ciencia no quinto ou quarto livro sei la, Nietzsche escreve que no “ano novo”, daí em diante, só dirá “sim”.Não sei se conseguiu, mas só por tentar já me simpatizo infinitamente com ele..estou longe de tal tentativa…
É por isso que admiro Cioran tmb, ele não parece ter rancor ou desgosto por ninguem, ao menos não mais do que tem de si mesmo,todo xingamento saído de sua pena perde todo peso.
Ele chega até a dar instruções: Quando estamos com raiva de alguem é só escrever xingamentos num pedaço de papel…aí poderemos ver quanto são estupidos os xingamentos,nosso inimigo e nós mesmos tmb..
Cito a “hiena”: “Existem poetas a quem pedimos para nos ajudar a decair, para encorajar nossos sarcasmos e agravar nossos vicios ou nossos estupores.São irresistiveis,marivilhosamente debilitantes..Existem outros de acesso mais dificil porque não vão de encontro a nossas obsessões.Mediadores do conflito que nos põe no mundo, nos convidam a aceitação, a concentração em si mesmo.Quando estamos cansados de nós próprios, e mais ainda, de nossas queixas(..) que reconforto achar um espirito que recua ante a vulgaridade da revolta(…)”
(“Execicios de Admiração, Capitulo sobre Saint-John Perse)Ah mas claro, sempre existe um motivo não pra recuar,um enfeite pra disfarcar a necessidade de ação e suas variações..e lá vamos nós em mais discussões..quem aguenta ficar quieto, quem suporta concentrar-se em si mesmo, fazer da propria vida sua religião?..
Eu tmb não..de qualquer forma é pra isso que serve escrever, para fixar nossos raros lampejos de lucidez depois de um dia estupido…depois de varios dias estupidos na verdade…
-Que São-João Perse nos ajude!Salve-nos da dialética!
-Isso não é possivel ,eu sei!
-Chega!
17/09/2004 às 20:42 #78258Miguel (admin)MestreEstou meio sem tempo agora mas, retornando, por educação, a msg a mim dirigida
O riso tem mesmo um aspecto terapêutico, fazes bem em rir, além do que, como já dizia Pope: “O riso é a felicidade daqueles que não sabem pensar”. Não deixa de ser a capacidade para rir e a capacidade para maravilhar-se com o universo – não somente nas coisas grandiosas mas também nos pequenos milagres do cotidiano – uma qualidade daquele que sabe viver, muitas grandes obras do Espiríto nasceram desses dons, quando não acabaram aí. Deve ser por isso que nunca vi nenhum homem confessar de bom grado não ter senso de humor
Sobre das verdades esculpidas nos espelhos, quando tiver tempo, entre uma gargalhada e outra, releia, por consideração, a msg com mais atenção: Para a filosofia não é requisito aprender a dialogar? Quando já se tem a verdade fica dificil aprender mais qualquer coisa.
Não é prudente dizer sempre a verdade e também o sábio faz dela segredo às vezes, já que os obséquios costumam fazer mais amigos. Por outro lado, o “só sei que nada sei” é para o tolo nada mais do que um indicativo de tolice. Decorar frases de efeito não faz de alguém um filósofo, e há bastante diferença entre o “não-saber” por excesso e o “não-saber” por falta ou incompetência; um vem da coragem, o outro da preguiça. Não tenho nada contra ateus, nem contra céticos, mas as msgs dos blocos entre aspas, “ateus”, “céticos”, “religiosos”, “anti-cristãos”, “anti-coca-cola” e “anti-antis” são, muitas vezes, tediosas, costumam também carecer de argumentos (eles costumam ser substituidos por outra coisa).
Mas retornando ao riso, a propósito, nada impede o homem de dizer a verdade rindo, tanto o tolo quanto o sábio podem rir. A diferença é que o sábio conhece a diferença, e pode também rir dela.
[]'s
18/09/2004 às 4:26 #78259Miguel (admin)MestrePilgrim e Realista não me surpreendem ao fugir do tema proposto, pois, com certeza devem pagar o dízimo direitinho a seus pastores, e não têm argumentos lógicos e sensatos para rebater a tese de que são cordeirinhos escravizados. Ficam citando denominações bacanas, frases atribuidas a Jesus, estorinhas infantis da Bíblia, etc, para justificar o injustificável. Continuam filosofando no vazio, e julgando o próximo, como é característica inerente dos cristãos hipócritas. Até entendo as limitações intelectuais do Peregrino = Pilgrim, porque igual a maioria dos evangélicos, conhece somente a Bíblia, mas, estranho a ignorância do Realista sobre a realidade. OS CORDEIROS CONTINUAM SEM RESPOSTAS!
