A poesia como meditação…

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A poesia como meditação…

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 377 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

Patriotismo e féNos olhos do soldado, a certeza da batalha.Na certeza da batalha, um ledo engano.O ideal se transforma em terror e se espalha.A guerra tem gosto de algo profano.O patriotismo é como a fé:Se questionares, não és fiel.És um traidor se não arredar pé.E um herege que não irá para o céu.Se questionares o teu líder político,ou então o lider religioso,podes morrer ou ficar paralítico,também podes tornar-se pecaminoso.O fervor nacionalista e o fervor religioso,têm algo de armamentistae também de pretensioso.O primeiro sempre é fascistae o segundo, presunçoso.Tu és útil enquanto acreditas. Descrente, tuas idéias serão malditas.Estorvo inconveniente e subversivo:Verme, parasita, improdutivo.Perguntas quando deverias calar,e questionas a quem deverias respeitar.

ajce1962
    Membro

Olá!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)Primeiro prenúncio da trovoada de depois de amanhã. As primeiras nuvens, brancas, pairam baixas no céu mortiço. Da trovoada de depois de amanhã? Tenho a certeza, mas a certeza é mentira. Ter certeza é não estar vendo. Depois de amanhã não há. O que há é isto: Um céu azul, um pouco baço, umas nuvens brancas no horizonte, Com um retoque de sujo em baixo como se viesse negro depois, Isto é o que hoje é, E, como hoje por enquanto é tudo, isto é tudo. Quem sabe se eu estarei morto depois de amanhã? Se eu estiver morto depois de amanhã, a trovoada de depois de amanhã Será outra trovoada do que seria se eu não tivesse morrido. Bem sei que a trovoada não cai da minha vista, Mas se eu não estiver no mundo, O mundo será diferente – Haverá eu a menos – E a trovoada cairá num mundo diferente e não será a mesma trovoada. Namasté

ajce1962
    Membro

Olá!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)O mistério das coisas, onde está ele? Onde está ele que não aparece Pelo menos a mostrar-nos que é mistério? Que sabe o rio disso e que sabe a árvore? E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso? Sempre que olho para as coisas e penso no que os homens pensam delas, Rio como um regato que soa fresco numa pedra. Porque o único sentido oculto das coisas É elas não terem sentido oculto nenhum. É mais estranho do que todas as estranhezas E do que os sonhos de todos os poetas E os pensamentos de todos os filósofos, Que as coisas sejam realmente o que parecem ser E não haja nada que compreender. Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: – As coisas não têm significação: têm existência. As coisas são o único sentido oculto das coisas. Namasté

Acácia
    Membro

” A mais longa viagem mais difícil no mundoé muitas vezes o trajeto da cabeça ao coração"."Até que a viagem seja concluída, continuamos em guerra com nós mesmos".(William Seoane Coffin).

EMBRIAGUEM-SEÉ preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: "É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso". Com vinho, poesia ou virtude, a escolher." :drink2_mini:Baudelaire

Brasil
    Membro

Quando replico meus memes, sinto-me feliz!Repasso tudo que aprendi e isso é o que sempre fiz.Pra quê aprofundar questões filosóficas?Se não quero refletir o que se diz.Já tenho minhas respostas antropomórficas e, pouco importa se alguém me contradiz. A fé é como um grande livro. Nele tenho tudo o que quero.Quando preciso de alguma resposta, leio o grande livro e nada pondero.Mesmo que seja algo inverossímil, repasso tudo que ali está escrito.Pois, para ter fé é preciso ser fiel,e mesmo que isso seja cruel,ainda assim seguirei fielmente o que ali está  prescrito.

