Os Grandes Problemas Humanos

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Os Grandes Problemas Humanos

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 36 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

Na civilização, praticamente toda a atividade humana está inserida na “Economia”, uma vez que ninguém está disposto a trabalhar gratuitamente. Assim, os problemas demográficos estão sim, totalmente relacionados com a Economia, com o trabalho e com coisas de Valor. Cada pessoa que nasce demanda a Economia, antes mesmo de nascer e até tornar-se produtiva e autônoma. Nada mais natural, não?

Natural para quem está habituado a empurrar os problemas com a barriga, como a humanidade vem fazendo há tempos.Alias, a humanidade já adotou como "natural" muitas hipocisias e despropósitos.Dizer que a água vai acabar e para resolver o problema devemos aumentar o preço dela é algo insano, não é mesmo?Niguém está disposto a trabalhar de graça, nem eu, mas não é assim que se vislumbra soluções.Ninguém está disposto a morrer de sede também..

Cientista
    Membro

Bem, supostamente, estamos apenas tentando identificar os grande problemas humanos, antes de tentar encontrar soluções. Não tenho a menor dúvida de que EXCESSO DE POPULAÇÃO (em relação aos recursos correspondentes às familias) é um dos mais graves problemas que enfrentamos.Por outro lado, creio que um dos muito graves é a incapacidade que a maioria das pessoas ainda tem para PÔR-SE NO LUGAR DOS OUTROS, para IMPORTAR-SE COM O SOFRIMENTO dos outros e, fundamentalmente, para IDENTIFICAR-SE com os outros. "O outro é tão parte do Ser como eu!" Entendido ai o Ser humano, como um organismo multipartido, o Homem em sí como gênero. A consciência disto é talvez o maior salto da humanidade rumo a solução de seus problemas intrínsecos, solução que, para mim, tem a ver com uma TRÍADE: Consciência, Amor, Trabalho (porque conversa não enche a boca das crinaças  :) )

Brasil
    Membro

Bem, supostamente, estamos apenas tentando identificar os grande problemas humanos, antes de tentar encontrar soluções.

Tá bom... então eu vou esperar... Quando chegar a hora de "encontrar soluções" me chamem...  Porque dos problemas, até meu filho de 5 anos já sabe.

Não tenho a menor dúvida de que EXCESSO DE POPULAÇÃO (em relação aos recursos correspondentes às familias) é um dos mais graves problemas que enfrentamos.

Pois é, os recursos correspondentes às famílias continuarão a ser escassos, uma vez que o sistema, não só permite isso como corrobora isso. Ou melhor: O sistema é isso!

Por outro lado, creio que um dos muito graves é a incapacidade que a maioria das pessoas ainda tem para PÔR-SE NO LUGAR DOS OUTROS, para IMPORTAR-SE COM O SOFRIMENTO dos outros e, fundamentalmente, para IDENTIFICAR-SE com os outros.

Sim, concordo 100% Mas ainda não creio que seja esse o problema maior.

"O outro é tão parte do Ser como eu!" Entendido ai o Ser humano, como um organismo multipartido, o Homem em sí como gênero. A consciência disto é talvez o maior salto da humanidade rumo a solução de seus problemas intrínsecos, solução que, para mim, tem a ver com uma TRÍADE: Consciência, Amor, Trabalho (porque conversa não enche a boca das crinaças  :) )

Realmente, essa tríade, se praticada com honestidade, resolveria quase que todos os problemas. Mas é preciso explicar ou convencionar específicamente quais atos efetivamente representam essa tríade. Em que implica a consciência? Saber que existe o problema e empurrar com a barriga? Em que implica o amor? Em fazer caridades? Em que implica o trabalho? Ganhar bem? ..

Cientista
    Membro

És capaz de responder tu mesmo á estas questões?

Brasil
    Membro

És capaz de responder tu mesmo á estas questões?

Sim sou, mas não quero ser chato. Afinal, parece que vcs ainda não estão interessados em debater as soluções e sim os problemas...

Cientista
    Membro

Acho que não é tão rigido assim. Se nos afastarmos muito (ou por muito tempo) não faltarão colegas a nos puxar de volta ao rumo porposto (ou até a dar outro rumo). Dá-lhe!

