Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A alma sobrevive sem o corpo? › Não existe alma
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/03/2010 às 4:56 #74544nairanMembro
Ola a todos,Não importa qual a vertente física que se busque, sabe-se já o bastante para termos bem claro que a matéria é tão somente um desdobramento de sistemas cada vez mais complexos envolvendo campos, energéticos, tempo e espaço, este na forma de dimensões, aliás não totalmente determinadas em seu numero.A questão então se desloca de saber o que é matéria ou o que é "imaterial".Na verdade mesmo a matéria como se entendia na forma mais tradicional de pensamento, não deixa simplesmente de existir, para dar lugar a algo "imaterial", ela simplesmente nos mostra que a realidade física do universo é formada por níveis sucessivos de sistemas complexos.Mas a Energia, e principalmente os Campos energéticos continuam a manter a mesma realidade física que antes se apregoava a Matéria.Vejo com espanto as tentativas de se usar essa "diluição" do conceito de matéria como muleta para se tentar explicar o espírito e a alma, usando a palavra alma na forma errônea que é usada nos dias corrente que fique bem claro.As descobertas e desenvolvimentos da Física moderna, podem nos levar a muitos caminhos, mas em hipótese alguma levam ao caminho do "mundo dos Espíritos", ou coisa que o valha, muito pelo contrario, mostram claramente que a realidade é una, e coerente, e, física.Alma, em seu significado original representa inteireza, aquilo que não pode ser dividido sem perder suas características de propriedade, ou seja exatamente o oposto daquilo que defendem os Espíritas ou espiritualistas, a Alma, na verdadeira acepção da palavra significa o ser inteiro, completo sem divisões, o corpo, o pensamento, as emoções enfim tudo que o define e compõem, nesse sentido vale dizer que o ser humano persiste sim após a morte, ao menos por um tempo pois seu corpo demora as vezes mais tempo para se decompor totalmente do que o tempo em que o ser permaneceu vivo.Ou seja o que persiste após a morte é justamente nosso corpo.Toda a parte que é tida como espírito, ou a parcela dita imaterial que nos compõem desaparece rapidamente após o findar das reações que mantém o organismo integro, visto que são produtos diretos dos sistemas complexos e dos arranjos espaciais que formam nosso sistema nervoso central.Quanto a Alma propriamente dita, essa é a primeira a deixar de existir, pois a inteireza já não existe mais, o vaso se partiu, não há mais forma nem sistema funcionando, não há mais alma.Abraços a todos.
20/12/2010 às 18:58 #74545Amigo da SabedoriaMembroNão existe alma… o ser humano é dotado de pensamento de auto-existência (OBRA DO ACASO), com um único intuito, saber q deixará de existir em breve… e sendo assim qual é o sentido de existir????? Nenhum, afinal a vida nos prepara, nos experimenta, nos torna apto, para absolutamente NADA… não é pessoal???Espero sinceramente q haja pessoas q concordem com este meu 'pensamento' ou, se preferir, achismo q postei acima, pois se tudo consiste meramente em simples matéria, pq eu me 'mataria' pra conseguir um lugar ao sol, ou pra viver seguindo regras de moral e bons costumes... QUAL SERIA AFINAL A MORAL DA HISTÓRIA??? POR FAVOR ESTOU A PROCURA DESTA RESPOSTA...Você q concorda comigo, não perca seu tempo com a brevidade desta vida, apenas relaxe e goze...pois a vida consiste apenas em matéria inanimada(comprovada pela ciência) e animada (Existe matéria animada?????)...OU A CIÊNCIA SABE E EU TÔ POR FORA...MEUS CAROS, POR GENTILEZA, ME AJUDEM...Abraços
20/12/2010 às 20:11 #74546AcáciaMembroEm plena comemoração de Natal e isto?Estamos aqui para evoluir. Quando aportei neste fórum tinha conhecimentos Bíblicos apenas. Agora tenho pouquíssimos conhecimentos filosóficos mas suficientes para me fazerem perceber a importância da razão humana e da racionalidade. Não concordo com seu "pensamento" nem achismo. Deus existe e o homem também. Concordo com o "relaxe e goze" pois Deus não fez ninguém para viver preocupado com "o que há além desta vida". Isto entristece Ele pois, Ele vive conosco. Quanto a moral e bons costumes, por favor, atente que não existiriam tantos Livros ditos Sagrados e uma História Bíblica sem finalidade. Por que Deus criaria um mundo tão complexo e uma mente tão complexa como a humana para simplesmente destruí-la? Não entremos em pânico! "A Ciência se multiplicará", ou seja, conheceremos a Verdade em seu devido tempo. O que precisamos de fato, é nos preparar para o que nos será revelado pois, com certeza, não foi sem razão que tanta coisa nos foi ensinada...Creiamos pois em Deus e no homem, e sigamos em frente para a vida!
