Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Voces ja se utilizaram de alguma substancia para ter um contato com deus?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
20/08/2009 às 20:26 #70914lincolnpsiMembro
Olá !Frequentei uma religiao chamada "Cha Do Santo Daime" durante 2 anos.Uma substancia conhecida como Ayahuasca é o centro desta doutrina.Confesso que durante todas as vezes que me utilizei deste cha tive um contato muito diferenciado com uma outra forma de consciencia.Eu tive um contato com deus.Durante toda minha vida eu busquei uma forma conciente de me conectar com o alem.Porem, todas elas frustradas.Apenas atravez da Ayahuasca pude realizar esta procura com exito.Ou pelo menos eu tive esta impressão.Sera que foi uma alucinação?Sera que foi um contato real?Vcs ja utilizaram alguma substancia para ter contato com deus?
20/08/2009 às 21:54 #87249Miguel DuclósMembroDizem que o uso dessas substâncias pode ser bom justamente para aliviar a fixação acerca de Deus que temos na atenção cotidiana, e assim atingir a fruição e o ilimitado, já que a idéia de Deus funciona na mente como uma poderosa cola que dá ordem, nivela e une tudo, mantendo uma estabilidade nem sempre real.
21/08/2009 às 2:10 #87250BrasilMembro(…) durante todas as vezes que me utilizei deste cha tive um contato muito diferenciado com uma outra forma de consciencia.Eu tive um contato com deus.
Caro amigo, posso te garantir que a sensação que você sentiu não tem nada a ver com “se aproximar” ou “ter contato” com Deus, efetivamente.Porém, se acreditas em Deus e se sente bem com isso, então podemos dizer que se aproximaste psicologicamente de Deus.Veja que, como observou o Miguel, alguns dizem que a sensação pode ser algo eficaz para aliviar a “fixação” acerca de Deus, ou seja, “se afastar” da idéia de um Deus assim ou assado. Se não acreditas em Deus, então aquela sensação serve para negá-lo ou se libertar da idéia de sua existência.Por quê? Porque tanto o daime, quanto o LSD, o extasy, assim como também a amanita ou psilocybe (cogumelos de esterco) contêm substâncias que IMITAM os efeitos da serotonina.A serotonina é uma substância produzida pelo corpo humano. Ela é o neurotransmissor do PRAZER. Basicamente, o que regula a produção de serotonina são as emoções ou as reações emocionais. Então, se tu não acreditas em Deus, consuma daime ou LSD e terás tanta sensação de prazer que acreditará mesmo que estás certo e que ele não existe.E se acreditas em Deus, consuma daime ou LSD e sentirá ele “perto de ti”.Nada mais que uma indução artificial à satisfação. O problema todo é a dependência psíquica e física que isso certamente causará se for consumido regularmente. Sem falar nos efeitos colaterais, como por exemplo, o estado depressivo nos períodos de abstinência. :man_in_love_mini:
21/08/2009 às 15:52 #87251lincolnpsiMembroPois é… pois é…Caros amigos, estou certo de que este assunto da pano pra manga. Principalmente se pessoas que fizeram uso de tais substancias debaterem aqui conosco.Eu concordo plenamente com meu amigo ai de cima, ele foi sucinto e objetivo em sua resposta. Porem eu ainda levanto outra questao, se os fanaticos religiosos tem o poder de produzirem mais esta substancia do prazer, devido unicamente ao fato de estarem se auto-sugerindo, de forma fanatica, ou seja é quase uma obrigação biologica a produção de serotonina, o pensamento focado unicamente neste sentido, eu me considero um sujeito inferior , pelo fato de nao deter tal habilidade, pois sou ateu.Porem eu leio F.Nietzsche, e durante todo este tempo dedicado a este alemao fdp, me consome muita serotonina , mas canalizada para um certo niilismo em relaçao as coisas.Sei que não tenho bagagem nenhuma para ler F.N, pois estudo filosofia a apenas 10 anos.Mas este pouco tempo entre F.N, Freud(Me formo em psi este ano rsrs), fernando pessoa, lacan e companhia limitada, eu me admiro quando me lembro das vezes em que estava sob o efeito do daime e via claramente varios espiritos me curando, me rodeando, me envolvendo, e eu conseguia mater dialogo com eles , era muito real.Mas quando estou "careta", ou seja, quando estou sem substancia nenhuma, uma forte razão pesa sobre minha cabeça me fazendo negar toda especie de dogma religioso ou qualquer raio laser que algum deus possa jogar em alguem...Tipo, seria o efeito dos psicotrópicos um unico canal para se entrar em