Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Pode um ser perfeito criar seres imperfeitos?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
20/02/2003 às 22:41 #76320Miguel (admin)Mestre
visão D
Se fossemos discutir o signficado de cada palavra dariamos voltas eternamente, pois nem se quer podemos dar certeza de que algo realmente existe, ou dar certeza sobre qualquer outra coisa.
ora bolas, discutir é tão legal, ainda mais sobre um assunto tão profundo.Visão A
Mas é dificil falar sobre a existencia, quem quiser que se sinta a vontade para me ajudar a explica-la.
quanto a perfeição é como: hummm, que sorvete de chocalate bom,
hummm, esse é ainda melhor….
até que voce chega a um limite, o melhor, que só existe no mundo das ideias, aquele que é impossivel sentir, aquele seria o perfeito.
ou seja, a perfeição é mais uma coisa relativa a pessoa.20/02/2003 às 22:48 #76321Miguel (admin)Mestrevisão C
as vezes olhamos para algo diferente e achamos feio, chato, ameaçador, mas aos poucos, vamos nos acostumando, gostando, conhecendo e confiando até o ponto de acharmos aquilo lindo, será que não é tudo lindo e só nos não percebemos?
o mundo é otimo, eu o adoro, cheio de pequenas diferenças, e imperfeições, como caprixos de uma garota mimada e meio doida, é incrivel, acho tudo tão lindo, é como se voce estivesse de tão bom humor que tudo te parecesse melhor. para mim esse mundo é perfeito
03/03/2003 às 20:37 #76322Miguel (admin)Mestre….o Poder Creador , ou Deus , creou os Homens Livres !!
….se eles não dão valor para a vida , se eles acham que sabem , se eles acham que a opinião deles vale muito ,se eles acham que conhecem ,eles sempre vão se sentir imperfeitos ,e vão agir como tal , para desgraça deles e de outros , e culpar o Creador é a primeira lógica esquizofrênica que lhes vem à cabeça !!…Visitem o site que estou fazendo , e que é nosso , assim como este site !!
http://www.geocities.com/hovni07/08/2003 às 14:32 #76323sofiaMembroSeria válido tomarmos por base que somos imperfeitos, haja vista que erramos e acertamos com as pessoas que nos rodeiam.
Mas, se somos imperfeitos então como podemos criar algo que seja??? Nem mesmo sabemos como é realmente a perfeição para dotarmos algo dessa virtude. Então, se somos imperfeitos, tb as nossas concepções e idéias a respeito de todas as coisas não são realmente como teriam de ser. Dessa forma, sendo imperfeitos, dotados de idéias imperfeitas mas porém tendo sido criados à imagem e semelhança de Deus, que é perfeito, ainda persistimos em discutir quem pode criar o quê.
Até hoje o que eu vi da humanidade foram muitos estragos e poucas soluções para eles. Mas quando eu olho para a natureza, para as águas intocadas e cristalinas de alguns lugares nativos eu vejo toda a perfeição que Deus quis dar tb a nós;07/08/2003 às 16:32 #76324Miguel (admin)Mestreimperfeitos agora, mas perfeitos em potencial (quem se acha incapaz de crescer? aqui reside a base da perfeição, e digo mais, independentemente de vc achar ou não q caminha à perfeição, vc se subordina a essa lei, é uma lei natural mesmo), e para sermos considerados assim deve-se admitir alguns requisitos como a imortalidade da alma e a existência divina como ser justo…se não admitirmos isso, não se admite perfeição, nem em potência (questão pessoal de admissibilidade q não afasta a realidade)…OBS: toda criação divina se desenvolve, ocupa funções e locais temporários a que nossa visão abarca em cortes, mas não em totalidade…somos homens, animais, plantas agora, nesse instante, o q vemos nesse parco espaço e tempo nunca pode ser considerado como absoluto…imperfeição temporária de sentidos e conhecimentos para julgar o grandioso, eterno, imenso e infinito.
