A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 167 do total)
  • Autor
    nickoss
    Membro

Concordo com você Phillipon. A matéria é constituída de energia. Qualquer objeto, por mais sólido que pareça, vibra. Porém, a realidade que enxergamos à nossa volta, percebe duas coisas diferente, portanto, e para diferenciá-las, foram chamadas de matéria e energia. Devemos levar em conta, que a física newtoniana interpretou nossa realidade de acordo com a nossa percepção da realidade que nos cerca, e é com essa física que fazemos uso no nosso dia-a-dia, tanto aquí na terra, quanto em todo o Universo semelhante ao nosso.Pelo fato da física quântica estar fora de nossa percepção, somente através da matemática(ferramenta) poderemos concebê-la e aplicá-la na prática. Sem dúvida, que a concepção da física quântica abriu possibilidades extraordinárias para aplicações práticas e úteis. Obs.: A lógica da física quântica difere da lógica que aplicamos na nossa realidade.    Ex.: A Google está investindo pesado na computação quântica, principalmente por ser uma empresa voltada para a busca na nuvem da internet, cada vez maior. Os algorítimos(sistema lógico) que criptografam uma senha com 2.048 dígitos, se fatorado com a nossa computação atual, levaria aproximadamente 4 ou 4,5 bi de anos(idade da Terra), porém com a computação quântica vai levar apenas 6 horas  :diablo_mini:. Acredito que, pensar em matéria e energia como nossa realidade perceptível, será mais fácil para o iniciante em física. Pelo fato de já existir dificuldade muito grande no entendimento da relação cérebro(admitido como matéria) e pensamento ou consciência(energia).Por serem anteriores aos conhecimento científicos que temos hoje, o raciocínio-religioso de corpo e alma (ou espírito) só poderão ser superados(atualizados) ao se adquirir os conhecimentos científicos que temos hoje. E não vai ser através da leitura da bíblia, do Alcorão, etc.(livros arcaicos) que se vai aprender alguma coisa sobre as verdades reais. Ficar só nesses livros antigos, seria idêntico ao nosso conhecimento ter ficado preso, até hoje, aos conhecimentos de Demócrito com relação a matéria.  =8) AbraçãoNickoss         

jorgefreitas
    Membro

não vai ser através da leitura da bíblia, do Alcorão, etc.(livros arcaicos) que se vai aprender alguma coisa sobre as verdades reais.

Boa tarde, Srs. Nickoss e Philipon!Gostaria de saber a opinião dos senhores quanto ao velho testamento. Acham que as informações que ali estão são histórias reais?Um abraço!

nickoss
    Membro

não vai ser através da leitura da bíblia, do Alcorão, etc.(livros arcaicos) que se vai aprender alguma coisa sobre as verdades reais.

Boa tarde, Srs. Nickoss e Philipon!Gostaria de saber a opinião dos senhores quanto ao velho testamento. Acham que as informações que ali estão são histórias reais?Um abraço!

Boa tarde Jorge.Vai aí a minha já antiga opinião.Interpreto como uma mistura de realidade, ficção, poesia, música e, muitos conceitos místicos de uma literatura ardilosa e antiga. Acho mais interessante a realidade, ficção, poesia, música e toda a mística dos antigos livros Gregos. Não tenho dúvida que todo o conhecimento do mundo grego era de conhecimento, e foi mal o bem usados por Cristo e seus  fantasiosos apóstolos, na elocubração de uma moral, as vezes com premissas falsas, e poucas vezes com premissas verdadeiras, que eles acreditavam necessárias para mudar os costumes da época.Gostaria que tivéssemos evoluído com as crenças dos gregos. Quero que fique bem claro que ao discordar de uma tentativa de imposição mística, e conveniente, para ludibriar, e manter na escuridão, àqueles a quem foi negado o conhecimento, sinto-me tranquilamente humano, e suficientemente avançado para a minha época, para amar o próximo, orientar o próximo para raciocinar por sí e no bem do próximo, ser ético, não pedir ou aceitar esmola se pode trabalhar, não fazer trapaças para auferir dinheiro ou lucro para viver de maneira fácil as custas do próximo, etc. Na nossa vida civilizada, tem trabalho honesto para todos. Na minha crença("religião"), vender ilusão é crime; e vender indulgência dá prisão perpétua numa cela com abóboda celeste(até que o detento atinja a verdadeira compreensão do seu crime); viver conscientemente de esmola dada por quem trabalha é crime e, esse indivíduo ao ser detectado, é mandado morar na roça, por alguns anos, para produzir o seu próprio alimento, até compreender o significado da palavra trabalho.Portanto, o velho testamento é mais velho que o novo testamento, daí serem ambos livros arcaicos que merecem ser guardados como relíquias dos tempos primitivos.  :dirol_mini:AbraçosNickoss   

