Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A IMPORTÂNCIA DE PENSAR
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
30/03/2009 às 12:46 #70874PhiliponMembro
Olá amigo Brasil, estou abrindo o tópico “A IMPORTÂNCIA DE PENSAR” segundo combinado, porque eu tenho certeza que a falta de exercer esta atividade é a causa principal da situação caótica em que se encontra o mundo ocidental. Como o “pensar” é acionado cada vez que precisamos encontrar respostas a perguntas determinadas, eu acho que a base de nosso dialogo deveria ser essencialmente (se a você lhe parece bem) perguntas e respostas por ambas partes. A modo de começar nosso dialogo, eu gostaria de saber sua impressão sobre: A) Que é o pensamento e sua importância para quem o executa B) Que papel ocupa a consciência no homem Abraço
31/03/2009 às 16:49 #86384BrasilMembroPensamentoEntendo que o pensamento, atributo exclusivo da espécie humana, é o produto do único tipo de ferramenta biológica verificável em todo o planeta, capaz de, deliberadamente alterá-lo, melhorá-lo, piorá-lo e destruí-lo : O cérebro humano. Capaz de “melhorar” e “piorar” o planeta, obviamente , do ponto de vista humano e, capaz de alterá-lo e destruí-lo, do ponto de vista cosmológico. A importância do pensamento para quem o usa é basilar, imprescindível para uma vida normal, na sua falta, se vive em estado vegetativo. Já, quando falamos em “pensamento” como uma corrente consensual, estamos falando de um “pensamento” que outrora foi tido e recebido como evoluído ou à frente de seu tempo, seria impróprio dizer que este tipo de pensamento que inova é imprescindível a todos os humanos, pois a evolução da humanidade se dá através do aperfeiçoamento dos pensamentos, e estes, antes de se tornarem óbvios e consensuais, surgem como se fossem subversivos, deturpadores ou destruidores dos velhos e ultrapassados pensamentos. Até serem mimetizados (transmitidos culturalmente sem intenção, de geração para geração), caso sejam aceitos e considerados corretos ou apropriados dos pontos de vista empírico e racional – que podem também carregar equívocos condicionados - e incorporados aos novos conceitos que acabam criando. Isso não quer dizer se são bons ou ruins a nós ou ao planeta, diz apenas que são evolucionados, novos e, inevitáveis, pois foram mimetizados: Ao longo do tempo passaram a ser considerados naturais ou consensuais. Não podem ser ditos bons ou maus de maneira definitiva, apenas transitória, temporal, pois, o que é bom hoje, não necessariamente o será amanhã. O pensamento corrente ou conceito, deve estar sempre evoluindo. Isto porque o ato de pensar serve para avaliar a realidade, e esta, não é estática, sempre muda.Exemplos de pensamentos correntes que foram outrora considerados uma verdadeira afronta ao “bom-senso”: Preservação ambiental, abolicionismo ou criminalização da segregação racial, direitos humanos, direitos trabalhistas, liberdade de crenças, governos laicos, emancipação feminina, respeito e proteção às populações indígenas, etc. ConsciênciaHá acepções diferentes para a palavra “consciência”. O fato de ter conhecimento de algo pode ser chamando de consciência. Penso que a consciência propriamente dita é o resultado da união da sentiência com a sapiência. O papel da consciência no Homem é basicamente situá-lo psicologicamente em algum ponto coerente ou compatível com aquilo em que acredita através da percepção e do raciocínio lógico.Espero não ter sido muito lacônico. Um abraço!
02/04/2009 às 17:58 #86385PhiliponMembroAmigo Brasil gostei de suas interpretações às minhas perguntas, porque, seu pensamento ao respeito, representa ao mundo pensante ocidental com o qual eu tenho algumas discordâncias. Entendo que o pensamento, atributo exclusivo da espécie humana, é o produto do único tipo de ferramenta biológica verificável em todo o planeta, capaz de, deliberadamente alterá-lo, melhorá-lo, piorá-lo e destruí-lo : O cérebro humano. Aqui discordo plenamente, o cérebro é um órgão, e como com todo órgão, sua atividade é dependente, sua ação é essencialmente executiva. Sua estrutura esta formada por centos de bilhões de neurônios (células) agrupados por funções específicas funcionais predeterminadas e relacionadas unicamente com a supervivência do organismo como um todo. Poderíamos fazer uma dedução da origem do pensamento, analisando o pensamento de Descartes... “Penso logo existo” Aqui fica claro que para chegar a esta verdade, primeiramente teve que perceber que pensava, isto é, tomar consciência. Posteriormente a consciência através do discernimento e o raciocínio obteve a dedução “Penso logo existo”. Esse é um trabalho intelectual produzido pela “psique” do homem. A psique vulgarmente é chamada da Alma ou espírito para expressar algo que não é matéria. Você deve ter lido sobre casos de pessoas que voltaram à vida após ter tido uma morte cerebral declarada e mesmo assim, elas, contaram todos os acontecimentos sucedidos após ter sido declarada sua morte cerebral. Eu não tenho a menor duvida que a consciência é uma energia psíquica que comanda todas as outras energias que posteriormente se transformam em atividades, como são a energia vital e o pensamento. A prova que o pensamento é uma energia esta numa postagem sua em que mostrou o trabalho de um fotografo japonês em que demonstrava as variações da cristalização da água devido à ação do pensamento. Se nós aceitamos isto como prova irrefutável do poder do pensamento, poderíamos concluir o mal que nós faz o pensamento negativo para nosso organismo, já que, a composição dele, está formada num 60% de água. Está comprovado que o maior índice de enfermidades é de origem psíquico. Agora se o pensamento é uma energia, sua origem também deve ser uma energia. Pelo tanto a consciência também é uma energia. Agora uma coisa extremamente importante de compreender. A “consciência”, é a parte vital do homem, e não a mente. A mente tem uma função executiva, é “ela” que comanda as atividades do cérebro. A consciência tem uma função gerencial e “ela” é quem comanda à mente através dos pensamentos. Lembre-se de o pensamento oriental, "se deseja aquietar sua mente, deixe de pensar". Do exposto podemos obter outra diferencia fundamental do homem