Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Os Grandes Problemas Humanos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
23/03/2007 às 15:40 #84547BrasilMembro
Na civilização, praticamente toda a atividade humana está inserida na “Economia”, uma vez que ninguém está disposto a trabalhar gratuitamente. Assim, os problemas demográficos estão sim, totalmente relacionados com a Economia, com o trabalho e com coisas de Valor. Cada pessoa que nasce demanda a Economia, antes mesmo de nascer e até tornar-se produtiva e autônoma. Nada mais natural, não?
Natural para quem está habituado a empurrar os problemas com a barriga, como a humanidade vem fazendo há tempos.Alias, a humanidade já adotou como "natural" muitas hipocisias e despropósitos.Dizer que a água vai acabar e para resolver o problema devemos aumentar o preço dela é algo insano, não é mesmo?Niguém está disposto a trabalhar de graça, nem eu, mas não é assim que se vislumbra soluções.Ninguém está disposto a morrer de sede também..
23/03/2007 às 15:50 #84555CientistaMembroBem, supostamente, estamos apenas tentando identificar os grande problemas humanos, antes de tentar encontrar soluções. Não tenho a menor dúvida de que EXCESSO DE POPULAÇÃO (em relação aos recursos correspondentes às familias) é um dos mais graves problemas que enfrentamos.Por outro lado, creio que um dos muito graves é a incapacidade que a maioria das pessoas ainda tem para PÔR-SE NO LUGAR DOS OUTROS, para IMPORTAR-SE COM O SOFRIMENTO dos outros e, fundamentalmente, para IDENTIFICAR-SE com os outros. "O outro é tão parte do Ser como eu!" Entendido ai o Ser humano, como um organismo multipartido, o Homem em sí como gênero. A consciência disto é talvez o maior salto da humanidade rumo a solução de seus problemas intrínsecos, solução que, para mim, tem a ver com uma TRÍADE: Consciência, Amor, Trabalho (porque conversa não enche a boca das crinaças :) )
23/03/2007 às 16:07 #84556BrasilMembroBem, supostamente, estamos apenas tentando identificar os grande problemas humanos, antes de tentar encontrar soluções.
Tá bom... então eu vou esperar... Quando chegar a hora de "encontrar soluções" me chamem... Porque dos problemas, até meu filho de 5 anos já sabe.
Não tenho a menor dúvida de que EXCESSO DE POPULAÇÃO (em relação aos recursos correspondentes às familias) é um dos mais graves problemas que enfrentamos.
Pois é, os recursos correspondentes às famílias continuarão a ser escassos, uma vez que o sistema, não só permite isso como corrobora isso. Ou melhor: O sistema é isso!
Por outro lado, creio que um dos muito graves é a incapacidade que a maioria das pessoas ainda tem para PÔR-SE NO LUGAR DOS OUTROS, para IMPORTAR-SE COM O SOFRIMENTO dos outros e, fundamentalmente, para IDENTIFICAR-SE com os outros.
Sim, concordo 100% Mas ainda não creio que seja esse o problema maior.
"O outro é tão parte do Ser como eu!" Entendido ai o Ser humano, como um organismo multipartido, o Homem em sí como gênero. A consciência disto é talvez o maior salto da humanidade rumo a solução de seus problemas intrínsecos, solução que, para mim, tem a ver com uma TRÍADE: Consciência, Amor, Trabalho (porque conversa não enche a boca das crinaças :) )
Realmente, essa tríade, se praticada com honestidade, resolveria quase que todos os problemas. Mas é preciso explicar ou convencionar específicamente quais atos efetivamente representam essa tríade. Em que implica a consciência? Saber que existe o problema e empurrar com a barriga? Em que implica o amor? Em fazer caridades? Em que implica o trabalho? Ganhar bem? ..
23/03/2007 às 16:12 #84557CientistaMembroÉs capaz de responder tu mesmo á estas questões?
23/03/2007 às 16:18 #84558BrasilMembroÉs capaz de responder tu mesmo á estas questões?
Sim sou, mas não quero ser chato. Afinal, parece que vcs ainda não estão interessados em debater as soluções e sim os problemas...
23/03/2007 às 17:17 #84554CientistaMembroAcho que não é tão rigido assim. Se nos afastarmos muito (ou por muito tempo) não faltarão colegas a nos puxar de volta ao rumo porposto (ou até a dar outro rumo). Dá-lhe!
