A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 167 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

"Poeta castrado não"!

Passe uma noite comigo e não dirás mais isto, minha "senhora".  ;Dprivate%2520-%2520cleopatra%2520%255Bsex%255D%2520(front).jpg

Philipon
    Membro

A "verdade" é um "juízo" um "julgamento intelectual" obtido ao aplicar o discernimento, o raciocínio e a lógica na análise de realidades.O raciocínio NÃO é a lógica! O raciocínio é o processamento de informações, de onde se obterá pareceres que devem obedecer a lógica. Nem sempre isso acontece.

A verdade é um juízo, sim, como não poderia ser? Um juízo que muda de acordo com a atualidade dos fatos.

o que você mudou foi a realidade.

Mudando-se a realidade muda-se a verdade!

Para falar sobre a “verdade” é essencial compreender... O que é? E sua origem.Vamos primeiramente a definir o que é a "realidade".A realidade possui 3 características essenciais que a definem:a) Sua existência é independente da participação do ser humano, existe por si mesma.b) Em condições normais permanece imutável e;c) Sua permanência no tempo é indefinida.Agora vamos a definir o que é a “verdade” através de um exemplo.Analisemos uma realidade natural, por exemplo, a “água”. Da análise física obteremos que é uma substância liquida, da análise química obteremos que a “água” está formada por moléculas e que as moléculas estão formadas por oxigênio e por hidrogênio. Finalmente analisando a estrutura química da molécula de “água” obteremos que está formada pela ligação de 2 átomos de hidrogênio a 1 átomo de oxigênio. Com estes dados estamos em condições de emitir um “julgamento”: a molécula de água está formada pela combinação de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio. Este “julgamento” é o que se denomina “verdade”.Agora se analisamos a “verdade” e aplicamos a lógica podemos deduzir que se nós temos os componentes por separado e os combinamos nas proporções adequadas poderemos "criar" “água”. Em outras palavras, através da análise de “verdades” podemos “criar” novas realidades.Agora que temos o conhecimento de saber que o oxigênio e o hidrogênio se combinam, por meio de experimentos podemos obter novas verdades que podem transformar-se em novas realidades. Ex.Se combinamos 2 atomos de hidrogênio com 2 átomos de oxigênio obtemos uma realidade chamada “água oxigenada” que é de todos conhecida. Agora sendo uma característica essencial de a realidade ser imutável no tempo é obvio que no caso da “realidade criada” a “verdade” que a cria por lógica, também deve ser imutável!As pessoas por falta de conhecimento confundem a verdade filosófica obtida da análise de conhecimentos que é imutável com a verdade (juízo) obtida da análise de eventos ou fatos e esta verdade si é mutável.O erro está em que as pessoas consideram os fatos e eventos como uma realidade o que não é verdade devido a que estes, não cumprem os requisitos essenciais que definem uma realidade. Em outras palavras sua existência como realidade precisa ser comprovada através da participação de pessoas. 

Brasil
    Membro

a molécula de água está formada pela combinação de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.

Foi dito no início que a verdade é um juízo. Concordamos.Este juízo acima, que eu penso ser verdade, até meados do século XVIII ainda era desconhecido, foi somente a partir de Lavoisier que isso passou a ser uma verdade.Dirão: Era desconhecido, mas era verdade. E eu direi, se ninguém tinha o conhecimento para poder aí sim fazer o juízo, então não era uma verdade. A verdade era outra.  Ainda, quem pode garantir que daqui a 500 ou 1000 anos não terá sido descoberto mais algum detalhe na composição química da água? Já temos o conhecimento absoluto? Caso isto aconteça, a verdade mudará novamente.

nickoss
    Membro

Boa noite pit bull !Lá acima, quando você responde pela primeira vez ao Phinton: "Entendo que o  pensamento, atributo exclusivo da espécie humana,  é o produto do único tipo de ferramenta biológica verificável  em todo o planeta,  capaz de,  deliberadamente  alterá-lo,  melhorá-lo, piorá-lo e destruí-lo :  O cérebro humano.   Capaz de “melhorar”  e  “piorar” o planeta,  obviamente , do ponto de vista humano e, capaz de alterá-lo e destruí-lo,  do ponto de vista cosmológico.  A importância do pensamento para quem o usa é basilar, imprescindível para uma vida normal,  na sua falta, se vive em estado vegetativo."  Podemos verificar que existe gravado na sua mente, conceitos que se contradizem quando você raciocina:Você afirma que o pensamento é atributo exclusivo da espécie humana... E que o pensamento é imprescindível para a vida normal, na sua falta, se vive em estado vegetativo.Com essa afirmação, errônea, você vai ter que concluir que todas as outras espécies animais não pensam. O que é um grande erro.Ainda que você estivesse referindo-se ao raciocínio, erraria, ao afirmar que é exclusivo da espécie humana, pois podemos perceber, diariamente, que alguns animais de estimação, tal como os cães, raciocinam um pouquinho. Um pit bull não posso garantir ! Nickoss

