Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Por que tanta gente acha que existe um Deus ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
20/07/2002 às 4:33 #76226Miguel (admin)Mestre
Caro Marcio,
Embora com um certo atraso, gostaria de tecer alguns comentários com relação à questão dos milagres.
Trata-se, em primeiro lugar de uniformizar conceitos, neste caso, quanto ao significado da palavra milagre.
Dentro do conceito usual, considera-se como milagre algo que não encontra explicação dentro das leis da natureza e dentro da lógica, sendo então atribuído ao plano do sobrenatural.
Dentro desta conceituação de milagre, ele para mim não existe, uma vez que, na minha visão, tudo o que acontece na natureza tem uma explicação natural, muito embora não saibamos qual seja, dada a nossa limitação em termos de conhecimento e evolução.
Além do mais que propósito teria Deus em realizar ações que contrariassem as leis da natureza, por ele mesmo criadas?
Não tenho uma explicação lógica e natural para a questão por você colocada como um possível exemplo de milagre. No entanto isso não inviabiliza minha tese, uma vez que o fato de eu desconhecer a explicação lógica e natural para o fato, isso não significa que ela não exista, significa apenas que eu a desconheço.
Pense nisso.Um abraço.
21/07/2002 às 22:40 #76227márcioMembroCorreto. Me parece que nossos entendimentos estao bastante alinhados. Andei vendo um pouco mais sobre as ideias do jovem Espinosa. O cara nao é fraco nao …
Abracos.16/10/2002 às 23:33 #76228Miguel (admin)MestreAcredito que fato de muitas pessoas acreditarem em Deus é em função da necessecidade de dar sentido às coisas que não tem uma explicação lógica,acho importante ter em que acreditar,o que nós cremos é o que dá sentido a nossa vida.
20/10/2002 às 3:09 #76229Miguel (admin)Mestre” Deus não criou o homem , mas sim o homem criou Deus “. Marx
Acho que faz parte da natureza humana questionar se existe ou não um Deus. Baseado em que tanta gente acha que existe um Deus ?
Eu , particularmente , nasci e logo fui batizada pela igreja católica ; então mais tarde fiquei sabendo da suposta existência de um Deus que haveria criado o Universo e tudo o que existe , e, que inclusive haveria criado a si próprio …
Bem… minha mãe então levou-me à igreja para rezar para esse Deus ,,para pedir perdão pelos meus pecados , e , alguns anos depois , pude ver que minha vida era repleta de sentido. Me lembro porém de achar um tanto estranho o modo como a igreja católica fazia com que nós temêssemos a Deus ; ela fazia com que ficássemos sempre com um “pé atrás” com o todo poderoso. Se não agíssemos “corretamente” , se não pedíssemos perdão pelos nossos pecados , nós não herdaríamos o reino dos céus. E fui ficando com medo de Deus…
Creio , creio não . Acho que é dessa forma que tudo funciona . A religião serve para domesticar o homem , para aprisioná-lo , para fazê-lo agir como um animal domesticado , não como um animal selvagem que age conforme os seus instintos.( ELA O REPRIME ) Todo homem possui por natureza um lado bom e um lado mal… a religião quer que o homem possua apenas um lado bom e se condene por possuir um lado mal ( ? )ou pessa perdão por possuir um lado mal …
Religião …
Gostaria que a pergunta fosse mudada para : Por que tanta gente acha que existe religião ? ou Por que tanta gente acha que religião e Deus tem algo em comum ?
Penso que se existe um Deus , ele não deve ser nem um pouco parecido com o que prega o catolicismo , o cristianismo , etc… isso é pura ficção…inventada pelo homem
A idéia de Deus é algo muito subjetivo , de forma que ele deve ser diferente para cada um …
O senso comum , embora possua um conhecimento empírico , não sabe que o possui. Por isso , vive quase que automaticamente , sem se perguntar POR QUÊ , sem perguntar se existe ou se não existe mesmo um Deus… afinal , a batalha diária pela sobrevivência não deixaria espaço para reflexões desse tipo.
