Cota para Negros nas Universidades.

Início Fóruns Questões do mundo atual Movimentos Sociais, Populares e Cívicos Cota para Negros nas Universidades.

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 116 do total)
  • Autor
    janio
    Membro

AO Querido amigoPara sua reflexão, sobre a causa que defendo.Coluna Negro Desde 1998 se discute entre as minorias deste imenso Brasil, a questão do negro, da raça negra, dos moreninhos, dos mulatos, os quais até agora não entenderam que são negros e muitos de pele clara, também não entendem que são negros e vou mais longe, pouquíssimos negros com dinheiro ou prestígio social, esquecem desta causa, desta questão e andam por ai com se a questão não fosse importante. No passado muitos negros, vieram para o Brasil para serem escravizados e posteriormente foram libertos, sem que o escravista o indenizasse por seus trabalhos prestados durante anos. Trabalhavam  quase vinte e quatros horas por dia.  Senhores congressistas e brasileiros acordem para a questão do negro, da raça negra, pois quando se fala em cota para negros, levantam-se as bandeiras do menos favorecidos, da desigualdade social, que nada tem a ver com questão da escravatura no Brasil, da raça negra. Primeiramente é preciso separar as duas questões, ora que na questão do negro envolve tão somente os negros e seus descendentes, exigindo uma política de cota para reparar erros do passado que abaixo vou detalhar e uma Segunda política para combater a desigualdade social, a questão da diferença de renda que pode atingir brancos e negros. Agora que definimos que as duas questões são totalmente separadas vou tentar defender meu ponto de vista, que é a questão do negro, que teve um atraso social devido a escravatura de seus antepassados, pois se os mesmos tivessem chegado no Brasil com os mesmos direitos dos Portugueses e imigrantes  que vieram para trabalhar na lavoura, seriamos uma população com menor taxa de desigualdade racial nos poderes e hoje teríamos muitos negros ocupando em percentual de igualdade os principais cargos da política no Brasil:Vejamos alguns exemplos:1. Quando você abre as páginas da Revista C...., onde são listadas os ricos e personalidades sociais do Brasil, você não vê fotos de negros e se você duvidar verá que  é gritante o número de brancos em relação aos negros. Talvez uma relação de 100 brancos e 01 negro;2. No congresso nacional qual o número de negros entre os parlamentares em relação aos negros ?3. Na alta direção das empresas estatais, qual o número de negro em relação aos demais diretores ? Se você ainda está em dúvida, analise agora a alta direção de sua empresa e aponte um negro !4. Entre nas principais lojas do Brasil e olhe atentamente para os funcionários e conte o número de negros em relação ao número de Brancos ! Se houver negros, estarão nas funções menos importantes, sempre escondidos e nunca na função de gerência!5. Entre nas agências Bancárias e olhe atentamente e aponte onde estão os negros, onde está o gerente negro. Caso haja, estará sempre nas menores agências bancárias e com os menores salários.6. Quantos empresários negros você conhece ? Não precisa ser grandes empresários, gostaria que você conhecesse quantos negros tem um barzinho ai na periferia da sua cidade?7. Nas escolas particulares, você poderia também se posicionar em frente ao portão de sadia, onde estão os modelos de carros que não sei onde são fabricados em meio aos seguranças e madames, você poderia dizer quantos alunos negros sairão da escola particular?8. Este ano estou acompanhando atentamente a campanha eleitoral e não vi nenhum candidato negro, concorrendo ao cargo de presidente do Brasil !  