05/03/2011 às 16:26 #74547leonardo199MembroCara, a vida não tem nada de especial, são apenas moléculas mais complexas, evoluíram porque o tempo era muito longo, nos tempos antigos o homem achava que a matéria que o constituia era especial, e não é!, talvez o homem antigo fosse feliz na sua ignorância, mas cara se você vive nos tempos de hoje, usufrua o que tem de bom nos dias de hoje, viagens internacionais, jogos de computador e futebol também, o homem concebeu Deus nos idos da ignorância de nossos tempos antigos, agora a existência da alma é simples: ela é mero reflexo do nosso corpo na quarta dimensão, ou seja, quando morremos apenas a alma têm consciência, por isso vive naquele plano e por isso se despreende da matéria, é meramente a continuidade da consciência em outra dimensão. Eu já disse e vou repetir, quer acreditar em Deus das religiões, acredite também em saci-pererê, lobisomem, vampiro, é a mesma coisa!, o mesmo absurdo!
15/06/2011 às 14:19 #74548brunopiMembroCara, a vida não tem nada de especialConcordo do C ao L.são apenas moéculas mais complexasAh, então a vida são moléculas mais complexas? Entendi. Mas me diga uma coisa: de que moléculas é feita a ponte com a qual sonhei esta noite? De que molécula é feito o espaço abismal que há entre os elétrons e o núcleo de um átomo? De que molécula é feita a saudade? Pobre materialismo. Aposto que todas as emoções e pensamentos são 'apenas' pulsos elétricos interpretados pelo cérebro.evoluíram porque o tempo era muito longo, Ah, o tempo era longo e aí a moléculas criaram vida. Mas o que é o tempo? Não seria o próprio efeito da mudança (como se observa em suas moléculas) percebida por alguém? Antes de haver uma testemunha dos eventos, havia o tempo? A molécula era testemunha de si mesma? Como, se não era viva?nos tempos antigos o homem achava que a matéria que o constituia era especial, e não é!, "Especial" é um apenas um conceito. A matéria não é especial, de fato. talvez o homem antigo fosse feliz na sua ignorância, mas cara se você vive nos tempos de hoje, usufrua o que tem de bom nos dias de hoje, viagens internacionais, jogos de computador e futebol tambémO "homem antigo" era ignorante? Acho que você está ignorando os helenos, os egípcios, os arianos, os povos pré-colombianos, os celtas e muitos outros povos que de ignorantes não tinham nada. Já sei: você aprendeu isso na escola, onde lhe disseram que as pirâmides são os enormes túmulos de faraós. Procure conhecer, meu querido. A vida está longe de ser um prato raso, em que viagens internacionais, jogos de computador e futebol constituem o que "tem de bom".o homem concebeu Deus nos idos da ignorância de nossos tempos antigos, agora a existência da alma é simples: Ah, a existência da alma era de uma maneira e agora é de outra. Entendi. O homem concebeu o deus antropomórfico, este que se irrita (como se fosse um homem), que se alegra (como se fosse um homem), que deseja vingança (como se fosse um homem). Você consegue entender que essas representações de Deus não descrevem o próprio Deus nem pretendem descrever? Deus não é criação humana, por mais confortável que seja pensar assim hoje em dia, nesses tempos irresponsáveis e desinteressados. Mas eu entendo. É que tem tanta coisa boa nos dias de hoje... tem viagem, tem computador... tem até futebol, imagine.ela é mero reflexo do nosso corpo na quarta dimensão, ou seja, quando morremos apenas a alma têm consciência, por isso vive naquele plano e por isso se despreende da matéria, é meramente a continuidade da consciência em outra dimensão. E se eu disser que é ainda mais simples que isso?Eu já disse e vou repetir, quer acreditar em Deus das religiões, acredite também em saci-pererê, lobisomem, vampiro, é a mesma coisa!, o mesmo absurdo!Hehehe... é, né? ¬¬Mas me diga: quem é você?
15/06/2011 às 17:54 #74549AcáciaMembroA vida é toda especial. Deus existe. A alma existe. O que não existe é a morte mas isto não poderemos comprovar se deixarmos de perseguir o Caminho da imortalidade. Então, se é o computador, as viagens internacionais, o futebol que te atrai, simplesmente viva e deixe viver! O sistema exige apenas que tenhamos o “din din” pra pagar as despesas. No entanto, a “alocação” (?) do meu destino no pós-vida, isso sim, será determinado de acordo com meu progresso nesta vida, levando-se em conta aí, o lado humano e o lado divino. Se o lado humano durante toda a vida não sair do “estádio de futebol e afins”, acho muito difícil achar no pós-vida “alocação” entre os grandes espíritos. Veja o meu caso: Acredito está com “um espinho na carne” mas tenho consciencia que é para meu aprendizado pois sei que não me eternizarei aqui (no reino do futebol). Graças a Deus!P.S.: Eu ainda não conhecia o "ping-pong". Talvez por isso esteja difícil meu passaport...risos!