23/03/2007 às 17:25 #84559BrasilMembroAcho que não é tão rigido assim. Se nos afastarmos muito (ou por muito tempo) não faltarão colegas a nos puxar de volta ao rupo prposto (ou até a dar outro rumo). Dá-lhe!
Acho qu vc está "doido" pra desconstruir minhas teses... ;DMas é isso que eu gosto, estamos falando de coisas palpáveis e que dá até pra tirar as dúvidas na ponta do lápis.Tô trabalhando agora, mas depois eu vou escrever algo a respeito.Por hora, abraços. :)
23/03/2007 às 17:29 #84560CientistaMembroMeu grande amor é a Verdade, não a competição! Meu interesse é SOMAR, não competir. :-[
23/03/2007 às 19:10 #84561CokkMembroO assunto se tornou muito vago, e, por consequência, a discussão o acompanhou na mesma medida, então provavelmente eu não darei mais conta desse tópico por simples falta de tempo. Mas, como última atitude, eu faria os seguintes comentários sobre o que você disse:1) A Natureza como ente consciente, quer menos temperamental ou não do que o homem, só pode ser Deus - que é descrito pela maioria dos teólogos como sendo a personificação, ou melhor, a própria Natureza enquanto provedora de leis Morais, etc. Logo, a discussão ganha matizes muito delicados e que, pra ser continuada, requer mudança de foco, além de uma fundamentação extremamente complexa e discutível por parde quem sustenta tal entidade. No entanto eu não estou disposto a entrar nesse emaranhado espinhoso.2) De fato, o que eu signifiquei pela a expressão "ela [a Natureza] é indiferente a si mesma, uma vez que ela é inconsciente" se seguiu do que você escreveu (vide item acima) com a intenção de mostrar que sua posição me parece insustentável. Nesse instante se torna evidente a contradição: Deus enquanto personificação da Natureza - mas que, na verdade, é fruto do mais alto grau da nossa atividade antropomórfica - jamais poderia, sem se tornar absurdo e inaceitável até ao mais fervoroso dos fiéis, achar "Bom" a destruição do universo, uma vez que este estaria compreendido em Sua personificação.Abraços.
Cokk,
Não vou contrariar o tema do tópico, mas acho bem deixar claro o seguinte:
Nunca pretendi contrariar seu discurso. Apenas achei útil abordar o tema da "pessoalidade" humana.
Quem garante que a natureza não agradece que os humanos dêem cabo deste Planeta bem cedo?Quem garante que a destruição não é o ideal para o universo?Ao meu ver, existe aí uma contradição.
COMO??contradição? Minhas retóricas não contradizem nada, apenas previnem que haja presunção de que aquilo que nós consideramos como "BOM" para nós, seja "BOM" para o Universo.
é porque a natureza em si não apresenta problemas; por consequência, ela é indiferente a si mesma, uma vez que ela é inconsciente. Portanto, a rigor, nada pode ser ideal ou desejável a ela, adjetivos estes aplicáveis somente no nível humano.
Se a Natureza é consciênte ou não, enfim, nem cientistas nem filosófos determinaram. Eu estou convicto de que de alguma forma, existe consciência sim. Não concordando com o termo "indiferença a ela própria", vejo a Natureza como um ente, ou parte d eum ente mais sereno, menos temperamental quando comparados ao Homem.
Desculpem-me, mas eu não vejo desta forma. Os problemas demográficos consistem em problemas econômicos.
