Não existe alma

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 75 do total)
  • Autor
    Posts
  • #69896
    jocax
    Membro

    UOL – Folha de São Paulo, domingo, 06 de maio de 2001
    Do homem-máquina ao homem-genoma
    Sergio Paulo Rouanet

    “…..La Mettrie tinha escrito que a felicidade consistia em
    segurar um copo numa das mãos e o biquinho do seio da linda Phílis na
    outra, “mandando ao diabo todos os preconceitos do universo”.

    “Por que relembrar hoje esse filósofo relativamente pouco
    conhecido? Porque de certo modo ele está mais na ordem do
    dia que a maioria dos pensadores do século 18…….”

    “……..Partindo do princípio de que o bom ou mau funcionamento do
    corpo condicionava de modo absoluto a felicidade ou infelicidade
    dos homens, La Mettrie escreveu sem pestanejar que “os maus
    podem ser felizes… Parricida, incestuoso, ladrão, celerado, infame
    e justo objeto da execração dos homens de bem, serás feliz
    apesar de tudo…..”

    “…..La Mettrie levou às últimas consequências a afirmação de
    Descartes de que os animais eram simples máquinas, por serem
    privados de uma substância espiritual capaz de dirigir seu
    organismo. Os homens tinham esse princípio imaterial, uma alma
    implantada por Deus, e nisso se distinguiam dos animais.
    La Mettrie considerou a hipótese da alma uma complicação
    supérflua. Os homens não se distinguiam dos animais em
    praticamente nada, nem em sua anatomia, que era semelhante à
    dos primatas superiores (na época, os orangotangos eram
    chamados “homens selvagens”), nem em seu comportamento, sob
    inúmeros aspectos até mais desprezível que o dos animais….”

    “….Nosso filósofo concluiu da virtual identidade de natureza
    entre homens e animais que, se Descartes tinha razão em dizer que
    os animais eram máquinas, bastava dar um passo para afirmar que
    também os homens eram apenas máquinas. Nosso corpo é um
    conjunto de molas e engrenagens, e o que chamamos alma é um
    princípio também material, localizado no cérebro, que
    movimenta nosso organismo e nos habilita a pensar.

    A idéia de uma alma imortal vem da nossa vaidade, do orgulho
    de nos sentirmos superiores ao resto da criação. O pensamento é
    uma simples função da matéria organizada. A experiência
    demonstra que a matéria comanda tudo, que só o corpo existe….”

    Texto completo em :
    http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/265

    #74485

    Há um limite no campo abrangido por nossa consciência. Normalmente, a alma, enquanto fenômeno, está fora desse campo para a maioria das pessoas. Em virtude dessa inacessibilidade, as mesmas se põem a teorizar sem o devido apoio experiencial.
    Aqueles que nunca viajaram em estado de “apenas psique” não possuem autoridade para abordar a questão da existência da alma pelo fato de não possuírem experiência o suficiente para elaborar conceitos exatos a respeito. Os conceitos emitidos sob tal condição resultam desconectados dos processos concretos, embora sutis, pertinentes à alma. Isso nos conduz ao seguinte ponto: aqueles que se experimentaram na ausência dos funcionamentos físicos corporais sabem, por comprovação própria e sem necessidade de teorizar a respeito, que o corpo não é tudo e não podem mais negar tal fato sem traírem a si próprios. E aqueles que jamais passaram por essa experiência não sabem nada a respeito desse assunto.

    #74486

    Argumento 1:
    Eu já vi um elefante. Eu já vi asas. Eu já vi a cor do sangue. Mas eu nunca vi um elefante com asas cor de sangue.Mas eu estou pensando nele. Ele nao tem matéria. Onde ele esta?

    Argumento 2:
    Eu ja vi UMA laranja, UMA maça, UMA batata, mas nunca vi UM. Entretanto, eu penso com UM, DOIS, PI, além de numeros complexos, etc. Nao existe UM no mundo físico. Como podemos pensar em coisas nao físicas sendo somente seres físicos.
    Ora, o homem ri. Já viu uma máquina rir?

