Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Alguem´pode me ajudar a responder essa pergunta sobre Nietzsche???
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/09/2007 às 17:37 #70733MamãoMembro
pow galera estou precisando responder essa pergunta se alguem puder ajudar eu agradeco
04/09/2007 às 21:35 #85387Miguel DuclósMembroOlá MamãoPor favor não repita a mesma mensagem em tópicos diferentes.Aqui no site Consciência Nietzsche é um dos filósofos sobre o qual mais disponibilizamos material. Abaixo uma lista de artigos e textos sobre este filósofo:http://www.consciencia.org/nietzsche.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzsche2.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzsche3.shtmlhttp://www.consciencia.org/rousseaunietzscherafael.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzscheabath.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzschefoucaultlucariny.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzschevera.shtmlhttp://www.consciencia.org/mortededeuslucio.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzscherizatti.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzsche_educacaoneukamp.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzsche_genealogia_da_moralroberto.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzsche_sentido_da_terraroberto.shtmlhttp://www.consciencia.org/heidegger_nietzscheroberto.shtmlhttp://www.consciencia.org/metafisica_nietzscheroberto.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzschelucieudo.shtmlhttp://www.consciencia.org/nietzschehalevy1.shtmlhttp://www.consciencia.org/wiki/index.php/Nietzsche_Letters_1884:pthttp://www.consciencia.org/wiki/index.php/Nietzsche_Letters_1885:pthttp://www.consciencia.org/wiki/index.php/Nietzsche_Letters_1886:pthttp://www.consciencia.org/wiki/index.php/Nietzsche_Letters_1887:pthttp://www.consciencia.org/wiki/index.php/Nietzsche_Letters_1888:ptExistem ainda outros recursos sobre Nietzsche disponíveis no site, como links, enquetes, a busca do Argos e imagens.Como se vê, basta por mãos à obra para ter você mesmo visões acerca desse autor, tanto de sua vida, como de sua obra - e nesta, tanto sínteses quanto análises.Além disso podemos indicar alguns outros links externos. Se você lê em espanhol - e isso é essencial para um estudante de filosofia, recomendamos o tradicional sítio de Potel:http://www.nietzscheana.com.arVocê pode pesquisar livros de e sobre Nietzsche no Buscapé:http://compare.buscape.com.br/procura?id=3482&raiz=3482&ps=1&kw=Nietzsche&site_origem=1172262&flagonline=0&estado=0Eu recomendo o livro de Carlos Alberto Ribeiro de Moura... Nietzsche, Civilização e cultura, para entender a crítica à civilização que Nietzsche empreende.E no esnips, por exemplo, existem ainda vários ebooks em português disponíveis para download:http://www.esnips.com/_t_/Nietzsche?q=NietzscheSe você já pesquisou nestes recursos, e não conseguiu entender, por favor torne a postar.Abs
16/09/2007 às 20:34 #85388AlanoMembroMeus caros corresponedentes,Não é segredo que Niestsche é um expoente da Filosofia. Lí uma biografia dele e, muito por alto, algumas de suas obras. Penso que seu tormento pessoal desqualifica em muito sua obra. De qualquer maneira, criticar a civilização - ao invés de compeendê-la - me parece um grave erro de foco. Penso, ainda hoje, que o melhor do aforismos que jamais li foi: "Quer se entenda quer não, o Universo se expande (desenvolve) como deve (pode)."Esta aceitação nos leva não a criticar o desenvolvimento da civilização, mas a compreendê-la. A compreensão pode, eventualmente, conduzir a ações que melhorarem a condição humana, coisa que parece exceder o intuido da própria Filosodia, que parece ser uma atividade intelectual e pensante e pouco atuante.Abraço,Alano
16/09/2007 às 21:28 #85389Miguel DuclósMembro“Penso que seu tormento pessoal desqualifica em muito sua obra. “Porque você pensa isso? A questão da relação da vida com o autor com sua obra é sempre complexa e delicada, no caso de Nietzsche sua vida parece corrobar suas posições teóricas, o que não acontece com os outros autores.A civilização não é o universo, nem tampouco necessária. A civilização que de certa forma triunfou, baseado no judaico-cristianismo romano, é uma dentre muitas possíveis. Foi esta que Nietzsche acusa de estar decadente. Baseando-se em sua erudição, encontrou uma grande energia no mundo antigo que foi capaz de criar o modelo do ocidente, Grécia e Roma, mas que já naquela época encontrou dentro de si a semente de sua destruição, como a abstração do conceito socrático; o mundo antigo também criou a unidade conceitual máxima que é a idéia de deus, porém toda essa força chegou até a modernidade de forma dissipada, incompleta. O mundo moderno não merece o período longo, que o servilismo em relação à palavras destituídas de poder promulgou.A civilização que Nietzsche criticou já sofreu duros golpes depois de sua morte, e sua filosofia encontrou e encontra forte ressonância em muitos aspectos dos tempos que se erguem. Destarte qualquer crítica que considere despropositada a filosofia triunfante de Nietzsche, ainda mais baseada em uma noção vaga acerca de sua vida e obra, precisa ser feita com cuidado.