com o animal. A vida do animal está em seu instinto, no homem está na sua consciência, ele, pode decidir morrer ou viver, o animal não. A prova está que graças à função da consciência (aquisição de conhecimentos) que a vida do homem está sendo cada vez mais longa. Vou a tratar de explicar melhor através de uma analogia A “psique” (consciência) de TODO ser humano é um computador de potencialidade infinita que possui ferramentas poderosas como são o “discernimento”, o “raciocínio” a “dedução” a “lógica” e o “bom senso”. Como ocorre com qualquer computador, para ser utilizado se precisa ingressar dados que no caso do ser humano se chama “conhecimento”. Estes dados (conhecimentos) são captados pela “percepção” através dos “sentidos” e enviados à memória da consciência. Isto é facilmente com provável ao acompanhar o crescimento de uma criança. Quando nasce a criança, não manifesta nenhuma atividade inteligível. À medida que cresce e, por conseguinte ter captado maior informação, tem condições de utilizar a ferramenta do discernimento, reconhecendo às pessoas, e tornando clara a relação entre elas. Ao sair do ambiente familiar e conhecer outros ambientes, além do discernimento, começa a utilizar o raciocínio (comparar, obter diferenças, deduzir qualidades de vida etc.) e emitir pensamentos com certo valor intelectual. Posteriormente devido a sua maior experiência vivencial e dependendo de sua curiosidade e o desejo de adquirir maiores conhecimento, seu pensamento será mais apurado e com maior valor intelectual. Com o exposto fica claro que: "TODO ser humano possui a “potencialidade de pensar” em forma latente". O único que produz a diferencia da forma de pensar das pessoas é a quantidade e qualidade da informação ingressada na sua consciência. Da análise feita sobre o pensamento de Descarte, fica claro que, o “pensamento” e obtido por meio de uma “dedução” obtida como resultado de um “processo” intelectual. Percepção => Consciência => Discernimento => Raciocínio => Dedução => Pensamento Aqui ocorrem duas situações que é importante compreender. Após a etapa do “Discernimento” a consciência emite um pensamento de caráter superficial sobre o fato ou evento “percebido” e é esse o tipo de pensamento utilizado por nós diariamente e isto ocorre de forma natural em todas as pessoas. Eu o chamo de pensamento social. Este tipo de pensamento é superficial e não tem valor intelectual (conhecimento) só fornece informação. As duas etapas seguintes são utilizadas por as pessoas que desejam adquirir conhecimento, solucionar problemas, descobrir a verdade... Este é o chamado, pensamento filosófico, e é para ser empregada neste tipo de pensamento, que nós foi dada a psique... Em outras palavras nós fomos criados com todas as ferramentas necessárias para evoluir e transformarmos num “ser humano”. O problema está que ainda continuamos na estaca zero... Amigo Brasil gostaria que fizesse um comentário com respeito a meu enfoque sobre o tema pensamento... abraço
03/04/2009 às 2:14 #86386BrasilMembroOlá amigo Philipon
Aqui discordo plenamente, o cérebro é um órgão, e como com todo órgão, sua atividade é dependente, sua ação é essencialmente executiva.
Mas isso não se opõe ao que eu disse. Eu disse que o pensamento é produto do cérebro. E concordo que o cérebro seja um órgão, um órgão que tem o poder de processar as informações e optar, então, penso que ele executa aquilo que a consciência decidiu. Se ele executa aquilo que a consciência decidiu, então ele é uma ferramenta.
a consciência é uma energia psíquica
Acho que você está certo. Pois, o que comanda os pensamentos são os impulsos elétricos e estes se manifestam de acordo com a consciência de cada indivíduo. É a consciência de cada indivíduo quem comanda suas emoções e, as emoções disparam o impulso elétrico que faz pensar isso ou aquilo diferentemente em cada pessoa.
A prova que o pensamento é uma energia esta numa postagem sua em que mostrou o trabalho de um fotografo japonês em que demonstrava as variações da cristalização da água devido à ação do pensamento.
É verdade, Philipon, eu acredito muito na hipótese de o que o cérebro humano pode muito mais do que comumente acreditamos que possa. Veja que, se o pensamento for mesmo uma energia, constataremos que o cérebro humano produz energia.
O único que produz a diferencia da forma de pensar das pessoas é a quantidade e qualidade da informação ingressada na sua consciência.
A quantidade, a qualidade e a espécie... Às vezes as informações têm boa qualidade, mas não são importantes. Exemplo: Pode-se ter informação de boa qualidade (qualidade no sentido de ter fonte segura, fidedigna) de assuntos irrelevantes ou até mesmo fomentadores de erros ou comportamentos nocivos. Assuntos de viés político, social ou cultural, inapropriados ou desaconselhados ou mesmo boçais.
A “psique” (consciência) de TODO ser humano é um computador de potencialidade infinita que possui ferramentas poderosas como são o “discernimento”, o “raciocínio” a “dedução” a “lógica” e o “bom senso”.
Eu só não concordo com a última. Entendo que nem toda psique possui bom-senso! Também não estou certo se as possibilidades do cérebro humano são infinitas.
Amigo Brasil gostaria que fizesse um comentário com respeito a meu enfoque sobre o tema pensamento
Bem, com exceção de alguns detalhes observados acima, como, sobre a psique e sobre o viés político, social e cultural de determinadas informações ditas “de qualidade”, eu acho que de resto está plenamente alinhado com minha opinião acerca do “pensamento” e da “consciência”. Por isso não vou nem elogiar muito, pois seria elogiar a mim mesmo ou a minha própria opinião. Só digo que concordo com quase tudo e, está muito bem detalhado.Abraço
03/04/2009 às 14:20 #86387PhiliponMembroAqui discordo plenamente, o cérebro é um órgão, e como com todo órgão, sua atividade é dependente, sua ação é essencialmente executiva.
Mas isso não se opõe ao que eu disse. Eu disse que o pensamento é produto do cérebro. E concordo que o cérebro seja um órgão, um órgão que tem o poder de processar as informações e optar, então, penso que ele executa aquilo que a consciência decidiu. Se ele executa aquilo que a consciência decidiu, então ele é uma ferramenta.