    #74487

    discussão básica da vida, os que negam aquilo denominado alma ou “pensamento”,ou “idéia”, não observaram com atenção a si mesmo, basta uma observação do seu corpo. é fácil questão a ser tomada uma posição inicial coerente…já se cortaram e perceberam que a pele cicatriza e se multiplica? já perceberam que o homem cresce, passa de criança a adulto? é multiplicação celular…células que vão tomando o lugar de outras que vão morrendo…eu disse morrendo…e se levarmos em conta o corpo todo, vemos que talvez nessa ocasião, nesse momento, agora, tenhamos células totalmente diferentes das que conpunham nosso corpo no início de nossas vidas, células da pele, do fígado, do cérebro totalmente diferentes das iniciais… e o que continuaria mantendo o nosso pensamento? não seriam as células, seriam? as células que morrem e nascem? o que manteria a multiplicação organizada dessas células, que formariam os órgãos e uma pessoa organizada ao invés dum bolão de células sem forma? deve haver algo estruturando isso tudo e que mesmo com esse vai-e-vem das células continue pensando continuamente…e que mesmo com elas morrendo, repito, continua pensando, é VC, é seu pensamento, é sua alma…
    dizemos alma porque alguém elegeu esse nome primeiro e sempre tomamos ele como exemplo, mas podia ser outro…valeus?! nem entro em outras discussões pq talvez fora da experiência de alguns, ou pelo menos da percepção. elenquei a parte biológica pq observável 100% por todos nós.

    #74488

    “Deve haver algo estruturando tudo isso….” é mesmo? E o que estrutura tudo isso? Deus, algo além da matéria?…no fundo isso é a velha da discussão entre a física e a meta-física. Porque os processos biológicos não seriam apenas processos materiais? Só porque vc acha que tem que ser assim? Porque não poderia existir uma propriedade de organização natural da matéria? Não…mas os teístas encerram a questão…há que haver algo…se não a minha psique não suporta. Eu restaria só e desamparado neste mundo, reles composto material. Ora, isso só faz sentido de maneira antropocêntrica, mas enfim…..

    #74489

    há que haver algo…se não a minha psique não suporta

    Parece que o que está em questão é outra coisa: nao pode haver nada que a sua mente nao entenda. Entao, enjaule-se a “realidade” na materia… isso vc pensa que entende.

    #74490

    Fernando, acho q se prestares atenção não elenquei Deus ou me identifiquei como teísta ou não, somente levantei aspectos biológicos…nem vou falar disso pq o fórum não é sobre.
    se disses q a psique dos que admitem a alma necessita disso, somente confirmo tua opinião, necessita mesmo…se isso for pensar inferiormente, admito, assim penso…assim como necessito de tantas outras coisas q me aparecem à frente, certas ou erradas a priori, capazes de me fazer formular juízos de que preciso pra compor meu eu…digo mais, preciso de tudo, tudo mesmo, fantasioso ou totalmente concreto cientificamente, e nunca botarei a negação ou o nada antes de de qualquer análise, senão negarei o meu poder de conhecer, e esta análise será minha… assim como admito q existe alma e não o NADA, e Deus também e não o NADA, que água sal e acúcar dá soro caseiro e não o NADA, que m x c²=E e não o NADA, que 1+1=2 e não o NADA, até q essa discussão vai parar em algum lugar e não no NADA e outras coisas tão mais simples da vida, rapaz eu preciso de tudo isso pra formar o que sou hoje, pq se não admitir NADA sou, e acredito q até aqueles que se julgam TUDO e que neguem as necessidades de sua psique absoluta sejam alguma coisa e não um NADA. e da física q tu levantas o conflito, ela tá avançando muito e mesmo q incosnciente, não sei, pode ser consciente tb, tenta englobar, e está indo atrás, de alguns parâmetros metafísicos…aliás, até peço a presença ou opinião de algum físico q estude os mais modernos estudos da física…nem mesmo os modernos…já viste, dizem q Eistein era doido, até hj não conseguiram entender o homem, ele facilitou um monte de coisas, e nós complicando…

    #74491

    Esse Pacifista!!! Então o que a minha mente não entende eu a “enjaulo” na realidade da matéria, que isso a minha mente entende..nem tanto, jamais afirmei isso, acho até que jamais entenderemos toda a realidade que suponho, seja sempre material. Todavia prefiro esta postura,a achar que existe algo além da matéria, e daí eu começar a escrever textos sagrados, a prestar cultos , a fazer adorações, muitas vezes quando tudo se despedaça a minha volta.Entre , por exemplo, ir ” além da física”( a metafísica), prefiro estudar a física, que é mais palpável, embora admita que nuncam toda a realidade física(material) será apreendida pela mente.Até porque , é possível que não existam mais mentes dentro de alguns milhares de anos.Talvez seres que desenvolveram mentes estejam extintos.No fundo a vida existiu por bilhões de anos sem a necessidade de consciência/mente.