jorgefreitas
    Membro

Interpreto como uma mistura de realidade, ficção, poesia, música e, muitos conceitos místicos de uma literatura ardilosa e antiga

Olá Nickoss, em sua opinião, é possível separar o que exatamente é verdade do que exatamente é ficção? Ou seja, as histórias ali contadas, como Adão e Eva, por exemplo, são confiáveis? São passíveis de serem declarados fatos comprovados?

nickoss
    Membro

Boa tarde Phillipon.Ainda estou buscando essência nas definições de suas colocações anteriores.  a) matéria = energia mais concentrada. Para facilidade de raciocínio, vamos manter a denominação matéria , para a energia concentrada.  Principalmente, porque na nossa realidade, dois corpos materiais não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. b) Velocidade = S/t   É uma abstração, produto do nosso raciocínio,  cujo pensamento faz uso da matemática como ferramenta para quantificá-la, pois a velocidade é deduzida a partir da observação, real, de dois corpos(energia concentrada), ou de alguma forma de energia(ex.: luz) que se aproximam ou se afastam, a partir de um ponto de referência adotado.   c) O tempo, também é uma abstração do nosso raciocínio, e foi  adotado pelo homem, pela sua praticidade. Qualquer animal carnívoro, e assim é o homem, no seu estado primitivo, tem que caçar para alimentar-se. Vamos pegar como exemplo o tigre ou um gato, que fica escondido esperando o melhor momento de começar a perseguir a sua presa.  Essa espera, é que foi concebida, por nossa razão como tempo, e representada matematicamente.  Depois do emprego de materiais, tendo por finalidade a defesa ou o ataque a outras espécies mais fortes, o homem começou a usar conscientemente o tempo para vencer  um determinado espaço, para fins práticos. A consciência do tempo e espaço , hoje, para compreendermos o big-bang que deu origem ao nosso Universo, só pode ser possível com o desenvolvimento  de nossas mentes a partir do raciocínio desses conceitos práticos.Nota: Os cientistas buscam, sempre, as verdades contidas na realidade, e essas também podem ser mudas num intervalo muito longo do tempo para nós humanos.  O mesmo raciocínio é aplicado para compreendermos o universo curvo. Ex.: Qualquer reta na superfície da Terra (ou outro astro qualquer) parece-nos "realmente" uma reta porque estamos concebendo-a através dos nossos sentidos práticos e não reais. A nosso sentido visão nos induz a distorção da realidade. Outro exemplo de distorção que a nossa visão nos proporciona é a visão do céu para os primitivos, onde as estrela cabiam as dezenas na mão; o Sol e a Lua cabiam uma em cada mão. E assim eles acreditavam, e muitos adultos ainda hoje acreditam !  :wacko_mini:  A prudência razoável nos aconselha a termos muito cuidado com nossas conclusões sobre afirmações de verdades absolutas. Demócrito usou o seu raciocínio para dividir a matéria até uma partícula mínima, invisível, e longe dos seus sentidos práticos, indivisível. Conclusão muito avançada para o seu tempo.  :diablo_mini:Abraços Nickoss

nickoss
    Membro

Interpreto como uma mistura de realidade, ficção, poesia, música e, muitos conceitos místicos de uma literatura ardilosa e antiga

Olá Nickoss, em sua opinião, é possível separar o que exatamente é verdade do que exatamente é ficção? Ou seja, as histórias ali contadas, como Adão e Eva, por exemplo, são confiáveis? São passíveis de serem declarados fatos comprovados?

