Por que "deus deve ser bom"?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 47 do total)
  • Autor

Deus, definitivamente é um problema resolvido, independentemente dos filósofos ateus: não existe!
    Considerando que ele é uma criação necessária da humanidade, não vejo motivos para que seja considerado BOM, devemos pensar um deus do mal, da injustiça, da desigualdade, da intolerância, da…O problema é que o Homem tem um conflito existencial intrínseco à sua existência: não é somente humano; nem somente animal. Isto gera disfunções… Perturbações, levando-os a ter devaneios: hora sou humano, hora animal. Afinal do que mesmo estamos falando?…

Tarcísio por favor me diga aonde foi que vc viu provado que deus não existe vc deve ter tido acesso a fontes do conhecimento que mais nenhuma outra pessoa teve pois até onde eu saiba este ainda é um assunto em aberto e que palavra final ainda não foi dada e ainda esta um pouco longe de ser , a menos que vc seja o detentor da verdade absoluta e que nem mais tenhamos o direito de discutir sobre assunto porque vc já falou que deus não existe e pronto, ah! só uma observação eu sou um pesqueisador sobre a existência ou não de deus e não me satisfiz nem um pouquinho com a sua palavra definitiva sobre o assunto já vi argumentos muito melhores que o seu, e se vc me permitir eu continuarei as minhas pesquisas.

robledo
    Membro

Prezado Tarcísio

É com enorme prazer que o congratulo por ter encontrado a resposta definitiva para a questão da existência de Deus, questão esta que se extende por séculos e séculos de polêmica.
    Evidentemente, pelo fato de V. Sª. ter afirmado categoricamente que Deus não existe , em um Forum de Filosofia, acreditamos que tenha desenvolvido o devido arcabouço que dê sustentação à sua afirmativa.
    Sendo assim, ficaríamos agradecidos se V. Sª compartilhasse conosco a sua erudição, explanando aqui, mesmo que sucintamente, todo o processo investigativo que o levou a tal conclusão.
    Caso tudo isso não passe de uma brincadeira, eu de minha parte, o perdôo.

Até Mais

P.S.: À propósito, sem querer criticar o seu brilhantismo, o tema levantado por V.Sª. não estaria mais adequadamente alojado se houvesse sido colocado na área específica para a discussão da Existência de Deus?

robledo
    Membro

Prezado Tarcísio

Antes que eu me esqueça…
    Tenho uma dúvida em relação a este tema específico de discussão.
    O enunciado: “Por que “deus deve ser bom”?” me confunde.
    Levando em conta a sua afirmação: “Deus não existe”, discutir se este ser que não existe não possui um atributo (a bondade), ao meu ver, parece paradoxal.
    Por favor, esclareça isso.

Até mais.

A questão não deve partir para o julgamento da bondade de Deus. Devemos refletir sobre dados!
    Gostaria também de questioná-los sobre a exterioridade de Deus. Acredito, por experiência, reflexões, que Deus é algo interno, uma força,uma sensação, algo que explica o inexplicável(seria demais acreditar em coincidências, acasos…).
    Como fato, poderia citar os casos em que doentes graves, tem uma recuperação anormal(a ciência não explica isso?). Porém, o interessante é notar, que coisas assim acontecem com pessoas com um “estado de espírito” bom, esperança. Pois com toda experiência de ser humano posso dizer: Coisas boas acontecem com quem é bom(bom, nesse caso é o “estado de espírito”).

Abraços

mauricio
    Membro

Estas afirmações que determinadas coisas acontecem e a ciência não consegue explicar determina algo de metafisico e demasiado perigoso. Imagino que antes da penicilina àqueles que sobreviviam tinham algo de extraordinário e que as rezas possuiam poder de cura. Há muitos fatores influenciadores na recuperação de enfermos, muitos são conhecidos, outros ainda não são. Quando forem será ciência, e ela explicará. Na possibilidade de um deus existir, apesar que nada leva a crer sobre sua existência ao meu ver, acho extremamente relativo a bondade de deus, bom para quem e como, seriam as indagações preliminares. Se coisas boas acontecem com quem é bom apenas e o “estado de espírito” é fator para que o bom ocorra, basta no ato a pessoa pensar, sentir que faz a coisa boa, seu estado de espírito será bom e então, pex, um terrorista islâmico tem em seu estado de espírito algo de bom ao fazer o que faz, deve com ele acontecer coisas boas. Deus será bondoso com ele. Creio que há uma relatividade imensa no que se trata de bom e mau, deus faz parte dessa relatividade pois é recheado por nossas emoções e sensações do que ele é. Se não hovesse nesse mundo animais com um neocortex como o nosso, o que seria de deus, nenhum outro ser vivo parece acreditar nele.

Para o teísmo, Deus possui três predicados que englobam depois vários outros:suma bondade, omnipotência e omnipresença.A questão da bondade divina apresenta algumas fracturas que, penso eu, deveriam ser objecto da nossa reflexão.Qualquer um destes predicados acaba por chocar, inevitavelmente, com o problema do mal.A suma bondade de deus resulta da sua liberdade e omnisciência,portanto, quer isto dizer que deus conhece o que é o bem e age de acordo com ele. Então como é que deus cria um mundo onde existe o mal? Não deveria ter criado deus o melhor dos mundos? Se deus é sumamnete bom por que não criou o ser humano perfeito e justo? Longe do mal? Não deveremos questionar a perfeita bondade de um deus que permite o mal? Então, das duas uma: ou ele é bom e não é omnipotente ou então é omnipotente e não é bom…podendo tudo, sabendo tudo, sendo livre e sumamente bom, como poderia permitir o mal??…

carlos
    Membro

É pq ele nos deu o livre-arbítrio, Isabel. Nós é quem fazemos o mal. Quando ele ordena a morte de pequeninos, animais etc, é que antes de tudo ele é justo. Ele é onipotente, mas como pensar em onisciente? Como que alguém sem livre-arbítrio, que conhece todos os caminhos e nunca pode escolher, justamente pq já sabe a consequência de sua escolha, como este ser pode ser onipotente e onisciente?
    Se ele é tão bom, pq ele deixa o mundo com tanto mal? Ou ele pode ou não pode, se não pode, não precisamos de sua bondade. Se pode, PQ RAIOS NÃO FAZ ALGUMA COISA. Simples, pq nunca existiu.

