Beleza Feminina

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 74 do total)
  • Autor

Ernesto Rocha: Existe sim, pesquisas mostram que muitas culturas apontam para um certo padrão, ex: mulheres com rostos que refletem uma adolescente, propoção entre quadril e cintura de 0,67, entre outros valores.

– Isso que você chama de padrão de beleza não passam de tendências óbvias na linguagem humana: a simetria no rosto, a bacia protuberante da mulher e a juventude.

Na realidade, os padrões de beleza podem diferir enormemente de cultura para cultura, de pessoa para pessoa. A obesidade e a magreza por exemplo, as características raciais, as feições individuais, são exemplos de fatores não-óbvios que destacam essas divergências nas diversas culturas.

Ainda assim, tenho dúvidas se esses fatores óbvios são tão óbvios para todos. Há quem prefira mulheres com aparência mais velha e com quadriz não tão destacados…

E. Mileto de Souza, vc acredita que os homens ñ têm mais instintos?

Só alguns reflexos instintivos ao nascerem.

nahuina
    Membro

Só alguns reflexos instintivos ao nascerem.
    Segundo o teu amigo os homens tem instintos:

Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação.

Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam. Uma vez que alguns eventos mentais “parecem” ocorrer espontaneamente, Freud começou a procurar e descrever os elos ocultos que ligavam um evento consciente a outro.
    O ponto de partida dessa investigação é o fato da consciência.
    Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo do que estamos cientes num dado momento.
    Instintos são pressões que dirigem um organismo para determinados fins particulares. Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas aos seus equivalentes humanos. Tais instintos são “a suprema causa de toda atividade” (1940, livro 7, p. 21 na ed. bras.). Freud reconhecia os aspectos físicos dos instintos como necessidades, enquanto denominava seus aspectos mentais de desejos. Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.
    Todo instinto tem quatro componentes: uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto. A fonte é quando emerge uma necessidade, podendo ser uma parte ou todo corpo. A finalidade é reduzir essa necessidade até que nenhuma ação seja mais necessária, é dar ao organismo a satisfação que ele deseja no momento. A pressão é a quantidade de energia ou força que é usada para satisfazer o instinto e é determinada pela intensidade ou urgência da necessidade subjacente. O objeto de um instinto é qualquer coisa, ação ou expressão que permite a satisfação da finalidade original.

Tomamos como exemplo uma pessoa com sede. O corpo desidrata-se até o ponto em que precisa de mais líquido, portanto, a fonte é a necessidade crescente de líquidos. À medida que a necessidade se torna maior, torna-se consciente como a sensação de sede. Enquanto esta sede não for satisfeita, torna-se mais pronunciada e, ao mesmo tempo em que aumenta sua intensidade, também aumenta a pressão ou energia disponível para fazer algo no sentido de aliviar a sede.
    A finalidade é reduzir a tensão e o objeto não é simplesmente um líquido, seja leite, água ou cerveja, mas todo o ato que busca reduzir essa tensão. Isto inclui levantar-se, ir a um determinado lugar, escolher entre várias bebidas, preparar uma delas e bebê-la.

Enquanto as reações iniciais de busca podem ser instintivas, o ponto crítico a ser lembrado é que há a possibilidade de satisfazer o instinto de várias maneiras. A capacidade de satisfazer necessidades nos animais é via de regra limitada a um padrão de comportamento estereotipado de cada espécie. Os instintos humanos servem apenas para iniciar a ação. Mas esta, por sua vez, não é predeterminada pela biologia de nossa espécie e nem se caracteriza sempre numa determinada ação particular.
    Ao examinar analiticamente um determinado comportamento, Freud considerava que a pessoa procurava satisfazer, por essa atividade, suas pulsões psicofísicas subjacentes. Se observarmos pessoas comendo, supomos que elas estão satisfazendo sua fome, da mesma forma como se estão chorando será provável que algo as perturbou. O trabalho analítico envolve a procura das causas dos pensamentos e comportamentos, de modo que se possa lidar de forma mais adequada com uma necessidade que está sendo imperfeitamente satisfeita por um pensamento ou comportamento particular.

No entanto, vários pensamentos e comportamentos parecem não reduzir esta tensão. De fato, eles aparecem para criar mais tensão ou ansiedade. Estes comportamentos podem indicar que a expressão direta de um instinto pode ter sido bloqueada. Embora seja possível catalogar uma série ampla de instintos, Freud tentou reduzir esta diversidade a alguns instintos que chamou de básicos.

http://www.psiqweb.med.br

A análise mais detalhada do texto diz que não:

Instintos são pressões que dirigem um organismo para determinados fins particulares. Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas aos seus equivalentes humanos.

Acontece que a editora Standard manteve a tradução equivocada do termo alemão Triebe, o qual foi substituído erroneamente por “instinto”, que no alemão é Instinkt.

