Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Pode um ser perfeito criar seres imperfeitos?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/06/2005 às 17:37 #76335Miguel (admin)Mestre
Que a liberdade mais perfeita é aquela que nos deixa livres até para errar…
…há controvérsias, até mesmo se existe liberdade para se cometer erros quando se é advertido das conseqüências…
—-
03/06/2005 às 19:00 #76336nahuinaMembroSem duvida.
E falando em liberdade: ”O que importa não é saber o que fizeram de nos ,mas sim o que fazemos com o que quiseram fazer conosco”
Jean Paul Sartre.05/06/2005 às 0:33 #76337Miguel (admin)MestreTá mais calminha? Tomou o chazinho de camomila?
Nesse site (v. abaixo), você deve encontrar uma variante da frase que você citou…
05/06/2005 às 1:35 #76338nahuinaMembrotoh mas calmO, mas ñ foi pelo chã, por outra coisa ….
o link ñ funciona!06/06/2005 às 21:44 #76339Miguel (admin)MestreComo assim “pode um ser perfeito criar um ser imperfeito”? Mas o que seria um ser perfeito? acho que não sabemos o que é a perfeição, é uma palavra utópica e distante, perfeição seria algo sem defeito, mas será mesmo que existe a distinção entre defeituoso e perfeito? Não será tudo uma mesma coisa?
Diz-se que a narureza por exemplo é perfeita, mas milhares de objeções podem ser feitas contra este pensamento… A noção de perfeito é apenas um conceito ou um modelo sempre buscado mas nunca alcançado, e portanto desconhecido. Se nem sabemos como é deus ou sua constituição, como podemos adjetiva-lo de perfeito?
Fiz essa mensagem muito rápido por que tenho que fazer um trabalho e como eu estou ouvindo The Doors não to lá muito concentrado…06/06/2005 às 23:09 #76340Miguel (admin)MestreEu também estou ouvindo música: Fake Plastic Trees, do Radiohead.
Eu acho que o sentido de “perfeição” que se encontra na pauta do debate é o mesmo que o próprio autor apresenta lá no início:
“Por que sempre atribuimos as virtudes humanas a Deus, e os chamados defeitos ao Diabo? Não deveria, o criador, ter que encarar o peso dos prós e contras da sua criação?”
12/09/2005 às 15:36 #76341Miguel (admin)MestreA questão “perfeito”, é totalmente relativa. Quem prova que a natureza é perfeita, sendo que mesmo antes do efeito estufa já existiam furacões, terremotos, vulcões e outros meios destrutivos da própria natureza? que em pouco tempo modifica do mesmo modo que o homem modifica para bem de alguns e mal para outros o meio. Perfeição quando se perguntada a respeito do que é, melhor seria responder com uma pergunta – com qual finalidade? porque dizer perfeito como Deus, seria dizer – criar coisas que não destruisse outras (não sei como) sendo moralmente e literalmente. ou um perfeito doutor, perfeito arquiteto, etc. Tudo parte da relação perfeito/certo, imperfeito/errado, sendo que para uns errado isto e o mesmo é certo para outros. Colocar padrões nunca deu certo no mundo, pois as diversidades são enormes. E agora como colocar a culpa no Diabo ou em Deus se perfeito e imperfeito é uma questão de visão?
03/02/2006 às 4:34 #76342tcpMembroA pergunta seria: Por que um ser perfeito (Deus) criaria seres imperfeitos? __ Por ser Deus eterno. Imagine um ser que não é temporal, vivendo e virtuando eternamente. Na duração da eternidade, o criador observa infinitas probabilidades e possibilidades de sua capacidade criadora. Contudo, aplica sempre leis de aperfeiçoamento para estas criações. Assim elas podem retornar ao estado original, de perfeição. / No Cristianismo, observamos mais as leis relativas ao comportamento humano. Já nas religiões orientais, temos a oportunidade de observar também, os atributos da natureza divina. Onde Deus explica aos interessados algumas de suas facetas. Algumas apenas…
23/02/2006 às 19:38 #76343Miguel (admin)MestreCreio que o fato de Deus existir ou não não está em cheque aqui, já que o próprio tema da discussão pressupõe a existência de Deus. Também deve ser assumido que Deus é perfeito, de forma que nós não precisemos discutir a perfeição de Deus.O meu conceito de perfeição, diferente do Grego, tem a ver com infinito. Um Deus perfeito é um Deus onipresente, onisciente, onipotente, e portanto, desprovido de limites.O estado perfeito do universo seria a ausência de coisa alguma. No entanto, não é isso que acontece, o que nos leva a assumir que o universo não é perfeito, pois não está em equilíbrio completo.Há duas tendências que se chocam, que fazem formar o que entendemos como universo: o princípio da ordem e o princípio do caos. A ordem é perfeita, busca o equilíbrio, a reintegração, enquanto o caos reage contra essa tentativa: espalhando, desorganizando.Nós poderíamos considerar Deus como o conjunto completo de ordem e caos, yin e yang na filosofia chinesa, ou poderíamos considerar Deus como princípio da ordem, que luta eternamente contra o caos do mundo.Em ambos os casos, no meu entender, a criatura, filha da criação, seria necessariamente sua imagem e semelhança, ou seja: conteria os mesmos princípios criadores, e portanto seria perfeita.Inclino-me a pensar, portanto, que somos perfeitos. O fato de cometermos erros não implica imperfeição. É parte da natureza das coisas, pois de outra forma, simplesmente não seria possível existência. É parte do princípio caótico que impede a estruturação da ordem.Pelo menos é esse o modo como entendo as coisas. Espero ter sido claro, e não contraditório.
26/02/2006 às 7:52 #76344tcpMembro__ Eu diria que “é parte do princípio caótico que impele a estruturação da ordem. Nada se perde, tudo se transforma, ou morrer para renascer.” Mas também é parte do principio da ordem a evolução. Errar implica evoluir dolorosamente, ou pelo caminho mais longo e penoso, por isso é “considerado” um meio “imperfeito” ( mas é apenas uma consideração justa ao que se vivência). Colocando isso em termos práticos, estando diante do desconhecido, surgem incógnitas e estamos daí sujeitos a novos erros que possívelmente nos levará a dor até que se encontre a verdade. O homem sensato procura aceitar essa condição com naturalidade e ao mesmo tempo trata de evoluir o mais rápido possível, para diminuir suas chances de erro.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.