24/07/2011 às 23:21 #74550Allan ToranMembroSem querer entrar em discussao sobre o que é alma ou a diferença entre alma e espirito, eu diria que a existencia da alma é obvia. Agora, o que nao é claro é se a alma ou espirito é criado por Deus ou pelo cérebro.Sobre a questao do significado da vida estar atrelada à imortalidade do espirito, nao penso assim. Até o Sol tem seu tempo de vida e é inegavelmente significante para a vida na Terra. Saber o sentido da vida das coisas e, particularmente, do homem é bem complicado. Talvez nao haja um unico propoposito. Mas, por exemplo, os pais tem grande significado na vida dos filhos e vice-versa. Alias, todos que amamos tem muito significado pra nós.
19/09/2011 às 21:49 #74551maria.florMembroMas, por exemplo, os pais tem grande significado na vida dos filhos e vice-versa. Alias, todos que amamos tem muito significado pra nós.
Bem colocado! O sentido da vida e do nosso lugar no universo é algo, acredito, que inimaginavel aos nossos olhos se é que ele existe, porém o sentido que fazemos ums aos outros e um do outro é o que nos faz viver o agora e nos da importancia, é o que nós vemos e sentimos! Se a alma é algo imensuravel e de dificil distinção, nossos sentidos fisicos e psicologicos são reais, finitos, mas reconhecidos como existentes e participantes ativos de nossas ações e função na sociedade, seja essa na sua familia, no seu trabalho ou com alguma alcançe maior. A alma enquanto isso, quando discutida, é comparada a sentidos, ou seja, no final de toda analise não se sabe quem veste e quem é vestido.
05/11/2011 às 0:21 #74552Fernando BGMembroPrimeiramente, querer provar a não existência de algo, já é, por si mesmo, uma ingenuidade lógica, visto que, o não existir de algo simplesmente não existe. A não existência não precisa ser provada, pois nada é. Todo o pensar que nega a existência de algo, nega-se a si mesmo, pois todo ato de pensar pensa um pensamento e todo, absolutamente todo, o pensamento é pensamento de algo e não do nada, pois este não existe por si mesmo, já que nada é, ou seja, o não existir não existe, pois do contrário já seria algo. Dentro desse contexto, resta apenas o existir, pois este é (existe), já o outro, o nada, não existe, pois se existisse já seria algo e não mais o nada.
14/11/2011 às 19:04 #74553brunopiMembroLógico… E segundamente?
15/11/2011 às 1:12 #74554MonstrinhoMembroPrimeiramente, querer provar a não existência de algo, já é, por si mesmo, uma ingenuidade lógica, visto que, o não existir de algo simplesmente não existe. A não existência não precisa ser provada, pois nada é. Todo o pensar que nega a existência de algo, nega-se a si mesmo, pois todo ato de pensar pensa um pensamento e todo, absolutamente todo, o pensamento é pensamento de algo e não do nada, pois este não existe por si mesmo, já que nada é, ou seja, o não existir não existe, pois do contrário já seria algo. Dentro desse contexto, resta apenas o existir, pois este é (existe), já o outro, o nada, não existe, pois se existisse já seria algo e não mais o nada.
Rapaz! Por isso é que eu queria ter feito minha graduação em Filosofia, para deixar os meus alunos bem doidões mesmo! :D "O pensamento é pensamento de algo e não do nada". Estão mal colocadas as tuas questões. Esse algo é concreto ou abstrato? O pensamento também "pensa" em coisas que, em não existindo, mesmo assim dentro do contexto de representações simbólicas reconhecidas universalmente numa dada cultura, existem, como é o caso da alma. Ainda que ela não seja palpável, ela existe no universo de representações simbólicas de espiritualistas, metafísicos e religiosos. "Resta apenas o existir". Mas, existir enquanto o que? brunopiQuem é vivo sempre aparece hein, rapaz! Este fórum parece um outro de Filosofia, que, de ano em ano se respondem a este ou aquele post ou tópico ;D. Mas é bom assim né? Assim os egos não ficam irrequietos e palradores... ;) Vou esperar que vocês discutam melhor aí, antes de eu dizer o que eu acho - essa linha de raciocínio sartreana não me é familiar... Abçs,
15/11/2011 às 2:03 #74555SuzanaMembroClaro que existe alma e ela é circular ;DPor que acabaram-se os emocticons?! snif!
16/11/2011 às 23:19 #74556MonstrinhoMembroO Miguel tinha avisado que, de tantos (Emoticons) muitos estavam sobrecarregando a página. De fato (ou “facto” ;)) muitos já não aparecem por aqui – principalmente o das meninas que gostam de mandar beijinhos e xauzinhos… Que peninha… Adoro esses emoticons! :'( :-
16/11/2011 às 23:22 #74557MonstrinhoMembroClaro que existe alma e ela é circular ;D
Poxa! Você matou a pau agora! Mas, mas, na minha opinião, ela é um triângulo eqüilátero :o ;D :D ;) :bye_mini:
17/02/2012 às 17:16 #74558SuzanaMembro:) “A alma é um cenário”.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.