Esse mesmo tipo de erro de tradução aconteceu na obra de Nietzsche. A explicação pode ser encontrada na sala de debate “Nietzsche Para Além do Bem ou do Mal” (vide http://www.consciencia.org/forum/messages/119/1222.html?1118172390 ).

Você citou o trecho “1940, livro 7, p. 21 na ed. bras.” e, infelizmente, não disse qual o título do texto. Assim não posso procurar o original em alemão que está disposto de forma diferente e te mostrar o trecho onde estará a palavra Triebe onde supostamente estaria Instinkt

nahuina
    Membro

Instintos são pressões que dirigem um organismo para determinados fins particulares. Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas aos seus equivalentes humanos.
    mas se são equivalentes humanos ou ñ , ñ deixam de ser instintos, no mtexto ñ dis que os humanos ñ possuem instintos.onde vc leu isso?

Desculpe eu ñ falo alemão….o Potuguês ,o Español e um minimo de Inglês
    Mas então.esquecendo o texto, pq vc ñ me explica pq os humanos ñ tem instintos?Eu ñ sou dogmatico,se vc apresentar uma explicação válida que possa me esclarecer eu te agradeceria muito.

Eu já disse que a Standard preserva a tradução errônia…

A questão é simples: encontre-me qualquer títuto de texto freudiano que fale de “instintos” e eu te mostro o equivalente em alemão.

É, por isso, que os bons filósofos costumam ler as obras dos outros autores no original…

…eles detestam erros de tradução!

COMPLEMENTO: Como o autor especifica, esses complexos padrões de comportamento herdados são os instintos.

Eles são transmitidos hereditariamente através do dna do animal. Um bom exemplo, são as técnicas complexas que certos insetos desenvolvem para matar outros. Eles já nascem sabendo o que devem fazer sem nenhum outro tê-los ensinado.

nahuina
    Membro

Não, eu quero uma explicação válida que possa me esclarecero pq que os seres humanos Não tem instintos? Ou melhor, Só alguns reflexos instintivos ao nascerem?
    E ñ uma explicação dos textos do Freud…

Vc sempre foge do assunto quando ñ sabe o q dizer…
    Vc assumiu que os seres humanos ñ têm instintos e eu quero a sua opinião com relação ao pq disso…Acho que nem é tão difícil, já que vc se assume como um bom filósofo.

Eu sou filósofo, não um biólogo…

Quem é que sabe por que o macaco-humano nasce sem pêlo???

nahuina
    Membro

mas o q te faz afirmar que
    Ernesto_rocha:E. Mileto de Souza, vc acredita que os homens ñ têm mais instintos?
    E. Mileto de Souza:Só alguns reflexos instintivos ao nascerem.

Pq vc respondeu à pergunta do Ernesto se vc ñ é biólogo?JA que vc disse isso vc pode se arriscar a dizer o pq….vc ñ acha?

Um bom filósofo trata de vários assuntos, não?

Pro Ernesto e pro Nahuina:

Quanto mais conhecimento eclético o filósofo tiver, melhor. Mas não vamos começar a tentar extrair leite de pedras, ok?

Ao contrário das outras espécies, o recém-nascido humano é frágil e desprotegido. Ainda que tivesse instintos complexos, de nada serviria para virar-se sózinho…

Todas as epécies recém-nascidas são frágeis e desprotegidas, nenhuma nasce sabendo se virar…

No nascimento os instintos são óbvios, pois ele “aprende” a respirar e a procurar o seio materno sem ver ningué fazendo isso. Nenhum instinto diz, saiba Cálculo 1, 2, 3 e 4. Para ele ganhar dinheiro e sobreviver nos primeiros meses.

Mas só porque são óbvios no nascimento não quer dizer que ao longo do tempo, em que há o desenvolvimento da consciência, e os intintos podem ser camuflados quer dizer que ñ existam mais…

Incluiu os insetos e os répteis?

Bem observada a incorreção no meu texto: muitos recém-nascidos de outras espécies não possuem TOTAL autonomia para conseguir se virarem sózinhos e, talvez, precisem aprender!

Os instintos, se é que existem mesmo, seriam preteridos pela linguagem humana. Entenda: instintos são comportamentos complexos. Não são, por exemplo, reflexos ou necessidades fisiológicas…

(Mensagem editada por Mike em Junho 09, 2005)

Nahuina: Não, eu quero uma explicação válida que possa me esclarecer pq que os seres humanos não tem instintos?

– Interessante, pois essa é uma questão que só a Etologia Evolutiva poderia responder.

nahuina
    Membro

O q eu ñ entendo é por que vc se arrisca a afirmar uma coisa que ñ sabe…?!?
    pq vc afirma uma coisa que vc ñ consegue explicar. vc está repetindo coisas que vc ouviu por aí?Ou vc simplesmente disse a 1º coisa que veio na tua cabeça?

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 74 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.