é a verdade objeto da ciência?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A verdade é a verdade objeto da ciência?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 85 do total)
  • Autor

Marcio, concordo com vc e tb tenho dúvidas como as suas. Deus e existência, infinito, etc…são dúvidas universais, q a mim tb alimentam, minha explicação seria pouco racional para a “grandeza” q um debate “científico” exige…

sobre o absoluto, acho q existe para sustentar a esperança, o estímulo da busca constante, e até a razão de ser dos conceitos. por exemplo, Justiça, quem sabe o que é?É um puro conceito, mas nós não sabemos o q seja na prática, nem por isso deixa de existir o nome Justiça. Se houver somente tentativas de justiça, que é o que existe, caso não existisse o absoluto e o relativo, essa tentativa poderia se chamar falsamente de Justiça, que talvez não apontasse para cima, não cresceria, pq seria absoluta, bastaria(estou falando de justiça humana prática). Assim é tb o amor, o bem, a moral…a relatividade bastante contribuiu e contribui na humildade e na vontade do conhecimento para alçar novos horizontes…hoje os adjetivos absoluto e relativo são compatíveis com nossos conhecimentos e nossos sentimentos, quem sabe quando avançarmos um pouco descobriremos uma lei além dessa…a própria relatividade nos deixou essa esperança de achar uma nova lei

Z
    Membro

A ciência ao buscar a verdade encontra conhecimentos. A verdade é um meio na ciência e não o objectivo. Não pode ser, para se poder procurar pela verdade é preciso estar compreendida a condição humana, assunto que está longe de ser arquivado.Tudo é ilusão. Tentar compreeendê-la faz parte dela ;)

A ciência ao buscar a verdade encontra conhecimentos. A verdade é um meio na ciência e não o objectivo. Não pode ser, para se poder procurar pela verdade é preciso estar compreendida a condição humana, assunto que está longe de ser arquivado.Tudo é ilusão. Tentar compreeendê-la faz parte dela ;)

Um "meio" é na verdade uma via, uma ferramenta para se chegar a um "fim".  Isto implica que devemos ter, obrigatoriamente, domínio sobre as ferramentas que utilizamos, pois do contrário os resultados obtidos não serão confiáveis, concorda?Portanto só posso concluir que, se a verdade ainda não foi alcançada, compreendida, não pode de modo algum ser definida como um "meio".Ademais, o conhecimento só tem utilidade se for verdadeiro, o que a meu ver funde ambos os conceitos em um só (do ponto de vista científico, claro), conceito este que é simultaneamente "meio" e "fim".Ou não... ser2yf.gif  ..hehehe...Abraços.

Olá Um livro que é uma excelente introdução sobre esse assunto, direcionado ao público de alunos de filosofia é o do professor Larry Laudan. Ciência e Relativismo - algumas controvérsias-chave em filosofia da ciência. O livro é uma espécie de transcrição de um simpósio filosófico, em forma de diálogo, onde cada um dos interlocutores defende uma posição dentro da epistemologia contemporânea. O embate se dá, assim, entre o realista, o positivista, o pragmatista e o relativista. A briga é muito rica e tensa em vários momentos. Eles tratam cada um das correntes que representam de forma muito fecunda, sem perder a polidez. Tive a oportunidade de estudar esse livro na graduação com o professor Caetano Plastino, que aliás tem um artigo nos cadernos de teoria da ciência da UNICAMP com o mesmo título que inspirou esse tópico "É a verdade objeto da ciência"? Sei que o Laudan tem outros livros, que ainda não li. De qualquer forma, este é um tema bastante rico.

ô Miguel, dá uma luz aqui pros pobres mortais: eu falei muita besteira na minha última mensagem?É que eu nunca li nada a respeito..hehehe...Abraços.

Z
    Membro

ô Miguel, dá uma luz aqui pros pobres mortais: eu falei muita besteira na minha última mensagem?É que eu nunca li nada a respeito..hehehe...

hehe eu também sou mortal e não sou rico ;D Miguel chute aí.UnVolt, na sua argumentação acabou esbarrando na concordância comigo, Verdade é um meio, um instrumento que guia a ciência para alcançar conhecimento. É a verdade que determina se o conhecimento é aceite ou não, importante ou não. Muitas vezes o conhecimento alcançado modifica um pouco a noção de Verdade, o que só permite abrir mais espaço à pesquisa de conhecimento.Isto que vou dizer talvez seja um pouco exagerado e sem dúvida que parece absurdo, mas quase que afirmo que Quanto mais se descobre, mais haverá por descobrir. Mas isto já vai ao nível das frequências de existência.. muito mais avançado que a existência neste mundo que julgamos ter consciência dele... melhor deixar para outros tempos.

UnVolt, na sua argumentação acabou esbarrando na concordância comigo, Verdade é um meio, um instrumento que guia a ciência para alcançar conhecimento. É a verdade que determina se o conhecimento é aceite ou não, importante ou não. Muitas vezes o conhecimento alcançado modifica um pouco a noção de Verdade, o que só permite abrir mais espaço à pesquisa de conhecimento.

Bem, eu concordei parcialmente... Na verdade minha conclusão foi essa:

(...) o conhecimento só tem utilidade se for verdadeiro, o que a meu ver funde ambos os conceitos em um só (do ponto de vista científico, claro), conceito este que é simultaneamente "meio" e "fim".

