Portugueses e Brasileiros

Início Fóruns Outros Tópicos Portugueses e Brasileiros

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 53 do total)
  • Autor

O unVolt disse que não resta dúvidas sobre a experiência feita pelos referidos irmãos em 1903, sendo que completa a frase dizendo que a máquina por eles apresentada não era totalmente autônoma… e que o problema está na definição de “avião”. Ou seja, não atribuiu a invenção do avião à Santos Dumont.

Olá Brasil,Por favor releia o que escrevi:

(...) Com relação à invenção do avião, penso que o principal problema está na definição de "avião". Não existem dúvidas quanto à experiência dos irmãos Wright ter sido anterior à de Santos Dumont (fato que brasileiros obstinadamente fazem questão de ignorar), porém a máquina deles não era totalmente autonoma como a exibida na França.Mas é claro que cada um puxa a sardinha pro seu lado..hehehe...Abraços.

Ficou explícito que eu me referi à ausência de dúvidas na ordem cronológica das experiências, e não a quem seria o Pai da Aviação. É fato que as experiências dos irmãos Wright foram anteriores às de Santos Dumont, entretanto como vc disse elas não podem ser definidas exatamente como um "avião".

Neste ano de 2006, comemoramos 100 Anos desde que o 1º avião voou, o Governo do Brasil organizou alguma festa? Teremos alguma comemoração? Acho que não.

Pois é, infelizmente nosso amigo Lula prefere discursos e inaugurações. :/Abraços...

Flag
    Membro

Olá a todos!Eu gostava de vos perguntar duas coisa que me lembrei em relação ao vosso país, porque é que normalmente referimos Brasil ás terras de Vera Cruz e porque é que antigamente a vossa capital era o Rio de Janeiro e agora é Brasília?Fiquem Bem!

Brasil
    Membro

Flag, o nome Terra de Vera Cruz foi dado por Cabral, a princípio, quando ainda estavam embarcados, depois foi dado o nome de Terra da Santa Crus e depois, devido a grande incidência na região, de uma excelente madeira denominada Pau Brasil, deu-se esse nome.O nome Brasil advém da cor avermelhada (cor de brasa) da referida madeira.http://www.wmulher.com.br/print.asp?id_mater=1165&canal=poesiaA Capital Federal foi transferida para Brasília devido a um grande anseio da maioria da população de que a Capital Federal estivesse localizada exatamente no CENTRO do Brasil. Havia um certo privilégio àquele Estado (Rio) e essa transferência era reivindicada pelos demais Estados. A tal alteração já estava determinada na Constituição do País, mas no entanto, os governantes não estavam cumprindo tal determinação e os anos estavam passando sem que se transferisse a Capital, até que o então candidato a Presidência da República o Sr. Jucelino Kubichek, prometeu que faria a transferência e fez.  Para isso teve que empreender esforços incalculáveis, ou seja, endividou demais  o nosso País. Na Região onde é hoje Cidade de Brasília antes era um deserto, a Cidade foi construída em quatro anos, se não me engano e foi inaugurada em 1960. Um modelo de cidade, totalmente planejada, porém os governantes que vieram depois de Jucelino não foram bons administradores e ao invés de amortizar a dívida, fizeram aumenta-la em muito e hoje sofremos uma estagnação econômica que: Dentro de um capitalismo selvagem, paradoxalmente, de cada 10 empresas que abrem, se permanecerem mais de uma aberta é muito, isto é, a carga tributária é um verdadeiro absurdo obrigando TODOS os empresários a serem sonegadores, os direitos trabalhistas, apesar de eu achar muito importantes acabaram por inviabilizar o emprego formal, quero dizer, as empresas não se arriscam em contratar empregados porque o panorama é péssimo e ainda por cima os ENCARGOS TRABALHISTAS, são sufocantes. Conclusão: Recessão, estagnação econômica, desemprego e atraso.Isso sem falar na elite que ganha na e$peculação e simplesmente MANDA no Congresso Nacional.Um pequeno panorama da nossa terra.

