A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 167 do total)
  • Autor
    ajce1962
    Membro

OláOs xamãs ensinam que a percepção ocorre em um lugar fora do reino sensorial: sabem que existe algo mais vasto que o que nossos sentidos podem captar. Dizem que a percepção tem lugar em um ponto fora de nosso corpo, fora dos sentidos, mas não é suficiente acreditar meramente nesta premissa. Não é apenas questão de ler acerca disso, ou escutá-lo da boca de terceiros. Para transformá-lo em algo corpóreo, a pessoa precisa tê-lo experimentado.O que precisamos aceitar, ao nível mais profundo possível, é que a cultura é o produto de um processo longo, cooperativo, altamente seletivo e desenvolvido, que culmina num acordo que nos desvia e nos afasta de outras possibilidades. Os xamãs procuram, de forma ativa, desmascarar o fato de que a realidade é ditada e mantida por nossa razão: que as idéias e os pensamentos surgidos da razão se convertem em regimes de conhecimento que ordenam a forma como vemos e atuamos no mundo; e que todos estamos sujeitos a uma incrível pressão para assegurar que certas ideologias nos sejam aceitáveis.Deixo aqui livros de C. Castaneda:http://www.4shared.com/dir/5031818/a8eaf05a/Carlos_Castaneda.htmlFiquem bem amigos com Laura Pausini:http://www.youtube.com/watch?v=PCaHqyZ1ReM&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=4&playnext=4&playnext_from=PL

Acácia
    Membro

Cães, MarinheirosEra um cão que tinha um marinheiro. O cão perguntou à esposa, que se pode fazer de um marinheiro? Põe-se de guarda ao jardim, respondeu ela. — Não se deve deixar um marinheiro à solta no jardim, que fica perto do mar. Um marinheiro é uma criatura derivada por sufixação, e pode recear-se o poder do elemento de base: o radical mar. Em vez de guardar o jardim, ele acabaria por fugir para o mar. — Deixá-lo fugir, disse a esposa do cão. Mas ele não estava de acordo. Que um facto deveria ser esse mesmo facto até ao limite do possível: quem possui um marinheiro para guardar o jardim deve procurar mante-lo a todo o custo, assim como o cão, ou o casal de cães, que não tiver um marinheiro deve não tê-lo até a isso ser absolutamente forçado. — Nesse caso, só nos resta ir para uma terra do interior, longe do mar, disse a cadela. E então foram para o interior, levando pela trela o marinheiro açaimado. Durante o percurso viram muitas paisagens. O marinheiro estava espantado com as paisagens que podem existir longe do mar. Fez diversas observações a esse respeito, provocando o risonho latido dos cães que, pela sua parte, concordavam em que tinham um marinheiro muito inteligente. — Nem todos os cães têm a nossa sorte, disse o cão, pois conheço vários cães que são donos de vários marinheiros estúpidos. Iam por isso bastante contentes e diziam, a outros cães com quem se cruzavam, que possuíam um marinheiro invulgarmente esperto. — Ele tem uma filosofia das paisagens, dizia o cão. Um cão da Estrela, que encontraram naturalmente perto da Serra da Estrela, perguntou-lhes se o marinheiro gostava de sardinhas. — Adora-as, respondeu a cadela. — Isso não me admira nada, disse o indígena. E na verdade não parecia admirado. Quando chegaram ao mais interior possível, alugaram uma casa com um jardim e puseram o marinheiro a guardá-lo. — Guarda-o, disseram. Deixaram-lhe ao lado uma dúzia de latas de sardinhas e foram para dentro de casa. Durante sete dias e sete noites, o marinheiro reflectiu sobre as paisagens do interior e comeu as sardinhas de conserva. Depois foi atacado de esgana, e começou a andar em círculos cada vez mais apertados no meio do jardim. Os cães observavam-no da janela e viam que o seu marinheiro perdia as forças a cada volta. Um dia, ao anoitecer, caiu para o lado resfolegando. — O mar, ouviram-no dizer. Então foram para dentro, e dormiram. De manhã vieram cedo ao jardim e verificaram que o marinheiro estava morto. — Era um marinheiro tão esperto, disse a cadela. — Pois era, disse o cão, foi pena. E enterraram o marinheiro debaixo de uma acácia. Mas como já se haviam habituado à vida do interior, não regressaram ao litoral. Nunca mais tiveram marinheiros. — Para quê?, dizia a cadela, ralações já existem de sobra. E quem se atreve a negar que ela tinha razão?in Os Passos em Volta, Herberto HelderLi este texto mas acho difícil compreende-lo. Alguém se habilita a me dar as coordenadas por favor? Ou dizer o que consegue interpretar?