Brasil
    Membro

Acho que não é tão rigido assim. Se nos afastarmos muito (ou por muito tempo) não faltarão colegas a nos puxar de volta ao rupo prposto (ou até a dar outro rumo). Dá-lhe!

Acho qu vc está "doido" pra desconstruir minhas teses...  ;DMas é isso que eu gosto, estamos falando de coisas palpáveis e que dá até pra tirar as dúvidas na ponta do lápis.Tô trabalhando agora, mas depois eu vou escrever algo a respeito.Por hora, abraços. :)

Cientista
    Membro

Meu grande amor é a Verdade, não a competição! Meu interesse é SOMAR, não competir. :-[

Cokk
    Membro

O assunto se tornou muito vago, e, por consequência, a discussão o acompanhou na mesma medida, então provavelmente eu não darei mais conta desse tópico por simples falta de tempo. Mas, como última atitude, eu faria os seguintes comentários sobre o que você disse:1) A Natureza como ente consciente, quer menos temperamental ou não do que o homem, só pode ser Deus - que é descrito pela maioria dos teólogos como sendo a personificação, ou melhor, a própria Natureza enquanto provedora de leis Morais, etc. Logo, a discussão ganha matizes muito delicados e que, pra ser continuada, requer mudança de foco, além de uma fundamentação extremamente complexa e discutível por parde quem sustenta tal entidade. No entanto eu não estou disposto a entrar nesse emaranhado espinhoso.2) De fato, o que eu signifiquei pela a expressão "ela [a Natureza] é indiferente a si mesma, uma vez que ela é inconsciente" se seguiu do que você escreveu (vide item acima) com a intenção de mostrar que sua posição me parece insustentável. Nesse instante se torna evidente a contradição: Deus enquanto personificação da Natureza - mas que, na verdade, é fruto do mais alto grau da nossa atividade antropomórfica - jamais poderia, sem se tornar absurdo e inaceitável até ao mais fervoroso dos fiéis, achar "Bom" a destruição do universo, uma vez que este estaria compreendido em Sua personificação.Abraços.

Cokk,

Não vou contrariar o tema do tópico, mas acho bem deixar claro o seguinte:

Nunca pretendi contrariar seu discurso. Apenas achei útil abordar o tema da "pessoalidade" humana.

Quem garante que a natureza não agradece que os humanos dêem cabo deste Planeta bem cedo?Quem garante que a destruição não é o ideal para o universo?Ao meu ver, existe aí uma contradição.

COMO??contradição? Minhas retóricas não contradizem nada, apenas previnem que haja presunção de que aquilo que nós consideramos como "BOM" para nós, seja "BOM" para o Universo.

é porque a natureza em si não apresenta problemas; por consequência, ela é indiferente a si mesma, uma vez que ela é inconsciente. Portanto, a rigor, nada pode ser ideal ou desejável a ela, adjetivos estes aplicáveis somente no nível humano.

Se a Natureza é consciênte ou não, enfim, nem cientistas nem filosófos determinaram. Eu estou convicto de que de alguma forma, existe consciência sim. Não concordando com o termo "indiferença a ela própria", vejo a Natureza como um ente, ou parte d eum ente mais sereno, menos temperamental quando comparados ao Homem.

Desculpem-me, mas eu não vejo desta forma. Os problemas demográficos consistem em problemas econômicos.

De facto, se olharmos aos países "menos desenvolvidos", verificamos que é aí que se encontra o maior índice de aceleração populacional, enquanto que por exemplo na Europa, a tendência é a diminuir/estabilizar.As doenças atacam mais esses mesmos países. Como em todo o universo, as coisas têm tendência natural em voltar à sua forma natural, o chamado equilíbrio. Claro que o equilíbrio não é soberano e as coisas de facto mudam.Vamos evitar falar do problema demográfico, deixando essa discussão para tópicos apropriados.Aqui trata-se de IDENTIFICAR os problemas e assumi-los como tal, e não discutir para já, as suas causas.Cientista:Problema da DEPENDÊNCIA- dependência do ser humano para sobreviver natural e socialmente.UnVolt:Problema Demográfico - perigos de estagnação da capacidade do Planeta em alimentar a população humana, perigo de o mundo ser dominado por chineses e indianos..etc etc...Venham mais contributos ;)

Brasil
    Membro

O assunto se tornou muito vago, e, por consequência, a discussão o acompanhou na mesma medida,