Brasil, o pensamento não é produto do cérebro é produto da consciência. Parece-me que você está influenciado pela "teoria mecanicista" de que os pensamentos são impulsos "eletros-químicos", e isso não é verdade. Existe uma dualidade no homem formada pelo "corpo" e a "psique" e ambas funcionam independentemente. Expressando isto numa forma gráfica, o homem equivale a um carro com piloto. O carro é o corpo e a psique é o piloto e não existe ligação física entre eles. O erro da "teoria mecanicista" é que considera ao homem só como um "carro" e aceitar esta teoria ainda hoje, para mim, é um absurdo. Os impulsos "eletro – químicos" existentes no corpo, não estão vinculados ao pensamento criado na psique. O organismo humano é formado por sistemas e órgãos e cada um deles formados por milhões de células. Estas células necessitam manter sua estrutura interna em condições permanentemente estáveis, para funcionar efetivamente e manter a sobrevivência do corpo como um todo. As condições estáveis das células, são mantidas pelo organismo, através de uma função essencial chamada "homeostase". - Um organismo se encontra com homeostase normal quando seu meio interno contém a concentração apropriada de substâncias químicas e mantém tanto a temperatura como a pressão adequada. - Quando o ser humano apresenta uma doença é devido a uma perturbação da homeostase e se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte. - A homeostase normalmente é perturbada pelo estresse. Estresse é um conceito que implica qualquer estímulo que cria um desequilíbrio interno. - O estresse pode ser ocasionado por estímulos externos como o calor, o frio ou a falta de oxigênio. Também o estresse pode originar-se dentro do corpo devido a estímulos como pressão sanguínea alta, tumores e em especial pensamentos desagradáveis. - O estresse extremo pode ser causado por super-exposição a temperaturas extremas, envenenamento ou intervenções cirúrgicas. - Dois sistemas que possuem grande importância por serem os encarregados de manter o equilíbrio interno do corpo além da coordenação e regulação das funções corporais são o "sistema nervoso" e o "sistema endócrino". - O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central está formado pelo cérebro e espinha dorsal e o sistema nervoso periférico, por estruturas físicas denominadas nervos. - A função do sistema nervoso é coordenar as atividades dos músculos, monitorar os órgãos e iniciar ações em resposta aos estímulos externos dos sentidos, em outras palavras, efetua o controle de todo o organismo. As atividades do sistema nervoso são realizadas através dos neurônios. - O neurônio tem como função conduzir as informações em forma de “impulsos elétricos”. - Quando o sistema nervoso encontra alguma anomalia nos órgãos ou alguma parte do corpo, aciona o sistema endócrino. - O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas posicionadas em diferentes partes do corpo. Cada uma destas glândulas é um órgão que fabrica e excreta algumas substâncias específicas chamadas hormônios. - Os hormônios são informações na forma de “compostos químicos” que influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Brasil, estes são os impulsos “eletro – químicos” que a teoria mecanicista considera como pensamentos gerados por o cérebro. A função da psique é interpretar o externo ao corpo e não o interno.
a consciência é uma energia psíquica
Acho que você está certo. Pois, o que comanda os pensamentos são os impulsos elétricos e estes se manifestam de acordo com a consciência de cada indivíduo. É a consciência de cada indivíduo quem comanda suas emoções e, as emoções disparam o impulso elétrico que faz pensar isso ou aquilo diferentemente em cada pessoa
Amigo os impulsos elétricos pertencem ao carro (corpo) e os pensamentos ao piloto (psique), não existe nenhuma relação entre eles. Brasil, você deve ter escutado ou lido sobre a fotografia Kirlian. A fotografia Kirlian é uma fotografia tirada por uma máquina que fotografa um objeto com uma chapa fotográfica submetida a campos elétricos de alta voltagem, alta freqüência e baixa intensidade de corrente. O resultado é o aparecimento de um halo luminoso em torno dos objetos fotografados. Os espíritas dão o nome de perispíritu a esse halo, eu o chamo psique (consciência).
A prova que o pensamento é uma energia esta numa postagem sua em que mostrou o trabalho de um fotografo japonês em que demonstrava as variações da cristalização da água devido à ação do pensamento.
É verdade, Philipon, eu acredito muito na hipótese de o que o cérebro humano pode muito mais do que comumente acreditamos que possa. Veja que, se o pensamento for mesmo uma energia, constataremos que o cérebro humano produz energia.
Amigo brasil, esqueça a possibilidade de que o cérebro possa criar alguma coisa, ele, como você já mencionou, é só uma ferramenta. É um computador orgânico. Somos nós que através da psique lhe estamos ingressando software de forma a automatizar nossas tarefas.
O único que produz a diferencia da forma de pensar das pessoas é a quantidade e qualidade da informação ingressada na sua consciência.
A quantidade, a qualidade e a espécie... Às vezes as informações têm boa qualidade, mas não são importantes. Exemplo: Pode-se ter informação de boa qualidade (qualidade no sentido de ter fonte segura, fidedigna) de assuntos irrelevantes ou até mesmo fomentadores de erros ou comportamentos nocivos. Assuntos de viés político, social ou cultural, inapropriados ou desaconselhados ou mesmo boçais.
Concordo plenamente com você. Isto se produz porque as pessoas só utilizam “o pensamento superficial” e é justamente por este motivo que é relevante a “importância de pensar”. O pensamento superficial é inato praticamente não utiliza a psique. Já para pensar nós precisamos utilizar a psique. Isto é, o “raciocínio” a “dedução” e a “lógica”.
A “psique” (consciência) de TODO ser humano é um computador de potencialidade infinita que possui ferramentas poderosas como são o “discernimento”, o “raciocínio” a “dedução” a “lógica” e o “bom senso”.
Eu só não concordo com a última. Entendo que nem toda psique possui bom-senso! Também não estou certo se as possibilidades do cérebro humano são infinitas.
Amigo o bom-senso é algo inato. O que ocorre que as pessoas não são influenciadas pelo bom-senso e sim pelo "preconceito". O “preconceito” é o maior câncer que corroe à humanidade e é com toda certeza a causa mais relevante da existência do caos em que se encontra o mundo atual. Quanto a potencialidade do homem está dada pela sua consciência e vai depender de cada um de nós se a transformamos em infinita ou não.
Amigo Brasil gostaria que fizesse um comentário com respeito a meu enfoque sobre o tema pensamento
Bem, com exceção de alguns detalhes observados acima, como, sobre a psique e sobre o viés político, social e cultural de determinadas informações ditas “de qualidade”, eu acho que de resto está plenamente alinhado com minha opinião acerca do “pensamento” e da “consciência”. Por isso não vou nem elogiar muito, pois seria elogiar a mim mesmo ou a minha própria opinião. Só digo que concordo com quase tudo e, está muito bem detalhado.