ajce1962
    Membro

Olá amiga Acácia!Esse texto faz-me lembrar aquela estória do africano surdo que vive em Portugal e vai a África buscar um papagaio...quando chega a Lisboa com o papagaio às costas, no aeroporto, um casal de idosos ao passar por ele diz: ai que animal tão bonito, donde terá vindo! e é o papagaio que responde prontamente; trouxe-o de África...Adeus amiga Acácia gostei do texto apenas neste sentido, como anedota para rir...JANIS JOPLINhttp://www.youtube.com/watch?v=FVpDOIPx_sY&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=15

Acácia
    Membro

Prefiro a piada amigo. Vou deixar a interpretação deste texto para lá…Obrigada pela opinião afinal, este discurso é muito difícil mesmo…A Deus amigo.

schumacher
    Membro

Que é o pensamento e sua importância para quem o executapensamentos são gerados pelas suas emoçoes...emoçoes ruins pensamentos ruins emosçoes boas pensamentos bons.Que papel ocupa a consciência  no homembom concicencia é a parte conciente a parte racional a que executa.

Acácia
    Membro

Pensamento: Tudo que provoca a sua mente, as "n" possibilidades de interação, de perguntas, de respostas, de caminhos, de inclusive, sugar suas vontades e englobá-las, criando novas possibilidades de sonhos e sensações, ou seja, desviar você de si mesmo, de suas realidades e fazer com que você sinta-se apto a "teletransportar-se" para um "novo mundo" que pode,(ou não)? tornar-se real? (ver pontos de vista e realidade).Consciencia: Aquilo que não pode ser modificado pois está associada às escolhas da vida, aos dois caminhos: O bem ou o mal ou seja, ou tenho uma boa consciencia ou não. Estaria mais ou menos associada às virtudes definidas por Sócrates: O ser humano já nasce com elas. A probabilidade e inversão de uma para outra, ou seja, da má para a boa consciência dependeria muito dos esforços pessoais e do amor disponibilizado para tal criatura." Só não troca de idéias quem não as têm" ou, quem acredita que as suas estão entre as melhores!!!Quanta ignorância na minha resposta. Peço mil desculpas aos participantes deste fórum. Que absurdo! E se tivéssemos uma boa consciencia e a mesma fosse "cauterizada" por infinitas mentiras e ensinamentos contrários a boa consciência? E se não fosse a ajuda de Deus para que pudéssemos recuperá-la? Existem as possibilidades, por isso, agora sei que "precisamos orar e vigiar" ... Toda a evolução humana depende de Deus, de sua misericórdia, e que nós nos esforcemos muito...Ele, Deus, não nos abandona às nossas paixões...E também precisamos das pessoas esclarecidas que levam um tempão de suas vidas estudando...pesquisando...se esforçando para colaborarem com os mais ignorantes como eu estava...Graças a Deus que me direcionou a este Fórum. Desculpem-me se encontrarem outras respostas com esta! Sei que contém algumas verdades mas não são absolutas! Viram, estou aprendendo também com a filosofia...

Brasil
    Membro

Dando continuação ao debate…

Brasil, a consciência é uma energia (energia psíquica) a origem da energia só pode ser outra energia.