25/10/2008 às 6:08 #85390AriadneMembro“A civilização não é o universo, nem tampouco necessária. A civilização que de certa forma triunfou, baseado no judaico-cristianismo romano, é uma dentre muitas possíveis. Foi esta que Nietzsche acusa de estar decadente. Baseando-se em sua erudição, encontrou uma grande energia no mundo antigo que foi capaz de criar o modelo do ocidente, Grécia e Roma, mas que já naquela época encontrou dentro de si a semente de sua destruição, como a abstração do conceito socrático; o mundo antigo também criou a unidade conceitual máxima que é a idéia de deus, porém toda essa força chegou até a modernidade de forma dissipada, incompleta. O mundo moderno não merece o período longo, que o servilismo em relação à palavras destituídas de poder promulgou.” Se me permite a pergunta, de onde vem sua certeza de que a força dos antigos chegou à modernidade dissipada, incompleta? Das pregações do santo Nietzsche? Vc seria uma espécie de devoto que toma as palavras de Nietzsche sobre o mundo antigo como a expressão da verdade? Nietzsche era filólogo, pesquisou os antigos e fantasiou um bocado também em torno da realidade do mundo deles. Impressionado com os nobres guerreiros, "idealizou" uma sociedade que vivesse em estado de guerra permanente. Usou a mitologia grega para impor sua própria religião. Com seu fanatismo delirante, quis substituir um Deus por outro deus, num culto doentio, regressivo, primitivo às forças da natureza. O fato é que as civilizações antigas viviam uma realidade duríssima, povos eram dizimados da noite para o dia, por conta de catástrofes naturais, pestes, guerras sangrentas. Nietzsche fala como se os antigos vivessem em eterna lua-de-mel com a vida, quando muitos preferiam morrer a continuar levando uma vida de sacrifícios. Como disse um velho sábio daqueles tempos: "Melhor que morrer cedo, só nunca ter nascido". Os valores nietzscheanos, extraídos da grécia antiga, calcados na obsessão pela coragem, bravura, simplesmente não têm o menor sentido na sociedade contemporânea do século XXI. Nietzsche era um louco com pretensões arisctrocráticas. Um eugenista que, não fosse os ranços nazistas que ainda existem, não teria nenhum lugar num mundo como o contemporãneo, que aspira a democracia, que reconhece conquistas como os direitos humanos. Mas, devido à própria megalomania e ao caráter histérico de seu anticristianismo, exerce fascínio especialmente sobre adolescentes querendo se auto-afirmar.
22/11/2008 às 10:13 #85391Filosofia USPMembroNovamente,A cara "Ariane" berra sem base nas obras do autor... Dica: detenham-se nos escritos.
22/11/2008 às 10:14 #85392Filosofia USPMembropow galera estou precisando responder essa pergunta se alguem puder ajudar eu agradeco
Amigo,Não vejo no escritos de Nietzsche que li - todos os que há traduzidos para o português - a afirmação de que "o homem é decadente". De que lugar a tirou?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.