18/09/2004 às 6:10 #78260Miguel (admin)MestreBrigitte,
Vc até agora não apresentou um argumento sequer além de alguns faniquitos e já tem dado várias demostrações de analfabetismo filosófico e falta de capacidade de raciocício, então não irei além dessa msg para não perder tempo batendo boca com vc. Não tenho muito interesse em trocar msgs com adolescentes rebeldes magoados e em campanha contra “a sociedade que os persegue”. Se quiser, continue atirando tomates. Seu “estilo” até agora tem mesmo se assemelhado a alguma coisa do tipo briga de feira, então, infelizmente, não creio que consiga mudar para alguma coisa muito diferente disso. Apenas contenha-se – uma sugestão – para não ultrapassar o limite do tolerável, pois o site tem as suas regras.
Sobre o restante: Procure urgentemente algum psicólogo e vá se tratar! Se alguém está, desde o início “julgando o próximo” nesse site esse alguém é vc! Abandone esses lugares comuns e aprenda a enxergar o mundo sem viseiras, isso de “cristãos hipócritas”, “porcos comunistas”, “capitalistas selvagens”, e “brigittes estúpidos” não passam de jargões e não servem como argumentos ou fórmulas para analisar tudo que acontece. Não citei aqui nenhuma passagem bíblica, nem sou evangélico, mas vc foi incapaz até de perceber isso já que só consegue enxergar aquilo que quer. Não sei que resposta vc imagina, nesse devaneio seu, que alguém esteja te “devendo”. Até agora vc não argumentou nada. Aliás, andou falando repetitivamente de ciência mas só deu bola fora. Vá estudar para não falar tanta bobagem.
Quando vc conseguir formular algum argumento terei prazer em contra-argumentar, mas até lá estarei esperando. Tchau e boa sorte.
18/09/2004 às 15:40 #78261Miguel (admin)MestreFicam citando denominações bacanas, frases atribuidas a Jesus, estorinhas infantis da Bíblia, etc, para justificar o injustificável. (Brigitte Dreams)
oi Brigitte, tudo bom? não pense q estamos aqui pra lutar OK? até entendo os ataques feitos, se cordeirinho é quem lê a bíblia, eu admito o seu elogio; quanto ao realista, talvez eu não seja, se quiser pode me chamar de ricardo mesmo…mas vamos continuar sobre o estudo bíblico…na biblia, assim como todo sistema q se proponha a ser sistema, ainda tem instrumentos q evitam seu enfraquecimento como busca, apesar das modificações q tanto alardeias…veja: “Aqueles q dizem: Senhor! Senhor! não entrarão todos no reino dos céus; mas somente entrará aquele q faz a vontade de meu pai q está nos céus” (Mateus, VII, 21)…se perceber, essa frase é posta como regra para se evitar alguma coisa…se perceber tb,Jesus é bem prudente ao nos alertar para isso, da mesma prudência q devemos ter quanto a achar algo, não só dos outros, mas de nós mesmos…
não achas bem parecida com sócrates ao dizer no fédon “numerosos são os portadores de tirsos, e raros os bacantes”, q seria uma adaptação de um versículo órfico…vejam como todo aprendiz deve tb criar seus meios de tornar um estudo mais concistente e maduro, evitando escorregadelas, criando regras de método… se percorrer as diversas linhas de estudo, encontrará algo parecido com isso…mas continuando, o q ele quer dizer com Senhor, senhor!? mais à frente o q quer dizer com reino dos céus? em uma passagem do evangelho de tomé Jesus fala algo como: “Se seus líderes vos dizem: 'Vejam, o Reino está no céu', então saibam que os pássaros do céu os precederão, pois já vivem no céu. Se lhes disserem: 'Está no mar, então o peixe os precederá pelo mesmo motivo. Antes, descubram que o Reino está dentro de vocês, e também fora de vocês. Apenas quando vocês se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos vocês são filhos do Pai vivo. Mas se vocês não se conhecerem a si mesmos, então vocês vivem na pobreza e são a pobreza”(logion 3). veja q Ele deu uma dica do q seja reino dos céus e de evitar tb a empolgação dos líderes e entrar no trem perigoso (veja como tem uma idéia bem “moderna”)…continuando, o q será q ele quis dizer com vontade de meu Pai? essa aí talvez só o depois diga, quando estivermos mais próximos do autoconhecimento, mas vários filósofos discorrem sobre isso, ajuda um tanto, uns como vontade, outros como imperativo, etc, eu não me meto ainda a discorrer sobre isso, já q entre os grandes mesmos a briga é feia, imagine entre os ignorantes, valeu?!