Brasil
    Membro

Nota: Enquanto estava a pesquisar encontrei um dado curioso, a primeira pessoa a voar pelos céus foi  um chinês qualquer numa guerra em 1200.

Olá FlagEsse chinês voou como?

Flag
    Membro

BrasilEra uma simples curiosidade o Chinês voou, mas foi catapultado ele próprio, não foi com nenhum aparelho voador.Já agora Brasil, voçê acredita que o empreendimento que o Brasil efectuou para mover o poder federal para Brasília, foi uma das causas do vosso actual estado financeiro, voçê concordou em terem movido a capital para outo sítio.É que eu tive analizar o vosso país e voçês têm potencial para ser uma potência mundial, voçês têm um mercado enorme, um poderoso potencial turistico( se não fosse pelos assaltos que há no Brasil, pode querer que voçês tinham muitas mais pessoas a visitar vosso país) e ainda por cima têm vastas estênções de terra para cultivar o mais variada artigo. Não concorda?

Brasil
    Membro

Sim Flag, temos total consciência das potencialidades desta terra, o que nos falta é pulso, pulso forte para conduzir as coisas, a democracia, coisa que eu considero muito justa, está sendo criminosamente usada para  conduzir as coisas a contento de uma grande rede de bandidos, empresários safados, políticos corruptos, banqueiros e traficantes.Todos eles fazem lob no Congresso Nacional. “Lob” significa a articulação que se faz no Poder Legislativo para aprovar e rejeitar projetos de lei, uma articulação de$onesta, corrupta, que inevitavelmente vai sempre de encontro aos interesses do povo e o crescimento sadio da nação.Existem lobs também nos outros poderes, o Executivo e o Judiciário. Enquanto tivermos “autoridades” corruptas, nada mudará. Esse é o atual retrato do meu Brasil.Precisaríamos de um verdadeiro líder, mas isso não se compra, se cria.Deus salve a memória e o espírito de Che Guevara!Pátria ou Morte!

Brasil
    Membro

Sobre a transferência da Capital Federal, acho que se fazia necessária e a divida seria uma coisa normal se os outros governantes que o sucederam, que não construíram Cidade alguma, como Jucelino construiu, administrassem o País com mais honestidade e competência e não aumentassem  mais e mais essa dívida que já foi paga há muito tempo, estamos sendo explorados por banqueiros internacionais.A construção da Cidade aumentou a dívida, mas os governantes corruptos que o sucederam não podem ficar usando esse argumento eternamente. Essa dívida é uma vergonha nacional.A Argentina, nossos vizinhos, conseguiram um desconto no valor total da dívida externa daquele País da ordem de 75%. O Brasil só faz aumentar e aumentar... até o saco do brasileiro estourar...Nossa “bolsa escrotal” já está superlotada!Abraços terceiro-mundistas.

Flag
    Membro

Eu ontem estava a ver uma noticia que me deixou espantado :o, voçês brasileiros fervem mesmo pelo futebol e não é só pela vossa selecção, na notícia apareceu dois ou três brasileiros num café que diziam estar a faltar ao emprego para ver o jogo Portugal-França, nós cá em Portugal gostamos muito de futebol, mas faltar ao emprego acho isso um pouco absurdo.Mas já agora por curiosidade, eu gostava de vos perguntar o que voçês pensaram deste mundial em termos de futebol.