Amigo Brasil, eu não preciso de elogios e tampouco os busco, o que realmente busco são pessoas como você, que possuam um critério amplo, boa compreensão, e sobre todo ânsia de apreender e sair da mediocridade em que esta submerso a grande maioria deste mundo e desta forma bater um papo legal e construtivo. Abraço...
04/04/2009 às 5:37 #86388BrasilMembroOlá amigo Philipon
Brasil, o pensamento não é produto do cérebro é produto da consciência.
E a consciência tem sua origem onde?
Existe uma dualidade no homem formada pelo "corpo" e a "psique" e ambas funcionam independentemente. Expressando isto numa forma gráfica, o homem equivale a um carro com piloto. O carro é o corpo e a psique é o piloto e não existe ligação física entre eles.
Bem, assim como você, penso que o corpo é uma coisa e a psique é outra, mas não estou certo de que sejam totalmente independentes. Parece-me que a psique é a própria personalidade do indivíduo. Se alguém, por exemplo, perde os braços ou as pernas, dificilmente manterá a mesma personalidade.Penso que algo que mude radicalmente a vida de uma pessoa, como os exemplos acima, fatalmente mudará sua personalidade, uma vez que o seu self (percepção de si mesmo) foi alterado radicalmente.
O neurônio tem como função conduzir as informações em forma de “impulsos elétricos”.
Esta é uma questão interessante: Os neurônios conduzem os impulsos elétricos à medida que são estimulados por um processo químico ainda não explicado pela Ciência. Eu penso que é de acordo com a personalidade de cada um que estes impulsos acontecem. O que determina se um fato qualquer vai provocar sentimentos de reprovação ou aprovação, por exemplo, é o fator emotivo. São as emoções que provocam a reação química que induz o estímulo elétrico e, enquanto alguns se emocionam com um determinado fato, outros não. Ás vezes, um mesmo fato provoca comportamentos diferentes. Se pessoas com comportamentos parecidos têm reações diferentes para um mesmo fato, percebemos que, não se trata exclusivamente das informações recebidas ao longo da vida o que constrói a personalidade de uma pessoa, e sim, o seu self ou, a concepção que se tem de si mesmo. As informações apreendidas não conseguem alterar muito este tipo de percepção.Parece-me que há uma junção da personalidade ou da psique, com os conhecimentos adquiridos, para que o raciocínio (função do cérebro, que poderia ser chamada de procesamento de informações) emita juízos.
Amigo brasil, esqueça a possibilidade de que o cérebro possa criar alguma coisa, ele, como você já mencionou, é só uma ferramenta. É um computador orgânico. Somos nós que através da psique lhe estamos ingressando software de forma a automatizar nossas tarefas.
De certo modo eu concordo com você, o cérebro apenas processa e guarda as informações... Só não consigo desvincular a psique do cérebro... Parece-me que trabalham em conjunto, pois o cérebro processa as informações de acordo com a personalidade do indivíduo e, quer me parecer que a psique é a personalidade. E a personalidade se auto-constrói dia-a-dia com a ajuda do cérebro.
Amigo o bom-senso é algo inato. O que ocorre que as pessoas não são influenciadas pelo bom-senso e sim pelo "preconceito".
O preconceito não é necessariamente algo errado. Apenas desaconselhado como parâmetro de opinião, pois julga de maneira antecipada diante de um conceito preestabelecido. Julga ou avalia valendo-se de um conceito preestabelecido sem qualquer aval científico ou empírico. Mas não está necessariamente errado.Veja, amigo Philipon, o termo “bom-senso” é muito subjetivo. O que para um é “bom-senso”, não necessariamente será para outro. Também há casos em que se vê bom-senso de uma pessoa num determinado aspecto e, falta de bom-senso desta mesma pessoa em um outro aspecto. Ou seja, o bom-senso verificado em uma pessoa, diante de um determinado fato, não garante e nem indica que diante de outro fato diferente, se repetirá. Amigo Philipon, gostaria, mais adiante, de tanger nossa conversa para o tema original do tópico. E, claro, queria saber sua opinião sobre este aspecto. Qual a importância de pensar?Abraços
06/04/2009 às 12:11 #86389PhiliponMembroOlá amigo Brasil
Brasil, o pensamento não é produto do cérebro é produto da consciência.
E a consciência tem sua origem onde?
Brasil, a consciência é uma energia (energia psíquica) a origem da energia só pode ser outra energia. No mundo, todo é energia, só que estão em estado diferente, cinética ou potencial e também em vibração diferente, luz, som... e atividades diferentes, energia elétrica, química , mecânica... É a energia que da origem á matéria não o contrário. A origem de todas as coisas e uma energia psíquica e é “ela” que cria todas as outras variações. Nossa consciência é parte dessa "energia psiquica"
Existe uma dualidade no homem formada pelo "corpo" e a "psique" e ambas funcionam independentemente. Expressando isto numa forma gráfica, o homem equivale a um carro com piloto. O carro é o corpo e a psique é o piloto e não existe ligação física entre eles.
Bem, assim como você, penso que o corpo é uma coisa e a psique é outra, mas não estou certo de que sejam totalmente independentes. Parece-me que a psique é a própria personalidade do indivíduo. Se alguém, por exemplo, perde os braços ou as pernas, dificilmente manterá a mesma personalidade.Penso que algo que mude radicalmente a vida de uma pessoa, como os exemplos acima, fatalmente mudará sua personalidade, uma vez que o seu self (percepção de si mesmo) foi alterado radicalmente.
