Por que tanta gente acha que existe um Deus ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Por que tanta gente acha que existe um Deus ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 93 do total)
  • Autor

Caro Marcio

Eu não disse que Deus fez directamente os carros, as casas, etc. Obviamente você sabe muito bem que eu não disse isso, mas não custa nada explicar de novo, para que você não fique com dúvidas sobre as minhas afirmações…

Eu disse que Deus foi o Criador do Universo. Ele criou a energia ou um processo que gerou a energia, que foi transformada parte em massa (E=m.c²) e parte continou a ser energia em outras formas (energia cinética, etc.). Ele criou as leis que determinaram a organização dessa energia (as leis da fisica, da quimica, etc.,).

Quanto ao espaço para investigar, o homem tem coisas para investigar até à eternidade. Quanto mais a humanidade aprende mais há para descobrir.

A hipotese do ciclo de Big-Bangs é uma hipotese interessante, Sobretudo por causa do conforto que dá pensar que essa hipotese permitia a conservação de energia.

De qualquer forma, caro amigo, vou sempre tentar descobrir mais e mais sobre a hipotese da vida depois da vida, pois é o único estudo que pode conduzir a dar um sentido à vida humana. É a causa da minha vida. Aquela pela qual acho que vale a pena lutar, para além da causa da sobrevivência material.

Vitor Santos

márcio
    Membro

Caro Vitor, a parte do “carro, casa” foi o meu lado sarcastico, que eu nao consigo evitar. Por favor desculpe.

Energia … ainda me atrapalho no entendimento do que exatamente vem a ser “energia”. Mas entendo que um ponto importante talvez seja saber qual o “tijolo” fundamental desse nosso Universo … a tal particula que nao conseguimos achar (Higgs) ? As forcas basicas (as tais 4) ? Energia (que vem a ser energia) ?

Sobre o ciclo de Big-Bangs, tem outra hipotese tambem: Como aparentemente estamos em um Universo em expansao acelerada (velocidade crescente) e com quantidade de materia constante (sera?), entao temos densidade tendendo a zero, ou seja, termina em pizza (aaarrg … desculpa de novo).

Caro Marcio

consulte os sites do CERN, que é um centro de investigação cientifica onde pode encontrar informação sobre as particulas de matéria iniciais, que seram origem dos actuais átomos. Quanto ao conceito de energia, sugiro que coloque a mão num ferro em brasa e experimentará a energia térmica, que dê uma cabeçada na parede para sentir a energia cinética, que coloque a mão num condutor eléctrico em tensão para experimentar a energia eléctrica, que compre uma bussola para experimentar a energia magnética, etc. Enfim, estude (mas não se mate…)!

Vitor Santos

Marcio, não acreditar em Deus lhe faz melhor pessoa q acreditando? lhe dá mais vontade de viver e esperança em melhorar? lhe explica melhor as perguntas a q circulamos sem dar resposta exata? Então pronto, isso é o q importa. Antes de ficar curtindo sobre nossas pequeninas e quem sabe incertas tentativas sobre explicar q vc já exclui de antemão, nos explique a sua não existência para refutarmos tb sem nem ler direto como numa brincadeira de criança (engraçado né?!, nem procuramos entender o raciocínio do outro, lemos procurando o ponto onde podemos cair em cima, ou seja, já lemos discordando).não busque respostas exatas sobre Deus pq não as há, se tivéssemos seríamos Ele. aliás, nem temos respostas exatas sobre nós apesar de existirmos, quanto mais de Deus. como o vitor disse, é uma intuição q não podemos explicar, e se vc prescinde disso pra levar sua vida numa boa, q ótimo. Dúvidas: Quem foi q inventou esse negócio de Deus mesmo? Hoje nossas idéias sobre Deus são somente repetições de alguma idéia dita há algum tempo ou são reflexões filosóficas q podemos ter sem nenhuma intervenção anterior?

Pelo que eu pude ver o nível da discusão está muito bom, gostaria de ter mais tempo para poder participar dela, mas como não disponho desse tempo, deixo alguns pequenos comentários.