nickoss
    Membro

A "verdade" é um "juízo" um "julgamento intelectual" obtido ao aplicar o discernimento, o raciocínio e a lógica na análise de realidades.O raciocínio NÃO é a lógica! O raciocínio é o processamento de informações, de onde se obterá pareceres que devem obedecer a lógica. Nem sempre isso acontece.

A verdade é um juízo, sim, como não poderia ser? Um juízo que muda de acordo com a atualidade dos fatos.

o que você mudou foi a realidade.

Mudando-se a realidade muda-se a verdade!

Para falar sobre a “verdade” é essencial compreender... O que é? E sua origem.Vamos primeiramente a definir o que é a "realidade".A realidade possui 3 características essenciais que a definem:a) Sua existência é independente da participação do ser humano, existe por si mesma.b) Em condições normais permanece imutável e;c) Sua permanência no tempo é indefinida.Agora vamos a definir o que é a “verdade” através de um exemplo.Analisemos uma realidade natural, por exemplo, a “água”. Da análise física obteremos que é uma substância liquida, da análise química obteremos que a “água” está formada por moléculas e que as moléculas estão formadas por oxigênio e por hidrogênio. Finalmente analisando a estrutura química da molécula de “água” obteremos que está formada pela ligação de 2 átomos de hidrogênio a 1 átomo de oxigênio. Com estes dados estamos em condições de emitir um “julgamento”: a molécula de água está formada pela combinação de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio. Este “julgamento” é o que se denomina “verdade”.Agora se analisamos a “verdade” e aplicamos a lógica podemos deduzir que se nós temos os componentes por separado e os combinamos nas proporções adequadas poderemos "criar" “água”. Em outras palavras, através da análise de “verdades” podemos “criar” novas realidades.Agora que temos o conhecimento de saber que o oxigênio e o hidrogênio se combinam, por meio de experimentos podemos obter novas verdades que podem transformar-se em novas realidades. Ex.Se combinamos 2 atomos de hidrogênio com 2 átomos de oxigênio obtemos uma realidade chamada “água oxigenada” que é de todos conhecida. Agora sendo uma característica essencial de a realidade ser imutável no tempo é obvio que no caso da “realidade criada” a “verdade” que a cria por lógica, também deve ser imutável!As pessoas por falta de conhecimento confundem a verdade filosófica obtida da análise de conhecimentos que é imutável com a verdade (juízo) obtida da análise de eventos ou fatos e esta verdade si é mutável.O erro está em que as pessoas consideram os fatos e eventos como uma realidade o que não é verdade devido a que estes, não cumprem os requisitos essenciais que definem uma realidade. Em outras palavras sua existência como realidade precisa ser comprovada através da participação de pessoas. 

Aulas interessantes Philipon. Assim dá gosto ficar por aquí. Vou continuar lendo os seus posts, e pode esperar perguntas. AbraçãoNickoss

Brasil
    Membro

Boa noite pit bull ! (...)(...)Você afirma que o pensamento é atributo exclusivo da espécie humana...

Boa noite animal de rabo!  (se gostas disso... assim faremos.)Realmente há um grave erro no que eu escrevi. Onde eu usei “exclusivo”, leia-se “inerente”.Não é possível realmente afirmar que animais irracionais não pensam. Mas, o contexto em que estamos colocando o “pensar” não é este tão deficitário como é o “pensar” dos animais irracionais.Contudo, não podemos afirmar literalmente que animais irracionais não pensam. Alias, este é o motivo de o senhor conseguir escrever suas tagarelices; alguma atividade seu cérebro teria de ter.Digo que és dado à tagarelice, pois há questões em aberto, às quais o senhor ainda não respondeu.Aqui está:http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2549.msg18127.html#msg18127Eu realmente gostaria de saber como se faz para modificar psicologicamente os “seres não vivos”.

Brasil
    Membro

podemos perceber, diariamente, que alguns animais de estimação, tal como os cães, raciocinam um pouquinho. Um pit bull não posso garantir !