Concordo com você que isso ocorre mais isto, se deve a um “erro” de percepção. E este “erro” é a verdadeira origem do caos em que sempre tem vivido a humanidade. As pessoas acreditam que é o carro e não logram perceber que é o piloto. Brasil a igreja tem grande culpa na formação deste erro ao criar sua fantasia absurda da “teoria da criação”, e a possibilidade de nós transformarmos em espírito, se acreditamos em “Cristo e pagamos o dizimo”. Amigo, a isto é que me refiro quando falo da “importância de pensar”, na atualidade as atividades do mundo só estão sendo regidas pelo pensamento superficial, isto è, só pela “percepção” e o “discernimento”. Este tipo de pensamento é inato e praticamente não utiliza as funções essenciais da psique que é “raciocinar” e “deduzir” o “eu” da pessoa praticamente não participa. O ato de “pensar” da pessoa começa após o análises do pensamento superficial e isto, se logra por meio da "meditação", a "reflexão" e o "pensamento maduro" dos fatos e eventos vivenciais. Este tipo de pensamento é o que utiliza o filosofo para adquirir conhecimento e descobrir verdades. Agora vamos a esclarecer o que realmente somos. A célula é “a unidade elementar de vida”. Da união de uma célula masculina (espermatozóide) e uma célula feminina (óvulo) se forma uma nova célula (zigoto) posterior a isto, começa o processo de divisão da célula em, 2, 4, 8 células e assim por diante. Chegado certo instante, as células começam a criar-se de forma diferenciada, tanto de forma, como tamanho e função, tendo como meta a formação de um organismo. - Para a formação deste organismo, as células seguem um processo determinado. As células semelhantes e com a mesma função se agrupam e formam tecidos, os tecidos se agrupam e formam órgãos, os órgãos se agrupam e formam sistemas, finalmente os sistemas se agrupam e formam o organismo completo. - O processo de formação do organismo, tem uma duração normal de 9 meses, e está formado por 10 mil bilhões de células agrupadas em 200 funções diferentes. O organismo adulto está formado por 300 trilhões de células. Agora temos informação suficiente (evento + conhecimento) e podemos refletir (pensar). Se o organismo esta formado por grupos de células interligadas, e cada célula é uma unidade elementar de vida independente, a pergunta a se fazer é, ONDE ESTÁ O HOMEM AQUI? Se agora analisamos a formação do organismo de um “macaco”, veremos que é similar salvo pequenas diferenças e o mesmo ocorrerá ao analisar qualquer animal. Com estes dados podemos concluir que o homem é só o nome dado a um determinado organismo, isto é, o homem é só um animal de diferente espécie. A única diferença entre o homem e as outras espécies de animais é que “ele” possui uma “consciência refletiva” (psíquica), isto é, “raciocínio”, “percepção” e “dedução”. Agora a pergunta a se fazer é, se a consciência é uma energia, e a matéria não cria energia, de onde vem essa energia. Só existe uma única resposta “de uma energia psíquica superior”. Então agora, já podemos concluir que, o homem é um "animal" mais uma "consciência psíquica" (um carro e um piloto). Amigo Brasil, agora já podemos visualizar melhor o porquê da “importância de pensar” (refletir). Se as pessoas não refletem, seu comportamento será similar ao de um "animal mais evoluído", isto é, só preocupado de sua sobrevivência e a de seu grupo familiar. E a "consciência psíquica" nós foi dada para transformar o "homem animal" em "Ser humano" e isso ainda não começa. Os poucos homens que evoluíram para "ser humano", os animais (homens) os canonizaram (viraram santos). E todo isto, acontece porque o homem esta só preocupado de enfeitar o carro sem tomar consciência ainda que "ele" é o "piloto" do carro. E a única forma de acordar desta ilusâo e cumprir a função pra que foi criado, é "meditar", "refletir", "pensar maduro".
O neurônio tem como função conduzir as informações em forma de “impulsos elétricos”.
Esta é uma questão interessante: Os neurônios conduzem os impulsos elétricos à medida que são estimulados por um processo químico ainda não explicado pela Ciência.
Brasil, é ao inversa, o sistema nervoso (neurônios) ativam o sistema endócrino e suas funções estão explicadas pela ciência. O que não está explicado é o pensamento psíquico e o motivo é que este é um campo da metafísica.
O que determina se um fato qualquer vai provocar sentimentos de reprovação ou aprovação, por exemplo, é o fator emotivo. São as emoções que provocam a reação química que induz o estímulo elétrico e, enquanto alguns se emocionam com um determinado fato, outros não.
Brasil, isto também é ao inversa. A emoção é uma reação física (choro, riso) e é produzida por um sentimento (atividade psíquica).
Se pessoas com comportamentos parecidos têm reações diferentes para um mesmo fato, percebemos que, não se trata exclusivamente das informações recebidas ao longo da vida o que constrói a personalidade de uma pessoa, e sim, o seu self ou, a concepção que se tem de si mesmo. As informações apreendidas não conseguem alterar muito este tipo de percepção.Parece-me que há uma junção da personalidade ou da psique, com os conhecimentos adquiridos, para que o raciocínio (função do cérebro, que poderia ser chamada de procesamento de informações) emita juízos.
Concordo com você.
De certo modo eu concordo com você, o cérebro apenas processa e guarda as informações... Só não consigo desvincular a psique do cérebro... Parece-me que trabalham em conjunto, pois o cérebro processa as informações de acordo com a personalidade do indivíduo e, quer me parecer que a psique é a personalidade. E a personalidade se auto-constrói dia-a-dia com a ajuda do cérebro.
Amigo Brasil, esqueça a participação do cérebro na formação da personalidade. O cérebro pertence ao carro. A personalidade do piloto (consciência) se vai formando com as análises (pensar-refletir) das experiências vivenciais. A memória tampouco está no cérebro, pertence à consciência.
Amigo o bom-senso é algo inato. O que ocorre que as pessoas não são influenciadas pelo bom-senso e sim pelo "preconceito".
O preconceito não é necessariamente algo errado. Apenas desaconselhado como parâmetro de opinião, pois julga de maneira antecipada diante de um conceito preestabelecido. Julga ou avalia valendo-se de um conceito preestabelecido sem qualquer aval científico ou empírico. Mas não está necessariamente errado.
Brasil o preconceito e errado sim, e isto, porque é um conceito não preconcebido por você. Este foi o motivo que Descartes teve pra rechaçar todas as verdades (preconceitos) existentes na sua época.
Veja, amigo Philipon, o termo “bom-senso” é muito subjetivo. O que para um é “bom-senso”, não necessariamente será para outro. Também há casos em que se vê bom-senso de uma pessoa num determinado aspecto e, falta de bom-senso desta mesma pessoa em um outro aspecto. Ou seja, o bom-senso verificado em uma pessoa, diante de um determinado fato, não garante e nem indica que diante de outro fato diferente, se repetirá.
Me parece que você esta falando do discernimento, já que, o “bom-senso” é algo intuitivo (não racional) que todo mundo tem (software).
Amigo Philipon, gostaria, mais adiante, de tanger nossa conversa para o tema original do tópico. E, claro, queria saber sua opinião sobre este aspecto. Qual a importância de pensar?