[hr]

Isto que vou dizer talvez seja um pouco exagerado e sem dúvida que parece absurdo, mas quase que afirmo que Quanto mais se descobre, mais haverá por descobrir. Mas isto já vai ao nível das frequências de existência.. muito mais avançado que a existência neste mundo que julgamos ter consciência dele... melhor deixar para outros tempos.

Realmente, não entendi nada... sml61.gif

Brasil
    Membro

Sabemos que é possível se fazer iogurte acrescentando uma pequena quantidade de iogurte velho em uma parte maior de leite, pois o bacillus bulgaricus converterá o todo do leite com o tempo em iogurte novo.... Um belo dia, alguns amigos viram Nasrudin, de joelhos, à beira da lagoa, adicionando um pouco de iogurte velho à água. Um dos homens perguntou: - O que está tentando fazer, Narudin? - Estou tentando fazer iogurte. - Mas vc não pode fazer iogurte desse jeito! - Sim, eu sei; mas imagine se isso der certo!

"É a verdade objeto da ciência?"Não, a verdade é objetivo da ciência!Objeto da ciência é a experiência! Dando certo ou não, Nasrudin conhecerá ou se aproximará da verdade, pois experimentou. Abraços objetivos e inexperientes 

Brasil
    Membro

Nasrudin postou-se na praça do mercado e dirigiu-se a multidão: “Ó povo deste lugar ! Querem conhecimento sem dificuldade, verdade sem falsidade, realização sem esforço, progresso sem sacrifício ?” Logo juntou-se um grande número de pessoas com todo mundo gritando: “Queremos ! Queremos !” “Era só para saber”, dise o Mullá. “Podem confiar em mim, contarei tudo a respeito caso algum dia descubra algo assim”.

ola pessola !minhas mestes ouçam uma coisa eu soue studante e a minha professora meteu-me este texto, e eu meti aqui porque nao sei aonde meter o topico e este e assim:Podemos justificadamente confiar nos travões, na direcção e no motor, uma vez que sempre funcionaram bem até agora; mas esta confiança pode ser completamente injustificada: os travões podem ter uma deficiência e falharem precisamente quando precisamos deles. Analogamente, os princípios nos quais a nossa vida se baseia podem ser inteiramente sólidos; mas até os termos examinado, não podemos ter a certeza disso.e mais esta frase:O Valor da filosofia, em grande parte, deve ser buscado na sua própria incerteza.Por favor, expliquem-me!!Pode ser?peço muito a vossa atenção

Ariadne
    Membro

Sim, penso que, independente da chamada crise da verdade em Ciência, o objetivo do bom cientista é perseguir a verdade. Ainda que deva fazer isso consciente de que as “verdades” científicas são provisórias e se apresentam como tal por intermédio dos mecanismos da percepção humana.

Philipon
    Membro

Ola amiga Ariadne,  Eu penso que no, o objetivo da ciência é adquirir conhecimento a partir do estudo da uma  realidade.  A verdade é um julgamento uma dedução obtida do análise do conhecimento.  Descartes deduz sua verdade “Penso logo existo” a partir do conhecimento que ele podia pensar.

Olá Philipon.Os julgamentos não são via de regra subjetivos? Uma das principais atividades da razão é justamente julgar, a não ser que você admite um julgamento religioso, divino. A fé na verdade revelada é uma das bases do não-relativismo da verdade. Com a separação das esferas de valor, e a ciência usando seus métodos próprios, ficou difícil defender este não-relativismo. O Papa JPII bate contra isto justamente em sua última encíclica.Por outro lado se você admite uma realidade, está adotando talvez uma postura realista, ou seja, de que nosso aparato cognitivo, sensível, intelectual etc é perfeitamente para conhecer uma "realidade" objetiva.Quanto ao cogito do Descartes, é uma lembrança pertinente, este problema proposto no tópico motiva profundamente o projeto cartesiano, mas é pano para manga...

Boa noite!Prezados,Concordo em partes com o nobre filósofo da prática Phillipon, pois, não entendo que o objeto, objetivo ou mesmo o compromisso da Ciência seja com ou a verdade. Para respondermos a indagação inicial, como já exposto pelo companheiro citado, precisaríamos também discutir o que se entende ou concebe como verdade.Dessa forma, entendo que o compromisso da Ciência esteja em desvendar possibilidades para atender determinados interesses, esses nem sempre comprometidos com uma verdade(bem) comum."O que que a Ciência tem?Tem lápis de calcular;Que mais que a Ciência tem?Borracha para poder apagar!"                                  (Raul Seixas)att

Philipon
    Membro

Ola amigo Miguel,  Concordo com você que o julgamento é subjetivo mais o que interessa é se o resultado do julgamento é subjetivo ou objetivo.  Uma verdade isto é o resultado do julgamento, para ser considerada verdadeira deve ser demonstrada através de fatos reais, pelo tanto, uma verdade é objetiva.  Por exemplo, se analisamos a água pura podemos obter dois conhecimentos, um relacionado com sua composição (hidrogênio e oxigênio) e outro relacionado com sua estrutura físico-quimica. Agora se tomando como base estes conhecimentos e fazemos uma dedução (julgamento) subjetiva que, com dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio formamos uma molécula de água, obtemos uma verdade objetiva.    Amigo Miguel, para a ciência é considerado realidade todo o que pode ser captado por nossos sentidos, perdura no tempo e se pode medir.

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 85 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.