Porte de Arma: As armas Geram Violência?

Início Fóruns Questões do mundo atual Violência e Criminalidade Porte de Arma: As armas Geram Violência?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 46 do total)
  • Autor

Este foi o post de Fernando em outro tópico, e achei q tinha bastante a ver com esse tópico:

“Alguns temem a violência e repressão, mas só a que, eventualmente, partisse da esquerda. A violência , a repressão é exercida todos os dias,pela polícia, pelo crime, pela fome, principalmente contra os deserdados. Essa violência não revolta boa parte das pessoas, que, essencialmente, são conservadores. Esta violência não é sentida ou mesmo visível para aqueles conservadores. Afinal ela é exercida contra aqueles que eles , mesmo inconscientemente, julgam que não são seus semelhantes, até porque a maior parte destes deserdados, não é visto nos seus clubes, e boa parte são até de raça diferente destes conservadores. Assim a violência contra os deserdados, não é percebida como violência. Agora, o direito de legítima defesa dos deserdados pode e deve ser exercido, mas aí será percebido como violência…e daí? Já viram grandes transformações no mundo, sem o que vcs chamam de violência? Foram a revolução norte-americana , a francesa não violentas? Ghandi tentou usar a não-violência contra os ingleses, poucos sabem que a India poderia ter ficado independente dos britânicos em 1918, logo após a I guerra, mas teve que esperar acabar a segunda guerra, ficando independente só em 1948, graças ao Mahatma pacifista, que de qualquer forma não impediu o banho de sangue que ouve ao ser criado o Paquistão. Estou eu a pregar a violência? Não… apenas tentando enfocar a questão por um viés, não hipócrita. Entendo que haverá sempre violência nas grandes transformações, que esta seja exercida na menor escala possível.”

márcio
    Membro

Bom Alex, o texto provoca reflexoes em alguns pontos:

1. Usar o termo violencia ao inves de crime.
    Puxa, para mim, parece meio preciosismo. Quando leio “combater a violencia”, eu implicitamente traduzo por “combater a criminalidade”. Agora, se esse “detalhe” é tao importante, entao preciso rever.

2. “O nao fazer nada”.
    Estava justamente pensando nisso.
    Patindo do premissa que no fundo o problema é a impunidade e se todo mundo fosse pego … (bla, bla, bla).
    Mas da para ver que estamos longe disso, da para ver que praticamente nao estamos fazendo nada.
    Portanto, é necessario fazer algo.
    Entao, usando a filosofia brasileira (ir pelo caminho mais facil) esta parecendo que “dar um fim nas armas” seja o caminho mais facil.

“Dar um fim nas armas” tambem tem seus varios sub-caminhos. Trocar armas por comida a principio parece ser o mais facil entre eles. O proximo da lista esta parecendo ser proibir o comum a ter arma …

E assim por diante.

Ops…..

Quem falou em fazer nada?

márcio
    Membro

Apenas uma extracao do texto:

” … Há, contudo, um outro aspecto. Mesmo sendo o acima exposto o pensamento dos nossos líderes, legisladores, ativistas civis, etc. etc., fica meio feio não fazer nada (FHC disse isto, em outras palavras, a O Globo). Assim sendo, tomou-se a iniciativa brilhante: …”

Olá Márcio

Não vamos tornar isto um cavalo de batalha…rsrs

Não sei se vc percebeu, mas quem diz isto são os legisladores, os ativistas civis, etc, etc…então, sem saber o que fazer e como fazer, optam pelo brilhante caminho que aparentemente parece ser solução, mas que no fundo é um tiro de misericórdia.

Tudo que há de ruim em nosso país é fruto de decisões desse tipo. E por mais idiota que eu possa parecer, não me calo diante de atitudes como esta.

Se eu tivesse que tomar uma decisão apenas para não ficar “meio feio fazer nada”, liberaria o porte de arma (abaixando as taxas inclusive) para todo brasileiro honesto do nosso país.

….dos males o menor.

Mas é isto caro márcio,….. sustentamos pontos de vista diferentes.

É com pesar que não encontro em seus argumentos algo que me faça mudar de idéia. Era esta a minha intenção quando iniciei o fórum. Ou seja, mudar de idéia ou encontrar argumentos justificáveis.

Mas pelo que vejo encontrei alguém que acredita piamente que a fonte da violência que se assola o nosso país são as armas roubadas das pessoas honestas, e contra isto eu não tenho argumentos.

Mesmo assim obrigado pela atenção.

Um grande abraço.

márcio
    Membro

Conversei com 3 colegas sobre isso. Todos apoiam a atitude, embora cada um deles tenha pensamentos diferentes sobre o problema como um todo e nenhum deles (nem eu) considera que o que esta sendo proposto vai resolver a situacao.
    Mas aparentemente, percebi um consenso no item “Fazer ou nao Fazer, eis a questao”, que neste caso, pende muito mais para o “Fazer Algo” (isso que esta sendo proposto) do que “Nao Fazer Nada”.