Vamos lá Jorge.  Com o conhecimento que a humanidade já acumulou, não podemos ter dúvidas que as verdades existentes na realidade, podem ser percebidas diretamente pelos nossos sentidos, ou indiretamente, deduzidas pelo nosso raciocínio aquelas não perceptíveis diretamente, porém, indubitavelmente fazem parte da mesma realidade.  É o diálogo que estou tendo com o Pillipon. Ex.: Na nossa realidade perceptível, aparentemente, a matéria difere das várias formas de energia(ex.: luz, eletricidade), porém a energia contida nos átomos(prótons, nêutros, elétrons, etc.) tiveram sua existência deduzida pelo raciocínio e constatados empiricamente.   A ficção, também produto do nosso raciocínio, é uma imaginação distorcida da realidade. Portanto, uma fantasia. Não pode ser constatada empiricamente. É só comparar a evolução que já tivemos para a compreensão da matéria desde Demócrito, 2.380 anos atrás, culminando, hoje, com a mecânica quântica, com as tentativas de explicação e provas para a existência de Deus, ou de que energia ele é constituído. Precisamos dessa fantasiosa ficção para termos um vida dignamente humana ? - Tenho certeza que não ! Prefiro a realidade da natureza universal. Ex.: praia, sol, Lua, Estrelas, Mar, Matas, Rios, Chuva, Frio, Calor... Viva a mãe Natureza !      :yahoo_mini:AbraçosNickoss 

jorgefreitas
    Membro

Precisamos dessa fantasiosa ficção para termos um vida dignamente humana ? - Tenho certeza que não !

Eu também! Concordo contigo!Que dirá então, afirmar categoricamente que são histórias reais ? Eu estou lhe fazendo estas perguntas, porque andei lendo alguns tópicos deste fórum e pude observar o usuário Philipon afirmar categoricamente a veracidade do Velho Testamento.Neste tópico eu pude observar o mesmo dizer que são raros os usuários aptos para o debate filosófico, mas no tópico em que ele afirma a veracidade do Velho Testamento, ele não quis o debate filosófico e passou a atacar com ofensas o seu parceiro de debates, o usuário Brasil.Veja aqui:http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg17736.html#msg17736“O antigo testamento é a historia real lendada do povo judeu e a lenda é a história urbana de uma realidade.”“Com respeito ao velho testamento existem muitos livros que comprovam a veracidade dos fatos.”É por isso que eu queria saber a opinião de vocês quanto a isso também.Abraços!

Philipon
    Membro

Senhor Jorge, que relação tem esta pergunta com o tópico em discussão?Como o tópico foi colocado por mim, o mínimo que posso esperar é que as perguntas que se façam estejam relacionadas com o tópico.Como o senhor tem visitado tantos tópicos deve ter encontrado vários onde se discute o tema Bíblia, lhe aconselho que faça suas perguntas nesses fóruns com certeza será bem atendido.Obrigado

Philipon
    Membro

Concordo com você Phillipon. A matéria é constituída de energia. Qualquer objeto, por mais sólido que pareça, vibra. Porém, a realidade que enxergamos à nossa volta, percebe duas coisas diferente, portanto, e para diferenciá-las, foram chamadas de matéria e energia.

Nickoss, nós não enxergamos realidades. Nós captamos energias que possuem informações as quais, são enviadas ao cérebro. O cérebro que é um centro de processamento biológico a partir das informações recebidas cria o que nós conhecemos por realidade.

Devemos levar em conta, que a física newtoniana interpretou nossa realidade de acordo com a nossa percepção da realidade que nos cerca, e é com essa física que fazemos uso no nosso dia-a-dia, tanto aquí na terra, quanto em todo o Universo semelhante ao nosso.

Nós não estamos rodeados de realidades , nós estamos rodeados de energias escalares (matrix). Através de nossos sentidos captamos e filtramos partes destas energias que posteriormente são transformadas em realidade por nosso cérebro.