Acho que inúmeros fatores contribuem para tanta gente acreditar na existência de um Deus : por exemplo ; a vida na Terra , a vida neste mundo está ficando tão caótica , tão absurda , que as pessoas estão preferindo acreditar em uma outra vida melhor do que esta após a morte . Elas estão se conformando que esta vida está perdida e que a outra vida ao lado de Deus será melhor …
Talvez elas estejam se enganando e saibam disso ; mas talvez seja o único conforto que têem …20/10/2002 às 13:30 #76230Miguel (admin)MestreCarolina,
posso pegar carona nas suas palavras?
” Deus não criou o homem , mas sim o homem criou Deus “
E se fizermos uma comparaçao (pobre, eu sei) e colocássemos uma pergunta assim: “Foi o homem que criou a idéia de árvore ou foi a “árvore” que fez essa idéia nascer no homem?” Em suma: por que a relaçao tem que ser isso OU aquilo e nao pode ser isso E aquilo?
E fui ficando com medo de Deus…
Em algum ponto vc falou de senso comum…
A religião serve para domesticar o homem , para aprisioná-lo , para fazê-lo agir como um animal domesticado , não como um animal selvagem que age conforme os seus instintos.( ELA O REPRIME )
Isso é verdade. Como é verdade igualmente que a vida tambem faz o mesmo. Freud falou sobre isso em “O mal-estar da civilizaçao”. Só que ele apontou tambem (a parte que muitos nao gostam de lembrar) que nao haveria civlizaçao sem esse “mal-estar”. Ora, talvez alguem um dia escreva “O mal-estar da barbárie” e entao poderemos comparar os “mal-estares”, alias, já estamos tendo bastante acesso aos dois.
Se desvinculamos a religiao da vida, nao falamos mais de a religiao.
Gostaria que a pergunta fosse mudada para : Por que tanta gente acha que existe religião ? ou Por que tanta gente acha que religião e Deus tem algo em comum ?
Posso fazer algumas analogias?
Existiria uma bolinha de ping-pong se nao existisse o jogo de ping-pong? Ou Existiria um jogo de ping-pong sem a bolinha de ping-pong? Por que acontece um mal-estar se trocamos a bolinha de ping-pong por uma de tênis? O que faz com que a bolinha e o jogo de ping-pong tenham algo em comum?
Por que tanta gente acha que existe matemática? E Por que tanta gente acha que matemática e números tem algo em comum?
Vc levou a questao para o campo da linguagem.
Penso que se existe um Deus , ele não deve ser nem um pouco parecido com o que prega o catolicismo , o cristianismo , etc… isso é pura ficção…inventada pelo homem
O curioso é que, ao dizer isso, vc repetiu um dogma cristao. Para o cristianismo, Deus é o Absoluto transcendente, o absolutamente Outro, e portanto nao pode ser parecido com nada que vc tenha criado na sua mente. (O homem é muito limitado para abarcar o Infinito.) Mas assim vc nem teria conhecimento dEle, pois sendo absolutamente transcendente seria totalmente inalcançável; só que outro dogma cristao é a imanencia divina, já que Deus se revela ao homem e isso só pode acontecer nesse mundo, pois é aqui que o homem está.
Talvez vc nao tenha percebido mas a noçao de Deus que tem é mais forjada no cristianismo do que pensa.
afinal , a batalha diária pela sobrevivência não deixaria espaço para reflexões desse tipo.
E ao mesmo tempo as desperta, esse é mais um dos dramas. Faltaria, entretanto, explicitá-las, e para isso a filosofia é um caminho, a religiao outro, e muitas vezes, frequentemente, esses caminhos se encontram. Heidegger criticou isso ao falar da ontoteologia e do esquecimento do ser, acabou indo pra poesia. Ele tentou, mas tambem nao conseguiu escapar.
Talvez elas estejam se enganando e saibam disso ; mas talvez seja o único conforto que têem …
Ou talvez a ideia de uma nao-existencia de Deus traga esse conforto de achar-se completamente livre e sem responsabilidade nenhuma… talvez seja esse o unico sentimento de liberdade que alguns têm, vivendo numa sociedade que os sufoca, e, nao podendo revelar-se contra a cadeia com grades de “barras mais fortes que o ferro” (Max Weber), busca a liberdade noutra área.
