Beleza Feminina

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 74 do total)
  • Autor

O que vocês acham da atração que a humanidade tem em rostos humanos bonitos, sobretudo os rosto femininos?

Eu acho um pouco deprimente, naturalmente haver uma separação de “mais bonita, mais feia”…

nahuina
    Membro

eu não entendi a pergunta,será que vc pode ser mais especifico,explicar melhor?????

Todo mundo é atraído por um rosto bonito, certo?
    Mas hj em dia há uma cultuação dos rostos femininos.

Gostaria de saber o q vcs acham disso…

Você está com receio de que se eleja um único padrão de beleza e que os outros tipos de beleza sejam desprestigiados?

nahuina
    Membro

Eu continuo não entendendo muito bem.
    Mas creio que tem uma relação com evolução; é só uma opinião sem nenhum tipo de embasamento teórico, mas creio que os valores de beleza, amor, desejo etc. Possuem uma relação muito forte (alem da que já tem com a cultura e os valores sociais) com a evolução e/ou a perpetuação de espécie…
    Ou você esta questionando os valores da nossa cultura?é isso?

Não, estou questionando os valores dos nossos instintos.

Os gregos já comtemplavam rosto e corpos belos e perfeitos.

Mas não é justo julgar uma pessoa simplesmente pela aparência como se faz comumente no nosso dia-a-dia.

É disso que falo. E ainda, será se é possível existir um Cultura capaz de ir contra esse nosso instinto?

(Mensagem editada por ernesto_rocha em Junho 03, 2005)

A questão é: Estes Valores referem-se realmente ao mosso INSTINTO ? ou são apenas valores CULTURAIS ?

E aí?

nahuina
    Membro

105 T. Norte: Acho que é exatamente essa a questão…
    E o que me deixa muito triste, é que para conseguir respondê-la seriam necessários conhecimentos amplos sobre antropologia, entre outras coisas, vc ñ acha?
    E…
    Enersto: Concordo com vc “não é justo julgar uma pessoa simplesmente pela aparência como se faz comumente no nosso dia-a-dia” Mas esse valor, a justiça -creio eu – também é cultural.
    E o que eu acho é que muitas culturas têm conceitos,valores, ou o que vc preferir;que contrariam instintos naturais.
    E tenho mais uma questão, a cultura é um valor natural do homem, é uma coisa instintiva por assim dizer?

É isso aí Nahuina…

Vou arriscar algumas palavras.
    A fronteira entre o INSTINTO e o CULTURAL não me parece tão clara, e ás vezes quase que desaparece, pelo menos na reconstrução dos discursos históricos. Um exemplo: no início deste século pairava na cabeça de alguns intelectuais brasileiros, um tipo de “darwinismo social “. Estudaram o Cangaço, aquele movimento que tem como maior representante Antonio Conselheiro, o Lampião, e nestes estudos apontaram como uma das causa das suas práticas “delinqüentes” “bandidas”, resultado natural da sua mestiçagem; negro e índio. Chegaram até a examinar o crânio de um Cangaceiro, indicando que sua circunferência, menor que a média, apontava para um menor cérebro, logo menos inteligência também….
    Talvez este exemplo não tenha muita relação com o debate em questão – INSTINTIVO ou CULTURAL – mas serve para alertar para o perigo de se estabelecer algumas de nossas ações como institivo e natural. O que também resultaria em bons debates seria o caso da Adolescência; existe esta fase específica no desenvolvimento do homem ou não ? Eu também acho que a adolescência é uma manifestação cultural.
    Voltando a beleza feminina. Certa vez um angolano, no meio de um debate desses, disse que lá em sua Pátria o modelo de beleza é diferente. Um angolano delira por uma mulher negra, de nariz “achatado” e cintura larga. E caso uma mulher do tipo Ana Paula Arósio; olhos azuis, branca, viesse a residir em Angola não faria tanto sucesso assim entre os homens, talvez, não tanto como imaginamos. O que eu quero dizer é que o que existe são modelos construídos ao longo da história. Aqui mesmo no ocidente, o que imperou nem sempre foi este modelo de mulher bonita; magra, olhos azuis, etc. é só dar uma olhada nas obras de arte do renascimento, ou até mesmo, séculos anteriores. Eram gordinhas.
    Assim, encerrando por aqui, sem ter dito muita coisa nova, volto a questão inicial; Instintivo ou Cultural ?

nahuina
    Membro

Eu diria ambos, o desejo vem do instinto e ou da necessidade de perpetuar a espécie e iso é natural (eu acho).
    Mas o desejo por um padrão determinado um desejo especifico, é cultural e ao mesmpo tempo varia um pouyco de pessoa p/pessoa.

Não: instinto e desejo são coisas absolutamente distintas.

Até em Freud, viu-se que a tradução de suas obras fora feita de forma errada, ao substituir equivocadamente a pulsão (Der Triebe) por instinto (Instinkt).

Em Nietzsche, encontrei o mesmo tipo de erro, lá onde ele fala sobre a vontade de poder (Wille zur Macht ou Wille auf Wille), que se refere à vida pulsional (Triebleben) e, não, à vida instintiva, como está traduzido ao Castellano.

nahuina
    Membro

vc acha que o desejo nunca pode ser instintivo?…
    Eu instintivamente creio que alguns desejos são instintivos…Claro que sem fundamento Teórico…(nunca li nada escrito por Freud,só alguns textos que falavam sobre a obra dele)

(Mensagem editada por nahuina em Junho 06, 2005)

vc acha que o desejo nunca pode ser instintivo?…

Nunca é um bocado de tempo. Mas será que podemos dizer que as pessoas desejam sem refletir?

Eu instintivamente creio que alguns desejos são instintivos…

Eu preferiria ouvir que você intuitivamente crê que alguns desejos sejam instintivos…

(Mensagem editada por Mike em Junho 06, 2005)

nahuina
    Membro

é exatamente isso… desculpe

Ato falho
    (como dira o teu amigo Freud)

(Mensagem editada por nahuina em Junho 06, 2005)

Só uma curiosidade: qual a procedência do nome “Nahuina”?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 74 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.