Por isso em 2010. Vote em mim. Risos.rsrsrs. Agora é sério: - quantos negros já governaram o Brasil ? O seu padre é negro ? O seu pastor é negro ? E médico negro ? Dentista negro ? Advogado negro ? Administrador de empresa negro ? Prefeito negro ? Governador negro ?9. Somente com os votos de negros ( moreninhos, mulatinhos, queimadinhos) que ainda não conscientizaram que são negros poderíamos eleger nossos representantes. Mas ainda falta consciência.10. Entre os oficiais das policias, exercito, Marinha, aeronáutica, funcionários públicos da administração direta e indireta, quantos negros estão em cargo de comando. A situação é sempre a mesma, além de ser pouquíssimos, estão nas pequenas unidades e nunca nas principais unidades.11. Nas universidades qual a relação de alunos negros em relação ao número de alunos brancos ? Quanto mais se aumenta a qualidade menor é a relação. Na de menor qualidade deve ser de 2 negros para 70 alunos brancos e nas alta qualidade de 1 para 100.12.  E na televisão, apresentando os tele-jornais, papeis principais das novelas, no teatro, etc. No meio artístico é sempre em papeis secundários e mal remunerados! Ou você descorda disso?13. Nos esportes de elite, você poderia apontar campeões negros, na natação, na formula 1, no tênis, no polo, etc. Ah! Você já teve professores negros ?Para os pontos acima levantados sobre a presença do negro em relação a quantidade brancos, presentes em diversas áreas do Brasil, muitos alegam que a raça negra se retrai, perante a oferta de oportunidades que poderiam levar-lhes a ascensão funcional ou social, mas esquecem de avaliar que tal retração é oriunda de preconceitos sofridos no passado, do tal padrão de beleza, onde bonito é loura, é olhos azuis o verdes, pele branca, cabelos lisos e cumpridos. Durante anos inseriram em nossas mentes o padrão de beleza e muitos empresários ainda seguem tais padrões, selecionando para as principais funções pessoas com esse estereótipo, que é um padrão imutável  e não espelha a maioria da população brasileira. Passaram da conta, ao definir o belo que na realidade é aquilo que o outro acha agradável e deseja para si, ao afirmarem que belo é cabelos lisos, olhos azuis ou verdes, pernas finas, magreza, altura, etc.Não vou me alongar muito na questão de negros e brancos e de padrões de beleza, mas agora supondo que meus trisavô, foi escravo de  maio de  1828 a maio de  18888, tendo começado o trabalho com 08 anos de idade, numa média de  16 horas por dia, sendo remunerado a um salário mínimo, sendo utilizado o valor atual do salário mínimo do Brasil:- ESCRAVO 1828 A 1888 13/05/1800 a  13/05/1832 Cálculo capitalização de sua renda - Postecipada Salário por hora trabalhada = 350/220 horas = R$ 1,60 1,60*16hs dia: R$ 25,60Dias trabalhado no mês = 30 dias 30 dias  * 25,60 = R$ 768,00Ferias indenizada + 1/3 R$1.024,00 13º Salário R$768,00 Remuneração total de um ano R$                          2.560,00 Anos trabalhados - 60 anos 60 anosCapitalização ano a ano a taxa 12% ªa R$                  19.127.401,25 Observação: As taxas de residência funcional, alimentação e encargos do INSS, podem ser deduzidas do FGTS,  adicional de horas extras adicional noturno e indenização por danos morais por mal trato, não espelhados no calculo acima. Agora podemos analisar que se tais valores fossem pagos aos escravos ao completarem os sessenta anos ou quando abolição da escravatura, a vida de muitos negros estariam diferentes hoje, mas pelo contrário esse valor que não fora pago durante os meses em que muitos negros foram escravos no Brasil, certamente fora utilizado para custear altíssimos padrões de vida que hoje a elite do Brasil exibe, superando muitos negros na questão de acesso aos melhores cargos e salários, pois enquanto muitos dos antepassados dos negros estavam submetidos a uma jornada de 16 horas diárias, os filhos brancos estudavam na Europa ou consumia os frutos da produtividade dos escravos.Acima demonstramos a jornada de um homem escravo por sessenta anos, mas agora vamos imaginar a jornada de uma mulher escrava, submetida aos trabalhos domésticos, infindáveis, cuja jornada se prolongava a noite toda para atender aos prazeres do senhor, da senhora e de seus filhos. Era a última a dormir e a primeira a acordar e quando os anos lhe chegam, já  velha era substituída por outra jovem.Atenciosamente,

