Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Estética e Filosofia da Arte › Beleza Feminina
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
09/06/2005 às 18:17 #79678Miguel (admin)Mestre
O q eu ñ entendo é por que vc se arrisca a afirmar uma coisa que ñ sabe…?!?
Repense: Será que é isso mesmo que eu faço?
pq vc afirma uma coisa que vc ñ consegue explicar.
Eu não precisaria dominar completamente um assunto. Até os médicos, hoje em dia, são especializados em àreas específicas.
vc está repetindo coisas que vc ouviu por aí?
Isso seria um mal em-si?
Ou vc simplesmente disse a 1º coisa que veio na tua cabeça?
Noto um certo tom agressivo na pergunta.
Mas, não, inicialmente, procuro pesquisar um pouco antes de falar no assunto…09/06/2005 às 19:01 #79679nahuinaMembromas se quando te perguntam:
E. Mileto de Souza:vc acredita que os homens ñ têm mais instintos?
e vc responde:Só alguns reflexos instintivos ao nascerem.
vc deveria saber o pq da sua afirmação (Só alguns reflexos instintivos ao nascerem.)nao?
é isso que eu quero saber…
Se o tom pareceu asressivo deve ser pq venho perguntando isso a 4 mensagens e vc responde coisas q ñ tem relação com o q eu perguntei, isso significa ou que vc ñ entende a pergunta ou que vc está fugindo do assunto…09/06/2005 às 19:29 #79680Miguel (admin)MestreOu você não soube detalhar a pergunta: dizem os filósofos contemporâneos que a linguagem não foi feita pra comunicar.
Vamos tentar outra vez: os seres humanos não tem mais instintos porque estão aprisionados, pelo corpo, à linguagem.
Só o que resta são aqueles reflexos instintivos que os bebês manifestam no início de suas vidas.
É pouco, mas é de coração!
09/06/2005 às 21:07 #79681Miguel (admin)MestreQuem te viu!
Começamos com padrões de beleza, passamos pela etologia e fomos desembocar na linguagem…
09/06/2005 às 21:10 #79682Miguel (admin)MestreDesviar do assunto não é um bom modo de debate, rs.
17/12/2005 às 12:30 #79683Miguel (admin)MestreQue graça!
(Inclusão de algumas palavras apenas para poder enviar a mensagem…)
28/02/2006 às 16:56 #79684vini_viollinistaMembrobem caro Ernesto … sou novato mas acho que ja tenho voz para dar meu parecer …Acho que a beleza e um criterio muito forte para discriminaçao entre as mulheres e entre os homens tambem … acho tambem que nao e uma questao cultural somente mas uma questao regional pois tem certos lugares que da impressao de poder aquisitivo maior … tambem tem outro ponto importante : o ” peixe que a midia vende ” , quando se fala em beleza as mulheres querem aquele garotinho de cabelos curtos corpo sarado e gelzinho no cabelo da novelinha teen , quando sao os homens querem a garotas da propaganda de cerveja ou a menininha da novela do horario nobre , espero que responda e compreenda o que quero dizer , na verdade eu concordo parcialmente com sua opiniao mas acho que voce nao levou esses pontos em consideraçao e critério abraços
03/06/2006 às 5:36 #79685ernesto_rochaMembroPrimeiramente queria dizer q eu tava meio desiludido com esse fórum, mas meio que sem querer o achei de novo e como não apagaram minha conta vou continuar acessando isso aqui! =)Então voltendo ao debate.Bom, vini, eu entendo a sua opnião e concordo com ela plenamente, contudo, o que eu quero dizer é que aparentemente existe algo maior do que somente mídia. Algo que, ou que Deus criou, o que incrivelmente chegamos onde chegamos por meio da evolução. Acho tudo tão sinistro. É como se algo dentro de nós ficasse dizendo o tempo todo: "o parceio ideal é o mais bonito". Não só isso, claro. Mas, com certeza, tem muita gente que escolhe o carro só por beleza e nada mais.
09/06/2006 às 16:30 #79686lvrfMembroBoa tardeConcordo, vejo que acontece e sinto que acontece por vezes comigo. Mas de onde será que vem esse ''critério''? Penso em diversas possiblidades, como as caracterísitcas que queremos que nossos filhos tenham, ou o simples fato do belo atrair - aqui, quero distinguir o belo como uma beleza artísitca, alheia à carne - ou tambem a beleza da própia carne. Que acham os senhoresNovamente, boa tarde a todos
10/06/2006 às 18:16 #79687FlagMembroVoltando ao topico principal, ou seja, porque é que nós distingimos a mulher, em bonita ou feia, eu vi num dia destes um documentario em um canal, que dizia que os Homens, tinham preferências basicas pelas pessoas mais saudaveis.O que eu quero dizer é que cientificamente o conceito de beleza esta relacionado com fertilidade da mulher e o seu estado de saude.Portanto concluo que o conceito de beleza, independentemente de variar de cultura para cultura, esta sempre relaciondo com a fertilidade da mulher e o seu estado de saude.