Acácia
    Membro

Estive a observar a vida. Vejo que a história se repete e estou deveras cansada. Cansada de ver misérias, solidão, pessoas abandonadas ao acaso, guias em busca do poder e do dinheiro escravizando aqueles que buscam apenas a felicidade, a liberdade e a paz. E todos perguntando? Onde está Deus? E Jesus, quando volta? Cadê sua majestade e glória que não chega? Muitos sequer conhecem um credo e estes, não sei como se aliviam de suas cargas de espírito na hora do sufoco. Dançando? roubando? prostituindo-se? E nós que conhecemos um Credo falando do amor de Deus e de Jesus para com o homem. E muitos pastores protestantes a pregar um evangelho de milagres, a pregar uma sabedoria às avessas, mostrando muito mais a face dos demônios que a do amor de Deus. Estou deveras cansada de ver o ser humano a maltratar outro. De ver o homem a querer exercer o domínio sobre outro. Tenho uma formação bíblica mas me atenho aos dois mandamentos principais. Não que eu despreze o que lá está contido sobre a história judaica e sobre a história cristã mas, porque se a Lei e os profetas se resumem em Cristo como Ele mesmo disse, “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” não há por que questioná-lo em mais nada para segui-lo. Qualquer luta que tenhamos que enfrentar será com as armas do amor que Ele próprio nos ensinou. Mas, estou deveras cansada por perceber que quase ninguém quer aprender a verdadeira sabedoria!

ajce1962
    Membro

Olá!Carl Gustav Jung “Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.”Namasté

Acácia
    Membro

E quem horas dorme e horas acorda…Ser [e apenas uma face do n'ao ser e n'ao do SerDesde o instante em que se nasce j[a se come;a a ...viver ou morrer

ajce1962
    Membro

Olá!Não é o homem que encontra Deus. É Deus que se revela aohomem, quando todas as condições estão realizadas para o efeito.” Quandoo discípulo está pronto, o mestre aparece”.Namasté

Brasil
    Membro

A causa do excessivo número de pessoas que se dispõem a enganar os outros tem origem no excessivo número de pessoas predisposatas a serem enganadas. (José Saramago)Em outras palavras: É a demanda quem orienta do mercado. ;D

Acácia
    Membro

“Sonha e serás livre de espírito…Luta e serás livre na vida”(Che Guevara) e,Amas e serás livre para seres amado."A vida é a arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida".(Vinícius de Moraes)

Brasil
    Membro

"Sonha e serás livre de espírito...Luta e serás livre na vida"(Che Guevara) e,Amas e serás livre para seres amado."A vida é a arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida".(Vinícius de Moraes)

Olá Acácia! Gostei!La vai mais uma do Che: “Podem matar uma, duas, mil andorinhas, mas nunca deterão a primavera.”

ajce1962
    Membro

Olá amigos!Ary dos SantosPoeta castrado não!Serei tudo o que disserem por inveja ou negação: cabeçudo dromedário fogueira de exibição teorema corolário poema de mão em mão lãzudo publicitário malabarista cabrão. Serei tudo o que disserem: Poeta castrado não! Os que entendem como eu as linhas com que me escrevo reconhecem o que é meu em tudo quanto lhes devo: ternura como já disse sempre que faço um poema; saudade que se partisse me alagaria de pena; e também uma alegria uma coragem serena em renegar a poesia quando ela nos envenena. Os que entendem como eu a força que tem um verso reconhecem o que é seu quando lhes mostro o reverso: Da fome já não se fala - é tão vulgar que nos cansa - mas que dizer de uma bala num esqueleto de criança? Do frio não reza a história - a morte é branda e letal - mas que dizer da memória de uma bomba de napalm? E o resto que pode ser o poema dia a dia? - Um bisturi a crescer nas coxas de uma judia; um filho que vai nascer parido por asfixia?! - Ah não me venham dizer que é fonética a poesia! Serei tudo o que disserem por temor ou negação: Demagogo mau profeta falso médico ladrão prostituta proxeneta espoleta televisão. Serei tudo o que disserem: Poeta castrado não! Namasté

Acácia
    Membro

Sempre a Razão vencida foi de AmorSempre a Razão vencida foi de Amor;Mas, porque assim o pedia o coração,Quis Amor ser vencido da Razão.Ora que caso pode haver maior!Novo modo de morte e nova dor!Estranheza de grande admiração,Que perde suas forças a afeição,Por que não perca a pena o seu rigor.Pois nunca houve fraqueza no querer,Mas antes muito mais se esforça assimUm contrário com outro por vencer.Mas a Razão, que a luta vence, enfim,Não creio que é Razão; mas há-de serInclinação que eu tenho contra mim.                  Luís de Camões

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 377 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.