Pelo fato da física quântica estar fora de nossa percepção, somente através da matemática (ferramenta) poderemos concebê-la e aplicá-la na prática. Sem dúvida, que a concepção da física quântica abriu possibilidades extraordinárias para aplicações práticas e úteis. Obs.: A lógica da física quântica difere da lógica que aplicamos na nossa realidade.    Ex.: A Google está investindo pesado na computação quântica, principalmente por ser uma empresa voltada para a busca na nuvem da internet, cada vez maior. Os algorítimos(sistema lógico) que criptografam uma senha com 2.048 dígitos, se fatorado com a nossa computação atual, levaria aproximadamente 4 ou 4,5 bi de anos(idade da Terra), porém com a computação quântica vai levar apenas 6 horas  :diablo_mini:.

O problema radica em que para entender a física quântica se deve estar consciente da importância de pensar e ter bons conhecimentos sobre o que é energia e eletromagnetismo.Quanto aos avances produzidos pela aplicação da física quântica é que a energia escalar é uma vibração que pode ser transmitida de forma lineal ou através da ressonância onde seu transmissão é instantânea.Um exemplo desta transmissão a podemos encontrar quando tocamos um violão que está bem afinado. Quando fazemos vibrar a primeira corda isto é, lhe aplicamos energia, por ressonância e de forma instantânea começa a vibrar a quinta corda isto é, por ressonância se transmitiu a energia para a quinta corda de forma instantânea.Abraço

nickoss
    Membro

Precisamos dessa fantasiosa ficção para termos um vida dignamente humana ? - Tenho certeza que não !

Eu também! Concordo contigo!Que dirá então, afirmar categoricamente que são histórias reais ? Eu estou lhe fazendo estas perguntas, porque andei lendo alguns tópicos deste fórum e pude observar o usuário Philipon afirmar categoricamente a veracidade do Velho Testamento.Neste tópico eu pude observar o mesmo dizer que são raros os usuários aptos para o debate filosófico, mas no tópico em que ele afirma a veracidade do Velho Testamento, ele não quis o debate filosófico e passou a atacar com ofensas o seu parceiro de debates, o usuário Brasil.Veja aqui:http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,2417.msg17736.html#msg17736“O antigo testamento é a historia real lendada do povo judeu e a lenda é a história urbana de uma realidade.”“Com respeito ao velho testamento existem muitos livros que comprovam a veracidade dos fatos.”É por isso que eu queria saber a opinião de vocês quanto a isso também.Abraços!

Boa noite Jorge. Se você concorda com a minha maneira de pensar sobre esses dois livros arcaicos, já é uma porta aberta para prosseguirmos num diálogo produtivo. Não tenho formação para trabalhar muito bem com as palavras, mas vou procurar esforçar-me para descrever o que penso da forma mais clara possível.Quanto ao Sr. Pit Bull, se houver tempo ainda, só começará a se libertar da escuridão em que se encontra, com a leitura de "O Anticristo" de Nietzsche, mas ler, com a mente relaxada. Com armas vulgares, só poderá advir a guerra, e é o que está acontecendo. Ainda hoje é assim, entre os Judeus(católicos ou não) e muçulmanos.O próprio Cristo foi crucificado pelos judeus, e não pelos romanos, e muito menos pelos gregos. O erro de Cristo, foi ter-se aproveitado da filosofia e costumes judeus de maneira não ortodoxa. E após a sua morte, principalmente, Paulo ter exagerado na dose ficcionista da sua ressureição, e outras fantasias. Mas, hoje, esse fato tem muito pouco a haver com filosofia. Foi superado a partir do Grande Galileu Galilei, que conseguiu enrrolar todos os facínoras inquisidores, ou inquisitores(que produziam dor física e psíquica).Quem não conseguir quebrar esse tabú, estará vivendo com uma mente de um indivíduo de dois mil anos atrás. - A escolha é sua!.Quanto ao Phillipon, estamos iniciando um diálogo e acredito que se tivermos portas abertas, será muito produtivo. Mas, se o egoísmo for mais forte, ou seja, houver mais preocupação em se sair vencedor a admitir ser vencido, aí vamos impacar, porque a arrogância vai prevalecer. Você me fez ler um pensamento dele(Phillipon) que não vejo fundamento, e não vejo onde ele poderá ir buscar provas: "Que nosso corpo é uma criação genética efetuada por seres de uma civilização superior e que nós somos formados de energia eletromagnética mais uma energia consciente e nessa tese eu apresento provas “REAIS”."Espero que ele consiga !  AbraçosNickoss 

