Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Movimentos Sociais, Populares e Cívicos › Cota para Negros nas Universidades.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
20/12/2002 às 18:46 #77455Miguel (admin)Mestre
Sim…renda familiar!Que pérola! Não que seja contra, mas as pessoas vão usar, sempre, aqui, argumentos circulares, para impedirem as cotas. Sempre escreví, aqui, a favor de distribuição de renda, em outros tópicos!Só que forma radical, pois sou um comunista! Quero não só a distribuição de renda, como caminhar para a utopia da sociedade sem classes. Mas aí, todos ” caem de pau”.Quando tenta-se ” coisas mais brandas”, como as cotas , que indiretamente serviriam para distribuir oportunidade e renda, as pessoas voltam para falar em critérios de renda, que eles nunca lembravam antes.
Outra coisa , a prolixa colagem do Afonso aí, acima, só mostrou a coisa óbvia que também já afirmei, ou seja, raças não fazem sentido em um senso estritamente biológico. Aí os ” filosófos conservadores” , vão alegar…como definir um negro? Também , já disse…valerá a confiança , serão negros aqueles que assim se sentirem e se definirem. Só isso já será um ato de coragem na sociedade brasileira, mas enfim…não tem mesmo jeito, pois se depender de vcs a coisa ficará mesmo ” preta” para os negros. Mas sei que o movimento pelas cotas está crescendo e, creio que será implantado.20/12/2002 às 21:12 #77456márcioMembroOla Fernando. E ai … O que esta achando do PT ?
20/12/2002 às 21:40 #77457Miguel (admin)MestreMarcio e outros! Apesar de não ser religioso, ao contrário, penso que é tempo de ” dar um tempo”. Não vou posicionar-me , hoje, sobre o PT,fica para uma próxima. Um pouco de paz e reflexão. Desejo tudo de bom a todos. Quero também elogiar este espaço de gente inteligente e tolerante. Sim, eu os chamei de conservadores( o que repito, não é ofensa), mas vcs foram, em geral, tolerantes. Já fui expulso de outros foruns, por moderadores impacientes…aqui, não, vcs mostram ter bastante paciência.Vou tentar não abusar. Mas sou assim,mesmo ,muito veemente, mas sincero. Abraços a todos de novo.
21/12/2002 às 3:16 #77458Miguel (admin)MestreCaro Fernando, sei de sua boa intenção quanto às cotas, mas não vejo o caminho por aí, como já me posicionei incipidamente na mensagem anterior. Precisamos refletir. Precismos colocarmo-nos num futuro com as cotas e nos problemas q possivelmente elas criarão. Excluídos temos aos montes, e não só são negros como outros tantos q por motivo histórico, religioso ou por outra forma ideológica, foram e são colocados abaixo da classe dominante.
Hj, fui, acabei de voltar, na colação de bacharel de direito da usp, turma 2002. É horrorizante os discursos, mas não só isso. Vi 5 negros lá, todos seguranças… Mais de 300 formandos, uns 4 ou 5 mestiços só, a grande maioria branca. Bem branca. Os discursos aí proferidos, tanto da classe docente quanto da discente, terríveis, ideológico, continuista de tudo q está aí. Nada para uma mudança, uma transformação. O que se deduz? Simples. Escola de valor, foi feita para dar continuidade à exploração. Não sei, é desesperante. Realmente…Bom, através desse ângulo, posso até concordar com cotas para negros, índios etc…Mas estando lá, dá medo do que vão fazer. A ideologia reinante é manter as coisas como estão. Continuar-se-á a confundir-se acesso à justiça com acesso ao judiciário.