Se o pensante é também energia, então ELE pode ser a energia motriz da SUA consciência, e não necessariamente uma energia psíquica universal, como o senhor quer nos fazer crer.Deu pra entender?

Brasil
    Membro

Me parece que você esta falando do discernimento, já que, o “bom-senso” é algo intuitivo (não racional) que todo mundo tem (software).

Bom-senso todo mundo tem? Eu havia lhe questionado quanto a isso e parece que o senhor não respondeu...  Hitler tinha bom-senso?  Torquemada tinha bom-senso? Nero tinha bom-senso? Como assim "bom-senso todo mundo tem"?

O que determina se um fato qualquer vai provocar sentimentos de reprovação ou aprovação, por exemplo, é o fator emotivo. São as emoções que provocam a reação química que induz o estímulo elétrico e, enquanto alguns se emocionam com um determinado fato, outros não.  

Brasil, isto também é ao inversa. A emoção é uma reação física (choro, riso) e é produzida por um sentimento (atividade psíquica).

É uma reação física que se manifesta de MANEIRAS DIFERENTES de pessoa para pessoa.Nem sempre um mesmo fato causa emoção em todos e, causando, nem sempre são os mesmos tipos de emoção.  Aquilo que faz um ficar triste pode fazer outro ficar alegre, de acordo com os seus arquétipos. (“arquétipo” no sentido neoplatônico)

Acácia
    Membro

Hitler tinha um bom senso. O que Hitler não tinha era o controle do seu pobre espírito obstinado em atingir a “perfeição” que não pertence ao homem estabelecer e sim, a Deus. A Bíblia contém ensinamentos preciosos, verdadeiros tesouros. Jesus Cristo, ao contrário do que fala os incrédulos, existiu e existe. Ele é a pedra angular. Nós, pobres mortais pecadores somos humanos, portanto, incapazes de lutar contra Deus. E, além do mais, submissos ao seu poder. Se nos desviarmos da boa conduta que são as disciplinas Bíblicas “eis que o pecado jaz à porta”. Aí, inicia-se uma guerra infernal entre o bem e o mal da qual somos nós, os humanos que já trazem em si a semente do pecado, o campo fértil onde ocorre a batalha. Temos a semente do bem e do mal em nós e, temos em nós também a semente divina. Portanto, somos dual, cheios de contradição. O que fazer? “Arquitetar” soluções tais como a de Hitler que se possível, jogaria uma bomba nuclear nos “humanos imperfeitos” e fazer surgir um exército de um homem só ou, aguardar a solução pacífica de Jesus Cristo, Nosso Senhor que, ao contrário de Hitler, tenta manter nossas diferenças, nossa humanidade, tentando nos aperfeiçoar. É claro que nosso Deus é misericordioso. Por isso Ele é eterno. Mas Ele prometeu que virá e fará justiça. “Pregadores de rosas, prega os espinhos também, prega que Deus é amor, Deus é amor, mas é justiça também. Porque a fé sem as obras pra Deus, nem um valor ela tem”.

Brasil
    Membro

Hitler tinha um bom senso.

Hein?? Bem, Acácia, então precisamos definir o que significa pra você a expressão “bom senso”.

Portanto, somos dual, cheios de contradição. O que fazer? "Arquitetar" soluções tais como a de Hitler que se possível, jogaria uma bomba nuclear nos "humanos imperfeitos"(...)

Depois de rever o que você disse, ainda acha que ele tinha bom senso?

(...)ou, aguardar a solução pacífica de Jesus Cristo, Nosso Senhor que, ao contrário de Hitler, tenta manter nossas diferenças, nossa humanidade, tentando nos aperfeiçoar.

Aguardar... hehehe, este é o mal do cristão; aguardar... Pra quê querer melhorar as coisas, não é mesmo? Pra quê propor novos caminhos? Tudo o que temos a fazer é aguardar o Dia do juízo final. Isso sim!!Quem quer propor novos caminhos fatalmente fará como Hitler, não é mesmo, Acácia?  Então ta... O que fazer? Aguardar Jesus... Isso é o que temos a fazer.Alias, não sei nem qual é a finalidade de estarmos aqui discutindo... Tudo o que temos a fazer é aguardar e nada mais. A sua finalidade deve ser a pregação, não é verdade, Acácia?