Se o senhor não pode garantir, então RECONHECE o contexto em que o “pensar” ESTAVA sendo colocado.  ;)

Philipon
    Membro

a molécula de água está formada pela combinação de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.

Foi dito no início que a verdade é um juízo. Concordamos.Este juízo acima, que eu penso ser verdade, até meados do século XVIII ainda era desconhecido, foi somente a partir de Lavoisier que isso passou a ser uma verdade.Dirão: Era desconhecido, mas era verdade. E eu direi, se ninguém tinha o conhecimento para poder aí sim fazer o juízo, então não era uma verdade. A verdade era outra.  Ainda, quem pode garantir que daqui a 500 ou 1000 anos não terá sido descoberto mais algum detalhe na composição química da água? Já temos o conhecimento absoluto? Caso isto aconteça, a verdade mudará novamente.

Brasil você continua batendo na mesma tecla e isto se deve à falta de raciocínio.Vamos a aplicar o raciocínio ao exemplo. Se você analisa uma "realidade" vai obter "conhecimento da realidade" e por lógica este "conhecimento" também é uma "realidade".Agora se analisa este "conhecimento" e aplicando o "raciocínio" encontra relacionamentos dentre seus componentes factíveis de serem transformados em "julgamentos", por lógica, estes "julgamentos" também são "realidades". Estes "julgamentos" são considerados “verdades filosóficas”.Como conclusão final, podemos definir a “verdade filosófica” como uma "realidade subjetiva" (intelectual). Para ser considerada como "realidade objetiva" uma “verdade filosófica” deve ser demonstrada sua objetividade através de exemplo prático ou por meios matemáticos.  Todas as fórmulas utilizadas pelos cientistas são “verdades filosóficas” e todas elas SÃO IMUTÁVEIS

Acácia
    Membro

A água oxiginada não foi criada. A água original continua lá. É disso que precisamos lembrar e não esquecer!

Brasil
    Membro

Brasil você continua batendo na mesma tecla e isto se deve à falta de raciocínio.

Philipon, o motivo pelo qual entende que minhas colocações são erradas não interessa, ou seja, não precisava ser dito.Quando não concordo com uma opinião eu apenas apresento argumentos contrários. Evito dizer o motivo pelo qual imagino que o outro debatedor tem a opinião que tem. Por exemplo: “Pensas assim porque lhe falta raciocínio” Ou, “tens esta opinião porque és um bobo”, ou coisas do tipo.Não concordo com suas colocações, mas parece que o tema já se esgotou entre nós. Portanto, não apresentarei mais argumentos para não ter de bater na mesma tecla e, também para não iniciar outra briga. Não direi aqui o motivo pelo qual julgo que tens a opinião que tem. Apenas digo que não concordo.Sei que algumas pessoas aqui imaginam que eu gosto muito de brigar... Isto não é verdade, apenas não tenho o costume de engolir desaforos.Quando as pessoas se vêem questionadas, geralmente tentam desqualificar o debatedor oponente. Eu só faço isso quando tentam me desqualificar. Isto é, eu só uso este expediente como defesa.A questão sobre “verdade/realidade” é uma questão filosófica perene. Não teria cabimento alguém aqui julgar-se conhecedor pleno da verdade. Desde os primórdios da Filosofia este é um assunto em que não se encontra consensos.

Philipon
    Membro

[

Brasil você continua batendo na mesma tecla e isto se deve à falta de raciocínio.

Philipon, o motivo pelo qual entende que minhas colocações são erradas não interessa, ou seja, não precisava ser dito...

Brasil num debate filosófico se está procurando encontrar uma verdade, por este motivo, não basta falar não concordo é necessário demonstrar por que a colocação do adversário esta errada (não é uma verdade). Concordo com você que num debate não se deve desqualificar ao adversário. Na minha colocação, eu não estou desqualificando a você, estou desqualificando sua colocação.

Brasil
    Membro

Na minha colocação, eu não estou desqualificando a você, estou desqualificando sua colocação.