07/08/2003 às 18:53 #76325Miguel (admin)MestreTomara que vcs estejam certos e exista um Deus, um plano divino para todos nós, quem sabe exista um juízo final onde serão julgados os vivos e os mortos, ou uma existência para além da morte onde toda injustiça seria reparada.Lamentavelmente, não há provas de tudo isso.Fica difícil para gente como eu crer.Abraços
07/08/2003 às 20:17 #76326Miguel (admin)Mestrenova idéia posta em discussão, juízo divino, Justiça…pq essa não pode se realizar a todo momento? Ela obrigatoriamente teria q ser Final Fernando? de onde tirou essa idéia?
08/08/2003 às 11:11 #76327Miguel (admin)MestreNão quero colocar nada em discussão, no fundo para mim nada há a discutir. Há os que crêm e aqueles, como eu, que não conseguem crer en Deus.Quanto ao Juízo Final…de onde tirei essa idéia? Ora vc não sabe? Isso está no Cristianismo e mesmo, no Islamismo.Quanto a justiça, realizar-se a todo momento, na minha opinião só chegaremos próximo a isto(nunca existirá a “justiça' plena), em uma sociedade onde se tenha superado as divisões em classes, como (dizem),mais ninguém acredita nisto, só resta contemplar a barbárie.
08/08/2003 às 15:13 #76328Miguel (admin)MestreFernando, não dizem popularmente q “Deus escreve certo por linhas tortas”, é mais ou menos o entendimento do homem sobre a justiça divina (até poderíamos melhorar esse nome, e ao invés de justiça divina dizermos lei natural). Eu acredito q a justiça sempre se realiza (até nas aparentes injustiças), senão Deus seria injusto, ou as leis naturais seriam desorganizadas (leis naturais desorganizadas!?acho q isso não existe)…desculpe se não consigo convencer, mas essas idéias, como as suas, são frutos dum sistema q leva em conta outras idéias tb
08/08/2003 às 16:01 #76329Miguel (admin)MestreOlá,
Estava dando uma olhada e parece que o assunto está mais para teologia do que filosofia, quis acrescentar uns pontos a título de colaboraçao, para quem se interessar:
(1) Perfeição, como parece estar sendo interpretada aqui, é um conceito grego que tem a ver com “completo”. Cabe lembrar que a esfera era considerada a figura perfeita para um grego: completa, finita. O finito era considerado perfeito, era interpretado como completo; o infinito era a imperfeição.
(2) A aplicação desse conceito grego (perfeito) a um Deus de outra cultura não é tão simples como parece estar sendo ventilado aqui. Na cultura judaica, a santidade era considerada a perfeição, nao a completude. Um Deus infinito seria, portanto, um absurdo para o modo grego de pensar. Existe muito material sobre esse assunto para quem se interessar, a cultura ocidental foi forjada no choque dessas grandes culturas grega e judaica.
(3) A adjetivação “Deus perfeito” já mereceria, portanto, mais considerações.
E, pegando carona numa msg do Fernando:
(4)Lamentavelmente, não há provas de tudo isso.Fica difícil para gente como eu crer.
Eu diria: felizmente nao há provas de tudo isso, senao seria impossivel para alguem crer. Se vc exige provas de tudo, quer crer pela via lógica excluindo a fé (?), porque entao estaria crendo? (A nao ser que considere um crente alguém que “crê” (?) que 2 + 2 = 4).
Curioso, acharia interessante se alguém apresentasse alguma prova inquestionável de que existe e está vivo. A propria compreensao do que é aceito como prova já envolve algum tipo de interpretaçao; para alguém que crê, a própria experiência de fé está incluida no âmbito do rol das “provas”.
Abraços.