Portanto, preciso pensar melhor…
abs21/12/2002 às 13:03 #77459Miguel (admin)MestreMeu caro Afonso: Não vou alongar-me com argumentações, mas o que te espantou na USP, também a mim , me impressiona.Tanto o discurso, quanto a composição racial,não representativa, dos negros, pardos e mestiços.Fico triste com o que vc constatou, mas ao mesmo tempo, vejo que vc entendeu a questão da “visibilidade” que tenho colocado. Por acaso, ontem a noite, lí, na Caros Amigos, uma entrevista de um líder , negro, Hélio Santos.Apesar de discordar de alguns posicionamentos políticos dele, concordo com a forma como ele coloca a questão das cotas. Sendo vc , claramente, uma pessoa que pensa, reflete sobre coisas novas( as vezes consideradas como insólitas , até exdrúxulas), acho que vale a pena comprar a revista e ler a entrevista.
Abraços21/12/2002 às 18:27 #77460Miguel (admin)MestreFernando,
Vc disse que é comunista mas defende o argumento racial (cotas para negros) sobre o argumento da renda familiar (cota para pobres)… me parece que vc já teve uma discussao quente sobre isso noutro lugar quando de um papo sobre comunismo & nazismo, será que agora nao está alimentando o argumento contrário daquela feita ao ligar a reforma social das bases economicas com a questao racial?
Racismo, seja branco ou negro, é um atraso, e incentivá-lo por qualquer pretexto deve ser reconhecido por aquilo que é: pobreza de visão. Argumentos do tipo “apoiar ele agora para acabar com ele depois”, seja vindo de quem for – defensores de cotas para blocos raciais (pq nao cotas para amarelos e indios?) ou ministros da economia -, acaba sendo outra modalidade do mesmo conto do vigário: aquele do “deixar o bolo crescer antes de parti-lo”
Abraços.
21/12/2002 às 19:42 #77461Miguel (admin)MestreNada disso Oculto! Toda a luta tem etapas! A questão do negro, no Brasil é tão urgente, que esqueço um pouco a questão de classes. É uma questão de justiça! De toda forma resgatando a população negra, estaremos resgatando os pobres, acabando, assim,atingindo a questão de classe. Uma coisa…por que não para índios, amarelos? Os índios são, já ,protegidos por orgãos específicos( se funcionam ou não é outra questão) e são minoria. Amarelos…ora..ora….os amarelos como os imigrantes europeus, receberam terras( ao contrário dos negros),tiveram oportunidades e já ascenderam socialmente faz tempo. São médicos, engenheiros,empresários…etc…Vcs insistem em não ver as gritantes diferenças!! Tenho que repetir com outro enfoque, mais duro e antipático, o que já escreví aqui antes. De fato, no Brasil, não há preconceito racial como nos EUA, onde japonas, carcamanos e mesmo irlandeses católicos são discriminados. Assim italiano, geralmente casa com italiano, judeu com judeu…lembra ..Hollywood…Steven Spielberg casado com Emy Irving…e por aí vai. Aqui não, só não aceitamos o negro. Ou seja, temos é o racismo sob a forma de preconceito de cor. Mas, não se preocupe, o movimento negro, não vai precisar de vcs, tenho novas informações e sei que ele vai crescer. O “bolo”…nada a ver…é só uma questão de justiça que já vem tarde!
13/10/2003 às 16:13 #77462Miguel (admin)MestreCaros senhores
Aquí em Salvador esta questão de cotas tb gerou e gera até hoje bastantes discussões, pois a UNEB determinou, no início do ano, 40% das vagas para quem se declarasse negro.
A princípio, no calor da hora, aplaudi com veemência, pois tratava-se da correção de um erro histórico e lamentável, mas, passada a euforia, a paixâo, percebí que esta medida beneficiava apenas parte de uma camada social que é despreviligiada economicamente e não seria justo ( se é que posso utilizar esta palavra) para com os outros desta mesma camada social, pois , a questão no Brasil não é apenas racial é tb social. Como sou favorável ainda a cotas, por um tempo determinado, daria como sugestão que se estabelecesse cotas não para negros, mas para alunos que tivessem feito o ensino médio e secundário em escolas públicas.