Z
    Membro

Flag, Mas secalhar a selecção Brasileira ao ter ganho vários campeonatos do Mundo implementou uma cultura futebolística muito mais activa do que em Portugal ;)Eu sou tuga e tenho um orgulho enorme na raça lusa. Nós colonizá-mos, e humanizá-mos, escravizá-mos e libertámos povo da ignorância, prendemos pessoas aos males da sociedade mas abrimos portas à liberdade cultural dos povos. Em suma orgulho-me do feito dos Portugueses no Brasil, admito a condenação do processo de colonização, mas não admito condenação dos Portugueses em si hehe, aliás todo o mundo pedia escravos e os portugas davam a cara e o corpo para os PRODUZIR, o comércio em si era feito por todos  :-. Não aceito a ideia de Portugal ter sido um país bárbaro enquanto nações como a Inglaterra era países modernos. Bem se viu o que fizeram com os índios... e com a criação do Monstro que é os EUA. Bah! chega de divagação! :PBrasil é um país de potencial enormíssimo, mas que aidna faltam anos para se mostrar. No entanto é nestes anos que se avizinham que será decidido o rumo do País, espero que conservem valores naturalistas, tecnológicos e humanos para que não acabem se transformando numa américa do norte.    Brasil vive ainda alguma explosão demográfica, a população tem muitos problemas e em grande escala, mas tenho esperança que com mais alguns anos seja claro a mudança através da educação e reabilitação dos milhões de pobres, dos sem terra, dos oprimidos.    Portugal ainda mantém um sentimento paternalista desta nação. Portugal é de facto uma nação abatida pela descolonização e exploração política das potências europeias (sobretudo antes de depois de Oliveira Salazar). Mas o povo que cá está, apesar do descontentamento, de algum desânimo pela crise constante e frustração por não sermos uma nação respeitada por todos (incluíndo os próprios portugueses), tem força e consciência da sua força.     E, se Deus quiser há-de vingar um dia e merecer a admiração de todos pela sua bravura e falta de hipocrisia neste mundo completamente hipócrita.     Actualmente o maior valor de Portugal é a lusofonia, e luta por assegurar que vários povos se mantêm unidos no laço lusófono. Brasil é sem dúvida a nação que mais influencia a política lusófona de Portugal, tanto pelas vantagens económicas, como pelas demográficas.Respeito muito o Brasil e admiro o coração quente dos brasileiros ;)Já agora, iluminem-me o porquê da vossa grande hostilidade com a Argentina. Nós por cá temos a Espanha como um inimigo eterno embora numa condição quase como entre irmãos. e Por aí?

Brasil
    Membro

iluminem-me o porquê da vossa grande hostilidade com a Argentina.

Olá amigos portugueses, como já disse ao Flag, minha opinião não reflete nem de longe a opinião da maioria por aqui, mas sempre encontro quem concorde comigo... heheheOs brasileiros, posso assegurar, gostam de todos os povos, a hostilidade atribuída à Argentina se dá única e exclusivamente por causa do futebol, eles são catimbeiros,  (significa espertalhão, que quer ganhar na malandragem e não na bola, no jogo) também são desleais, entram pra arrebentar a canela do adversário.Não tenho preconceito deles, prova disto e que tenho como ídolo, um filho daquela  terra, o bravo e honesto argentino Ernesto Guevara de la Serna, o Che Guevara.Flag, essa notícia que você viu é mais uma de tantas notícias que vão a público, unicamente para denegrir a imagem dos brasileiros. Torcemos por Portugal, mas posso te assegurar que não é prática comum, faltar ao serviço para assistir a um jogo de outro país. Existe um certo fanatismo pelo futebol por aqui, mas não chega a tanto, isso é exagero. As inteligências dos exploradores internacionais fazem questão de mostrar-nos ao mundo como um país de idiotas.As potências encabeçadas pelos EUA, estão de olho na nossa Amazônia e dizem ao mundo que não temos capacidade de cuidar bem daquele santuário da natureza. Eles só se “esquecem” de dizer que quem está destruindo a Amazônia são as madeireiras internacionais e que toda a madeira retirada daqui, segue para eles mesmos(Europa e EUA). A madeira nobre é roubada daqui sem pagar nem sequer impostos pois essas arvores nem deveriam (poderiam)estar sendo derrubadas.Os bio-piratas europeus e estadunidenses, estão entre nossos índios colhendo todas as informações farmacológicas e medicinais, colhem o sangue dos índios, colhem amostras de plantas e substâncias e depois de patentearem as formulas inocentemente dadas a eles pelos índios, eles nos vendem, bem caro o “medicamento”, sem falar no avanço que essas experiências e a apropriação indébita dos conhecimentos indígenas feitas por esses laboratórios internacionais estão obtendo às nossas custas.A culpa de tudo isso é nossa, a corrupção de autoridades compra até a nossa Amazônia. O Brasil paga a uma empresa estadunidense para fazer a vigilância da Aamzonia... hehehe estão colocando a raposa para cuidar do galhinheiro... Mas quem disse que se ELES estivessem cuidando, não haveria corrupção? Quem gosta mais de dinheiro do que eles? Quem é mais corrupto que eles? heheheÉ por aí...

