Criacionismo X Evolucionismo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 69 do total)
  • Autor
    Philipon
    Membro

O que vocês me dizem a respeito dessa batalha desigual?Uns tendo prova sem certeza, outros tendo certeza sem qualquer prova.Uns investigam, outros apelam para o sobrenatural...A ciência erra, recomeça e aperfeiçoa. Os clérigos utilizam os benefícios de “uns”, enquanto ATUALIZAM DOGMAS através de concílios.Uns e outros...Será que as pessoas, anestesiadas por “outros”, ainda não enxergaram o nocaute?Ou ainda é exagero declarar nocaute a essas alturas?As apostas estão sendo feitas... de que lado vocês estão? ::)

Amigo Egypcyo,Você colocou um excelente tópico, parabéns.Muitas pessoas estão interessadas em saber quem ganha essa briga.Para mim, tanto o criacionismo como o evolucionismo estão errados se consideram as teorias como sendo opostas entre si. E isto, devido a uma falta de reflexão.Agora, passo a fundamentar minha posição com a seguinte linha de pensamentos:- Se meu organismo humano está formado por 300 trilhões de células agrupadas em mais de 200 funções diferentes.- E cada célula é uma unidade elementar de vida, que possui a capacidade de reproduzir-se, e de formar conjuntos orgânicos (tecidos, órgãos e organismos).-  As informações (comandos) para que a célula realize suas atividades encontram-se no DNA da célula (as informações registradas no DNA de uma célula humana são aprox. 30.000).- Por outra parte, se consideramos que o homem nasce de uma célula (zigoto), a pergunta a se fazer é, como se criaram os 30.000 comandos do DNA da primeira célula humana?A maioria dos cientistas mecanicistas fala que é pela evolução natural da célula. Eu certifico que essa resposta denota falta de conhecimento e por tanto é superficial (a resposta não é válida, falta raciocínio).Evolução natural implica que não possui causa definida.Se você analisa a estrutura de qualquer célula, verá que cada um de seus componentes tem sua razão de ser. Utilizando a lógica elementar temos que : para que um efeito tenha razão de ser, sua causa, obrigatoriamente deve possuir discernimento, raciocínio e lógica.Pelo sinalizado, fica definido que a evolução da célula não pode ser natural e pelas conclusões já obtidas, as 30.000 informações do DNA da célula foram criadas por uma consciência. E esta consciência, por conclusão obvia, deve ser externa a ela. E com isto, fica comprovado a existência de uma Consciência Superior Cósmica.A teoria do criacionismo é realmente uma fantasia e sua origem não pertence às religiões.A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito de dois deuses Epimeteu e Prometeu. Epimeteu criou os homens sem vida, a partir de um molde de barro e seu irmão Prometeu lhes deu vida, por meio do fogo roubado ao deus Vulcano.Para transformar a mitologia grega na Teoria do Criacionismo basta substituir, os nomes Epimeteu e Prometeu por Deus, e “por meio do fogo...” por “assoprou o fôlego da vida em suas narinas”.Agora, se tanto os partidários do criacionismo, como os partidários do evolucionismo, adquirirem mais conhecimentos e refletirem mais, ambos chegarão a uma mesma verdade:“O ser humano e todos os seres viventes foram criados por uma Consciência Superior Cósmica”.E por tanto, na realidade: não existe criacionismo versus evolucionismo.Abraço.

cesar.info
    Membro

Philipon,"Consciência Superior Cósmica"nao consegui compreender o que vc quis dizer com isso....vc se refere a alguem? se refere a algum fato ocorrido em um determinado momento?achas que que o criacionismo e o evolucionismo se completam?gostei do seu posicionamento, so fiquei com essas duvidas.valeu.