Mesmo sabendo que está é uma medida paleativa que não vai a raiz do problema.14/10/2003 às 1:31 #77463márcioMembroE se imaginarmos a Educacao como uma enorme industria. Faculdades a torto e a direito. Muito mais do que as que vemos hoje. Um numero praticamente ilimitado de vagas. Ai a questao seria apenas a mensalidade, que em funcao da brutal concorrencia, nao seria tao alta quanto é hoje. Mas mesmo assim, um bom programa de bolsa poderia resolver a situacao (claro, isso iria gerar um pouco mais de imposto).
Ai teriamos nas ruas um exercito de todas as cores e com diploma superior. Pronto resolvido um problema.Proximo problema: Cota de emprego para uma determinada cor …
14/10/2003 às 14:46 #77464Miguel (admin)MestreMAs enquanto não existir este “número praticamente ilimitado de vagas” temos que agir. Sabemos que não devemos tratar os desiguais de forma igual, logo, para a camada social que não pode pagar uma faculdade e sempre estudou em escola pública deveria-se facilitar o acesso destes, ou então, que o Estado pague pelo menos pagasse 80% da mensalidade.
Não estou levantando bandeira racial, mas sim, de classe.14/10/2003 às 17:49 #77465Miguel (admin)MestrePor que nao pensarmos tambem numa outra hipotese mais coerente como seja a de o governo nao mais reconhecer os diplomas e fechar uma grande quantidade de escolas e de vagas para cursos ditos “superiores” ? Em toda esquina se abrem faculdades, daqui a pouco existirão mais que padarias.
Quem foi que disse que todo mundo tem que ter curso superior? Nao tem nada de superior nisso. Pelo que sei, estao precisando é de primeiro e segundo grau, pois até engenheiro que nao sabe somar e medico que nao sabe como funciona o sistema circulatorio já tem por aí.
Em vez disso, discutimos cotas para negros, amarelos, pobres, analfabetos e deficientes. A pessoa mal mal passou pelo segundo grau, praticamente empurada, mas tem o direito de ter tambem curso superior para ficar tudo politicamente correto. Fora com cotas de qualquer tipo, relachamento no vestibular e sucateamento das universidades federais. Isso nao vai resolver nada, é pura demagogia e populismo. SE estivessem mesmo interessados em ajudar negros, pobres, amarelos, azuis e listradinhos, porque nao pensar em algum tipo de bolsa-de-estudo que acompanhasse a criança desde cedo, para depois essa pudesse disputar uma vaga numa federal sem ter seu diploma valendo como atestado de incompetencia?
“Dê o seu diploma para uma criança pobre.”
15/10/2003 às 12:07 #77466Miguel (admin)MestreInclusive, era bom que existisse cotas para analfabetos funcionais, como por exemplo, o P32, que escreve relachamento.
15/10/2003 às 14:51 #77467Miguel (admin)MestreÉ como foi dito, arrumem cotas para todos, talvez seja outra opção criarem programas na TV para distribuirem diplomas de curso superior para todos os tipos de pessoas – direitos iguais para todos!
Com o Silvio Santos, o Gugu e o Ratinho distribuindo diplomas, logo acabariam as injustiças e todos poderiam ter o seu diploma, o seu lugar ao sol (para morrer esturricados). Inclusive, eu e o Zoiudo queremos nossas cotas, eu não acerto na digitaçao e ele nao conhece pontuação.15/10/2003 às 15:11 #77468Miguel (admin)MestreSejamos mais francos! Eu, como o tal Zoiudo, jamais fui, totalmente, alfabetizado na questão da pontuação. Então, P32 seja honesto, não foi erro de digitação, mas sim gravíssimo erro de ortografia. Ademais, quem me garante que tu ,também, não tenhas um diploma de alguma faculdade fajuta? Isso é apenas para mostrar que o assunto das cotas, deveria ser tratado com mais seriedade.
15/10/2003 às 17:22 #77469Miguel (admin)MestreNinguém garante, mas nao é isso que está sendo discutido aqui. É mais importante todos terem o seu diploma, tenha ele valor ou nao. Que interessam erros de grafia, pontuacao ou concordancia diante da necessidade urgente de qualquer pessoa ter um curso superior?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.