Flag
    Membro

A amazónia é sim uma peça fundamental no mundo, o chamado pulmão do mundo, que infelizmente está a ser desvastado, eu gostava de vos fazer uma pergunta, dizer amazónia é dizer uma floresta tropical enorme, essa floresta pertence unicamente ao Brasil, ou está dividido por vários paises?

Brasil
    Membro

OláA Amazônia é uma região que pertence a vários países, o Brasil abraça aproximadamente 70%, por isso eu dizia: Nossa Amazônia, pois se eu dissesse Amazonas, estaria me referindo somente ao Estado do Amazonas, mas a Amazônia Brasileira compreende vários Estados como: Pará, Rondônia, Roraima, Acre etc.Amigo Z, é claro que você tem que se orgulhar de ser Português, os Portugueses são em sua maioria, gente boa e honesta. Quero te dizer que, atualmente só consideramos “bárbaros” os EUA, e a Inglaterra, pelo “serviço” feito no Iraque. Discordo que durante o período de colonização os Portugueses tenham necessariamente humanizado o povo, libertado o povo da ignorância e aberto as portas à liberdade cultural. Para ter acesso às tecnologias evoluídas da Europa Antiga, os índios que aqui estavam não precisavam ser escravizados e assassinados num verdadeiro genocídio.Essa face da História tem que ser atribuída à ganância e espírito conquistador dos humanos, não representando necessariamente a figura dos Portugueses, mas sim, dos humanos "evoluídos" da época.Disso não há o que se orgulhar.Não sei o que é “tuga”, poderiam me dizer?

Olá pessoal…

Eu sou tuga e tenho um orgulho enorme na raça lusa. Nós colonizá-mos, e humanizá-mos, escravizá-mos e libertámos povo da ignorância, prendemos pessoas aos males da sociedade mas abrimos portas à liberdade cultural dos povos. Em suma orgulho-me do feito dos Portugueses no Brasil, admito a condenação do processo de colonização, mas não admito condenação dos Portugueses em si hehe, aliás todo o mundo pedia escravos e os portugas davam a cara e o corpo para os PRODUZIR, o comércio em si era feito por todos  :-. Não aceito a ideia de Portugal ter sido um país bárbaro enquanto nações como a Inglaterra era países modernos. Bem se viu o que fizeram com os índios... e com a criação do Monstro que é os EUA.

Concordo com o Brasil. Todos os países colonizadores produziram estragos incomensuráveis à humanidade, porém Portugal e Espanha (é claro que refiro-me aos governantes, não ao povo em si) chegaram a níveis recorde em termos de barbárie.A Inglaterra, por exemplo, após o período inicial de massacre dos nativos norte-americanos passou a fundar uma nação, ao passo que Portugal e Espanha mantiveram-se saqueando suas colônias por séculos.

Olá amigos portugueses, como já disse ao Flag, minha opinião não reflete nem de longe a opinião da maioria por aqui, mas sempre encontro quem concorde comigo... heheheOs brasileiros, posso assegurar, gostam de todos os povos, a hostilidade atribuída à Argentina se dá única e exclusivamente por causa do futebol, eles são catimbeiros,  (significa espertalhão, que quer ganhar na malandragem e não na bola, no jogo) também são desleais, entram pra arrebentar a canela do adversário.