    #74492

    prefiro esta postura

    prefiro estudar a física

    Se vc tiver algum argumento melhor do que “…eu prefiro” seria interessante apresentá-lo para discussão. Pelo que me lembro, filosofia nao era o seu forte, entao imagino que nunca tenha lido “Verdade e Método”, mas um pouco de hermeneutica nao faria mal.

    Por hora isso está me trazendo à consciencia (sim, ela mesma) aquela estória do sujeito que perdeu a chave e a procurava debaixo da luz do poste. Alguém lhe disse:
    – Mas vc nao perdeu a chave lá do outro lado da rua?
    – Sim, mas lá está escuro, aqui tem a luz do poste para me ajudar.

    Continuemos, portanto, a procurar respostas para problemas nao-fisicos na fisica!

    Quem é entao que fecha a questao? Até agora me parece que os “ateus” desse site estao mais dogmáticos do que a maioria dos crentes que conheço.

    #74493

    (ISSO TB INDEPENDE DE DEUS OU RELIGIÃO). eu acho engraçado as opiniões dos que não acreditam nas coisas, eles acham q por não acreditarem em algumas coisas são masi convictas as sua opiniões…acham tb q aqueles q acreditam em algo q eles não acreditam são levados simplesmente pelas opiniões alheias, do pastor, sei lá de quem…não entendem q as opiniões contrárias às dele podem ser conseguidas por exercícios racionais bem mais complexos q o seu simples negar…a negação seria o estágio primeiro da mente q evoluiu dum acreditar em tudo sem entender o pq. quando a luz da razão encosta nessa pessoa, ela passa a negar até aquilo tudo que ela acreditava anteriormente, e passa a negar tb tudo que lhe rodeia, mas essa razão q aos poucos adentra cada consciência ajuda tb na interiorização, nem digo interiorização, digo percepção, daquilo q está em nós tb e descobrimos, ou seja: 1º estágio=aceitação de tudo, acúmulo de informações sem raciocínio de serem certas os erradas; 2ºaparece a razão na nossa frente, mas ainda não a praticamos, passamos a criticar tudo e até mesmo nossa postura anterior de aceitar opiniões alheias, e não as nossas – revolta e negação – esse deve ser um estágio quase instantâneo, é bem passageiro; 3º-razão adentra o ser, que passa a ver as coisas criticamente, aceitando as coisas, todas, como objetos de análise para formação de juízos baseados em todas as informações q adquiriu nos estágios anteriores e neste

    #74494

    Eta nóis, ficar discutindo baboseiras medievais… pela mor di deus, sempre digo uma coisa: quando eu vir meus cães e gatos rezando para um deus, pronto, acreditarei nele. Se não, bela m. ele existir ou não, ele q vá procurar o q fazer, tem muito, pode crer

    #74495

    Uma pessoa que tem cães e gatos como mestres certamente nao tem muita coisa na cabeça!

    #74496

    a água por exemplo, engraçado q hj admitimos que ela é formada de oxigênio e hidrogênio, até os negadores de tudo…se eu dissesse a um ignorante disso q a água tem componentes, q poderia ser dividida em substâncias diferentes ele me chamaria de doido, ou de discutidor medieval, ou de fanático religioso pq ele tinha um litro d´água e tentaria fracioná-la e teria 1/2 litro e depois 250 ml e ela continuaria sendo a água e não hidrogênio e oxigênio, e ele nunca aceitaria enquanto não visse os estudos da química científica, e que isso fosse reproduzido à sua frente, e posto nas suas mãos e dito a ele q isso não era a última descoberta científica, mas apenas um NADA perto das existências q ainda não percebemos.

    #74497

    ahh, como na discussão foi levantada a palavra “matéria”, gostaria q alguém me dissesse o q é, mas sem ser aquele conceito infantil de q é tudo q ocupa lugar no espaço… O QUE É MATÉRIA?
    SÓ EXISTE MATÉRIA? das mais concretas coisas às menos concretas, menos densas, tudo é matéria? existem diferentes níveis de matéria então? poderíamos considerar q há um limite do que seja matéria, e a partir daí não existiria mais nada ou seria lgo imaterial ou antimaterial? pedra, gente, ar, nuvens, ondas eletromagnéticas, raios x, são matérias? o q vemos é matéria? o q não vemos tb? estou cheio de dúvidas, me esclareçam

    #74498

    Melhor q ter o q vc deve ter, né, um monte de m. q faz com q acredite em duendes…huahauhau vai assistir a xuxa rapaz, aprenda com a natureza, vc faz parte dela, e vá dormir, q acordado cê tá fedendo.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 75 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.