Caro fagner dezid

o que estamos presenciando hoje é nada mais do que o assassinato da educação e uma camuflação muito mal feita do preconceito racial e desigualdade social que ha no BRASIL

Concordo totalmente com essa afirmação. Essa cota p/ negros não passa de um ensaio de uma cínica demagogia! O problema no Brasil é a desigualdade SOCIAL, isso sim!!Essa dita cota, só serve para tentar camuflar um problema flagrante e para também tentar manter as “aparências”, no que diz respeito ao trabalho de nossos governantes e a também flagrante influência das elites no poder. Influência essa que acaba trazendo leis idiotas como essa.A pobreza e a ignorância são compartilhadas por negros e brancos nessa M****A pobreza não tem cor!!!   O dinheiro não escolhe a cor de seu dono!!!

acaba sendo um racista,(quando se separa um branco e um negro, sendo que esses, por sua vez, têm a mesma capacidade intectual)

Exatamente!!! E acaba sendo uma poderosa maneira de acirrar ainda mais o racismo existente e que na verdade, não tem uma influência tão significativa em nossas vidas como o preconceito SOCIAL. Não é mesmo?

sou negro e ñ aprovo esse tipo de seleção, ñ sou nmelhor nem pior que ninguem!!

Sem dúvida, foi bom vc identificar a cor de sua pele, isso mostra o outro lado da questão. Ninguém gostaria de ser rotulado como alguém que precisou de auxílio e só conseguiu ser o que é, por ajuda dos outros. Isso é RIDÍCULO, deprimente, humilhante e na verdade, totalmente despropositado. Como o vc disse, as capacidades são iguais entre negros e brancos. Essa diferenciação é uma palhaçada demagógica.Visitem qualquer favela e verão negros e brancos dividindo a miséria, a ignorância e por incrível que pareça, lá o racismo não existe.As atrocidades cometidas no decorrer da história da humanidade não podem ter peso de retribuição ou indenização. Muitas injustiças aconteceram e isso não deve ter conotação de compensação, isso é um erro. Devemos ter um olhar no presente, com perspectivas no futuro, isso sim. E o que vemos para um futuro próximo é um grande problema SOCIAL.Abraços a todos

As atrocidades cometidas no decorrer da história da humanidade não podem ter peso de retribuição ou indenização. Muitas injustiças aconteceram e isso não deve ter conotação de compensação, isso é um erro. Devemos ter um olhar no presente, com perspectivas no futuro, isso sim. E o que vemos para um futuro próximo é um grande problema SOCIAL.

Olá Brasil...Discordo de vc neste ponto: não podemos ignorar que esta nação se formou sobre o sangue de negros e índios. O dinheiro fruto da exploração escravagista continua nas mãos da mesma classe média-alta branca, e todas as tentativas de dizer que não existe preconceito de cor no Brasil cairão por terra no momento em que olharmos as estatísticas. Dêem uma olhada neste trecho de uma pesquisa que achei na internet há algum tempo:

De acordo com a pesquisa realizada pela FASE (Federação para Assistência Social e Educacional de São Paulo), a possibilidade de um negro ingressar na universidade é de 18%, enquanto esta possibilidade para os brancos é de 43%. Outro dado importante é que, segundo o IBGE, em relação a qualidade de vida da população, o Brasil ocupa a 63ª posição no mundo. Considerando-se a população negra, o Brasil fica na 120ª posição mundial, ressaltando com isso a diferença entre os níveis de vida da população branca e da população negra.

Nesta mesma pesquisa existem alguns outros dados que provam definitivamente a latência do preconceito no Brasil. Está em anexo, para quem quiser dar uma olhada.Abraços, até mais.(Edit: eu só vi o post do amigo janio, logo acima, depois de postar esta mensagem. Então me desculpem ter repetido um pouco do que ele disse... ;D)