Além do futebol temos um outro ponto interessante: a Argentina sempre foi um país mais "civilizado", de modos mais europeus, e, principalmente, mais rico até pouco tempo atrás. Acho que o que brasileiro tem é inveja..rs...Devo notar também que a questão da "malandragem" não é exclusividade deles.

Não sei o que é “tuga”, poderiam me dizer?

Não sei não, mas acho que se referem a portuga... Ou não?Abraços a todos. sml99.gif

Brasil
    Membro

Olá amigosOs povos indígenas são erroneamente considerados “selvagens e ignorantes”, porém, todos sabemos que os laboratórios internacionais estão apropriando-se das fórmulas indígenas para serem patenteadas e comercializada$.O cientista atravessa o Atlântico para vir aqui no meio de uma floresta que para nós brasileiros, o acesso é difícil, que dirá para os europeus e estadunidenses, perguntar pro índio, qual é a planta que ele usa para curar gonorréia, fazem alguns testes,  patenteiam a “fórmula” e depois vendem aos povos “evoluídos”, inclusive nós.Quem é o sábio? O “evoluído”?  que pergunta e depois articula um aparato logístico para encher os bolsos de dinheiro? Ou o índio que simplesmente ENSINA seu semelhante.Quem é o esperto? O “evoluído”? que ganha muitos milhões às custas dos “bobos” sem se importar com as pessoas que não vão nem sequer poder comprar seus remédios? Ou o índio que ensina seus semelhantes porque tem um instinto de preservação muito mais forte que o “evoluído” e não quer que outros humanos fiquem doentes?Quem representaria MELHOR os humanos?Quem é realmente ÚTIL à humanidade?Além de tudo isso, o índio é o Ser que mais preserva este planeta.Um fato a se pensar...  ::)