contato com tais entidades?Seria o fanatismo um outro unico canal para se fazer isto?A auto sugestão seria um caminho secundario?A fé?Mas e se a pessoa questionar sua propria fé?Ela deixa de ser fé?Ou apenas vai enfraquecendo ate dar lugar a honestidade?Pois eu entendo que todo religioso mente pra si mesmo , mesmo sem saber disso...Mas o grande barato disso tudo é que eu mesmo sendo ateu, e confesso, ja utilizei todas as substancias que existem nesse mundo ( so falta o ópio e o peiote , mas eu estou fechando um negocio pra comprar pela internet! , rsrsrs brincadeira !) eu ainda estou fixado na leitura produtiva do F.N e do freud. O freu explica em Totem e Tabu e o nietzsche explica em Zaratustra, que esse lance de espirito é invenção cerebral.Mas poderia uma invenção ser efetivada sem o previo contato com estas informações?Tipo um inconciente coletivo do Yung?Não sei , continuo na velha saga pela procura desse deus, minha parte eu faço, eu nao mato e nem roubo e nem a nao me lembro os 10 mandamentos , mas sei que faço uns 7 deles todos os dias, 70% da pra ir pro céu?Ou precisa de 100%?Nem cristo fez 100% destes mandamentos, ja li a blibia umas 3 vezes, nao precisa mais que isso, eu ainda fico impressionado como este livro pequeno, se comparado com alguns tratados de filosofia moderna, ainda é lido e estudado compulsivamente por pelo menos um quinto do planeta...Mas continuo a indagar, sera que se existir realmente uma energia viva chamada deus e racional, pelo que eu sei tudo que provem dele é racional né? ou não? a razão ou vc tem ou não tem, é a dialetica, é o cartesiano da coisa.Aiaiai fiquei ainda mais confuso de quando antes de escrever este topico!Ajudem!rsrsrs
21/08/2009 às 17:10 #87253BrasilMembroseria o efeito dos psicotrópicos um unico canal para se entrar em contato com tais entidades?
Que entidades? O que você viu e “manteve contato” foram alucinações! É como sonhar acordado...
(...)continuo na velha saga pela procura desse deus(...)
Me desculpe a sinceridade, mas há uma incoerência muito grande aí. Se você se diz ateu, não deveria estar procurando nenhum deus...
21/08/2009 às 20:34 #87254lincolnpsiMembroAmigo brasil , é o seguinte, concordo com vc quando diz haver uma incoerencia.Deixe-me explicar com outras palavras...O fato é eu estou ateu. Mas eu não sou ateu.Eu busco , é praticamente uma saga, ja estou na 10000000 tentativa, de realizar um encontro com deus.Durante todo este processo eu passei por muitas religioes, mas com um olhar antropologico, um olhar de cientista .Sou um cientista do comportamento.Eu digo sobre o ateismo , mas na verdade é uma questao de instante.Quando , durante o efeito do daime, eu vi deus, eu deixei de estar ateu naquele momento.Mas dentro de tudo que ja foi dito aqui ate agora, gostaria de mais opnioes de vcs nobres debatedores de forum!Grande abraço a todos!
22/08/2009 às 20:31 #87252BrasilMembrogostaria de mais opnioes de vcs
Veja, como eu te disse, essas drogas apenas imitam os efeitos da serotonina... Ou seja, ela já está dento de você! Você é capaz de sentir prazer sem precisar ingerir ou injetar substâncias no teu organismo!Precisa apenas estimular as tuas emoções com coisas que te dão prazer e não com algo que te fará sentir prazer sem qualquer fato ou acontecimento que justifique. Quando buscamos estes “aditivos” é porque não estamos felizes com o que somos ou com o que temos. Mas devemos ter os pés no chão e entendermos que não adianta “ver Deus” e depois cair na realidade e, SABER efetivamente que a visão foi apenas uma alucinação provocada. (Só o tempo fará você entender e concordar com isso.)Quando eu era jovem comi cogumelos com leite condensado... Acreditei piamente que os bois estavam falando comigo... Eu fui lá fazer isso pensando em mim mesmo e na “merda de vida” que eu tinha, mas se eu estivesse pensando em Deus ou “à procura dele”, talvez acreditaria que ele próprio estivesse conversando comigo.Acho que você não é ateu, apenas está numa fase de questionamentos e libertando-se da idéia de que Deus deve estar necessariamente relacionado com alguma religião, seita, doutrina ou algo parecido. Deus não é e não pode ser confundido com uma ilusão. Não há nesta vida este ou aquele produto que te fará encontrar-se com Deus. Os teus VERDADEIROS parâmetros morais, éticos e sociais não vêm de nenhuma religião e sim do teu conhecimento e do teu raciocínio.
