Que livro você está lendo agora?

Início Fóruns Outros Tópicos Que livro você está lendo agora?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 91 até 97 (de 97 do total)
  • Autor

Bom, encontrei isso que talvez ajuda a elucidar os motivos"Enquanto a esquerda petroglífica se deslumbrava com arroubos revolucionários, Vargas tinha lido Zola e o relato tremendo do grande escritor sobre a anarquia que tomou Paris em 1848, quando malfeitores davam as cartas em todas as esquinas, cobrando pedágio da população desarmada . Sabia que aquilo não era bom para o país. Por isso implantou um poderoso parque industrial, que tomou fôlego com o fruto de longa e penosa negociação com os americanos, ao trocar o apoio aos Aliados pela siderúrgica de Volta Redonda."http://outubro.blogspot.com/2005/08/dirio-da-fonte-curva-de-agosto-no-se.html"Embora tenha se tornado um discípulo fiel do castilhismo, o ideário positivista interessou-lhe menos que o pensamento de Saint-Simon, Herbert Spencer ou CharlesDarwin e sua humanização deu-se através da admiração pela literatura de Émile Zola,para quem escreveu um artigo apaixonado, na revista estudantil Panthum, exultandoa sua posição frente ao caso Dreyfus e suas tendências progressistas.6""Na obra de Zola, não foi o estilista propriamente que acenou para ojovem estudante. Getúlio Vargas, na leitura do autor naturalista, deixou-sepenetrar pelo sentido social e humano da obra. O seu melhor, mais vigoroso elúcido ensaio de crítica, escreveu-o sob o influxo de uma emoção que lherevelava as secretas tendências do espírito. O drama das massas trabalhadoras,relegadas à escravidão de um sistema econômico e social impermeável àsreivindicações humanitárias ou às lágrimas do sofrimento coletivo; as privações materiais, o desconforto moral, o abandono físico, o pauperismo das classesdeserdadas da sorte; a exacerbação do antagonismo entre o capital e o trabalho,resultante da cegueira das camadas dirigentes e do egoísmo do regimecapitalista, baseado na avidez do lucro e na livre concorrência; a revolta dosoprimidos e a miséria da infância desamparada, todo esse painel real que oescritor pinta nos seus volumes, com a palpitação da sua arte realista, haviaecoado na consciência do estudante brasileiro, produzindo-lhe a reação de umlargo, arejado, compreensivo ardente e profético estudo crítico."http://www.al.rs.gov.br/biblioteca/pdf/getulio_vargas.pdfabs

G. Vargas inegavelmente foi o maior estadista que o Brasil já teve. Habilmente pairou entre americanos e alemães até pender para um lado com negociações que deixariam qualquer brasileiro orgulhoso e feliz – talvez não aqueles pracinhas que morreram em solo estrangeiro – No cenário interno não me recordo de nenhum presidente que tenha ido dos quartéis às fazendas das elites agrárias com tanta facilidade, e no meio do caminho parasse e conversasse com os trabalhadores e ainda teve tempo para acenar para a crescente burguesia. Esta habilidade em transitar entre meios opostos e de forma soberana, talvez tenha sido o sólo de onde brotou os argumentos que alimentam  os críticos e os admiradores de Vargas.   Eu não me coloco nem lá nem cá, reconheço que foi o maior estadista que o Brasil já teve, contudo ele não era muito democrático.ps. Este texto em PDF cuja o link vc disponibilizou é muito interessante.  ;)

alinenina
    Membro

Oiiiiiiiiiii td bem?!Vi alguns livros q vc possui no seu Pc e gostaria de saber se vc pode me encaminhar os q seguem abaixo!!!Desde já agradeço...meus emails: [email protected]/ [email protected].Bukowski - Mulheres.pdfDante Alighieri - A Divina Com‚dia.pdfDostoievski - Contos.pdfDostoievski_noitesbrancas.exeMikhail Bakunin - Deus e o Estado.pdfBjusss e valeu!!!

Brasil
    Membro
    taiguara_sp
    Membro

Olá, sou novo nesse fórum e esta é a primeira vez que escrevo aqui. Confesso que não li o tópico inteiro mas gostaria da opinião dos usuários sobre o livro "A insustentável leveza do ser" de Milan Kundera. Estou lendo esse livro agora e gostando muito, acho que ele trata dos relacionamentos sob um ponto de vista psicológico que poucos autores conseguem atingir. O que vocês acham?

thiii
    Membro

Estou lendo Os Mandarins da Simone de Beauvoir. Estou gostando muito.Os personagens são muito bons, humanos, e suas angústias também.Em algumas páginas é possível sentir raiva, pena, amor e cumplicidade.

Allie
    Membro

Por enquanto nenhum… mas tenho que começar a ler “O caçador de pipas”  ;)

Visualizando 7 posts - 91 até 97 (de 97 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.