jgsa
    Membro

Olá companheiros,Creio que o que acontece na maioria das vezes é que as pessoas fazem pré-julgamentos.Os 6 dias da criação não precisam ser necessariamente 6 dias de 24 horas. Afinal, dia, originalmente, significa período. Pode ter sido uma divisão de épocas em "blocos de acontecimentos".Por que não ter levado milhões de anos? Deus não se preocupa com tempo. Na verdade, para ele este nem mesmo existe!É importante destacar que muitas coisas do início de Gênesis são figurativas porque à época nem existia escrita. Por isso, se não fossem usadas figuras como os povos primitivos entenderiam?Acredito na Bíblia e considero o Big Bang razoável. Qual o problema?Há muito mais coisa, mas creio que o principal seja isso.Abraços

Brancher, L.
    Membro

Rica posição amigo Philipon!Vamos ver se temos a mesma linha de pensamento:Defendo a posição de um Evolucionismo Criacionista. Onde são observados e comprovados eventos de evolução, porém estes referidos eventos detêm um fator que determina seu período e forma de evolução.A pergunta que mais me leva a experimentar a sabedoria de Deus é:

Quem criou ou desenvolveu a Evolução?

Observo os mesmos aspectos quanto a complexidade de uma unidade funcional(célula), no meio de bilhões, no nosso organismo. E ainda mais, estudo e observo de perto as necessidades interligadas nas etapas de formação de ATP(energia) em nossas mitocêndrias. A necessidade de átomos. E sou remetida a refletir também sobre física.>>> Sabe-se que, de acordo com os modelos atuais, um átomo corresponde a uma massa nuclear onde se encontram prótons e nêutrons, rodeada de camadas eletrônicas. E que dimensão atinge isso? O tamanho de um núcleo atômico é didaticamente comparado com um bola de tênis no centro de um estátio de futebol. Que massa pode então completar esse vazio existente nos átomos? Como podemos tocar as coisas, ser um ser palpável se em nossa constituição atômica possuímos um vazio?Não posso imaginar que isso trate-se de uma evolução racional. Não há explicações racionais para tantas minúcias.A alteração de um átomo em uma só molécula, pode definir a sobreviência ou morte em um organismo.

Diga-me então, se a ação de Deus não pode estar na Criação do Evolucionismo?!

"É preciso mudar sempre, para ser sempre o mesmo"Dom Hélder Câmara

Anônimo
    Inativo

Demorei um pouco ate que entendi o que este tópico queria perguntar. Não há vencedores nesta disputa apenas lágrimas as quais poucos podem suportar. Eu fico imaginando como seria as outras igrejas por ai a fora. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Pois moro no Amazonas e faço parte de uma igreja evangélica que so existe aqui. Não posso lhes afirmar como e ou que tipo de dogmas as outras igrejas ensinam pois nunca as conheci e nem pretendo. Para aqueles que tambem possuem dúvidas quanto a igreja serta, por favor pare de procurar e literalmente encontre a resposta na biblia. Pois está escrito que nosso corpo é o templo do espirito Santo então não existe uma igreja serta pois tecnicamente somos todos como minitemplos de Deus isso de fato abre mentes não é? Posso não saber de tudo no quesito Deus mais o que eu souber posso dividir. Se tiverem alguma pergunta é so me perguntar aqui mesmo que terei o praser em tentar responder, a e sobre ciencia tambem, pois afinal de contas muito do que se achava verdade sobre evolução se não quase tudo, não passa de mentira infundada.