Me parece que a pergunta está respondida.Abraços
09/04/2009 às 0:22 #86390BrasilMembroOlá PhiliponDesculpe a demora em responder... Além de andar meio atarefado nestes últimos dias, minha prestadora de serviços de internet predileta, entre “tantas” no mercado, o “Super” 15, me deixou no “Pólo Norte” por três dias seguidos... Sou obrigado a ficar no pólo norte, pois com a sua concorrente, a Skavuska, a gente fica na Sibéria...
[hr]
Brasil, a consciência é uma energia (energia psíquica) a origem da energia só pode ser outra energia. No mundo, todo é energia, só que estão em estado diferente, cinética ou potencial e também em vibração diferente, luz, som... e atividades diferentes, energia elétrica, química , mecânica... É a energia que da origem á matéria não o contrário.
Com isto eu concordo.
A origem de todas as coisas e uma energia psíquica e é “ela” que cria todas as outras variações. Nossa consciência é parte dessa "energia psiquica"
É uma visão interessante... Apesar de não concordar, o faço sem qualquer argumento que possa negar ou desconstruir os teus. Apenas, subjetivamente não me parece lógico que uma energia psíquica “universal”, digamos assim, produza tantas variações e conflitos... Ou seja, se ela é uma energia psíquica universal, haveria de ser mais consensual, mais unânime... sei lá... Talvez haja uma energia universal, mas não psíquica, acho que o termo “psíquico” está muito relacionado ao cérebro e à maneira com que cada indivíduo vê as coisas. Isto é; ligado à sua personalidade.
Amigo, a isto é que me refiro quando falo da “importância de pensar”, na atualidade as atividades do mundo só estão sendo regidas pelo pensamento superficial, isto è, só pela “percepção” e o “discernimento”. Este tipo de pensamento é inato e praticamente não utiliza as funções essenciais da psique que é “raciocinar” e “deduzir” o “eu” da pessoa praticamente não participa. O ato de “pensar” da pessoa começa após o análises do pensamento superficial e isto, se logra por meio da "meditação", a "reflexão" e o "pensamento maduro" dos fatos e eventos vivenciais. Este tipo de pensamento é o que utiliza o filosofo para adquirir conhecimento e descobrir verdades.
Concordo plenamente!
Se o organismo esta formado por grupos de células interligadas, e cada célula é uma unidade elementar de vida independente, a pergunta a se fazer é, ONDE ESTÁ O HOMEM AQUI?
É esta reflexão que levou o Homem a acreditar em alma, espírito e reencarnação. É realmente uma pergunta perene.
Então agora, já podemos concluir que, o homem é um "animal" mais uma "consciência psíquica" (um carro e um piloto). Amigo Brasil, agora já podemos visualizar melhor o porquê da “importância de pensar” (refletir). Se as pessoas não refletem, seu comportamento será similar ao de um "animal mais evoluído", isto é, só preocupado de sua sobrevivência e a de seu grupo familiar. E a "consciência psíquica" nós foi dada para transformar o "homem animal" em "Ser humano" e isso ainda não começa. Os poucos homens que evoluíram para "ser humano", os animais (homens) os canonizaram (viraram santos). E todo isto, acontece porque o homem esta só preocupado de enfeitar o carro sem tomar consciência ainda que "ele" é o "piloto" do carro. E a única forma de acordar desta ilusâo e cumprir a função pra que foi criado, é "meditar", "refletir", "pensar maduro".
Concordo.
O que não está explicado é o pensamento psíquico e o motivo é que este é um campo da metafísica.
Mas é a isto que eu me referi. O que leva uma pessoa diante de um determinado fato, ter um pensamento e uma reação diferente de outra pessoa diante do mesmo fato?
A emoção é uma reação física (choro, riso) e é produzida por um sentimento (atividade psíquica).
Duas pessoas vêem o mesmo fato e isto lhes provoca pensamentos... O que vai determinar QUE TIPOS de pensamentos terão cada um deles, será o emocional de cada um deles. É de acordo com o emocional que as sinápses ativam os neurônios que gerarão os tipos deferentes de pensamentos. Aí sim, o indivíduo vai raciocinar e refletir; de acordo com a área cerebral que o seu emocional estimulou para que originassem os seus pensamentos. O que determina quais caminhos, no meio da circuitaria neuronial, tomarão os sinais eletroquímicos que estimulam ou produzem os pensamentos é o emocional do indivíduo. Os pensamentos têm origem na emoção e não na razão. A razão é usada como parâmetro de raciocínio, mas a origem do pensar é emocional. O que determina quando e onde (para onde vai) será disparado um estímulo elétrico para gerar tipos diferentes de pensamentos é o emocional.Os caminhos que tomarão dentro de um cérebro, um estímulo elétrico neuronial, são determinados pelas sinapses e, estas agem obedecendo reações químicas produzidas diferentemente de indivíduo para indivíduo. Estas reações químicas estão ligadas ao emocional das pessoas. É o emocional das pessoas o que determina quais axônios (parte do neurônio que libera substâncias químicas) específicos serão estimulados e, para onde exatamente deverão ir os neurotransmissores (substâncias químicas liberadas pelos axônios) dentro do cérebro, que atravessam determinadas e diferentes fendas sinápticas (espaço entre um neurônio e outro), provocando diferentes pensamentos. O que diferencia qual fenda sináptica liberará a passagem dos impulsos elétricos determinando aí a maneira de pensar, será o fator emocional. Onde e quando ocorrerão estímulos elétricos e, para onde eles vão dentro do cérebro, é determinado pelas sinapses de acordo com os diferentes tipos de substâncias químicas que são os neurotransmissores liberados pelos axônios.São diferenciados os pensamentos acerca de um fato, não só por diferenças de opiniões, mas por serem pensamentos que tiveram origens diferentes já no início do pensar, lá no que estimulou a pensar. Foram estímulos diferentes para a concepção de uma mesma informação. O que origina e orienta os pensamentos é o emocional. Ou, as diferentes maneiras como o indivíduo recebe a informação original (ciência de fatos), a maneira como ele se percebe inserido no mundo, etc. De qualquer forma, meus argumentos não explicam muito, pois o emocional das pessoas não é sequer dominado por elas próprias e, tampouco explicado as suas diferenças.