Bem o marcio já é um velho conhecido desse fórum, quanto aos outros não me recordo mas as idéias do vitor são muito interessantes, e respeitáveis, durante muito tempo compartilhei das suas idéias, mas a questão é que Deus de qualquer forma não passa de uma hipótese, sendo assim assumi la como verdade já é um passo longo demais, seja por intuição, que é algo extremamente complicado e questionável, podendo sofrer infuência de várias outras coisas como desejos, contexto social e outras coisas, ou por qualquer outro argumento.
    O argumento do ricardo de que o marcio já de antemão está preparado para refutar qualquer coisa e que deveria ele apresentar fatos da não existência de deus é um argumento muito usado, mas quem afirma existência de deus são os teistas, cabendo a eles provar isso, não que quem não partilhe dessa crença deva ficar de braços cruzados, deixo bem claro.

márcio
    Membro

Encaro a troca de ideias de forma construtiva.
    Apenas para deixar claro, nao estou negando Deus (a-teismo). Somente nao gosto e nao gostaria de precisar desse conceito para explicar o Universo e o que esta dentro dele.
    Concordo com a abordagem “isso é o que importa”.

Pulei no vagao da “Criacao Inteligente”, para chamar a atencao para a duvida, em oposicao a certeza. E sugeri olhar o “prisma” tambem por um outro lado, prisma esse, que alias nao tem apenas 2 lados.

O que disparou minha iniciativa de pular nesse vagao, foi a forma muito acertiva, exposta pelo VitorSantos, ou seja, olhar o “prisma” unicamente por um lado.

Poderiamos trocar mais ideias sobre energia, mas acho que isso iria fugir um pouco mais do tema.

O problema que sistematicamente percebo é que a duvida nao é uma possibilidade para quem tem a crença no conceito Deus.

márcio
    Membro

“Quem foi q inventou esse negócio de Deus mesmo? Hoje nossas idéias sobre Deus são somente repetições de alguma idéia dita há algum tempo ou são reflexões filosóficas q podemos ter sem nenhuma intervenção anterior?”

Ricardo, nao sei se a pergunta é para ser respondida, mas minha opiniao sobre a origem das Divindades é mais ou menos assim: Um dia um cara estava precisando de chuva ou algo parecido. Estendeu as maos aos ceus e pediu. Coincidentemente pouco depois a chuva cai. Pronto: inicia-se um processo multiplicativo de adoracao, recompensa, sacrificio, etc que persiste ate hoje.

márcio
    Membro

Alias, essa seria a minha resposta ao tema deste topico (“Porque tanta gente acredita em Deus”):
    Foi reconhecido um padrao memetico -> existe uma Divindade la fora que recompensa sob certas condicoes.

“Agora amo Deus; não amo os homens” – diz o Ancião a Zarathustra.

“Agora”“Maintenant”

“Será possível que este santo ancião ainda não ouviu em seu bosque que 'Deus já morreu'?” – Zaratustra falando ao seu coração.

Acho que ainda não espalharam a notícia…

VDJ, vc poderia pedir a prova ao Newton,Poincaré ,Heisenberg, Eistein, Hawking, Maxwell, Barbour, Peacocke, Ross, Tipler,Schroeder,Polkinghorne, Sagan, Sandage, Capra, Bohr, Tipler, Davies, Hoyle, são alguns dos q mais estudaram, e nenhum vai conseguir te provar se Deus existe…o engraçado é q alguns continuaram céticos, outros sutentaram sua crença e outros passaram do ceticismo à crença…então quer dizer q o estudo dá resultado, mas q continua impossível provar a existência divina cientificamente, mesmo tendo uma comprovação íntima para alguns deles…posso te dizer o q?!vamos estudar

Marcio, vc acha q há uma evolução da idéia divina? vc acha q ela é capaz de chegar ao ponto de afastar todos as manifestações ditas por ti como adoração, recompensa, sacrifício, etc?

Posso tentar chacoalhar as conchinhas um pouco mais?

Apenas para deixar claro, nao estou negando Deus (a-teismo). Somente nao gosto e nao gostaria de precisar desse conceito para explicar o Universo e o que esta dentro dele. (Marcio)

Marcio, talvez te interessasse ler algo sobre a Teologia da Morte de Deus, resumidamente é o que ela defende: Deus nao explica nada e se for explicação de alguma coisa entao deixou de ser Deus. Essa é uma corrente da teologia que andou em moda por um tempo e assustou muita gente crente, porque formada basicamente por crentes que defendem uma “purificação” da fé por diferenciá-la da superstição – e muita “fé” por aí foi qualificada como superstição.