órfão
    Membro

O que vocês me dizem a respeito dessa batalha desigual?Uns tendo prova sem certeza, outros tendo certeza sem qualquer prova.Uns investigam, outros apelam para o sobrenatural...A ciência erra, recomeça e aperfeiçoa. Os clérigos utilizam os benefícios de “uns”, enquanto ATUALIZAM DOGMAS através de concílios.Uns e outros...Será que as pessoas, anestesiadas por “outros”, ainda não enxergaram o nocaute?Ou ainda é exagero declarar nocaute a essas alturas?As apostas estão sendo feitas... de que lado vocês estão? ::)Inicialmente parabéns pelo tópico e aos membros pela o alto nível do embate filosófico.Tive a oportunidade de verificar muitas correntes de pensamento, até em uma que acredito de teorias complementares, discordando tão somente de sua conclusão da inteligência cósmica!Vamos verificar alguns pontos interessantes:• Não tenho conhecimento de que a teoria da evolução tenha negado a existência de DEUS.• Apenas vejo como uma explicação do mecanismo utilizado para se chegar à vida como a chamamos hoje.• Nem tão pouco acredito que exista um Deus vivo e verdadeiro, pois vamos nos permitir analisar:o Se Deus é todo poderoso por que precisa de profeta? Emissários? Mensageiros?  Por que simplesmente não aparece e diz o que quer que seja feito.o Muito Conveniente existir um ser que é o elo o detentor da verdade universal, da porta de comunicação com o sobre natural.o Analisando a base da teologia Cristã, que Deus cruel, imprimir flagelo ao seu único filho, ao seu unigênito.o Que egoísta os seus seguidores que aceitam que outro assuma a responsabilidade, pelos seus atos e sofra em seus lugares! Confortável esta situação. o Uma pergunta simples o que aconteceria com a divindade, sem adoradores? Qual seria a sua finalidade? Onde encontraria forças?Outro ponto interessante é que os que acreditam na bíblia, que um livro feito por humanos, sob a inspiração do Espírito Santo! Não precisam de provas a não ser a Fé.Então por que a demais literatura humana não é tida como verdade absoluta, por que utiliza a razão? Por que pede que você não só aceite, mais analise, por não precisar de fé e sim de questionamento.O meu pensamento é simples, existiu algo na origem, o que explicaria o BIG BEN, essa consciência inicial, expandiu dividindo-se em diversas formas, gerando novas consciências, afinal o que é o ser senão apenas a consciência, ligada ou não ao corpo.Esse ponto de vista explica também essa “lembrança” de unidade, esse desejo de retorno ao principio. Comparo a uma árvore (da Vida)Uma semente vira árvore, que geras frutos ou sementes, que precisam se separa para gerar novas árvores. O que aconteceria se os frutos não quisessem se separar da árvore original? Se não quisessem  se tronar árvores, por que assim fui criado esse é o desejo do meu criador.Acredito em Nietsche, quando afirma Deus está morto, não no conceito de morte que pensamos mais na mudança de estado portanto acredito no criacionismo devido à evolução natural que o próprio Deus passou de ser único para milhares de novos seres, assim as duas são verdadeiras.O ponto mais importante não é de onde viemos mais para onde vamos?AbraçosÓrfão

Fuzaro
    Membro

Questão polemica…Eu acredito na evolução. Para acreditar na criação, obviamente temos que acreditar em um criador. Acho muito improvavel que exista um criador de todas as coisas. E, se existe deve estar profundamente arrependido de boa parte de sua obra. Um deus perfeito, tal qual esta descrito na biblia, não criaria a especie humana. Do certo não pode sair o errado. A perfeição só pode gerar perfeição, pois esta impedido pela sua sabedoria perfeita de cometer erros. Mas, convenhamos: Acreditar em um criador é mais comodo, o homem que cre sente-se mais amparado nos momentos difíceis da vida...Tenho uma certa inveja de quem consegue acreditar em deus. Acho que deus é a primeira e até hoje a melhor muleta psicologica criada pelo ser humano.

thiedri
    Membro

Acho muito improvavel que exista um criador de todas as coisas. E, se existe deve estar profundamente arrependido de boa parte de sua obra. Um deus perfeito, tal qual esta descrito na biblia, não criaria a especie humana. Do certo não pode sair o errado.

E porque errado ?Não consigo ver o que há de errado em uma raça em evolução intelectual, moral, física, etc.

A perfeição só pode gerar perfeição, pois esta impedido pela sua sabedoria perfeita de cometer erros. Mas, convenhamos: Acreditar em um criador é mais comodo, o homem que cre sente-se mais amparado nos momentos difíceis da vida...

