Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A poesia como meditação…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/10/2009 às 16:29 #86762AcáciaMembro
OláF. PessoaNão sei quantas almas tenhoCada momento mudeiContinuamente me estranhoNunca me vi nem acabeiDe tanto ser só tenho alma Quem tem alma não tem calmaQuem vê é só o que vê,Quem sente não é quem é, (?)A Deus amigos
22/10/2009 às 16:49 #86763ajce1962MembroOlá!http://www.youtube.com/watch?v=0Wv3Ya9nskA&feature=player_embedded
...E eu partirei.Mas os pássaros ficarão cantando;E meu jardim ficará com sua árvore verdejante,Com seu poço dágua.Em muitas tardes os céus serão azuis e plácidos,E os sinos da torre repicarão,Como repicam esta tarde.Aqueles que me amaram passarão,E a cidade explodirá de novo cada ano.Mas meu espírito sempre vagará nostálgico No mesmo recanto escondido do meu jardim florido.JUAN RAMÓN JIMÉNEZ Namasté30/10/2009 às 19:40 #86764AcáciaMembroFernando Pessoa:Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-losE saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.Sigo o fumo como uma rota própria,E gozo, num momento sensitivo e competente,A libertação de todas as especulaçõesE a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto....E que ser ou não ser não é mais a questão!?!...
31/10/2009 às 5:35 #86765ajce1962MembroAlberto Caeiro (Fernando Pessoa)Criança desconhecida e suja brincando à minha porta, Não te pergunto se me trazes um recado dos símbolos. Acho-te graça por nunca te ter visto antes, E naturalmente se pudesses estar limpa eras outra criança, Nem aqui vinhas. Brinca na poeira, brinca! Aprecio a tua presença só com os olhos. Vale mais a pena ver uma coisa sempre pela primeira vez que conhecê-la, Porque conhecer é como nunca ter visto pela primeira vez, E nunca ter visto pela primeira vez é só ter ouvido contar. O modo como esta criança está suja é diferente do modo como as outras estão sujas. Brinca! Pegando numa pedra que te cabe na mão, Sabes que te cabe na mão. Qual é a filosofia que chega a uma certeza maior? Nenhuma, e nenhuma pode vir brincar nunca à minha porta. Namasté
31/10/2009 às 5:38 #86766ajce1962MembroAlberto Caeiro (Fernando Pessoa)E há poetas que são artistas E trabalham nos seus versos Como um carpinteiro nas tábuas!... Que triste não saber florir! Ter que pôr verso sobre verso, como quem constrói um muro E ver se está bem, e tirar se não está!... Quando a única casa artística é a Terra toda Que varia e está sempre bem e é sempre a mesma. Penso nisto, não como quem pensa, mas como quem respira. E olho para as flores e sorrio... Não sei se elas me compreendem Nem se eu as compreendo a elas, Mas sei que a verdade está nelas e em mim E na nossa comum divindade De nos deixarmos ir e viver pela Terra E levar ao colo pelas Estações contentes E deixar que o vento cante para adormecermos E não termos sonhos no nosso sono. Namasté
31/10/2009 às 5:41 #86767ajce1962MembroOlá amiga Acácia!Fernando PessoaSim, sei bemSim, sei bem Que nunca serei alguém. Sei de sobra Que nunca terei uma obra. Sei, enfim, Que nunca saberei de mim. Sim, mas agora, Enquanto dura esta hora, Este luar, estes ramos, Esta paz em que estamos, Deixem-me crer O que nunca poderei ser. Namasté
02/11/2009 às 19:35 #86768AcáciaMembroOlá amigo: Em complemento com risos...Roberto Carlos:Raio duradouro que orienta o navegante perdido,força dos humildes, dos aflitos paz dos arrependidos,Brilho das estrelas, do Universo o seu olhar me conduz... Esta Luz, é claro que é Jesus!P.S.: Essa é pra quem também divide zero por um.