11/06/2006 às 1:50 #79688lvrfMembroBoa noitecientificamente é isso, concordoMas com a permissão dos senhores, coloco em questão o seguinte:É errado fazer esse tipo de julgamento?Quero dizer, por mais que seja natural fazer o julgamento, deve existir um limite onde fatores como personalidade entram em ação. E áreas em que essa beleza relacionada com a fertilidade é fator decisivo exclusivo. Mas dentro de cada cultura ( ou código moral ) seria errado?
14/06/2006 às 2:42 #79689GabrielleMembroO que vocês acham da atração que a humanidade tem em rostos humanos bonitos, sobretudo os rosto femininos?
Não vejo problema algum, a partir do pensamento de que beleza é algo muito variável, ou seja, existem diversos pontos de vista do que seria belo.
Ernesto Ribeiro Rocha wrote:Eu acho um pouco deprimente, naturalmente haver uma separação de "mais bonita, mais feia"...Isso acontece quando as pessoas estabelecem um padrão de beleza, o que é completamente diferente do que se sentir atraído por ela...Então você está dizendo que acha deprimente essa atração por rostos femininos, pois isso levaria a uma padronização, havendo assim, a comparação?Eu acho deprimente é haver essa padronização da beleza, mas em nenhum momento acho deprimente se sentir atraído por ela.17/07/2006 às 10:19 #79690ZMembroÉ isso memso Gabrielle, o problema está na padronização e nos posteriores preconceitos de beleza.Se não houvesse padronização, nem influências de opiniões externas, ao se elaborar um julgamento do "quanto" é belo, nunca haveria "feias" para todo o mundo nem "belas" para todo o mundo.Simplesmente haveria pessoas diferentes, suscitando gostos diferentes em cada pessoa.Claro que é impossível não haver padronização, mas isso não é problema do conceito científico. É sim um problema do foro social, no qual um elemento sente-se mais integrado se partilhar dos gostos mais generalizados (na maioria das situações).Na realidade para mim há rostos bonitos que para outros podem ser menos bonitos. Mas o mesmo rosto, para a sociedade tem uma beleza definida. Um problema actual é que já ninguém pode fugir da padronização estabelecida. Pode-se ter personalidade forte e opiniões próprias mas é impossível renegar totalmente as influências externas.
18/07/2006 às 22:29 #79691FlagMembroSe não houvesse padronização, nem influências de opiniões externas, ao se elaborar um julgamento do "quanto" é belo, nunca haveria "feias" para todo o mundo nem "belas" para todo o mundo.
Ai podemos pegar em alguns exemplos:Os rostos dos animais, variam consuante o índividuo, por exemplo, as ovelhas têm diferentes rostos, mas não achamos uma mais bonita do que a outra, porque não conseguimos distinguir os traços que conferem a beleza a um rosto, ou seja, não sabemos se o rosto daquela ovelha é mais bonito do que o da outra, simplesmente, porque não sabemos o que é um rosto bonito.Se por acaso nós fossemos visitados por aliens, não sabíamos distinguir qual o rosto mais bonito( se é que eles tivessem rosto), porque não temos um modelo de referência, para nós compararmos.Mas no entanto, aqui fica uma pergunta no ar, onde é que nós fomos buscar o conceito de rosto bonito? Onde é que fomos buscar o rosto padrão? Será que criamos uma padronização devido a escolha de uma parceira fértil, ou por questões de saúde?
18/07/2006 às 23:52 #79692ZMembroEssa pergunta é perigosa , pois leva à dedução de o padrão de beleza ter sido criado com a imagem da mulher fértil.Porquê a mulher e não o homem?Rsp: Porque durante milénios foi a opinião do homem aquela que determinava a opinião da sociedade.Essa sua observação sobre os animais é interessante flag, mas se repararmos, nós também temos animais que consideramos feios...
....em função de outros que consideramos mais bunitos.
Se analisarmos vários exemplos, facilmente chegamos à conclusão de que as formas, tanto de animais, como de qualquer criatura (incluindo humanos) são tão mais belos quanto mais sensuais e/ou semelhantes às formas de uma mulher "bunita".E pode-se levantar a questão: E as divindades? E os Anjos? Será que em vez de eles serem bonitos por serem parecidos à mulher "bunita" não será antes o contrário? A mulher ser "bunita" quanto mais aprecida com o anjo? Até porque temos os demónios como seres geralmente feios... O que eu posso responder é que me parece improvável que a base da nossa padronização de belo e do feio tenha tido origem nas formas angelicais e demoníacas. Isto porque o homem sempre lidou mais com a mulher do que com estas entidades que não se imagina até que ponto foram influentes nos seres humanos.Eu inclino-me mais para a origem na mulher. Desde sempre que o "instinto supremo" dos humanos é a reprodução, e facilmente se associa a fertilidade à ausencia de doenças, de anomalias físicas e psíquicas. A consequente selecção preferencial e natural da parceira sexual levou a uma tradição, a tradição a cada vez mais selectividade, até ser enrraizado o conceito do belo :o e do horrível :-X...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.