É, essa questão do livre arbítrio é o argumento que os teístas apresentam para justificar a existência do mal. É sempre possível argumentar pois se deus fosse sumamente bom teria criado os humanos como seres livres e seria capaz de garantir que todas as suas escolhas fossem livres e boas…para os teístas, o livre arbítrio implicaria a existência do mal moral (daquele causado pelo homem…)…dar um livre arbítrio e garantir que ele fosse sempre bem usado seria, na óptica do teísmo, um contrasenso. Lá vamos, novamente, cair na contestação da omnipotência divina…
    Repare, Carlos, não me estou a posicionar de nenhum dos lados, sou muito céptica e procuro avaliar os dois lados da questão. Penso que não podemos inferir peremptoriamnete que deus não existe, do mesmo modo que não podemos fazê-lo quanto à sua existência. Agora, uma coisa é certa: é muito mais difícil sustentar a sua existência do que o contrário. O mundo que nos rodeia traz-nos mais evidência da sua ausência do que da sua presença. Penso que é um dos problemas mais interessantes que cumpre reflectir. Tomadas de posição muito radicais impedem-nos, muitas vezes de como diz o Alex “ver a trave em nossos olhos”…

Só uma nota: para o teísmo a omnisciência não significa que deus saiba tudo em relação ao futuro, isto é, ele não pode saber o que se vai passar com um indivíduo porque simplesmente lhe deu livre arbítrio e, ao fazê-lo, limitou a sua própria omnisciência. Contraditório, não?? Um deus que tem a sua omnisciência, a sua omnipotência e a sua liberdade limitadas!…

O que é questionável é a existência desse Deus humanizado, ou seja, uma entidade que satisfaz os desejos, nos defende contra nossos “inimigos”( mas que incoerência não, se todos somos Seus filhos. Talvez esse Deus que pensamos seja o impulso para a vida, a força que faz uma planta brotar na brecha do asfalto…

Olá Thelma…

Julgo que não há outra forma de “pensar” em Deus que não seja humanizando-o..repare, em todas as religiões (ou quase todas) há a necessidade de dar “forma” à divindade por que isso é uma forma de a aproximar do homem, julgo…

Penso que a existência de Deus é em si questionável, como quase tudo Thelma…

abs.

márcio
    Membro

Ola, associado a esse tema, estava lendo o artigo de capa da revista Galileu deste mes (DEUS: PRECISAMOS DELE ?) e se permitem transcrevo uma pequena parte do artigo:

Einstein acreditava em Deus?
    … entre as citacoes interpretadas mais erroneamente estao as do fisico alemao Albert Einstein (1879-1955), um dos mais conhecidos e reverenciados cientistas do seculo 20 devido a verdadeira revolucao que provocou no fisica. Costuma-se atribuir a ele uma profunda religiosidade. Sua famosa frase “Deus nao joga dados”, em objecao ao carater probabilistico da mecanica quantica, levou muitas pessoas a crer que ele acreditava num ser superior semelhante ao homem. No entanto, Einstein deixou muito claro em diversas outras afirmacoes que seu conceito de divindade nao tem relacao nenhuma como o Deus pessoal das religioes ocidentais – mais ou menos a imagem de um ser onisciente, todo-poderoso, que pune -, mas com a harmonia do Universo. “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia e na ordem da natureza, nao em um Deus que se preocupa com os destinos e as acoes dos seres humanos”, disse ele em um telegrama para a imprensa em 1929. No livro “Einstein e a Religiao”, o fisico alemao Max Jammer diz que a ideia de religiao de Einstein exclui a de revelacao, segundo a qual Ele se mostra por atos, como a aparicao a Moises, no Anigo Testamento, ou pelo nascimento, vida e morte de Jesus, ou de palavras proferidas por um anjo, como diz o Corao. Seu conceito de Deus nao admite imagem mental. Einstein diz que Ele so pode ser concebido pela “racionalidade ou inteligibilidade do mundo que esta por tras de qualquer trabalho cientifico de ordem superior”.

márcio
    Membro

“Deus de Spinoza” … sera que se poderia dizer que é o Deus dos ateus ?

(obs: total ignorancia com relacao ao assunto Spinoza – minha inferencia vem do texto acima)

Olá Márcio!!!

Bem…complicado…essa sua pergunta está “minada”…

De facto, a filosofia do romantismo alemão pensou Espinosa como judeu e ateu e a sua filosofia como uma filosofia da natureza (Deus é Natureza, Deus é o Mundo)…assim, fará todo o sentido o texto que apresentou..

abs.

márcio
    Membro

Oi Isabel. Duplamente minada . Na verdade, a 1.a mina foi colocada embaixo da sua colocacao “não há outra forma de “pensar” em Deus que não seja humanizando-o”.
    Como coincidentemente estava lendo aquele artigo … aceitei a sincronicidade.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 47 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.