26/08/2009 às 16:17 #87255lincolnpsiMembroCogumelos…Bois falantes...Deuses...Substancias...Felicidades...Tristezas...Resumo: Ser Humano.Tudo proviniente do ser humano é plausível de duvida.E quem pode duvidar?Seres humanos...Se tudo relacionado aos seres humanos é plausível de questionamentos, e todos os questionamentos são frutos de seres humanos, esta formada ai o maior paradoxo de todos.E sendo o conceito de deus um produto humano.Continuará sempre sendo um paradoxo.Não existe certo ou errado.Apenas instantes de certezas e instantes de procuras.Os instantes em que se tem uma vaga ideia da certeza se fazem raros em comparação com os instantes que sobrarem.As expereiencias com lsd por exemplo do doutor Timothy Francis Leary, o aumento da margem concienciosa, as experiencias transpessoais, o daime, os cogumelos e os bois falantes, tudo isso se faz nescessario apenas como forma de se romper com o paradigma, o paradoxo humano.
07/10/2009 às 16:20 #87256lincolnpsiMembroPoderia ser a impressão causada pela descarga de serotonina uma ilusão a respeito de uma manifestação sobrenatual?
13/10/2009 às 12:47 #87257OuroborosMembroAgora tenho prova. MAs volto para responder a esta pergunta. Sou membro da UDV(União do Vegetal), e lá nós ingerimos a Ayahuasca.
14/10/2009 às 19:23 #87258lincolnpsiMembroOpa, eu tambem frequentei o cha do santo daime por um tempo, eu me utilizei desta substancia um periodo de tempo, achei fantastico os efeitos e a relação intelectual/espiritual que isso implica, abraços
15/10/2009 às 4:43 #87259BrasilMembroo daime é só uma descarga de seretonina? nunca vi definição tão superficial.
O daime é um alucinógeno que IMITA os efeitos da serotonina. Certamente sua definição para o daime deve ser muito interessante... Só faltou expô-la.
a fé é a plenitude do ser, é confiança e entrega total.
Sim, é verdade... Tô até pensando em entrar pra uma comunidade chamada “Fraternidade Batatas da Terra”... Eles acreditam que os humanos são batatas rastejantes e esperam pelo fatídico Dia do Grande Purê.
15/10/2009 às 16:18 #87260lincolnpsiMembrodepois de freqüentar por 2 anos ainda tem tantas dúvidas? é muito cabeça dura. procure se conhecer e não ficar pergutando aos outros coisas que só vc pode responder… o daime é só uma descarga de seretonina? nunca vi definição tão superficial. Você acha mesmo que o mundo gira em torno do seu umbigo? existem seres divinos maravilhosos que fazem é brincar com esse jogo racional tão raso, há um caminho muito mais profundo e verdadeiro quando se supera a razão se abdica de seu próprio egoísmo e pensamentosPois é minha dignissima amiga... (Vc é uma mulher certo?rsrs)Vou responder com a maior boa vontade que eu possa exprimir, ok?Vc diz que depois de 2 anos eu tenho tantas duvidas , pois é , eu não acho 2 anos muito tempo...Conheço pessoas que bebem daime a 60 anos e ainda não responderam nem se quer a primeira duvida... Eu tenho muitas duvidas sim... concordoSou cabeça dura sim, concordo...Eu busco meu caminho nas leituras sim, onde ja se viu vc vir me dizer que não devo ler filosofia e nao devo buscar em F. Nietzsche informação , pelo simples capricho de ser obrigado , ou de ser melhor , buscar minha propria filosofia e meu proprio caminho ... não faz o menor sentido isso...Quando vc diz que devo abrir mão de mim mesmo para adentrar no meu psiquismo mais profundo eu concordo com vc e com quem disse isso a primeira vez... agora me diga ai quem disse isso a primeira vez?quem ?quem?quem?tamtamtamtamF.Nietzsche...Foi ele que instaurou a ideia da loucura adquirida , no bom sentido , quando destruiu as tabuas de valores em zaratustra, quando abriu mão das normas e dos costumes , afirmando ser o homem uma ponte entre o animal e o super homem...o super homem de nietzsche é um ser dotado de cultura propria , de ideias virgens e noções de ética unicas e singulares... é um ser dotado de vontade propria...O daime me serviu de incentivo a continuar perguntando e buscando um caminho melhor para mim e para o mundo...Eu aprendi muitas coisas com o daime, uma delas de que é um absurdo as pessoas fazerem uso desta substancia dentro de uma cultura religiosa... o daime era pra ser usado tal qual o lsd 25 do Timothy Francis Leary, do