Brasil
    Membro

É importante salientar que o Brasil tem tecnologia própria para fazer as pesquisas junto aos índios e patentear e/ou distribuir os medicamentos, isso só não ocorre por força do dinheiro  agindo marginalmente à lei em conjunto com políticos e governantes corruptos, que patrocinam o atraso. Abaixo eu colei um artigo de um cara que sofre na pele esse atraso:CIÊNCIA E GEOPOLÍTICA:DOZE ANOS DE QUÍMICA EM RORAIMAROBSON FERNANDES DE FARIASOs Estados amazônicos necessitam, com máxima urgência, serem efetivamente (e afetivamente) incorporados ao inconsciente coletivo nacional, como parte inalienável de nosso patrimônio. Robson Fernandes de Farias é professor do Depto. de Química da UFRR. (e-mail: [email protected]). Artigo publicado no Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química (SBQ):Com a promulgação da nova Constituição em 88, Roraima (favor não confundir com Rondônia), passou de território a Estado, ganhando assim sua autonomia administrativa.Já em 89, era publicado o decreto presidencial autorizando a criação de uma Universidade Federal naquele Estado, Universidade esta que iniciou suas atividades em 90.Em 91, foi criado o curso de Licenciatura Plena em Química, o qual já formou mais de 70 profissionais, contando atualmente com cerca de 150 alunos matriculados.Após doze anos de atividades, alguns efeitos positivos já se fazem sentir, como a melhoria da qualidade do ensino de Química nas escolas de ensino médio, fato dos mais relevantes, visto que a (em geral) baixa qualidade de ensino era um dos muitos fatores determinantes para o atraso do antigo território. Desnecessário salientar a importância de uma educação científica de qualidade numa região onde o meio ambiente é o grande centro das atenções.Roraima tem área territorial cerca de cinco vezes maior que a do Estado do RJ, contando, porém, com apenas 324.152 habitantes, dos quais 200.383 vivem em sua capital, Boa Vista, segundo o censo 2000 do IBGE.A jovem Universidade, e conseqüentemente o curso de Química por ela oferecido, viram-se grandemente prejudicados pela política de redução de recursos destinados à Educação por parte do governo federal, bem como pela política de suspensão dos concursos públicos (O Departamento de Química da UFRR conta atualmente com apenas sete professores efetivos, e dois substitutos).Não obstante, a média de publicações dos últimos 5 anos (98-2002) é de 2,0 artigos/ano por professor.Roraima, assim como os demais Estados da chamada Amazônia legal, vive uma realidade paradoxal.Ao mesmo tempo objeto da cobiça de países estrangeiros (EUA e países europeus, sobretudo, desavergonhados praticantes da chamada bio-pirataria), é desconhecido da maioria dos brasileiros, que o vêem apenas como um lugar longínquo e esquecido, cercado é claro por florestas e índios, como manda a distorcida, e conseqüentemente equivocada, imagem consolidada no imaginário popular.Em vista da omissão nacional, grande parte dos projetos de grande porte desenvolvidos na região, nas áreas de biologia e antropologia, sobretudo, são quase sempre conduzidos (liderados) por estrangeiros, sendo muitas vezes os pesquisadores nacionais meros (e, infelizmente, felizes) coadjuvantes, orgulhosos por serem colaboradores de um algum "gringo". Santa ingenuidade...Depósito de imensas riquezas, tanto animais e vegetais, quanto minerais, além é claro da imensa (porém não inesgotável) reserva de água potável (uma das grandes riquezas, e, conseqüentemente, trunfo geopolítico no milênio que se inicia), os Estados amazônicos necessitam, com máxima urgência, serem efetivamente (e afetivamente) incorporados ao inconsciente coletivo nacional, como parte inalienável de nosso patrimônio.Quando da apresentação do projeto que criava a Universidade Federal de Roraima, alguns políticos posicionaram-se contra tal projeto, justificando sua opinião com base no fato (sic) de que "lá não existe ninguém, só índios e mato". A despeito da questionável (e politicamente incorreta) classificação do componente indígena da nossa nação como "ninguém", fica patente a falta de visão geopolítica dos infelizes parlamentares. Explico-me: a criação de uma Universidade em uma região de fronteira, neste caso em Roraima, justifica-se não penas pela evidente necessidade de desenvolver-se a região, pois existe uma clientela à procura de formação em nível superior.Justifica-se também pela gritante necessidade de consolidar-se a soberania nacional, pela efetiva ocupação das regiões limítrofes, bem como implantar-se Centros de Pesquisa que possam investigar e solucionar as problemáticas específicas de cada localidade, e, é claro, ocupar o "espaço científico" existente.Em conversas recentes com vários colegas, pessoas supostamente esclarecidas, pude constatar que, infelizmente, o trinômio "índio-mato atraso", domina as mentes de quase todos. Não nos enganemos: a alocação de recursos para a criação e desenvolvimento de Centros de Pesquisa de elevada qualidade nos Estados da Amazônia legal, ultrapassa, em muito, a esfera meramente científica-educacional, tendo sérias implicações de natureza geopolítica, e a negligência, via de regra, custa mais caro que o investimento.No tocante aos investimentos, contudo, as Universidades jovens, e, portanto, de pouco prestígio, sobretudo se localizadas em Estados de pouca expressão política no cenário nacional, contando com um reduzido número de doutores, e com dificuldades em atrair outros, vêem-se quase sempre contempladas com uma pequena fatia das verbas destinadas à pesquisa, sendo a maior parte dos recursos destinados às instituições de maior renome.É a consolidação do célebre enigma do biscoito tostines: "tostines vende mais por que é fresquinho, ou é fresquinho por que vende mais?". Ou seja, as instituições de renome recebem mais por que produzem mais, ou produzem mais por que recebem mais? Iniciativas como o PNOPG são válidas, porém insuficientes.Infelizmente, após 500 anos, o Brasil, mesmo do ponto de vista científico, ainda é um país eminentemente litorâneo, voltado de frente para o exterior, e de costas para o seu interior.Após 500 anos, a Amazônia ainda faz por merecer o título que Euclides da Cunha deu ao seu livro dedicado àquela região: Um paraíso perdido.[hr]Abraços progressistas e bio-éticos

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 53 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.