Mas Cokk, me desculpe! É impossível discutir assuntos tão complexos sem discorrer sobre os detalhes...Ou será que os problemas demográficos não dizem respeito aos problemas humanos?Não liguem para os desvios do "tópico" pois o tópico é pra gente chegar a algo que não só o tópico.A não ser que se mude o assunto completamente. Eu nem entrei nas "soluções" ainda! ;DSe quiserem manter esse tópico só para identificar os problemas da humanidade e abrirem outro para a gente discutir as soluções , tudo bem então.Abraços. :)

Z
    Membro

Um reparo sem querer ir mais além:

1) A Natureza como ente consciente, quer menos temperamental ou não do que o homem, só pode ser Deus

O quê?? ???Se a natureza for consciente, é deus? Meu caro você impõe muitos limites à compreensão humana. Você acha mesmo que só pode haver a consciência humana e a universal? sem nada intermédio? Enfim, eu não vou nem debater isto mas sugiro que expanda seus horizontes ;)Brasil, Eu só não achei bem começar a debater o assunto d demografia porque se formos juntar o debate de todos os problemas e soluções aqui... então teremos o maior tópico de todos  ;D No início do tópico é pedido primeiramente a identificação... depois podemos tratar, à medida que se vai identificando da validação ou integração dos diversos problemas.Mas sinceramente não deposito muita fé que este tópico consiga ser tão técnico assim.Continuem ;)

Cokk
    Membro

A dificuldade consiste em que os ditos desvios desse tópico não são meros detalhes, mas são de caráter fundamental, que fazem com que se necessite justificar cada desvio com muita argumentação. O meu último post expõe um exemplo da natureza desses desvios.Originalmente, o intuito do tópico era lançar à crítica a hipótese de que os problemas vindouros estariam com suas soluções predeterminadas pelo itinerário da humanidade até então. Isso, contudo, é bem diferente enumerar os problemas relativos ao homem e suas respectivas soluções. Percebe? Foi posta a discussão no presente pontualmente, a despeito da proposta inicial do tópico, porventura ainda indecidido.É óbvio que eu não julgo propriamente errado tal propósito, mas não me vejo disposto a discutir sob essas condições por motivos de um rigor mínimo e praticidade, além de fugir do tema que me fez postar aqui inicialmente.Mas continuem, sem mágoas, hehe.Abraços.

O assunto se tornou muito vago, e, por consequência, a discussão o acompanhou na mesma medida,

Mas Cokk, me desculpe! É impossível discutir assuntos tão complexos sem discorrer sobre os detalhes...Ou será que os problemas demográficos não dizem respeito aos problemas humanos?Não liguem para os desvios do "tópico" pois o tópico é pra gente chegar a algo que não só o tópico.A não ser que se mude o assunto completamente. Eu nem entrei nas "soluções" ainda! ;DSe quiserem manter esse tópico só para identificar os problemas da humanidade e abrirem outro para a gente discutir as soluções , tudo bem então.Abraços. :)

Cokk
    Membro

Sua sugestão é bem-vinda, desde que acompanhada do porquê eu deveria levá-la em conta, isto é, boas razões. Natureza consciente que não seja Deus pra mim é uma novidade. Enfim, eu concordo com você, é um tema impertinente para o tópico aqui, e também mais um exemplo dos tais detalhes de desvio mencionados pelo Brasil.Abraços.

Um reparo sem querer ir mais além:

1) A Natureza como ente consciente, quer menos temperamental ou não do que o homem, só pode ser Deus

O quê?? ???Se a natureza for consciente, é deus? Meu caro você impõe muitos limites à compreensão humana. Você acha mesmo que só pode haver a consciência humana e a universal? sem nada intermédio? Enfim, eu não vou nem debater isto mas sugiro que expanda seus horizontes ;)

Cientista
    Membro

Então, ao bem de mantermos a proposta inicial, sugiro tentarmos nos atermos ao tema dela. Quem sabe tratamos de questões outras em mensagens pessoais?Que siga o baile então! :)

Brasil
    Membro

Quem sabe tratamos de questões outras em mensagens pessoais?

Entrar num fórum pra conversar no pessoal???  ???  :D

Que siga o baile então! :)

Podem dançar a 1ª música então, este dançarino irá somente assistir. ;D

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 36 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.