Me parece que você esta falando do discernimento, já que, o “bom-senso” é algo intuitivo (não racional) que todo mundo tem (software).
Não creio que todo mundo tenha bom-senso... Isto é, matar os pais ou os filhos não é um ato de bom-senso e, temos muitos casos... Assim como outros tantos casos de falta de bom-senso. Acho que são poucas e subjetivas as nossas discordâncias. Abraços
09/06/2009 às 18:32 #86391SE7MUSMembroEntão agora, já podemos concluir que, o homem é um "animal" mais uma "consciência psíquica" (um carro e um piloto). Amigo Brasil, agora já podemos visualizar melhor o porquê da “importância de pensar” (refletir). Se as pessoas não refletem, seu comportamento será similar ao de um "animal mais evoluído", isto é, só preocupado de sua sobrevivência e a de seu grupo familiar. E a "consciência psíquica" nós foi dada para transformar o "homem animal" em "Ser humano" e isso ainda não começa. Os poucos homens que evoluíram para "ser humano", os animais (homens) os canonizaram (viraram santos). E todo isto, acontece porque o homem esta só preocupado de enfeitar o carro sem tomar consciência ainda que "ele" é o "piloto" do carro. E a única forma de acordar desta ilusâo e cumprir a função pra que foi criado, é "meditar", "refletir", "pensar maduro".
Concordo.
Concordo também...!
19/09/2009 às 10:03 #86392ajce1962MembroOlá a todos amigos!Os xamãs,são homens de conhecimento antes que homens de razão, e como tal estão adiantados em relação aos intelectuais, que assumem que a realidade (frequentemente equiparada com a verdade) se conhece através da razão. Um xamã mantém que a única coisa que se pode conhecer mediante a razão são nossos processos de pensamento, mas que é só mediante o ato de compreender nosso ser total, em seu nível mais sofisticado e intrincado, que poderemos apagar os limites com os quais a razão define a realidade.Os xamãs cultivam a totalidade de seu ser, ou seja, que não necessáriamente fazem uma distinção entre os aspectos racionais e intuitivos do homem. Utilizam ambos para chegar ao reino da consciência, que chamam de "conhecimento silencioso", o qual existe mais além da linguagem e mais além do pensamento.O chegar a um ponto de abandono onde o "eu" é tão somente uma idéia que pode ser mudada à vontade, é um verdadeiro ato de xamanismo, o mais difícil de todos. Quando se afasta a idéia do "eu", os xamãs têm a energia para alinhar-se com o intento, e ser mais do que acreditamos constituir o normal.Esses xamãs tinham uma outra unidade cognitiva chamada a roda do tempo. Eles explicavam a roda do tempo dizendo que o tempo era como um túnel de comprimento e largura infinitos, um túnel com sulcos de reflexão. Cada sulco era infinito, e havia um número infinito deles. As criaturas vivas eram obrigadas, pela força da vida, a contemplar um determinado sulco. Mas contemplar um sulco significava ser agarrado por ele, para viver aquele sulco. O objetivo final do xamã é, por meio de um ato de profunda disciplina, focalizar a sua atenção plena na roda do tempo, com o propósito de fazê-la girar. Os xamãs que conseguiram fazer girar a roda do tempo podem olhar em qualquer sulco e tirar dele o que quiserem. Estar livre da força enfeitiçadora de olhar somente em um desses sulcos significa que os xamãs podem olhar em qualquer direção: quer o tempo recue ou avance sobre eles.*****Musica de KAGAYA&CELINE DION:http://www.youtube.com/watch?v=ShPfpPFR7PQ&NR=1A DEUS AMIGOS
19/09/2009 às 13:34 #86393Miguel DuclósMembroPor quê não citar a fonte oculta destes pensamentos sobre o xamanismo? O consciência tem um antigo site dedicado ao autor Carlos Castaneda, aqui ele não é "tabu", pode ser citado.E na nossa parte de textos, publicamos um estudo interessante sobre várias questões que surgiram a partir de reflexões inspiradas por C.Chttp://www.consciencia.org/quem-tem-ouvidos
19/09/2009 às 14:34 #86394ajce1962MembroOlá amigo M. Duclós só não o citei ( Carlos Castaneda ), por que o texto é por demais evidente, pelo menos para mim que acompanho os livros dele há 30 anos, e também assim tive a oportunidade de conhecer mais um bom site, desse site tirei este texto que gostei.http://www.consciencia.org/quem-tem-ouvidosAssim, o primeiro salto do homo rationalis foi o de seu surgimento, quando ele sofreu uma primeira inversão a partir do homem do estado “antecedente da razão”. Antes disso, a relação que o ser humano tinha com a natureza poderia ser reputada “mágica”, pois ela ultrapassava o que hoje consideramos “natural”. A primeira inversão ocorreu então como uma transição do silêncio original em que surgiu o ser humano para a constituição de um mundo de nomes e coisas: foi o surgimento da razão, que “expulsou o ser humano do paraíso” e o jogou na “fase mítica”, onde a relação com a natureza, que era direta, passou a ser mediada pela razão. O que era mágico adquiriu nomes e passou a fundamentar o mundo na forma de deuses e mitos. Da fase mítica para a construção racional de mundo foi um segundo salto, que ocorreu concretamente no chamado “milagre grego”, quando a antiga lógica tornou-se a “lógica formal”, e a antiga razão tornou-se a “razão especulativa”, originando o modo ocidental-europeu de fundamentar o mundo, que veio a se tornar hegemônico após o final da Idade Média. De modo a demonstrar que também este ser que é a Europa não surgiu de modo inusitado, antes advém do antigo como resultado de um movimento evolutivo que a tudo arrasta. Por fim, presumivelmente, um novo salto levará a Europa e o ser humano para o seu fim, e o início de um novo elo.Fiquem bem com L. Pausini:http://www.youtube.com/watch?v=PCaHqyZ1ReM&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=4&playnext=4&playnext_from=PL