Brasil
    Membro

Caros amigosTema complicado esse... Não nego que ainda exista racismo, claro que existe, porém seus efeitos não tem uma influência tão grande como o preconceito social.O negro rico é bem recebido em qualquer lugar. Isso é fato! A miséria e a ignorância é igualmente compartilhada entre negros e brancos. Isso também é fato.Como ficariam os brancos pobres, sendo discriminados em detrimento dos negros pobres ou ricos independentemente? A assistência tem que ser para todos os necessitados, sob pena de acirrar o racismo e aí sim começarmos a ver atritos entre raças, coisa que não existe aqui em nossa terra, graças a Deus.Um ponto importante:

Desde 1998 se discute entre as minorias deste imenso Brasil, a questão do negro, da raça negra, dos moreninhos, dos mulatos, os quais até agora não entenderam que são negros e muitos de pele clara, também não entendem que são negros

Pois é... Um cara de pele branca e cabelo de negro (vulgarmente chamado de duro) é branco ou negro? O que é um mulato? O que é pardo? Qual o grau de pigmentação da pele humana determina a “raça negra”?Essa tentativa de diferenciação é, por si só, racismo!!! Como disse em outras palavras o fagner dezid.Depois de 500 anos de miscigenação é impossível definir quem é negro aqui!!É impossível e totalmente inoportuno! Inoportuno para nós... pois para eles, os políticos, governantes e as forças ocultas que conduzem os rumos disso aqui, é muito oportuno, é um “balão de ensaio” que não passa de “masturbação sociológica”.Os negros querem direitos, assim como os brancos e não privilégios, esmolas, não querem ser “massa de manobra”.Privilegie os negros hoje e amanhã eles serão acusados disto, pelos brancos pobres. O povo brasileiro quer DIREITOS e não privilégios. Temos que ser realmente iguais e, este sistema de cotas, sinceramente não é o caminho. Acho que ele leva ao caminho contrário e é um potencial gerador de conflitos, que até agora, ainda não tivemos, o conflito de raças. Esse sistema causará isso.Abraços

Z
    Membro

negros querem direitos, assim como os brancos e não privilégios, esmolas, não querem ser “massa de manobra”.

É isso que trata os sistemas de cotas....Nunca irei concordar com a atribuição de icentivos para equilibrar as vagas em determinada área para uma determinada minoria ou etnia...Dê-se os direitos em igualdade pelos HUMANOS... e eduque-se a sociedade... não se combate injustiças sociais com beneficiações de grupos que almejam "empurrar os desfavorecidos".Sou contra cotas para mulheres na política e quaisquer outras. Concordo que deve haver oportunidades iguais. Mas quotas é injusto. Não é por ser mulher e por as mulheres serem uma minoria na política que essa mulher tem Mais direito que um homem.A oportunidade deve e deverá ser criada em função da competencia e não da raça ou género... Assumir que é preciso aplicar quotas para equilibrar o "número" de pessoas para determinada oportunidade é rebaixá-las ao nível de "número", ao nível de "cabeça" e não ao nível de PROFISSIONAL como todos querem ser tratados.Quanto à educação é precisamente a mesma coisa. Frustra-me bastante aceitar-se Cotas como solução para resolver problemas sociais. Se isso fosse legítimo, então eu gotaria de ser mulher... e gostaria de ser negro... para poder entrar mais facilmente na universidade... seria justo? Óbvio...Cumps.

crisbodart
    Membro

Caro Z…Primeiramente, você deixou uma afirmação um tanto estranha ("Gostaria de ser Mulher"), seu problema não é político. Freud apresentou em suas teses o que chamou de sub-consciente. Segundo o psicanalista é em oportunidades asssim que descobrimos nossos anseios mais íntimos. Brincadeirinha...Falando sério... ao contrário de você não gostaria de ser mulher ou negro para ser beneficiado por cotas, me sentiria um derrotado e uma marionete nas mãos de nossos "maravilhosos políticos".

fagner dezid
    Membro

crisbodart,      me desculpe, mas vou discordar de uma afirmação sua quando fala que "A desgraça de tudo está na política eleitoral brasileira...". não é meramete da politica eleitoral brasileira, mas tambem de pessoas(como vc) que subjulgam-se "sem grande influência da alienação causada pelo mundo globalizado" e que se omitem ante essa vergonha em que esta sujeita a política brasileira.(brincadeirinha, ñ zaga comigo, tá!)mas isso é um fato pois a politica esta desse jeito porque as pessoas alienadas se omitem, mas outros cidadãos que se dizem "não-alienaveis" que poderiam esta fazendo alguma coisa, pois esses são, consequentemente, grandes formadores de opinião.não o fazem. preferem se omitir perante a sociedade e expressa toda essa revolta em sites de debates como esse, porém nada fazem para mudar.