Em outras palavras, as vezes a situacao chega num ponto onde “É necessario Fazer Algo”, seja la o que for, por mais estupido que seja (a guerra do Iraque talvez seja outro exemplo).

E ai, sempre aparece um Mane para propor esse “Algo” factivel (e as vezes nao factivel) e dourar a sua pilula. E muitos aplaudem, porque “Algo” precisava ser feito.

Portanto, acho que a proposta atual é … inevitavel.

eu acho louvável a decisão. como não espero muita coisa deles, isso pra mim foi um milagre, eles votaram algo q não foi o aumento do salário deles

será que ñ?

márcio
    Membro

Jornal Nacional de hoje: Pesquisa indica que 34% das armas recolhidas de criminosos vieram dos “comuns”. (comuns = cidadao que comprou sua arma legalizada na loja, incluindo pessoal de seguranca, tipo guarda noturno, etc).

Claro … ficam faltando os outros 2/3, mas 1/3 nao é um numero tao desprezivel assim …

Jornal Nacional

Bom como sabemos – pelo menos aqueles que assistem ou escutam a famigerada novela das 08:00 – a rede Globo de televisão decidiu que o projeto de desarmamento civil deve ser aprovado, e para isto busca arrebanhar apoio com mensagens sem argumento recobertas de apelos emocionais.

Como é mesmo que se costuma fazer política no Brasil? Com sentimentalismo e idealismo.

Os velhinhos vítimas da megera Doris participam da passeata contra as armas.

Uma outra – que namora um garotão bem mais novo -espécie de modelo daquilo que “todas” desejam ser, engata um emocionante discurso a favor do desarmamento civil.

É um horror descarado com direito a hino e tudo mais. Quanta emoção, lágrimas correm pelo meu rosto.

E aí pergunto em vão. Pq nenhum personagem sequer sustentou os argumentos contrários ao desarmamento?

Até mesmo a famigerada Doris é a favor do desarmanento civil.

Pq não querem que a população conheça o outro lado da moeda?

Coincidência ou não, segundo o márcio, no dia 14-08-03 no jornal nacional a Globo disse que 34% das armas recolhidas dos criminosos vieram dos comuns.

Já deputados de oposição ao desarmamento civil dizem que 82% das armas aprendidas nas mãos de criminosos são armas ilegais e sem cadastro.

De minha parte não acredito em uma emissora -concessão pública – que se acha no direito de dizer o que é bom, ou o que é ruim para nós brasileiros.

abs.

A TV do Cidadão Marinho uma vez mais dando as cartas vestida de cordeiro.

será q até o cara q espanca a mulher participou da caminhada? e o guri (Fred)acuado pelas ameças dele, será q é contra o desarmamento? A novela passou q o guri pra se defender do marido revoltado q espanca a mulher pegue uma arma, canivete, sei lá o q… Ninguém nunca falou em denúncia aos órgãos responsáveis (até onde eu assisti nunca vi) nos casos de agressão, acho q é só pra aumentar o medo do telespectador e a angústia. nós gostamos dessas coisas despertarem na gente, pena, angústia, raiva, alienação…o telespectador fica cheio de conflitos, armamento ou desarmamento, denúncia ou silêncio, a TV deixa as pessoas confusas.

Sim,Alex e Ricardo, a idéia é deixarem as pessoas confusas,e ao mesmo tempo achando que só existe aquela alternativa. A sociedade ficará convencida, ao menos por um bom tempo, que bastam as caminhadas pela paz, as campanhas de desarmamemento e pronto…. Irão se esquecer de debater as causas várias e profundas da violência, como a desigualdade da sociedade e outras. Tudo fica fácil, tranquilo, não irá se cobrar mais nada das autoridades a não ser que aprovem mais uma lei. Parece só incompetência, mas a coisa é mais séria.

1. a violência tão cedo não vai se acabar;
    2. o quanto eu ainda vou viver com medo;
    3. minhas ações políticas, sociais, instrumentais, serão todas frustradas? oh céus…

feliz é aquele q consegue pensar diferente do q a mídia impõe…ela lhe dá 3 alternativas: 1-tenha medo, compre uma arma e continue tendo medo; 2-tenha medo, compre uma arma e se ache “seguro” (essa é massa); 3- ou, tenha medo, seja a favor do desarmamento e continue tendo medo…

as melhores alternativas são sempre as q sempre estiveram ao nosso alcance, independente de tempo ou lugar, pense, pense, pense, pense, a solução esté dentro de cada um, pense, pense, pense, independe de arma, pense, pense, pense, todo pensamento positivo encadeia outros, pense, pense, pense, pense até q um dia mesmo q ainda haja violência vc irá entendê-la e não terá mais medo, mesmo q a violência lhe atinja.

vcs ainda não responderam à pergunta, as armas geram violência? minha resposta é bem sucinta: NÃO

Sim, otimista, respondendo a sua pergunta, objetivamente. As armas não geram violência! Por sinal, o pessoal , em geral, confunde violência e criminalidade. Mesmo assim, as armas não provocam nem violência, nem criminalidade!

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 46 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.