Só se você estiver falando do Criador bíblico.

Fuzaro
    Membro

Thiedri:Estou falando do criador biblico mesmo. Na evolução nada ha de errado, nem de certo, posto que é necessidade e não escolha. A grande questão é: Ainda estamos evoluindo? Intelectual e fisicamente, não resta dúvida..., mas moralmente, estamos mais evoluidos? Nossos antepassados símios nunca conseguiram fazer o estrago que nos fazemos com a maior facilidade. Somos crueis ao extremo, a nossa especie é a mais perigosa, violenta e destrutiva  forma de vida do planeta...Mas, de certa forma tambem podemos chamar a isso de evolução. Fazer o que, né?

thiedri
    Membro

Estou falando do criador biblico mesmo.

Entào, você restringiu muito a criação. Já pensou na possibilidade de um criador criar uma raça em evolução, não perfeita pois evolui, mas com perfectibilidade ?

Na evolução nada ha de errado, nem de certo, posto que é necessidade e não escolha.A grande questão é: Ainda estamos evoluindo? Intelectual e fisicamente, não resta dúvida..., mas moralmente, estamos mais evoluidos? Nossos antepassados símios nunca conseguiram fazer o estrago que nos fazemos com a maior facilidade.

Temos escolha sim. É isso que nos diferencia dos animais. Por isso os humanos conseguem destruir mais e causar mais estragos e tudo o mais pois temos inteligência e raciocínio para isso. Temos também o discernimento para entendermos que isso está errado.

mas moralmente, estamos mais evoluidos?...Somos crueis ao extremo, a nossa especie é a mais perigosa, violenta e destrutiva  forma de vida do planeta...

Evoluindo ainda. Veja só alguns fatos:1. Na época da inquisição (terrível época) as pessoas pagavam para ver pessoas queimando no camarote, assim podiam sentir o cheiro da carne queimando.2. Há 150 anos atrás era muito comum ver jovens nas ruas queimando animais como diversão.3. Há estes mesmos 150 anos atrás, o duelo era visto em olhos comuns.4. Pessoas corriam as praças para ver execuções e isso não era feio.Pode não parecer, mas as pessoas estão cada vez menos tolerantes com esses tipos de coisas.Temos então uma moral coletiva que evolui bem vagarosamente e dentre estes uma pequena parcela que não tem essa moral e outra pequena parcela que tem uma moral muito mais elevada e vai conduzindo essas modificações.Então, acredito que a raça humana não é essa coisa ruim que muita gente costuma achar.[]'s,Thiago.

Fuzaro
    Membro

thiedri:De fato, preferi me restringir a versão judaica-cristã. Em algumas correntes da filosofia budista, a criação do universo é descrita de outra forma, e o criador não é um ser, mas sim uma lei... Segundo eles, o universo ainda esta no processo de criação. É possivel?A evolução, em determinado momento, foi sim uma necessidade. Precisavamos evoluir para melhor nos adaptar a uma infinidade de fatores. O que nos diferenciou dos animais foi justamente esta capacidade de adaptação, de desenvolver habilidades, etc... e, claro, nossa sede de fazer estrago! E, sim! Temos discernimento para saber que estamos errados, essa é a melhor parte...., sabemos e continuamos fazendo, apesar de saber!!Os fatos  historicos que voce citou, Thiedri, lamento muito: Eles continuam acontecendo todos os dias, aqui no Brasil e tambem fora dele. Jovens na rua queimando animais? Onde moro queimam pessoas! Execuções em praça publica, duelos até a morte, torturas, estupros...., a lista não tem fim. Tudo isto acontece hoje, praticamente na nossa cara, meu amigo! Durante séculos a nossa especie se especializou em causar dor e sofrimento, somos mórbidos a ponto de torturar pelo simples prazer. Mesmo discordando, deixo claro que respeito a sua opinião. Confesso que gostaria de ter uma visão mais otimista, mas não posso negar oque me é mostrado todos os dias. Vai começar o JN, la vem mais bomba...