Acácia
    Membro

Não é verdade. Tenho certeza que sou infratora de algum dos mandamentos principais de Deus e que sou ignorante quanto a racionalidade de suas Leis mas, amo a Deus e aos seus ensinamentos de todo meu coração e tento imitá-lo, segui-Lo, copiá-Lo, aprender pois sei que Ele é verdadeiro e justo. E nos ama. E que não há como permanecer Nele e com Ele se não nos desfizermos de nossos instintos bestias, animalescos e isto só é possível se seguirmos a Jesus e isto não é o que os “pastores” andam pregando por aí em suas “teorias da prosperidade”. Queremos Deus por demais mas há um “bloqueio animalesco consciente”  que nos impede de chegarmos até Ele o qual precisamos vencê-lo. Eis a minha luta e com certeza não daria meu testemunho em um “culto” que cultua a “teoria da prosperidade”. Falta-nos a cooperação dos “conscientes omissos à Verdade”. A Deus o que é de Deus.

Brasil
    Membro

Eis a minha luta e com certeza não daria meu testemunho em um "culto" que cultua a "teoria da prosperidade".

Que testemunho, Acácia? Sabes de algo que não sabemos? Viste muitos milagres? Teve alguma visão (alucinação)?Eu não estou vendo “luta” alguma além da reprodução (pregação)dos conceitos bíblicos...  Desculpe...

ajce1962
    Membro

Olá!A essência da vida é pensamento, tudo é pensamento. A verdade da importância de pensar é alcançada quando não se pensa de forma nenhuma. Quando se resolve esta aparente contradição é-se senhor do pensamento.Namasté

Acácia
    Membro

Sim Brasil, vi muitos milagres e dentre eles, o milagre que é a vida. Tive alucinação também mas resolvi desprezá-la pois, tenho que respeitar também a matéria que me reveste…risos… Mas, eu, dona de Acácia (ou vice-versa), resolvi me despojar dela (ou vice-versa). Portanto agradeço a Deus a oportunidade que Ele me deu de ter estado aqui com você e também com "a poesia como meditação" dentre outros. O objetivo não era só satisfazer minhas curiosidades filosóficas como também falar sobre o que, nós aqui embaixo (ou de cima, quem sabe), entendemos o significado de consciencia. Então, pela primeira vez pensei. Claro que doeu muito mas, foi a oportunidade que Deus me deu e tinha que aproveitá-la. Imagine, falar de consciencia para os conscientes é o mesmo que permitir a um ralo plebeu a ser conduzido a presença de Reis. Por que falar de consciencia para os que podem mas não sabem como exerce-la? É o mesmo que falar de amor para aqueles que conhecem mas não podem senti-lo. Existem as duas classes de seres humanos na terra que, precisam compartilhar seu aprendizado. Mas, como falei, já dei o meu recado. Cumpri o propósito para o qual fui enviada. Agora, estou recebendo passagem para ir a outras missões de corpo presente (ou não) e, portanto, estou pegando Acácia de volta para que não reste dúvida quanto a presença da mesma no fórum. Não almejamos ser Deus nem compactuamos com o diabo mas compreendemos e sentimos as dificuldades inerentes a nós, humanos. (!?) . Como diz nosso outro amigo: FOI-ME.

ajce1962
    Membro

Olá!É pelo pensamento que vive e se expressa o mundo espiritual, onde está o pensamento está o espirito.O ser humano é simplesmente um efeito, uma impressão, uma sensação, ilusório, pois o ego é que se julga real. A verdadeira busca do ser humano é a causa desse efeito, mas para isso tem que se desfazer das paixões do ego que o agarram ao mundo.O homem é um aglomerado de sentimentos, uma consciência com as leis de Deus lá gravadas.Namasté

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 167 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.