crisbodart
    Membro

Caro Fagner…Quando aponto a Política eleitoral como a culpada, estou referindo ao Sistemas de Cotas, pois para ser classificado como um bom político, deve-se apresentar resultados. Como apresentar resultados a curto prozo (4 anos) na educação? É óbvio que não é possível melhorar a escola pública rapidamente, isso demora bastante. Por que um político (em sua visão maquiavélica) investiria em algo que daria resultado no governo de seu sucessor? Então cria-se a cota, sobe no palanque (no circo) e diz: "Temos tantas mil pessoas estudando no curso superior, antes de meu governo aram apenas tantos. Comigo o pobre tem vez. Votem em mim, por um Brasil mais igualitário!" Quanto a não fazer nada para mudar essa situação...Escolhí ser professor para possibilitar que jovens como você deixasse a ignorância e passasse a criticar a realidade que está posta e não aceitar passivamente o que as pessoas dizem ou ao que digo, como você fez. Parabéns, pois você foi capaz de discordar (argumentando) do seu professor e isso é sinal que estou contribuindo para um mundo melhor!

Brasil
    Membro

O que será que o Mandela pensa sobre a cota?[img]http://www.consciencia.org/forum/index.php?action=dlattach;topic=558.0;attach=74;image[/img]

fagner dezid
    Membro

Ilmo senhor crisbodat, sendo professor é claro e evidente que são formadores de opinião, porem nem sempre o mestre consegue fazer com que essa "ajuda" chegue ao aluno de forma esperada. os alunos se interessam apenas "em passar de ano" e não por modificações sociais em seu país, pouco se importam. são alienados pela midia. por isso, a maioria dos estudantes de escolas publicas apoiam incontestavelmente a cota para negros.   e quanto a ser professor.... não é o bastante!!!eu disse anteriormente que as pessoas se omitem e agora completo: as pessoas se limitam, acham que o que fazem ja é o bastante. você acha que sendo um formador de opinião de um escola é o bastante para fazer o mundo melhor??bom, eu não acho!!!!quero contribuir mais para minha nação.

crisbodart
    Membro

Caro Fagner…Existe uma frase que diz o seguinte: "Queres conquistar o mundo, comece pela sua aldeia" (Dostoieviski).A sociedade é a soma dos indivíduos, se eu estou fazendo algo de bom e você não está, realmente o mundo vai ser um caus. Mas se todos fizessem algo dentro de suas possibilidade, a soma das partes formaria um todo melhor.Em minha profissão tenho consequido abrir a mente de alguns... isso você sabe. Leciono para aproximadamente 600 alunos todo ano, se 10 abrirem a cabeça, no fim da minha vida terei contribuido para  muitos, pois se cada um desses dez consequir abrir a cabeça de 10 a cada ano, quantas pessoas não seriam beneficiada. É por isso que dizem que o professor é multiplicador de conhecimento e conhecimento é emancipação social.Será que o seu professor de Geografia não tem contribuido para a sua formação intelectual? E você não passará isso para a frente? Se tiver um tempo, assista o filme "Corrente do Bem"Um abraço.

Egypcyo
    Membro

Olá amigos.Não vou estender as palavras, mas apenas lembrar que, humanos como somos, é bem capaz de uns se considerarem negros na inscrição para o Vestibular e brancos numa eventual prisão.  ;DNão era pra rir. Mas isso é um facto, infelizmente.