hoffmam e tal... era pra ser usado ao som da psicodelia e de leituras intensivas de lacan e freud.... nao do mestre juramindam... que eu nao tenho nada contra , mas que é uma filosofia de vida mais rasteira e simples...quem produziu mais?nao sei ...talvez o juramindam tenha feito mais para a humanidade doque o nietzsche... mas eu de meu tom afirmo ter adquirido mais informação util dentro da filosofia nietzschiana ...Outra coisa é comparar as realidades comprovadas dos avanços que a humanidade ja passou com seres misticos e superiores... vc realmente acredita em seres superiores?entao devo acreditar no fatidico dia do grande pure de batatas tambem ?eu apenas disse aqui no meu comentario que o daime é um lsd muito forte e coloca os usuarios em uma dimensão alem da normal , que deveria ser usada numa filosofia de crecimento intelectual e nao espiritual... eu adimiro muito mais a inteligencia do que a fé ou a religiao...e acredito que as duas não caminham juntas...agua e oleo
16/10/2009 às 1:23 #87261Sheila TonMembroNão quero dar uma de cientista chata mas não custa ler isso:O Santo Daime, usado como chá, é preparado a partir de dois vegetais nativos da região amazônica, um conhecido como chacrona Psycotria Viridis, família das rubiáceas, e o outro, a ayahuasca Banisteriopsis caapi, família das malpigiáceas. Essas plantas contêm alcalóides e outras substâncias químicas com propriedades alucinógenas e psicotrópicas. As principais substâncias encontradas na ayahuasca, resultante da decocção dos dois vegetais, são a harmina , também conhecida como banisterina, dihidroharmina, hermalol, harmalina, dimetiltriptamina (DMT), 5-metoxi-triptamina, cafeína, teobromina e outros. A harmina é estimulante do sistema nervoso central, onde exerce a ação alucinógena. Os alcalóides beta-carbalina, existentes no cipó, inibem a enzima monoaminaoxidase (MAO), que degrada a dimetiltriptamina (DMT), o princípio ativo da folha que provoca alucinações visuais. Desse modo, não sendo destruída, a DMT continua exercendo a sua atividade alucinógena, caracterizada por fortes sensações luminosas. Sob o efeito dos componentes químicos do chá, o usuário entra em transe, quando, então, se sente robustecido na crença e na fé, manifestando-se nele a presença do espírito. Logo após manifesta-se a sonolência. Sob o efeito do Daime, a pessoa sente como se estivesse viajando dentro de si mesma e a conseqüência se manifesta em modificações na percepção. Os sentidos tornam-se mais aguçados, podendo ocorrer estranhas visões luminosas, até mesmo causando a sensação de estar mantendo contato com pessoas distantes. Essa sensação pode ser tão forte que faz a pessoa sentir-se flutuando no espaço e se aproximando de Deus, para com Ele conversar. Finalmente, ela perde a noção de tempo, que pode variar para mais ou para menos, de acordo com as emoções mais íntimas de cada um. (...)A ação do chá deve-se à presença de alcalóides nas plantas utilizadas na sua preparação: o cipó Banisteriopsis caapi e as folhas do arbusto Psycotria viridis. Os efeitos observados são: alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarréia. Estas ações podem causar efeitos mais sérios ao organismo e, portanto, merecem maior atenção dos profissionais da saúde, no sentido de que se promovam estudos que possam permitir a utilização religiosa do chá sem maiores danos biológicos e para a conscientização dos usuários sobre os possíveis efeitos tóxicos destas substâncias.Rev. psiquiatr. clín. vol.32 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2005Depois de tanta informação técnica vem a piadinha. Tenho um amigo que tomou o chá 3 vezes e em todas elas foi parar no banheiro por horas. Agora a expressão bíblica "trono de Deus" começou a fazer sentido!!! ;D
16/10/2009 às 3:09 #87262BrasilMembroTenho um amigo que tomou o chá 3 vezes e em todas elas foi parar no banheiro por horas. Agora a expressão bíblica "trono de Deus" começou a fazer sentido!!! ;D
Religiosamente falando, se ele for doutrinado pela IURD, podemos dizer que submeteu-se a 3 seções de descarrego espiritual. Se for espírita, produziu 3 ectoplamas. E se for católico, livrou-se de 3 antilegomenas . ;D
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.