Início › Fóruns › Outros Tópicos › Que livro você está lendo agora?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/06/2006 às 2:37 #82460Miguel (admin)Mestre
(…) Depois, vou ler ou o “Código da Vinci” ou um livro do Maquiavel. ;)
Olá Gabrielle, aconselho Maquiavel. Ta aí uma discussãozinha sobre "O Príncipe":http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,1902.0.htmlAté mais.Ps.: Q bosta, amanhã tenho prova de estatística e ainda nem comecei a estudar... :(
05/06/2006 às 5:12 #82461Miguel DuclósMembroOláEstou lendo Nietzsche e a Filosofia do francês Gilles Deleuze, o segundo volume de Em Busca do Tempo Perdido de Proust, na tradução do Mario Quintana (ed. Globo), À sombra das raparigas em flor e um livro de contos do Borges traduzido pela gaúcha Lygia Averbuck. Quando terminar esse romance, quero pegar finalmente o Crime e Castigo, na tradução de Paulo Bezerra (ed. 34).Todos esses livros são excelentes leituras e recomendo. Espero terminar todos em breve.
05/06/2006 às 13:37 #82462Miguel (admin)MestreQuando terminar esse romance, quero pegar finalmente o Crime e Castigo, na tradução de Paulo Bezerra (ed. 34).Todos esses livros são excelentes leituras e recomendo. Espero terminar todos em breve.
Concordo. Dostoiévski é um dos autores que mais me impressiona, sendo Crime e Castigo um de seus melhores trabalhos (pelo menos dos que eu já li). A saga de Raskhólnikov, inclusive em sua "redenção" final, é simplesmente trágica, sem deixar de ser bela.Recomendo também O Idiota, Irmãos Karamazóv, e todos os outros..rs...E, falando de romancistas russos, não podemos deixar de citar León Tolstói, que é também genial (apesar de que eu o considere inferior a Dostoiévski). Talvez eu ache isto por Liêvin, de Ana Karênina, ter sido o primeiro personagem com quem eu me identifiquei do início ao fim de um livro, mas de qualquer modo é uma bela obra.E, para quem curte este estilo dor/sofrimento/tragédia/beleza, recomendo o filme 21 Gramas, de um diretor espanhol (ou mexicano, sei lá...) cujo nome não me quero lembrar. Têm-se a impressão de que o diretor e os atores (Benicio Del Toro, Sean Penn e... esqueci o nome da moça ;D) leram Dostoiévski a vida toda, pois até as cenas de sexo carregam um sofrimento que não se sabe de onde veio.Bom, depois eu volto a postar mais...Abraços a todos.
05/06/2006 às 14:50 #82463Miguel DuclósMembroInteressante atentar sobre essa ligação com Dostoievski e o cinema, unVolt. Outro filme recente é o Match Point do Wood Allen em que o personagem aparece lendo justamente Crime e Castigo. Mas pelo que vi entre os zelotes uma possível associação com a trama deveria ser feita com muito cuidado, por ser uma leitura particular.Eu não gostei de 21 gramas. Tirei recentemente no DVD para o meu pai assistir e ele gostou. Escreveu um comentário em sua coluna na Internet em http://outubro.blogspot.com/2006/05/dirio-da-fonte-cinema-de-extermnio.html (se Interessar). Eu também escrevi um pequeno artigo expondo minha visão sobre o filme na época que assisti: http://blog.cybershark.net/miguel/7 (se interessar). Mas paro por aqui, ou talvez tenhamos que abrir um tópico sobre filmes, e não livros.Já tentei ler Dostoievski várias vezes antes, e nunca me agradou muito. Talvez porque eram aquelas velhas traduções da Brasiliense. O único que terminei foi o "Memórias", que naquela época eram do subterrâneo, e depois viraram do subsolo.abs
05/06/2006 às 15:38 #82464Miguel (admin)MestreOlá,Se não houver problemas, mais tarde eu criarei o referido tópico. Mas, finalizando o assunto com relação ao 21 Gramas, ele tem realmente alguns clichês, sendo o principal deles a narrativa não-cronológica, que tem sido muito explorada ultimamente como algo "revolucionário". Sabemos no entanto que, em literatura, este recurso já é aplicado há séculos (M. de Assis, por exemplo), e, mesmo no cinema, Tarantino e outros já o utilizaram com maestria.Mas o ponto para o qual eu havia chamado a atenção era a sensibilidade do diretor em exprimir a dor em cada cena, algo que chega a ser fisicamente doloroso em alguns momentos.Bem, até mais.