Ambas as teorias tem falhas. Não podemos acreditar no criacionismo fantasioso descrito na bibilia, tb há de convir que evoluirmos aleatoriamente é complicado de aceitar. Muitos falam do big bang, até ai tudo bem, só não falam como surgiu a massa necessária a explosão. O que havia antes do big bang. Neste caso entra “Deus”, não este ser opressor dogmatizado pela igreja, mas sim algo que transcende a nossa percepção. Somos fruto de sucessivas mutações genéticas que a partir de primatas mais simples, originou-se o homo sapiens. Resta saber  qual o real objetivo de nossa evolução. O que é interessante é o fato de sermos tão evoluidos a ponto de destruimos nosso próprio planeta. Seria uma forma encontrada por Deus para entremos em extinção para que um novo ciclo se recomece como ocorrido com os dinossauros.

Novalisboa74
    Membro

Do certo não pode sair o errado. A perfeição só pode gerar perfeição, pois esta impedido pela sua sabedoria perfeita de cometer erros.

Errado, claro  :wink_mini:Quem, ou que está Certo agora pode cair em Erro mais tarde, e quem, ou o que está em Erro agora pode corrigir-se e vir a estar Certo no futuro...Do mesmo modo, a perfeição, segundo a sua própria definição, jamais poderia criar algo 'melhor' do que ela própria - o que há mais perfeito do que a perfeição? A perfeição é ela própria o fim - o aperfeiçoamento é que é o processo de chegada a esse fim.É claro que a perfeição 'devia estar impedida de cair em erro, devido à sua sabedoria', mas tal como o finito que  procede do infinito (e a ele regressa), o erro deve proceder de alguma forma da sabedoria (e a ela deve regressar novamente, suponho eu pela lógica). Tal e qual a perfeição, o infinito não pode vir a ser ainda mais 'infinito' - infinito mais infinito do que o infinito não pode haver - e o mesmo com a perfeição  :biggrin_mini2:Agora, como é que a imperfeição vem da perfeição, o erro do certo ou o finito do infinito... isso são os chamados mistérios, abordados pelas tradições místicas. E como todo o mistério, é algo que parece estar para além da nossa compreensão... ...até ver, nós ainda somos mortais e finitos, e a nossa compreensão não escapa a essa qualidade de finitude e mortalidade.De qualquer das maneiras, da perfeição só poderia vir algo de imperfeito, e da imperfeição o único caminho é o do aperfeicoamento - até à perfeição.Bruno

órfão
    Membro

Muito enriquecedor a exposição de idéia tão contrarias, tão variadas, mais pude observar a definição de imperfeição, perfeição acredito que estes conceitos são muito relativos, tanto quanto o de bem e mal. É interessante perguntar o fogo é bom ou ruim? Se queimar uma casa é considerado ruim! Se cozinhar os alimentos é bom! Será que o boi que morreu para servi de alimento acha bom, e os milhões de bactérias e microrganismos que matamos todos os dias em nosso corpo através do sistema imunológico?Como as ações de atrocidades relatadas para quem às sofre é um mal, sem dúvida mais e para quem realiza? O que falar sobre uma planta que parasita outra até a sua morte, e depois morre por não ter mais alimento. O importante é ter a certeza que só usamos 3% do nosso cérebro, com nossa lógica e inteligência, e o restante o que acontecerá quando aprendermos a usar? Será uma evolução e tanta! :wacko_mini2:

Alexon
    Membro

O certo que que não temos nda que afirme, qualquer posição, se dizermos que o mundo é um resultado do criacionismos, nunca teremos prova, se dissermos que é evolucionista, - A evolução é carcterizada pelo movimento, e qual será a causa do movimento - Por exemplo para vc existir teve que haver um movimento que deu origem a vossa excelência. Qual o papel da consciência, será que é ela que cria o mundo material?

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 69 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.