19/09/2009 às 19:47 #86395AcáciaMembroCães, MarinheirosEra um cão que tinha um marinheiro. O cão perguntou à esposa, que se pode fazer de um marinheiro? Põe-se de guarda ao jardim, respondeu ela. — Não se deve deixar um marinheiro à solta no jardim, que fica perto do mar. Um marinheiro é uma criatura derivada por sufixação, e pode recear-se o poder do elemento de base: o radical mar. Em vez de guardar o jardim, ele acabaria por fugir para o mar. — Deixá-lo fugir, disse a esposa do cão. Mas ele não estava de acordo. Que um facto deveria ser esse mesmo facto até ao limite do possível: quem possui um marinheiro para guardar o jardim deve procurar mante-lo a todo o custo, assim como o cão, ou o casal de cães, que não tiver um marinheiro deve não tê-lo até a isso ser absolutamente forçado. — Nesse caso, só nos resta ir para uma terra do interior, longe do mar, disse a cadela. E então foram para o interior, levando pela trela o marinheiro açaimado. Durante o percurso viram muitas paisagens. O marinheiro estava espantado com as paisagens que podem existir longe do mar. Fez diversas observações a esse respeito, provocando o risonho latido dos cães que, pela sua parte, concordavam em que tinham um marinheiro muito inteligente. — Nem todos os cães têm a nossa sorte, disse o cão, pois conheço vários cães que são donos de vários marinheiros estúpidos. Iam por isso bastante contentes e diziam, a outros cães com quem se cruzavam, que possuíam um marinheiro invulgarmente esperto. — Ele tem uma filosofia das paisagens, dizia o cão. Um cão da Estrela, que encontraram naturalmente perto da Serra da Estrela, perguntou-lhes se o marinheiro gostava de sardinhas. — Adora-as, respondeu a cadela. — Isso não me admira nada, disse o indígena. E na verdade não parecia admirado. Quando chegaram ao mais interior possível, alugaram uma casa com um jardim e puseram o marinheiro a guardá-lo. — Guarda-o, disseram. Deixaram-lhe ao lado uma dúzia de latas de sardinhas e foram para dentro de casa. Durante sete dias e sete noites, o marinheiro reflectiu sobre as paisagens do interior e comeu as sardinhas de conserva. Depois foi atacado de esgana, e começou a andar em círculos cada vez mais apertados no meio do jardim. Os cães observavam-no da janela e viam que o seu marinheiro perdia as forças a cada volta. Um dia, ao anoitecer, caiu para o lado resfolegando. — O mar, ouviram-no dizer. Então foram para dentro, e dormiram. De manhã vieram cedo ao jardim e verificaram que o marinheiro estava morto. — Era um marinheiro tão esperto, disse a cadela. — Pois era, disse o cão, foi pena. E enterraram o marinheiro debaixo de uma acácia. Mas como já se haviam habituado à vida do interior, não regressaram ao litoral. Nunca mais tiveram marinheiros. — Para quê?, dizia a cadela, ralações já existem de sobra. E quem se atreve a negar que ela tinha razão?in Os Passos em Volta, Herberto Helder
19/09/2009 às 20:21 #86396AcáciaMembroPensamento: Tudo que provoca a sua mente, as "n" possibilidades de interação, de perguntas, de respostas, de caminhos, de inclusive, sugar suas vontades e englobá-las, criando novas possibilidades de sonhos e sensações, ou seja, desviar você de si mesmo, de suas realidades e fazer com que você sinta-se apto a "teletransportar-se" para um "novo mundo" que pode,(ou não)? tornar-se real? (ver pontos de vista e realidade).Consciencia: Aquilo que não pode ser modificado pois está associada às escolhas da vida, aos dois caminhos: O bem ou o mal ou seja, ou tenho uma boa consciencia ou não. Estaria mais ou menos associada às virtudes definidas por Sócrates: O ser humano já nasce com elas. A probabilidade e inversão de uma para outra, ou seja, da má para a boa consciência dependeria muito dos esforços pessoais e do amor disponibilizado para tal criatura." Só não troca de idéias quem não as têm" ou, quem acredita que as suas estão entre as melhores!!!
20/09/2009 às 0:16 #86397ajce1962MembroOlá amigos em relação ao xamanismo as minhas leituras são; Carlos Castaneda.Um pouco de L. Pausini:http://www.youtube.com/watch?v=PCaHqyZ1ReM&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=4&playnext=4&playnext_from=PL*****A consciência surge no movimento evolutivo a partir do pensamento, visto este como o processamento de informações recebidas do meio externo, por um intelecto, gerando uma resposta. Neste sentido, todo o ser vivo pensa, ainda que não esteja consciente disso. A consciência, então, eclode apenas em determinado ponto do processo evolutivo e é justamente o seu surgimento que origina o ser humano, quando o pensamento torna-se consciente de si mesmo. Este “dar-se conta” do pensamento, que denominamos “consciência”, não ocorre como algo inusitado, antes é o resultado inexorável de um estreitamento da ligação entre o “dentro” e o “fora” do ser, no tempo, como matematicamente se demonstra. Por outro lado, uma vez surgida a consciência, ela vai trazendo “para dentro” de sua iluminação cada vez mais aspectos da realidade, a qual se apresenta como intrinsecamente diferente do intelecto, apesar de com ele possuir analogias evidentes. E justamente, na descoberta de tais analogias entre realidade e intelecto, as quais constituem o que conhecemos como lógica, é que surge finalmente a razão, que a partir de seu surgimento passa a ser a marca do próprio ser humano, visto como “homo rationalis”. Porém, intui-se pela análise matemática que, no elo evolutivo representado pelo ser humano, a razão aparece apenas num segundo momento, como resultado da descoberta de um comportamento da realidade – uma lógica – que foi trazida para dentro da iluminação da consciência. Ou seja, se a consciência é o pensamento que se tornou consciente de si mesmo, a razão é a lógica tornada consciente. Uma vez que surge a razão, surge com ela o “discurso racional”, ou seja, a linguagem falada. E com ela um mundo de nomes e palavras, diverso do silencioso mundo da emergência do ser humano. Esta primeira transição, então, retira o ser humano de um estado primordial, onde possuía uma percepção diversa da dos dias atuais. Lá ele tinha, presumivelmente, uma percepção da realidade que é a mesma que tem o restante da natureza e as próprias crianças, na primeira infância. Tal abandono da percepção da primeira infância coletiva da humanidade seria justamente o que significa a “expulsão do paraíso”, da metáfora bíblica. Uma expulsão que todos voltamos a sentir, quando somos introduzidos pelos adultos, em nossa primeira infância, num mundo composto de coisas e palavras. E nós adultos, neste caso, quando oferecemos a racionalidade a nossas crianças, nos revestimos, ainda que de modo inconsciente, do papel da famosa serpente.Fiquem em paz
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.