…abraços19/09/2004 às 1:50 #78262Miguel (admin)MestrePilgrim: Se você não é evangélico, parece, além de que deveria aprender inglês para saber o que seu nick significa. Me chamar de adolescente não resolve, nem responde ao tema proposto, nem às minhas questões. Como moderador você é bastante parcial, bitolado e não mostra muito conhecimento de outros assuntos além daqueles que seu mestre, seja lá quem for, permite. Tenha certeza de que você não estudou, nem entendeu mais do que eu, só porque usa termos eruditos. Você é mediador aqui por razões que começo a duvidar. Se este é um site evangélico, desculpe me, estou me retirando, pois, parafraseando a frase atribuida a Jesus, pobre coitado que não imaginava o que se faria em seu nome: “NÃO VOU ATIRAR MAIS PÉROLAS AOS PORCOS.” Pensei que esse fosse um site de pessoas inteligentes, e pelo que vejo me enganei. Só vejo as mesmas estorinhas que beatos vem a minha porta nos domingos de manhã contar, atrapalhando o descanso de trabalhadores sérios, ou os discursos hilários que somos obrigados a assistir nos canais religiosos, tomando o lugar de programas realmente educativos, só porque os pastores e bispos têm dinheiro (tomado do povo pela exploração da fé) para comprar os canais de TV e rádio. Não precisam responder, nem você, nem o Realista, pois há outros sites onde estarei daqui para frente já que vocês têm regras rígidas para o site (por quê não me espanto com isso ?). Noutros lugares haverá gente disposta a despertar dos grilhões cristãos e serem libertas, e o número de ateus tem crescido ao meu redor (Por quê será ?). Aliás, além de Professor de Inglês, sou Doutor. Kisses ! Good Bye ! LUCI4EVER !
19/09/2004 às 22:54 #78263Miguel (admin)MestreConcordo plenamente com os argumentos de Brigitte, e também acho que o tema proposto não está sendo discutido. Além disso, estou vendo que o tal Pilgrim é que está tendo faniquitos, pois não tem argumentos para contradizer a realidade que Brigitte expos. Já fui católico e evangélico, e vi que essas duas religiões não passam de organizações manipuladoras da razão e da vontade da população mais carente, mais frágil e mais inculta. Paguei muito dízimo para pastor viver vida boa, enquanto trabalhei 8 horas por dia. A quantidade de dinheiro que passa aqui pela Basilica de Aparecida é enorme, vinda de fiéis pobres do país inteiro, e os padres aqui levam vida de principes. Será que toda essa podridão é aceita pelo deus deles ? Prefiro não ter religião. A propósito, será que o Pilgrim é psicólogo, para querer analisar os outros e manda-los procurar por um ? Além de julgar os outros , também dá diagnósticos sem conhecer as pessoas. Cuidado ! Assim começam as Guerras Santas.
28/09/2004 às 13:20 #78264Miguel (admin)Mestre“O riso é a felicidade daqueles que não sabem pensar”(Frase de Pope que Pilgrim fez uso).
“Decorar frases de efeito não faz de alguém um filósofo…”(Frase de Pilgrim).
“Para a filosofia não é requisito aprender a dialogar? Quando já se tem a verdade fica difícil aprender mais qualquer coisa.”(Frase de Pligrim)
Pois é será que o Pilgrim tem a verdade? Quem tem a verdade? Quem não dialoga? Onde estão os amantes da sabedoria?
“Procure urgentemente algum psicólogo e vá se tratar!” (Pilgrim dirigindo-se à Brigitte)Se tratar do quê? De discordar de tudo? De apresentar suas opiniões contra o dogmatismo? Por quê “se tratar” com o psicólogo?
Bem eu não tenho a magnífica capacidade de argumentação que o Pilgrim e os outros apresentam, por isso fiz algumas perguntas, e a argumentação usada está trazendo saber?29/09/2004 às 3:57 #78265Miguel (admin)MestreOlá,
“o rebanho escravizado pelas religiões”… gostaria de esclarecer o seguinte:
1. Deus não é um ser, Deus é a lei, é a ordem, é a relação.
2. A lei está presente em todo o lado e em tudo, desde o infinitamente pequeno até ao infinitamente grande; desde a estrutura atómica mais elementar, até a estrutura dos corpos celestes (negar isto é negar-se a si próprio).
3. O acaso não existe porque a lei não é aleatória.Os organismos que pensam, “nós”, têm a liberdade de escolha, a liberdade de se desviar da lei, a liberdade de errar, ao contrário de agir por intuição.
A lei não precisa de religiões, nem da ciência, para se cumprir. Ela simplesmente se cumpre.
Fazemos todos parte da matéria universal. Se você não quer seguir a lei, isole-se! Não prejudique os outros!
A lei está em cada átomo do seu corpo. Você não morre, nada se perde, tudo se transforma.