Para TENTAR desqualificar a minha colocação bastariam os argumentos que colocaste. A observação: “isto se deve à sua falta de raciocínio” abre precedentes para eu usar o mesmo expediente e dizer que tens a opinião que tem porque pertences a uma determinada corrente de pensamento que já está totalmente ultrapassada ou até dizer que és burro ou coisas do tipo.Pra não fazer isto e para não bater na mesma tecla, cujos argumentos eu não considero rebatidos, eu apenas digo que não concordo.

nickoss
    Membro

Olá Phillipon e colegas !  :dirol_mini:Vamos partir da seguinte realidade:Por enquanto vamos deixar de lado, quando a Terra ainda era uma sopa de partículas subatônicas, energia e altas temperaturas, semelhante ao nosso Sol, hoje(Obs.:não tenho dúvidas de que a nossa Terra é parte do nosso Sol). No qual, apenas na sua superfície, a temperatura de uns 5.507oC, existem átomos de hidrogênio e hélio, e traços de Fe, Cr, O, Si, Mg, Ca, Ni, etc.Iniciamos nosso raciocínio, partindo do pensamento de quando as temperaturas aqui na Terra caíram o suficiente(temp. abaixo de uns 100oC) para iniciar-se a aglutinação de átomos e moléculas inorgânicas(SO¬¬2, S, NO3, CO2, Ca2+, Mg2+, H2O, etc.)  existentes e, algumas formadas anteriormente, outras quando as temperaturas encontravam-se por volta de uns 700oC(H2O), para a formação das primeiras moléculas(denominadas aminoácidos) compostas dessa matéria-prima a disposição; associada as faixas de temperaturas ideais para a sua manutenção; associado ao movimento do meio, proporcionado pela água(Mar); associado a necessidade dessas moléculas de extraírem energia do meio para a sua manutenção, devido as diversidades do meio, tais como: variação de temperaturas, devidas ao distanciamento e aproximação do Sol(inverno e verão), diferenças de concentrações de sais na água, eletricidade, etc.Resumindo: Assim como as partículas subatômicas, em certas temperaturas, tem necessidade natural de se aglutinarem para formarem átomos(para tal necessitam de mais ou menos energia), os átomos tem necessidade natural, em certas temperaturas, de formarem moléculas, que para a manutenção da sua existência precisam de energia para a manutenção dessa organização molecular forçada(estável em momentos anteriores), e energia e matéria para o seu crescimento(tecidos).Acredito que podemos explorar a conclusão de que todo esse arranjo atômico e molecular que deu origem a vida, é produto do resfriamento lento(tempo geológico) da Terra.Percebe-se que desde o início, os seres vivos são completamente dependentes do meio ambiente, portanto os sentidos são o meio de comunicação, não só entre os seres vivos e o meio ambiente, mas entre as partículas subatômicas e o meio, os átomos e o meio, as moléculas e o meio, as células e o meio, os tecidos e o meio, as bactérias e o meio, etc.Um aminoácido já percebe através de sentidos, e luta pelas suas necessidades, antes mesmo de ter um cérebro. O fato de todo o Universo encontrar-se em movimento, esparramando energia e matéria para todos os lados, justifica nossa locomoção(desde vírus, bactérias e vertebrados) na superfície da nossa maravilhosa Terra.  Nickoss 

nickoss
    Membro

Olá Phillipon, analisando as suas afirmações citadas num diálogo do post, acredito que possa esclarecer ou ampliarmos o debate em busca de uma verdade.  __________________________________________________________________________________________________Você disse: "Agora a pergunta a se fazer é, se a consciência é uma energia, e a matéria não cria energia, de onde vem essa energia. Só existe uma única resposta “de uma energia psíquica superior”.  Einstein através da análise de duas realidade a “massa” e a “velocidade da luz” obteve uma“verdade”: "que a interação entre ambas as realidades baixo certas condições era transformada em “energia”".__________________________________________________________________________________________________A minha interpretação da equação de Einstein é que no universo, portanto em nossa realidade, existem primordialmente matéria e energia. E tanto matéria pode ser transformada em energia, quanto a energia pode ser transformada em matéria. Ex.: Nós nos alimentamos com matéria, e nosso organismo produz energia(assim como um automóvel que precisa de combustível para que o motor funcione). O Sol que é matéria(matéria+energia ou uma sopa de nêutros, prótons, elétrons, etc.), emite energia para a Terra e essa energia é transformada em matéria através da fotossíntese(todo o princípio da vida). Essas (por enquanto verdades) devem responder a sua dúvida quanto a psique(consciência) e raciocínio, como forma de energia que tem sua fonte na matéria.Portanto, qualquer laudo de morte encefálica só pode ser emitido, a partir do momento em que o cérebro começa a entrar em decomposição; e o processo de decomposição tem início após alguns minutos da parada cardiaca, que impede a circulação do sangue no corpo, e consequentemente a falta de oxigenação no cérebro(reação química imprescindível para mantê-lo vivo). Logo, após o inicio da decomposição do cérebro(matéria), toda a energia psíquica ou consciência desaparecem, pois a matéria e a energia que constituem o cérebro, irão transformar-se em outra forma de matéria e energia, muito diferentes do cérebro vivo.Então, com a morte do cérebro, assim como a matéria é transformada em outra forma de matéria, a energia também transforma-se em outra forma de energia. Diz o dito popular muito corretamente que: Ninguém que tenha sido morto, verdadeiramente, tenha voltado para contar a história. - Acredito nessa verdade ! AbraçosNickossAs verdades SÃO imutáveis