Deus nao seria resposta para nada porque vem antes de qualquer pergunta, Deus é a pergunta fundamental, é ao homem que caberia dar a resposta.

…essa seria a minha resposta ao tema deste topico (“Porque tanta gente acredita em Deus”):
    Foi reconhecido um padrao memetico -> existe uma Divindade la fora que recompensa sob certas condicoes.
    (Marcio)

Contudo… Estou enganado ou vc praticamente acabou contradizendo sua afirmação anterior? Depois de recusar uma visao utilitarista de Deus (Deus “que serve” para explicar algo), agora propoe um Deus definido pelo critério do util? (Deus “que serve” para recompensar algo). Se for o caso, talvez nao te interesse muito a dica da teologia.

“Será possível que este santo ancião ainda não ouviu em seu bosque que 'Deus já morreu'?” – Zaratustra falando ao seu coração.

Acho que ainda não espalharam a notícia… (Dr. Jekyll)

Que Deus???

Embora pareça estar me enquadrando na “questão de gramática” citada por Nietzsche, estou ciente disso, é sabido que muitos nao chegaram à crítica de Nietzsche, outra questão é que, dos poucos que chegaram – numero bem menor do que o dos que pensam que chegaram – menos ainda perceberam que ela nao é absoluta: existe filosofia pós-Nietzsche!

O Deus que Nietzsche “matou”, alguns teólogos também já enterraram. A questão permanece.

posso te dizer o q?!vamos estudar (Ricardo Realista)

Estudar é bom, mas ainda não é suficiente para chegar à resposta da Pergunta; alias, isso tanto pode ajudar quanto pode atrapalhar na busca, talvez a resposta nem seja a mesma para todos, ainda que o seja a Pergunta.

Marcio, vc acha q há uma evolução da idéia divina? (Ricardo Realista)

Questão interessante trabalhada por Teilhard d'Chardin.

Acho que deu para perceber que tenho mais perguntas que respostas.

Pilgrim foi massa o ponto q vc tocou, estudar pode atrapalhar na busca, vc diz a verdade mas deixa transparecer uma visão imediata…essa é a visão primeira, acho q o estudo sempre ajudará a prová-lo, mesmo q aparentemente o contrarie (isso só percebemos com uma visão mais alongada no tempo)…é como se dissesse q todos os caminhos levarão a Ele, mesmo q não saibamos quais são…de repente somente o estudo maciço da contrariedade seja o suficiente para reverter essa idéia…grandes nomes da filosofia q tentaram derrubar Deus (apesar de acreditar estudo esses cara tb), por exemplo, ajudaram na crença racional da sua existência, foram apenas jogando fora o q já não precisamos mais para firmar fé em algo. São idéias “contrárias” na forma, mas de conteúdo fortalecedor, é assim q os vejo – isso é minha opinião

Dr. Jekyll: “Acho que ainda não espalharam a notícia…”
    Faz tempo não via uma opinião dessas.

Ricardo, nao sei se a pergunta é para ser respondida, mas minha opiniao sobre a origem das Divindades é mais ou menos assim: Um dia um cara estava precisando de chuva ou algo parecido. Estendeu as maos aos ceus e pediu. Coincidentemente pouco depois a chuva cai. Pronto: inicia-se um processo multiplicativo de adoracao, recompensa, sacrificio, etc que persiste ate hoje.

No texto abaixo onde se lê realista, leia-se cético.

*…os milagres jamais pertubarão o realista. Não são eles que o levam a crer. Um verdadeiro realista, se é incrédulo, encontra sempre em si força e faculdade de não crer mesmo no milagre e, se este último se apresentar como um fato incontestável, duvidará de seus sentidos em vez mesmo de admitir o fato. Se o admitir, será como um fato natural, mas desconhecido dele até então. No realista, a fé não nasce do milagre, mas o milagre da fé. Se o realista adquire fé, deve necessariamente, em virtude de seu realismo, admitir também o milagre. O Apóstolo Tomé declarou que não acreditaria enquanto não visse; em seguida diz: ” Meu Senhor e Meu Deus!

Fora o milagre que o obrigava a crer? Muito provavelmente não, mas ele acreditava unicamente porque desejava crer; talvez já tivesse a fé inteira nas dobras ocultas de seu coração, mesmo quando declarava: ” Só acreditarei depois que tiver visto.”* Irmãos Karamazov

abs

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 93 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.