Brasil
    Membro

.

jorgefreitas
    Membro

Olá Nickoss!

Se você concorda com a minha maneira de pensar sobre esses dois livros arcaicos, já é uma porta aberta para prosseguirmos num diálogo produtivo.

Concordo sim, não encontro qualquer embasamento lógico para afirmar que o que ali está escrito seja “história real” ou “fatos verídicos” assim como ele afirmou. Mas como você pode ver, não teve diálogo...

Quanto ao Phillipon, estamos iniciando um diálogo e acredito que se tivermos portas abertas, será muito produtivo. Mas, se o egoísmo for mais forte, ou seja, houver mais preocupação em se sair vencedor a admitir ser vencido, aí vamos impacar, porque a arrogância vai prevalecer. Você me fez ler um pensamento dele(Phillipon) que não vejo fundamento, e não vejo onde ele poderá ir buscar provas: "Que nosso corpo é uma criação genética efetuada por seres de uma civilização superior e que nós somos formados de energia eletromagnética mais uma energia consciente e nessa tese eu apresento provas “REAIS”."Espero que ele consiga !

Pois é, mas como você está vendo, ao invés de tratar de explicar as suas afirmações, ele prefere alegar que está fora do tema deste tópico...O que eu penso que não é aceitável, pois no tópico onde ele fez as afirmações ele também se negou a responder e tratou de iniciar uma série de ofensas ao outro debatedor. O que acabou gerando uma troca de insultos e consequentemente, o fechamento do tópico por parte do administrador.Aqui ele afirma que “é raro debatedores preparados para o debate filosófico neste site”, mas se nega a argumentar quais bases, ou fundamentos o levaram a afirmar a veracidade do Velho Testamento com tanta convicção. Espero que com você ele não use do mesmo artifício, ou seja: apresentar evasivas e lançar ofensas.Abraços

jorgefreitas
    Membro

Senhor Jorge, que relação tem esta pergunta com o tópico em discussão?

Ok, senhor Philipon, então abrirei um tópico para que o senhor possa explicar com que fundamentos afirmas com tanta convicção que as estórias contidas no Velho Testamento são verídicas.Posso abrir?

nickoss
    Membro

Concordo com você Phillipon. A matéria é constituída de energia. Qualquer objeto, por mais sólido que pareça, vibra. Porém, a realidade que enxergamos à nossa volta, percebe duas coisas diferente, portanto, e para diferenciá-las, foram chamadas de matéria e energia.

Nickoss, nós não enxergamos realidades. Nós captamos energias que possuem informações as quais, são enviadas ao cérebro. O cérebro que é um centro de processamento biológico a partir das informações recebidas cria o que nós conhecemos por realidade.

Devemos levar em conta, que a física newtoniana interpretou nossa realidade de acordo com a nossa percepção da realidade que nos cerca, e é com essa física que fazemos uso no nosso dia-a-dia, tanto aquí na terra, quanto em todo o Universo semelhante ao nosso.

Nós não estamos rodeados de realidades , nós estamos rodeados de energias escalares (matrix). Através de nossos sentidos captamos e filtramos partes destas energias que posteriormente são transformadas em realidade por nosso cérebro.