“Mantenhamos a calma, nada é tao ruim que nao possa piorar”
(de um otimista desconhecido)20/10/2002 às 16:33 #76231Miguel (admin)MestreOlá! Eu realmente não sou filósofo; eu estou acabando o ensino fundamental; mas eu conheço um pouco de Descartes, e para ele a razão era tudo não é? Bem… me acionem se eu estiver errado.Então eu acho que podemos resolver (de certa forma) a questão se Deus existe ou não pela nossa razão!
Hoje em dia sabemos que o universo é enorme e que possui milhões de milhares de planetas nele,e que tudo isso foi feito com uma complexidade imensa.Eu não creio que esse universo seja obra do acaso!
Na nossa Terra, a vida teve condições perfeitas para seu desenvolvimento, é como se tudo fosse programado “matemáticamente” pois se algo se alterar um pouco bruscamente, a vida não irá vingar!Eu acho que o acaso não tem capacidade de fazer tal perfeição!
E materialmente nós poderiamos citar uma infinidade de coisas.Mas deixo o resto para as suas imaginações.
Eu também acho que Deus existe pelos homens que passaram por essa nossa sofrida terra, que se ele não existir, será em vão seu sacrificio em favor do próximo.Homens e mulheres como: Sócrates, Jesus, Buda, Karl Max, Descates, Madre Tereza, e muitos outros.
Então, se Ele não existir por que? Por que? Para que tudo isso?Para que amar, viver? Pra que?
Eu acredito nele por todas essas pessoas e pelas coisas que a natureza possui em harmonia.20/10/2002 às 18:39 #76232Miguel (admin)MestreCaro Pilgrim ,
Obrigada ( não por responder às minhas perguntas , mas por me levar a outras ) Acho que as perguntas são mais importantes do que as respostas ,, ainda mais tratando-se de filosofia…
Acho que vc deve se interessar bastante por Platão e sua ” teoria das idéias ” . Realmente é bastantante interessante.
Infelizmente agora estou meio sem tempo para respondê-lo ,,pois irei viajar.
Só queria dizer que a frase do otimista desconhecido foi um consolo… de fato , “Nada é tão ruim que não possa piorar” . Isso me fez lembrar de um livro chamado Polyana ( já leu ? ) havia o “jogo do contente”
OBS : Acho que vou sempre carregar esta frase dentro do meu bolso para eu não me esquecer…rs20/10/2002 às 19:04 #76233Miguel (admin)MestreOlá Carolina,
Nao, nao li Polyana menina moça, mas já ouvi falar… só que acho que é o contrário do caso daqui, ou entao vc me superou com essa
Boa viagem, a gente continua depois.
27/10/2002 às 2:52 #76234Miguel (admin)MestreCarolina:
Eu não conheço essa citação de Marx. Será que foi ele mesmo quem disse? Você poderia ser um pouco mais precisa? Quando se trabalha com autores e conceitos, é preciso jogar essas âncoras, ter uma responsabilidade no que se diz. Senão fica tudo muito vago, e o erro se reproduz de forma irresponsável. Mas isso não quer dizer que você não esteja certa, apenas acho estranho. Pediria esse esforço, por favor. Conheço a citação de Nietzsche, um aforismo de Crepúsculo dos Ídolos que diz: Seria deus um equívoco do homem ou o homem um equívoco de Deus. A citação de Marx remete para o pensamento de Feurbarch, conforme testificado na Essência do Cristianismo. Marx parece então adotar essa postura, principalmente na questão da alienação, dos Manuscritos. Mas quem será o verdadeiro autor dessa ideia? Seria legal ir buscar.
19/03/2003 às 21:39 #76235Miguel (admin)MestreResposta : por que ele existe. E além do mais, sinceramente, as vezes duvido de quem se declara ateu.
03/05/2003 às 21:57 #76236Miguel (admin)MestreOlá vizinhos, no que se refere a Jesus, aqui vão as *provas* (racionais) de que Jesus Cristo… é uma treta:
…porque não é a questão dos milagres. O problema é que,
1) sendo Jesus Cristo uma personalidade tão forte e carismática;
2) e tendo Jesus Cristo características de verdadeiro líder, ponderado mas
decidido, por vezes implacável…é impensável que seja um Capricórnio!”
