digarpg

Respostas no Fórum

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Filosofia como auxiliar da física #73316
    digarpg
    Membro

    E que conhecimento é fixo, ou absoluto?Nem a ciência e nem a filosofia.O conhecimento é entendido como uma construção permanente.

    digarpg
    Membro

    1. Heisenberg é ciência profunda de partículas, das coisinhas pequenas e invisíveis, e prevê uma incerteza ou indeterminação. 2. Gödel é ciência matemática, mais superficial ou menos profunda que a ciência das partículas, e também prevê uma incompletude. 3. Filosofia é ciência de vida e razão, bem mais externa ou menos profunda (diria que se trata da superfície mesma) que as anteriores, pois é visível e palpável (figurativamente é claro). Espero que você me entenda.

    Se entendi o que o Sr. propõe com essas definições quanto à profundidade das disciplinas, creio que está equivocado.1. A física não é mais profunda que a matemática, antes o contrário, pois ela necessita da matemática para ter precisão. O que a tornou possível, tal como a conhecemos, foi a quantificação oferecida pela matemática.2. A matemática é a linguagem usada pela física, para bem conduzir a investigação e em seus níveis mais profundos é justamente a matemática que a torna possível. O uso da lógica em ciência hoje é imprescindível devo lembrar.3. A física precisa da matemática, ora os fundamentos da matemática requer trabalho de filósofos. Não deve ter esquecido o trabalho de Frege para reduzir a aritmética a lógica ou o de Russel para reduzir toda a matemática a lógica. Logo deve perceber que está equivocado.A filosofia da base para a matemática, inclusive os trabalhos sobre epistemologia que são vitais para uma ciência segura. A matemática torna possível à física moderna.Logo, dizer que a filosofia é superficial é desconhecer parte do trabalho sobre ciência que é feito hoje. Heisenberg recorreu à filosofia porque nos níveis mais profundos da física, que pressupõe uma metafísica, esta se mistura com a filosofia e o que era dado como evidente/pressuposto precisa ser investigado.Primeiro a filosofia, depois a matemática ou mesmo juntas, depois a física.

    digarpg
    Membro

    No que me refere, tenho aversão aos filósofos profissionais... a filosofia é sacerdócio... pq está dito "muitos são os talentos" da mesma forma sabemos que o belo é tudo aquilo que é BEM dirigido para um determinado fim...o verdadeiro filósofo não deve ter a pretensão de ganhar dinheiro com filosofia, pois é paradoxal, afinal ou vc é filósofo ou não é... estudando e lecionando e possível viver da filosofia, mas não vai dar para saciar a vaidade ou o desejo contido nos olhos... e é por isso que o filósofo deve conhecer a si mesmo pq está dito "nossos olhos e nossos ouvidos são cheios de ilusões".....a escola de filosofia do verdadeiro filósofo é toda a sua vida.... é o seu interesse.... em entender a vida.... alex

    A filosofia é sacerdócio? De onde tirou essa tolice?

    em resposta a: Filosofia como auxiliar da física #73314
    digarpg
    Membro

      Só ignorantes podem dizer que filosofia e ciência são separadas. Os cientistas ao voltarem sua atenção para os fundamentos das ciências entraram nos debates filosóficos. Einstein, Heisenberg, Schorödinger, Newton da Costa, Suppes, Tarski, Heichenbach, Carnap, Russel entre muitos outros.  Não falo da filosofia analítica, mas sim da filosofia científica proposta por Russel. Muitos filósofos trabalham nessa linha.  Só a filosofia pode dar bases seguras para a ciência, o cientista que ignora a filosofia geralmente crê que a ciência é infalível e cheia de verdades absolutas. Ou seja é um idiota ignorante.  Não há como tratar de questões de mecanica quantica sem fazer filosofia. Como: podemos eliminar o princípio de identidade ao tratar de particulas elementares? Esse é um dos grandes problemas da mecânica quantica que o próprio Schorödinger tem tratado. Criaram uma lógica, lógica não-reflexiva, para tratar das pasrticulas sem considerá-las entes particulares.Essa é uma linha de pesquisa que já legou ótimos resultados como: Axiomatização da relatividade por Carnap e Reichenbach. The principles of Mathematics e Principia Mathematica onde Russel mostra que a matemática se reduz a lógica.Os trabalhos de Frege.A introdução do método axiomático em biologiaA definição de verdade dada por TarskiA colaboração de filósofos em periódicos sobre física e matemática mostram claramente a necessidade de cooperação entre filósofos e cientistas.Pena que muitos filósofos continuam a estudar história da filosofia. Sites brasileiros sobre filósofos e grupos e trabalham nessa linha:http://www.cle.unicamp.br/http://www.cfh.ufsc.br/~nel/http://www.cle.unicamp.br/sbl/Entre outros....

    em resposta a: A Filosofia é útil para a sociedade #71787
    digarpg
    Membro

      Colocar essa pergunta já mostra que a situação da filosofia não é boa. E que a sociedade olha com desconfiança para a filosofia.Creio que a origem disso está em vincular a filosofia a um lado espiritual, tentando aproximá-la da teologia. Filosofia é buscar explicações racionais para o mundo, não tem compromisso de tornar ninguém melhor ou pior, no sentido de tornar espirituoso ou mais humanista. A filosofia ocidental é ligada à ciência e não a teologia e a idéia de que o conhecimento está ligado ao bem morreu. Os filósofos, também não apresentarem idéias contemporâneas. Para alguém do primeiro ano do ensino médio, que utilidade tem estudar o mundo das idéias de Platão? Certamente nenhuma. Os professores de filosofia têm que abordar questões recentes, problemas atuais. Autores antigos devem ser resumidos ao máximo, se forem necessários mencioná-los. Os especialistas ou historiadores devem se aprofundar em tais temas, não alunos de ensino médio.Os professores de filosofia, em sua maioria, abordam problemas distantes da realidade que cria uma aversão dos jovens a esta matéria.Problemas éticos, filosofia da mente, filosofia da ciência, filosofia da matemática. Da física, fundamentos axiomáticos e epistemologia. Essas são disciplinas atuais e dignas de investigação, mas grande parte do trabalho de filosofia no Brasil consiste em interpretação crítica de textos clássicos. Os mais desinformados nem saberão que questões são abordadas nessas áreas.A típica conjunção filosofia e teologia é o que mais prejudica a filosofia. Esses malfeitores insistem em usar a filosofia para sustentar uma visão decadente. O filósofo assumiu compromissos com a verdade, não com uma visão cristã.Enquanto não evoluírem, abordarem temas atuais e relevantes, deixar a retórica e usar a linguagem comum serão considerados inúteis. Assim, a clareza de pensamento, discernimento e a visão crítica que a filosofia tem a oferecer, permanecerão para poucos. Mas nem só a filosofia oferece essas vantagens, isso é comum a todo o saber, talvez a filosofia seja a que mais ofereça.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)