05/06/2006 às 23:57 #82465GabrielleMembroE. A. Poe é foda... Eu o li pela primeira vez aos 13 anos e fiquei traumatizado por uma semana..hehehe...
O primeiro que eu li também foi aos 13 anos...chama-se "O Retrato Oval". Muito bom, me apaixonei desde a primeira vez que li Poe..
09/06/2006 às 16:22 #82466lvrfMembro– Interessante, nunca cheguei a ler Poe, embora sempre tenham feito bons comentários –Recentemente, ganhei a Ideologia Alemã de Marx, alguem já leu a obra? Já ouviram tambem falar de uma coleção de livros clássicos - a obra prima de cada autor -?É uma das poucas que conheço que tem clássicos, mas não sei se exitstem outras melhores
10/06/2006 às 22:43 #82467FlagMembroeu sou um chavalo de 18 anos, gosto muito de ciência, mas recentemente, desde que tive a disciplina de introduçao a filosofia, tenho me interessado muito, voçês nao sabem,a parte do mundo se sofia, um bom livro para me iniciar mais um pouco em filosofia?
10/06/2006 às 22:55 #82468Miguel DuclósMembroFlag, já viste as opções listadas em http://www.consciencia.org/livros.html ?
10/06/2006 às 23:07 #82469FlagMembroObrigado Miguel Duclós, tinha entrado neste site para participar no fórum, e nem me tinha apercebido da Home Page. que distraido que eu sou. :-[
10/06/2006 às 23:27 #82470FlagMembroVoçês acham que “uma breve introduçao a filosofia” de Thomas Nagel é um bom livro?
11/06/2006 às 1:40 #82471Miguel DuclósMembrolrvf: Eu li uma edição do início dos 1980 do Ideologia Alemã que não tem a obra completa, somente as teses sobre Feuerbach e a primeira parte. Creio que a segunda parte só foi editada recentemente, pela Martins Fontes. A coleção "Obra-prima de cada autor" é da editora Martin Claret, e é totalmente desaconselhável. Dizem que esta editora publica péssimas traduções, quando não são plagiadas, pegando-se uma tradução existente e trabalhando o texto. Coloca-se o nome de um tradutor laranja, não se paga os direitos autorais, e pronto, dá para vender por um bom preço. Por conta do preço, prefira somente os textos de domínio público (com os de machado, da literatura brasileira, ou a tradução do goethe, do agostinho dornellas). As traduções de filosofia vão fazer você remar contra a maré. Aliás há hoje no mercado de edições de filosofia uma grande avalanche de lixo, junto com outras edições muito boas. É preciso ver caso a caso.
11/06/2006 às 1:53 #82472lvrfMembroBoa noiteMiguel Duclós, obrigado pela sugestão. Tenho ouvido comentários semelhantes mas não quis me precipitar nesse meio.Bem, existe alguma editora ou coleção em particular que é recomendável? Ou alguma outra com a qual deveríamos tomar cuidado?
11/06/2006 às 3:25 #82473Miguel DuclósMembroOláFaz tempo que não consigo comprar livros novos, porém tenho acompanhado um pouco a distância. Todas essas coleções como "Simpsons e a Filosofia" ao meu ver devem ser evitadas, assim como as que aproximam filosofia da auto ajuda ( como mais Platão, menos prozac) ou da psicologia. Além disso, existem muitas editoras pequenas, como a Scala, editando... é preciso analisar caso a caso, pois o texto é o material da filosofia, e a tradução é um problema crucial, se não for confiável, você tem um pensamento que se perde.Aliás, é isso que afirma o maior tradutor de filosofia do Brasil : Rubens Rodrigues Torres Filho, que edita na editora Iluminuras uma coleção que busca a excelência nas traduções, onde o papel do tradutor é central e vai impresso na capa. A Iluminuras já publicou vários livros na coleção Biblioteca Polén, e não são muito caros.Uma coleção boa e com traduções responsáveis é a clássica Pensadores, quanto mais antigo for o livro dessa coleção, geralmente melhor. (expus isso no link do site que passei acima). Muitas outras casas editoriais de uma tradição de grandes edições de filosofia, alguns exemplos: Companhia das Letras, Martins Fontes, Zahar, Edições 70, Calouste Gulbenkian de Portugal (!!!) e as editoras universitárias, como Edusp, Unesp, Unb.
11/06/2006 às 3:27 #82474Miguel DuclósMembroFlag, não conheço este livro do Nagel, mas ele é um filósofo famoso, professor da Universidade de Nova York, e costuma ser bem recomendado.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.