De facto, se olharmos aos países "menos desenvolvidos", verificamos que é aí que se encontra o maior índice de aceleração populacional, enquanto que por exemplo na Europa, a tendência é a diminuir/estabilizar.As doenças atacam mais esses mesmos países. Como em todo o universo, as coisas têm tendência natural em voltar à sua forma natural, o chamado equilíbrio. Claro que o equilíbrio não é soberano e as coisas de facto mudam.Vamos evitar falar do problema demográfico, deixando essa discussão para tópicos apropriados.Aqui trata-se de IDENTIFICAR os problemas e assumi-los como tal, e não discutir para já, as suas causas.Cientista:Problema da DEPENDÊNCIA- dependência do ser humano para sobreviver natural e socialmente.UnVolt:Problema Demográfico - perigos de estagnação da capacidade do Planeta em alimentar a população humana, perigo de o mundo ser dominado por chineses e indianos..etc etc...Venham mais contributos ;)
23/03/2007 às 19:57 #84562BrasilMembroO assunto se tornou muito vago, e, por consequência, a discussão o acompanhou na mesma medida,
Mas Cokk, me desculpe! É impossível discutir assuntos tão complexos sem discorrer sobre os detalhes...Ou será que os problemas demográficos não dizem respeito aos problemas humanos?Não liguem para os desvios do "tópico" pois o tópico é pra gente chegar a algo que não só o tópico.A não ser que se mude o assunto completamente. Eu nem entrei nas "soluções" ainda! ;DSe quiserem manter esse tópico só para identificar os problemas da humanidade e abrirem outro para a gente discutir as soluções , tudo bem então.Abraços. :)
23/03/2007 às 20:08 #84563ZMembroUm reparo sem querer ir mais além:
1) A Natureza como ente consciente, quer menos temperamental ou não do que o homem, só pode ser Deus
O quê?? ???Se a natureza for consciente, é deus? Meu caro você impõe muitos limites à compreensão humana. Você acha mesmo que só pode haver a consciência humana e a universal? sem nada intermédio? Enfim, eu não vou nem debater isto mas sugiro que expanda seus horizontes ;)Brasil, Eu só não achei bem começar a debater o assunto d demografia porque se formos juntar o debate de todos os problemas e soluções aqui... então teremos o maior tópico de todos ;D No início do tópico é pedido primeiramente a identificação... depois podemos tratar, à medida que se vai identificando da validação ou integração dos diversos problemas.Mas sinceramente não deposito muita fé que este tópico consiga ser tão técnico assim.Continuem ;)
23/03/2007 às 20:22 #84564CokkMembroA dificuldade consiste em que os ditos desvios desse tópico não são meros detalhes, mas são de caráter fundamental, que fazem com que se necessite justificar cada desvio com muita argumentação. O meu último post expõe um exemplo da natureza desses desvios.Originalmente, o intuito do tópico era lançar à crítica a hipótese de que os problemas vindouros estariam com suas soluções predeterminadas pelo itinerário da humanidade até então. Isso, contudo, é bem diferente enumerar os problemas relativos ao homem e suas respectivas soluções. Percebe? Foi posta a discussão no presente pontualmente, a despeito da proposta inicial do tópico, porventura ainda indecidido.É óbvio que eu não julgo propriamente errado tal propósito, mas não me vejo disposto a discutir sob essas condições por motivos de um rigor mínimo e praticidade, além de fugir do tema que me fez postar aqui inicialmente.Mas continuem, sem mágoas, hehe.Abraços.
O assunto se tornou muito vago, e, por consequência, a discussão o acompanhou na mesma medida,
Mas Cokk, me desculpe! É impossível discutir assuntos tão complexos sem discorrer sobre os detalhes...Ou será que os problemas demográficos não dizem respeito aos problemas humanos?Não liguem para os desvios do "tópico" pois o tópico é pra gente chegar a algo que não só o tópico.A não ser que se mude o assunto completamente. Eu nem entrei nas "soluções" ainda! ;DSe quiserem manter esse tópico só para identificar os problemas da humanidade e abrirem outro para a gente discutir as soluções , tudo bem então.Abraços. :)
23/03/2007 às 20:29 #84565CokkMembroSua sugestão é bem-vinda, desde que acompanhada do porquê eu deveria levá-la em conta, isto é, boas razões. Natureza consciente que não seja Deus pra mim é uma novidade. Enfim, eu concordo com você, é um tema impertinente para o tópico aqui, e também mais um exemplo dos tais detalhes de desvio mencionados pelo Brasil.Abraços.
Um reparo sem querer ir mais além:
1) A Natureza como ente consciente, quer menos temperamental ou não do que o homem, só pode ser Deus
O quê?? ???Se a natureza for consciente, é deus? Meu caro você impõe muitos limites à compreensão humana. Você acha mesmo que só pode haver a consciência humana e a universal? sem nada intermédio? Enfim, eu não vou nem debater isto mas sugiro que expanda seus horizontes ;)
23/03/2007 às 20:41 #84566CientistaMembroEntão, ao bem de mantermos a proposta inicial, sugiro tentarmos nos atermos ao tema dela. Quem sabe tratamos de questões outras em mensagens pessoais?Que siga o baile então! :)
23/03/2007 às 20:51 #84567BrasilMembroQuem sabe tratamos de questões outras em mensagens pessoais?
Entrar num fórum pra conversar no pessoal??? ??? :D
Que siga o baile então! :)
Podem dançar a 1ª música então, este dançarino irá somente assistir. ;D
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.