Pelo fato da física quântica estar fora de nossa percepção, somente através da matemática (ferramenta) poderemos concebê-la e aplicá-la na prática. Sem dúvida, que a concepção da física quântica abriu possibilidades extraordinárias para aplicações práticas e úteis. Obs.: A lógica da física quântica difere da lógica que aplicamos na nossa realidade.    Ex.: A Google está investindo pesado na computação quântica, principalmente por ser uma empresa voltada para a busca na nuvem da internet, cada vez maior. Os algorítimos(sistema lógico) que criptografam uma senha com 2.048 dígitos, se fatorado com a nossa computação atual, levaria aproximadamente 4 ou 4,5 bi de anos(idade da Terra), porém com a computação quântica vai levar apenas 6 horas  :diablo_mini:.

O problema radica em que para entender a física quântica se deve estar consciente da importância de pensar e ter bons conhecimentos sobre o que é energia e eletromagnetismo.Quanto aos avances produzidos pela aplicação da física quântica é que a energia escalar é uma vibração que pode ser transmitida de forma lineal ou através da ressonância onde seu transmissão é instantânea.Um exemplo desta transmissão a podemos encontrar quando tocamos um violão que está bem afinado. Quando fazemos vibrar a primeira corda isto é, lhe aplicamos energia, por ressonância e de forma instantânea começa a vibrar a quinta corda isto é, por ressonância se transmitiu a energia para a quinta corda de forma instantânea.Abraço

Phillipon... Você é um embromador de primeira. Começo a acreditar que os conceitos que postou atrás, foram tirados simplesmente da Wikipédia. Estou a fim de raciocinar em cima de fatos concretos. Você começo a divagar. Está perdidão. Assim não dá !Vou te dar uma chance ao resumir tudo o que você disse aquí: Raciocine só nas necessidades que os seres vivos autônomos tem para procurarem o seu próprio alimento. Vão ter que se locomover. Aí está a chave da sua autonomia de serem pensantes também. Essa sua interpretação da física quântica não está calcada em conhecimento profundo e verdadeiro. Aí fica impossível prosseguir. Aconselho você a ficar debatendo-se com o Pit Bull, a Cacácea, a Celoparatrás, etc.Assim não dá. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Car@ioooooooooo ! da porrrrrrrrr@@@@@@@@ !   :kiss_mini: :kiss_mini: :kiss_mini:Atrazzos Nickoss  

Brasil
    Membro

Phillipon... Você é um embromador de primeira. Começo a acreditar que os conceitos que postou atrás, foram tirados simplesmente da Wikipédia.

Não tenha dúvidas disso.

Aconselho você a ficar debatendo-se com o Pit Bull, a Cacácea, a Celoparatrás, etc.Assim não dá. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Você não é o primeiro e nem será o último a sair correndo daqui com o rabinho no meio das pernas...O que mais dá aqui é gente prepotente que julga saber tudo, quando se vê questionado logo parte pra ofensa... Depois dá o fora como cão sem dono...Esses moleques!...Sobre o embromador  ;D e sua divagação, concordo plenamente: Outro moleque tão irresponsável e arrogante quanto o senhor. Põe-se a ofender os outros apenas para fugir dos questionamentos... O senhor e ele são muito parecidos! Estrume do mesmo saco. Covardia, ofensas e evasivas idiotas são as características mais flagrantes nos dois para fugir da explicação das sandices que dizem.  :biggrin_mini:Inclusive, preciso lhe lembrar que quando o embromador estava propalando as suas divagações no debate que vinha tendo com a minha pessoa, o senhor o estava apoiando. Puxando o saco mesmo!Veja :

Aulas interessantes Philipon. Assim dá gosto ficar por aquí.[/Quote]

AbraçosNickossAs verdades SÃO imutáveis

E, ele também estava puxando o seu saco, numa demonstração explícita de covardia intelectual. Ou seja, uma aliança de ignorância estava em curso até o senhor jorgefreitas, a quem eu agradeço,  fazer alguns questionamentos muito pertinentes e colocar fim a esta “aliança em nome da ignorância”.

Olá amigo Nickoss, parabéns por apresentar uma tese filosófica o que demonstra que você possui as condições e preparação necessário para manter um debate filosófico o que é muito raro neste fórum.

Tá vendo como são as coisas?

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 167 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.