Para provar o que acabo de dizer, a prova está na ciência E na religião E em ti mesmo
29/09/2004 às 4:04 #78266Miguel (admin)MestreUma correcção…
“Os organismos mais complexos que pensam como nós… (não somos os únicos)
Sorry… errar é humano… outra vez…
01/10/2004 às 6:05 #78267Miguel (admin)Mestre“A Religião é um Mal necessário !” dizia um velho filósofo. Pergunto: Necessário para quem ? Talvez para controlar os desejos, fantasias e anseios da massa (rebanho). Prefiro crer que não. Ainda acho que a Razão é o caminho para se discernir o que é legítimo dentro de cada circunstância. Afinal matar é errado ? Sempre ? E se matarmos o estuprador de nossas mães ? E se matarmos por legítima defesa ? E se matarmos para comer ? E se matarmos as formigas trabalhadeiras que cruzam nossas cozinhas ? Jeová ordenou que um povo matasse outro, que um homem matasse aquele que lhe roubasse uma cabra, e Davi em seu nome dizimou milhares de homens de reinos rivais. Etc, etc. Quando é que os deuses estão a nosso favor ? Ou será que tudo não passa de teoria dogmática utilizada para escravizar mentes e almas ? Hoje clonagem humana é pecado, mas, não será quando a Igreja achar interessante que não seja. Evangélicos que nem podiam assistir televisão hoje são donos de redes de TV. Hoje os negros têm alma, e as mulheres têm voz, segundo o Cristianismo. A Razão é o caminho da libertação das almas. Chega de mentiras ! Chega desses manuais sagrados cheios de lendas e práticas anti naturais. Nesse instante um buraco negro imenso localizado no centro da Via Láctea está engolindo milhões de sistemas planetários igual ao nosso, e nossa hora vai chegar. Isso é verdade , mas a volta do messias será ?
03/10/2004 às 2:40 #78268Miguel (admin)Mestrepois é, muito se combateu o paganismo, muito se combateu o cristianismo, muito se combateu o ateísmo, muito se combaterá o racionalismo…eu já posso até prever o q falarás amanhã: a razão é um mal necessário! a razão escraviza mentes e almas! a razão fez muito sangue ser derramado! talvez sirva para controlar desejos, fantasias e anseios da massa (rebanho)…e quem sabe completaria: ainda acho q a (aí põe aqui uma novíssima denominação!)é o caminho para se discernir o que é legítimo dentro de cada circunstância. o negócio é q vc não percebe a beleza q cada uma dessas coisas proporcionou e proporciona, pularás de pensamento a pensamento e não enxergarás nenhum? tomara q aproveite tua estada na razão, pq ela te proporcionará tranquilidade assim como qualquer outro te seria possível…me mostre o q guardas na tua bagagem, estará ela vazia agora por que tem jogado fora o ruim q pegaste ou pq resolveu não pegar nada?
abraços03/10/2004 às 3:54 #78269Miguel (admin)Mestresim, mas continuando agora com breve explanação sobre a razão, vou tocar nos pontos q se fazem interessantes dizer a vc sobre a tão sabida e desejada(estou percebendo um pouco de brigitte em vc!)…a razão, para os antigos (entenda aqui Sócrates, Platão, aristóteles) é apenas uma função de conhecimento, mas tb se aplica igualmente à prática como sabedoria e prudência, em poucas palavras seria procurar o meio termo, ser virtuoso como quis Aristóteles, razoável…já na época medieval, separou-se fé e razão, uns pondo-a abaixo, outros autonomamente, mas todos a vendo como faculdade natural do homem, de qualquer um (ou seja, todos temos), entra aqui S tomás, q diz q raciocinar é passar dum objeto de inteligência a outro a fim de compreender a verdade inteligível, por uma intuição simples, ao invés do método discursivo q Platão fala no sofista (discurso da alma consigo própria), mas sempre trazendo a análise das coisas com aproveitamento, veja bem!…já Descartes dá nova roupagem à razão, retirando dos antigos e de sua geometria o grande passo pra um método q se aplicaria a tudo para se ter uma ciência racional, métodos! veja bem…em Kant aí q o negócio pega, pq ele adiciona a moral no meio, razão prática, q seria uma faculdade de não conhecer os objetos, mas de apreender máximas da ação moral(enfoque no sujeito…respeito?), e põe nesse meio um Deus e uma vida futura, além de um ultrapassar os limites da mera experiência (ciências abaixo?)…em outro grande mestre, Hegel, nota-se a importância q este dá à realização progressiva da razão, à historicidade da razão, veja como ele é observador do andar da carruagem da história, ou seja, não negaria a importância dos pensamentos anteriores, passando do universal ao particular e depois ao individual, uma conquista; disse ele “A história universal é apenas a manifestação deta razão única” e “a razão é a unidade mais elevada do conhecimento de um objeto e do conhecimento de si”
ae, sei q não contribui muito, mas vamos perguntar a nós mesmos o q é essa danada da razão e o q ela pode nos oferecer…
abraços -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.