02/06/2005 às 17:16 #76330Miguel (admin)MestreBom peço licença para entrar no assunto, levando os relatos biblicos como verdadeiros Deus nos criou perfeitos, mais nao vamos dizer assim “num grau de perfeicao inferior ao Dele” apenas sua imagem e semelhanca.GN1-26 ex.como um homem fazendo uma estatua pode ser bem parecido com ele mais nao é igual, e dai nos deu poder de escolha e nós partindo do relato biblico escolhemos errado. Livre arbitrio Ele nos deu para sermos livres…nao consigo pensar em maior perfeicao…(a de Deus)
02/06/2005 às 18:23 #76331nahuinaMembromas como um ser perfeito pode criar um ser semelhante na perfeição que escolhe errado?
isso está longe de ser perfeito (o erro).(Mensagem editada por nahuina em Junho 02, 2005)
02/06/2005 às 22:54 #76332Miguel (admin)MestreEssa foi boa!
E mais: um Deus perfeito é passível de se arrepender?
Gênesis 6:6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
Êxodo 32:14 Então, se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo.
I Samuel 15:35 Nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porém tinha pena de Saul. O SENHOR se arrependeu de haver constituído Saul rei sobre Israel.
(Mensagem editada por Mike em Junho 02, 2005)
03/06/2005 às 15:56 #76333Miguel (admin)MestreCaro E.Mileto de Souza ou Mike se preferir,otima a sua observação.
Veja em:http://www.profecias.com.br/explicacao/arrependimento.htm um texto do Pr.Pedro Apolinário muito interressante e rico eis aqui um breve resumo:
No hebraico são encontrados dois vocábulos para expressar a idéia de arrependimento.1. hbb – Naham. É o arrependimento de Deus e corresponde ao grego metamélomai. As seguintes passagens bíblicas confirmam a sua existência. Gênesis 6: 6 e 7; Êxodo 32: 14; Jonas 3:9 e10.
– Deus é imutável em seu ser, na sua perfeição e em seus propósitos. O arrependimento divino não traz mudança do seu ser, do seu caráter, mas apenas mudança em sua maneira de tratar com os homens. O arrependimento de Deus é uma referência à alteração que se realiza na sua relação para com o homem. O exemplo dos ninivitas(Jonas 3:9 e10) nos ajuda a compreender o arrependimento de Deus. A cidade não foi destruída porque o povo se arrependeu de suas más obras. Deus mudou o seu tratamento devido à mudança operada no povo. O arrependimento de Deus (Naham) foi uma conseqüência do arrependimento do povo (Shubh).
Na International Standard Bible Encyclopaedia, vol. IV, pág. 2.558 se encontra a seguinte explicação:
“A palavra hebraica Naham é um termo onomatopaico, que significa dificuldade em respirar, como gemer, suspirar, e também lamentar, magoar-se, compadecer-se e, quando a emoção é produzida pelo desejo do bem dos outros, chega a significar compaixão e simpatia; quando, porém, se refere ao próprio caráter e atos, significa lastimar, arrepender-se. A fim de adaptar a linguagem à nossa compreensão, Deus é representado como alguém que se arrepende, quando retarda as penalidades que tem de aplicar ou quando o mal a sobrevir é desviado por ter havido uma reforma genuína (Gênesis 6:6; Jonas 3:10).”
acredito que a idéia principal na afirmação de que Deus se arrependeu, nada tem a ver com falhas e pecados como acontece com o homem, mas apenas a sua mágoa com o mau procedimento humano e o seu desejo de sustar o curso do mal.Consultas:
O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, vol. III, pág. 68.
O Novo Dicionário da Bíblia, vol. 1, pág. 141.
A Teologia Sistemática de Strong, pág. 124.
Testemunhos Seletos, de Ellen G. White, vol. II, pág. 94.
Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, pág. 630.
SDA Bible Dictionary
O Desejado de Todas as Nações, de Ellen G. White, págs. 654 e 655.03/06/2005 às 16:11 #76334Miguel (admin)MestreNahuina…acredito que assim seriamos escravos, seria mais perfeito?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.