Alguns dias atrás assisti àquele documentário “Buena Vista Social Club”, sobre a música cubana, e em meio a imagens de carros e construções antiquíssimas (que são alguns dos poucos argumentos dos opositores do regime) podia-se ver dezenas de crianças negras brincando de patins e outros esportes. Em outra cena, dentro de um belo prédio, várias crianças (e novamente quase todas negras) estudavam balé.Agora eu pergunto: em que lugar do Brasil as crianças negras (que em sua maioria moram em favelas) tem oportunidades como estas? A população negra foi posta em uma enorme desvantagem desde que foi trazida ao nosso país, e, desde lá, as crianças negras tem quase sempre menos oportunidades que crianças brancas. Posso dar um exemplo: estudei por um ano em uma escola particular (se não me engano, na 4ª ou 5ª série), e havia apenas 1 negro em toda a escola, que, para cúmulo da ironia, era filho da faxineira e portanto estudava gratuitamente. Se isto não for um problema de racismo, penso que nada mais seja.

Dê-se os direitos em igualdade pelos HUMANOS... e eduque-se a sociedade... não se combate injustiças sociais com beneficiações de grupos que almejam "empurrar os desfavorecidos".

Sim, o ideal é que todos tenham oportunidade iguais. Agora sejamos francos: aqui no Brasil, a maior parte dos ingressantes nas universidades públicas são brancos. Qual o motivo? Estavam melhor preparados. Por quê? Porque as classes média e alta, que tem condições de pagar boas escolas, são predominantemente brancas. Por quê? Porque em nosso processo histórico eles foram muito mais favorecidos que os negros. Ou seja, não é só uma questão de competência.O que é que se faz quando, em uma corrida, determinado participante larga na frente? O único jeito de se  consertar a injustiça inicial é cometendo uma nova "injustiça", em favor do prejudicado. Alguém discorda disso? Pois este é justamente o objetivo das cotas: restaurar as condições de igualdade, colocar novamente todos em posições em que realmente tenham oportunidades iguais, não importando que seja negro, branco, more em Higienópolis (bairro rico/maioria branca) ou em alguma favela (maioria negra).

Essa tentativa de diferenciação é, por si só, racismo!!! Como disse em outras palavras o fagner dezid.Depois de 500 anos de miscigenação é impossível definir quem é negro aqui!!

Por isso penso que uma alternativa concreta seja a cota para estudantes provenientes da escola pública, que além de beneficiar negros, beneficia todos os setores mais desfavorecidos da sociedade.Abraços a todos.

Brasil
    Membro

Olá unVolt e amigos…

...penso que uma alternativa concreta seja a cota para estudantes provenientes da escola pública, que além de beneficiar negros, beneficia todos os setores mais desfavorecidos da sociedade.

Sim! Com isso, ajuda-se a quem precisa e não cria-se mais diferenças do que já existem. Se a maioria dos pobres forem negros, automaticamente eles serão mais beneficiados que os outros. Desse modo se faz  justiça sem criar diferenças raciais. Desse modo a diferença observada e corrigida será aquela que realmente importa: A diferença social.

...sejamos francos: aqui no Brasil, a maior parte dos ingressantes nas universidades públicas são brancos. Qual o motivo? Estavam melhor preparados. Por quê? Porque as classes média e alta, que tem condições de pagar boas escolas, são predominantemente brancas. Por quê? Porque em nosso processo histórico eles foram muito mais favorecidos que os negros. Ou seja, não é só uma questão de competência.