Philipon
    Membro

Olá amigo Nickoss, parabéns por apresentar uma tese filosófica o que demonstra que você possui as condições e preparação necessário para manter um debate filosófico o que é muito raro neste fórum.  

Olá Phillipon, analisando as suas afirmações citadas num diálogo do post, acredito que possa esclarecer ou ampliarmos o debate em busca de uma verdade.   __________________________________________________________________________________________________Você disse: "Agora a pergunta a se fazer é, se a consciência é uma energia, e a matéria não cria energia, de onde vem essa energia. Só existe uma única resposta “de uma energia psíquica superior”.  Einstein através da análise de duas realidade a “massa” e a “velocidade da luz” obteve uma“verdade”: "que a interação entre ambas as realidades baixo certas condições era transformada em “energia”".__________________________________________________________________________________________________A minha interpretação da equação de Einstein é que no universo, portanto em nossa realidade, existem primordialmente matéria e energia. E tanto matéria pode ser transformada em energia, quanto a energia pode ser transformada em matéria.

Amigo Nickoss sua interpretação está errada. No universo só existe energia.Einstein sabia que a matéria é energia condensada. A interpretação da formula E = M * C² só tem sentido para quem tem conhecimento sobre a existência de outras dimensões e tem muito claro os conceitos sobre o que é energia.Eu particularmente acredito que si consideramos a massa (M) na fórmula como (realidade) e a luz (C) como energia  o que realmente nos quer dizer com sua fórmula é que através da transmissão de energia de determinadas características a uma determinada realidade podemos mudar de dimensões ou viajar no tempo. Isto é , sempre mantendo o conceito que todo é energia.

Ex.: Nós nos alimentamos com matéria, e nosso organismo produz energia (assim como um automóvel que precisa de combustível para que o motor funcione). O Sol que é matéria (matéria+energia ou uma sopa de nêutros, prótons, elétrons, etc.), emite energia para a Terra e essa energia é transformada em matéria através da fotossíntese (todo o princípio da vida). Essas (por enquanto verdades) devem responder a sua dúvida quanto a psique (consciência) e raciocínio, como forma de energia que tem sua fonte na matéria.

Nickoss  você continua errado na sua interpretação porque está tomando como base para seu raciocínio a física e química convencional de base materialista a qual ficou obsoleta faz 50 anos depois de ser descoberta a “física quântica”.A física quântica estabeleceu que o átomo estava composto por partículas de energia às quais a denominou “Quantum” por tanto, o átomo é um “elemento energético”. Os “elementos energéticos” se combinam entre si para formar as moléculas que compõem a matéria. Como resultado a matéria é um campo energético produto da combinação de vários conjuntos de energia.Você se alimenta de proteínas, as proteínas são ligações peptídicas de aminoácidos e a estrutura química do aminoácido está formada por átomos de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono. Em outras palavras você se está alimentando de energia.O que você está chamando de matéria na realidade é um campo energético.Para finalizar com relação à dúvida eu não tenho nenhuma dúvida.

Logo, após o inicio da decomposição do cérebro (matéria), toda a energia psíquica ou consciência desaparecem, pois a matéria e a energia que constituem o cérebro, irão transformar-se em outra forma de matéria e energia, muito diferentes do cérebro vivo.Então, com a morte do cérebro, assim como a matéria é transformada em outra forma de matéria, a energia também transforma-se em outra forma de energia. Diz o dito popular muito corretamente que: Ninguém que tenha sido morto, verdadeiramente, tenha voltado para contar a história. - Acredito nessa verdade ! AbraçosNickossAs verdades SÃO imutáveis

Outra interpretação errada, como não existe matéria tampouco existe decomposição. O que ocorre é uma dissociação entre os componentes energéticos que conformam os campos energéticos.

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 167 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.