(transcrição, adaptada, do texto de uma bd da Pública, revista semanal do
jornal O Público)07/09/2003 às 17:57 #76237Miguel (admin)MestreCaros amigos
Eu acredito em Deus, por duas razões bem distintas:
1) Porque a minha intuição diz que é assim. Não sei explicar racionalmente porque é que a minha intuição assim diz, por isso não adianta desenvolver esta explicação.
2) Porque é a teoria que melhor explica a origem do universo.
Os cientistas dizem que o Universo não existe de há infinito tempo. Eles dizem que foi criado (teoria do Big Bang de Huble). Não tenho razão para dizer que assim não foi.
Da mesma forma que eu não acredito que os coelhos apareçam na cartola do ilusionista por magia, também não acredito que de nada possa nascer alguma coisa. Para mim, acreditar que o Universo apareceu de nada é o mesmo que acreditar que os ilusionistas são capazes de fazer aparecer coelhos na cartola sem os lá colocar previamente.
Se o universo foi criado há um CRIADOR -> DEUS
Eu, pessoalmente, também não acredito que a criação tenha sido “um chuto no escuro” de Deus. Ele Criou leis e houve/há objectivos determinados
na Criação. Essas leis são constatadas diariamente pelos cientistas, que descobrem que a matéria se comporta de acordo com leis pré-determinadas (atracção gravitica, etc.)O Universo tem uma Causa Inteligente -> DEUS
Em conclusão:
DEUS È O CRIADOR E A INTELIGÊNCIA UNIVERSAL SUPREMA. É ESSA A MINHA FORMA DE O PENSAR.
VitorSantos
09/09/2003 às 5:08 #76238márcioMembroOba Vitor … como sempre, legal a vista por esse prisma (o da criacao inteligente).
Agora procure imaginar o outro lado do prisma (destruicao … inteligente). Vamos admitir que os dados que os cientistas dizem que captam do centro da nossa galaxia sejam realmente os de um imenso buraco negro (um ralo gigante) sugando toda nossa galaxia (sorte que estamos na periferia).
Qual a inteligencia por detras da criacao que gera tamanha destruicao ?
09/09/2003 às 12:20 #76239Miguel (admin)MestreCaro Marcio
Um buraco negro não é nenhum ralo gigante. Isso é ficção cientifica.
De qualquer modo a inteligência de que eu falo é a inteligência que gerou o universo. A consequência directa ou indirecta dessa criação é, por exemplo, você mesmo. Imagine lá a inteligência que é preciso para fazer um ser humano. Repare que os nossos cientistas não são capazes de fazer nem uma formiga, quanto mais fazer um ser humano…
De qualquer modo a criação são as coisas que consideramos boas. São também as coisas que consideramos más. Eu acredito que Deus criou o universo na totalidade.
Os ateus dizem que não havia nada (nem sequer espaço e tempo) e gerou-se por artes mágicas este universo que evoluiu até ao que é hoje. Acha isto credivel? Não é muito mais lógico admitir que houve um criador?
Vitor Santos
09/09/2003 às 15:46 #76240márcioMembroVitor, porque nao poderiamos fazer uma associacao com um ralo ? Entra materia de um lado (incluindo fotons) e nao sai nada do outro. Todas as particulas esmagadas umas ao lado das outras. Seria como pegar um pedaco de papel e ir amassando, amassando, ate ele desaparecer … todos os desenhos feitos no papel, desapareceram.
Sobre o inicio do inicio do incio, entendo que nao sabemos e que provavelmente nunca ninguem va saber. Mas a curiosidade humana nao pode deixar por menos. Vamos atras das pistas para ver ate onde conseguimos chegar. Admitir um criador, que fez os carros, as casas, as arvores, eu, o buraco negro, a luz, os peixes … é no minimo, complicado. Nao deixa espaco para fazer o que muitos gostam: explorar, descobrir, entender, melhorar, criar e finalmente destruir (deve ser um ciclo).
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.