05/11/2009 às 20:39 #86769AcáciaMembro“Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes”.William Shakespeare"Combater e morrer é pela morte derrotar a morte mas temer e morrer é fazer-lhe homenagem com um sopro servil".William Shakespeare
10/11/2009 às 13:43 #86771AcáciaMembroCrer em Deus, amá-Lo e louvá-Lo sempre! Agradecer por tamanha dádiva que é a vidaTeme-Lo como princípio de sabedoriaApartar-se do mal como entendimentoE viver a vida de acordo com os seus ensinamentos visíveis em toda sua Obra Se O procuramos em nós mesmos O encontramosSe o procuramos em nosso meio social também Ele estáA sensatez está em nos reconciliarmos com EleEle,O Deus Todo-poderoso, criou o bem e o malPrecisamos escolher o bem pois foi com amor e por amor que Deus manifestou toda sua glóriae o amor não reside no mal ainda que, muitas vezes o mal seja necessário...apenas necessário e não indispensável!
11/11/2009 às 20:40 #86772AcáciaMembroFernando PessoaO moinho de caféMói grãos e faz deles pó.O pó que a minh'alma éMoeu quem me deixa só. Se eu te pudesse dizerO que nunca te direi,Tu terias que entenderAquilo que nem eu sei.
14/11/2009 às 17:27 #86773ajce1962MembroOlá amiga!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)(Isto é talvez ridículo aos ouvidos De quem, por não saber o que é olhar para as coisas, Não compreende quem fala delas Com o modo de falar que reparar para elas ensina.) Mas se Deus é as flores e as árvores E os montes e sol e o luar, Então acredito nele, Então acredito nele a toda a hora, E a minha vida é toda uma oração e uma missa, E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos. Mas se Deus é as árvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Para que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez, para eu o ver, Sol e luar e flores e árvores e montes, Se ele me aparece como sendo árvores e montes E luar e sol e flores, É que ele quer que eu o conheça Como árvores e montes e flores e luar e sol. E por isso eu obedeço-lhe (Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?), Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e vê. E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora. Namasté
14/11/2009 às 19:26 #86774BrasilMembroEntre a poesia e a música eu prefiro a música.E que isto não seja uma heresia!É porque a música além de ser lúdica,pode conter poesia.Agrada aos ouvidos humanos e alegra a nossa vida.Mesmo que não percebamos a poesia que ali está contida.
16/11/2009 às 1:04 #86775AcáciaMembroOláDesculpem-me por ter invadido o espaço de vocês, sábios, filósofos, estudiosos , etc. Eu precisava postar estes pensamentos (sentimentos). Obrigada mas agora já posso ir estudar para ir aprender conhecimentos que me capacitem a conviver com esta nossa sociedade pois preciso estar nela para não ter que ficar só e também garantir o "pão de cada dia" né? Mas, espero que Deus continue me ajudando a não corromper minha alma pois tá difícil, muito difícil diante do "paredão" que é erguido para desorientar os que ainda possuem uma bússola que para ´mim é Jesus.
17/11/2009 às 8:42 #86776ajce1962MembroOlá!Clarice LispectorA PerfeiçãoO que me tranqüiliza é que tudo o que existe, existe com uma precisão absoluta. O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete não transborda nem uma fração de milímetro além do tamanho de uma cabeça de alfinete. Tudo o que existe é de uma grande exatidão. Pena é que a maior parte do que existe com essa exatidão nos é tecnicamente invisível. O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas. Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição. Namasté
19/11/2009 às 1:40 #86770BrasilMembroO Plantador de Sonhos O lavrador prepara a terra, lentamente. Cultiva o solo com amor. Alimenta o chão com carinho e devoção. Cuidadoso, escolhe a semente. E faz a plantação. Semeia o trigo e nasce o joio. Paciente, reinicia. Planta roseira e brota baobá. Cauteloso, extirpa-o. E recomeça. A vegetação viça. Súbito, vem o estio. As plantas secam. E continua... A flor renasce. E vem a inundação. Não desiste. Rega a poesia. Na certeza de um dia, colher a flor tardia.(Fernanda Benevides)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.