Totalmente correto! Porém devemos observar que, entre os pobres, essa diferença desaparece. Quero dizer que: As elites escolhem quem serão seus empregados...As elites escolhem quem ocupará determinado cargo em determinada empresa. Então, quem está dando menos oportunidades aos negros é a elite, a classe dominante. E não o povão!Entre o povão as diferenças raciais desaparecem na medida em que negros e brancos constituem família e, misturando-se, como deve ser feito, colocam abaixo todas as teorias racistas. Teorias de desunião.Se observarmos os sistemas usados pelas classes dominantes, para enfraquecer toda e qualquer tentativa de “dividir o bolo”, por parte do povão, constataremos que o método mais usado é a desagregação.  Tentam enfiar na nossa cabeça que o negro ganha menos que o branco, quando o problema econômico do país atinge a todos, sobretudo a classe média.Tentam enfiar na nossa cabeça que a mulher ganha menos que o homem. Só se for entre executivos, pois entre o trabalhador comum, isso é uma balela. Existe PISO SALARIAL, e este não observa o sexo do funcionário, muito menos a cor da pele.Dizer que negros ganham menos que brancos é uma tentativa de desagregar o POVÃO que é IGUALMENTE explorado pelas elites. Dizer quer mulher ganha menos que homem é uma tentativa de desviar a atenção das classes trabalhadoras,  do real problema: A situação econômica e social do país é precária e desalentadora, tanto para micros, pequenas e médias  empresas como para os trabalhadores. É literalmente um "salve-se quem puder". O governo, junto com as ONGs, gastam uma fábula em propagandas para nos dizer que o negro é discriminado no Brasil. Isso só pode pretender uma desagregação. É o povão que dá emprego e oportunidade a todos, negros e brancos? Ou são as elites, os empresários os investidoes(especuladores) e os próprios políticos e governantes?Não adianta dizer pro povão, que existe racismo!! Eles têm é que agir!! Dizem pro povão,  para DIVIDIR, criar diferenças que, entre o povão, não existem. Um povo que miscigenou-se por séculos e contiua fazendo isso, definitivamente não é racista! Já as elites, não encaram as diferenças de raças, deferenças regionais, etc., como um problema e sim como uma solução.  Um povo desunido é tudo o que ele querem... Um povo que não sabe QUAL é o seu problema, é tudo que ele querem...Algo a se obsrevar:Quando a escola incentivava a sociabilidade entre os alunos, dando trabalho escolar em equipes,  para as crianças e jovens. Os preconceitos se decipavam, quando um aluno negro ia na casa do aluno branco e era bem recebido e vice e versa. Isso acabou!! Por que? Pelo menos na escola em que minha filha estuda, isso não existe. Em minha juventude ganhei muitos amigos negros assim e os amigos negros ganharam muitos amigos brancos...Isso é comunidade, isso é cidadania! Algo que eles temem: União do povo.Abraços comuns

Brasil
    Membro

Continuando sobre a desagregação do povo, a exploração e a hipocrisia das elites.Os nossos governantes e a mídia em geral, gostam de ficar dizendo que a mulher é explorada no trabalho, em casa, etc, etc.Bem, em casa, é uma questão de cultura, é uma questão pessoal, é tudo, menos uma questão governamental.Já no trabalho...  o governo é quem dita as regras!Muito bem: Recentemente  houve uma modificação “imperceptível para os trabalhadores”, na lei trabalhista que dispõe sobre a Estabiliade  de Emprego da Gestante e a Licença Maternidade.A Lei diz que: Quando a funcionária está grávida, ela adquire uma estabilidade de emprego que assegura que a empresa não poderá demiti-la a partir do conhecimento de sua gravidez, até 4 meses após o parto. Essa é a estabilidade.A Licença Maternidade, determina que o Estado, pague os 4 meses de licença.O que foi mudado? Resp: Quem paga os 4 meses de descanço da funcionária, agora é a empresa.Pro empregado, "não faz diferença", porém eu pergunto: Essa é a maneira de corrigir as distorções que envolvem a exploração da mulher? Tirando todos os incentivos que davam igualdade na oportunidade de emprego?Agora quando o empregador for contratar funcionários ele vai dar menos preferência para as mulheres. Ou não??As mulheres recém casadas, com certeza sofrerão com isso. Cadê a coerência? Isso não é hipocrisia? Dizem uma coisa e fazem outra. Dizem pra gente que a mulher é explorada e tiram-lhe este benefício! Agora ela não será explorada, será rejeitada!O INSS "não tem dindin"  pra pagar os 4 meses da licença... Joga-se então, nas costas das empresas que repassarão isso de uma maneira ou de outra à sociedade que consequentemente e inevitavelmente irá pagar o preço final das "mudanças": Desemprego, miséria e desigualdade social.Abs

Brasil
    Membro

poster14904167.jpg

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 116 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.