Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
varelaMembro
Olá O bobo
Um querer exige um algo mais antes do querer.
Geralmente este algo mais é chamado de Por que?Se como você diz apenas”é por querer“, então “é por querer” por que?
Até aqui levanto dúvida sobre o seu “independe de motivo ou verdade“.
varelaMembroSir Pilgrim
Sim, sim, sim….
Concordo em parte, mas prefiro não especificar as partes concordantes(a tal da razão pode atrapalhar a nossa boa interação).
Mas imagine Deus como uma hipótese reaL, como algo que pode ser conhecido e que faz parte da realidade humana. Deus como experiência real e que pode ser conhecida, não tão certamente pelos sentidos quanto pela simples capacidade humana de conhecer a Deus pela percepção e compreensão.
Crer sem ver no sentido que Deus é uma possibilidade intuitiva e não meramente material ou objetiva.
Intuição não quer dizer necessariamente razão. Um pássaro poder intuir(?), da mesma forma que um ser humano pode intuir, mas certamente a dificuldade de expressão do ser humano é maior que a do tal passarinho.
Algo que existe mas não interferi na realidade dos seres humanos ou dos demais animais certamente não merece atenção.
Deixo claro, desde já, que o tal Deus desconhecido, continua para mim desconhecido.
Meu Deus é ativo.
varelaMembroEntão, há mais de uma realidade para se considerar?
Penso que não. A realidade seria uma única coisa que pode ser interpretada de diversas formas. O amor desperta num poeta um poema, num músico uma música, num sonhador muitos sonhos, mas o amor é uma única coisa.As diversas interpretações religiosas fruto da cultura humana parece nos dizer isto.
A sua mensagem tb parece nos dizer isto, na medida em que eleva a sabedoria a um nível superior/ou melhor forma de interpretação da vida para nós seres humanos.
Eu sou Eu e Você é Você, e apesar disto somos ambos seres humanos, mas damos cada uma interpretação para a condição humana, eu posso ser um gari e você um professor, por ser gari não sou menos humano que você, ou você menos humano do que eu por ser professor, mas certamente o ser humano é uma coisa só.
A realidade, penso, é uma coisa só, e estaria para aquilo que o ser humano é capaz de conhecer através da sua capacidade cognitiva. Expressar aquilo que se conhece já seria uma outra coisa, a fala ou a linguagem é tb uma forma de expressão, mas na medida em que dá precisão a conceitos, demonstra um certo afastamente da idéia como um todo.
varelaMembrose eles não vissem a bíblia ou qualquer outro livro sagrado eles teriam as mesmas convicções?
Penso que sim. Até pq a bíblia não antecede o homem, mas sim o contrário. A Bíblia surge depois como instrumento de descrição de uma verdade ou realidade não tangível que pode ser compreendida pelo ser humano. Manter uma relação equilibrada e simpática com a realidade não tangível implicaria numa situação boa para o ser humano, implicaria em algo que faz Bem ao ser humano, daí a busca que se dá desde o começo dos tempos, antes mesmo da palavra escrita. -
AutorPosts