Em que consiste a verdade?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A verdade Em que consiste a verdade?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 70 do total)
  • Autor

No inicio o homem tinha so seus sentidos para compreender a realidade, com o tempo conseguimos evoluir de tal forma que podemos inferir que algo existe atraves da visao da mente, o sexto sentido.

Tornando ao bonde,

Devo acrescentar que nao concordo com a defesa linguistica de Wittgenstein. Proposicoes e a realidade das coisas sao duas coisas distintas.

Não entendi a ligação lógica entre as duas afirmações acima. A “defesa liguística de Wittgenstein” a que vc se referiu nao pressupunha que as proposições e a realidade fossem a mesma coisa.

Mas, por outro lado, fiquei curioso: como vc definiria “realidade” sem utilizar-se de proposições?

Parece-me claro, assim como para todos, que qualquer afirmacao epistemica deve possuir evidencia. Por exemplo, soh afirmo “Sei que tenho maos” pelo fato de as constatar, atraves de meus sentidos (…) De qualquer forma, com isso em mente, torna-se claro que o mestre da logica, Wittgenstein, ao tentar reduzir toda a filosofia e realidade aos dominio da lingua e da logica, falhou (ou pelo menos, nosso amigo Wallace nao a expressou aqui)

Está evidentemente que vc nao entendeu o conceito de “jogo de linguagem” em Wittgenstein e nem passou perto de entender o que Wittgenstein defendeu; com isso, deduziu coisas que nao procedem – por exemplo, essa interpretação errônea da filosofia de Wittgenstein, como se ele tivesse procurado reduzir a filosofia e a realidade ao domínio da língua (!?). Alíás, está falando de qual escola filosófica? Tinha em mente o primeiro ou o segundo Wittgenstein quando fez essas afirmações?

Quem eh Wittgenstein pra falar de practicidade tendo em vista que ele rejeitava a etica

Com base em que vc faz afirmaçoes desse teor?

Mas, ainda que fosse verdade – o que nao é -, isso não tem relação nenhuma com a questão. Tratasse-se, portanto, de mais uma falácia, argumentum ad hominem, totalmente circunstancial.

Não é estudando a vida de Platão que descobrirão como a “realidade” é falsa. Vocês não conseguirão isso “ajudando ao próximo”, pois apenas estarão tentando tornar a ilusão real, quando a única certeza que se pode ter é que sua mente existe, o resto é o que se quer ver.

poderíamos dizer q a verdade é um objetivo? se soubéssemos a verdade existiria outra coisa, como a mentira? erraríamos ou sempre acertaríamos? e quando alcançaríamos esse estágio? existe tempo para chegar a ela? e depois disso o q haveria? mas pq essa palavra existe mesmo, de onde tiramos? se ela não existe como prática, existência, pq criamos ela (não seria melhor chamá-la de dúvida?)?

quando definimos que algo é verdadeiro definimos que tudo que não ser aquilo é falso, mas falar de verdade é apenas julgar a capacidade de seletividade do pensamento de cada um.é a causa e o efeito posto a prova para ver se é útil ou real. acredito que o sonho nos propõe isso (realmente interessante o comentario de todos mas ainda não acabei de ler depois posto mais opiniões) abraços senhores.

“em que consiste a realidade?”, bem ela não consiste, ela não é, se ela é ela só tem um modo de ser que é o subjetivo, sabemos que o que é subjetivo pertence somente à determinado ser e quando este ser tenta expressar sua subjetividade seu pensamento já perde a essência e não é mais verdade pois não é universal, e o conceito de verdade almeja atingir um conceito universal, que tange ao todo.
    Parece que as pessoas possuem suas realidades, PARECE, mas quando essa realidade individual se mostra para o universo ela passa a ser refutada, nós procuramos a vida toda realizar nossos sonhos, nossos desejos que ainda não se tornaram “realidade”, e quando o fizemos sentimos alegria mas uma alegria superficial, porquê? pois aquilo que fizemos e construímos está latente em nossa mente em forma de sonho…Os filósofos passaram suas vidas procurando a verdade, me parece uma vida melhor do que a vida de uma pessoa que diz ter a plena relidade, seja ela científica ou dogmática, e estar sempre enganado além de ter capacidade de persuadir outras pessoas de sua realidade, encobrindo assim o mundo de ignorância.

Oi pessoal meu nome é marcelo sou de fortaleza e a muito procurava um espaço como este…bom a muito tempo nao sei precisar quanto (pórem tenho lembrança de acontecimentos desta natureza quando era criança) tenho sonhos que em determinado momento assumo o controle das situacoes em que me encontro.muitas vezes paro e olho ao redor e digo “estou num sonho e apartir dai faço tudo que quero, e algumas vezes até decido quando acordar”…gostaria de conversar com pessoas que entendam realmente do que estou falando e que possam me dar alguma orientaçao sobre o que é isto, como funciona, e se a algum beneficio em ter sonhos e “atuar” neles. Por favor Pessoas que nao queiram brincar e sim me esclarecer do que acontece, posso passar ainda como sao }}as situacoes e peculiaridades que já aconteceram.
    agradeço a atençao.

Marcelo Souza

Eu não duvido de você ou, pelo menos, não descarto essa possibilidade. Se existem pessoas que têm memória fotográfica; outras, uma facilidade enorme de aprender; outras ainda, um controle extraordinário da dor ou do funcionamento do corpo; por que não alguém com a capacidade de interagir melhor com o sonho??

Mas a questão que fica é QUAL A SUA MOTIVAÇÃO EM DEBATER O ASSUNTO?

Isso te incomoda de alguma maneira?

nahuina
    Membro

Eu acho super interessante e gostaria tb de saber mais a respeito, mesmo nunca lembrando dos meus sonhos.Eu acordo e é como se não tivesse sonhado, pois não lembro de nada, mas já li alguns estudos que dizem que TODOS nos sonhamos so que alguns de nos não lembramos dos nossos sonhos.Se descobrir alguma coisa te aviso.
    Há um film muito bom que fala bastante sobre isso e sobre correntes e/ou idéias filosóficas contemporâneas que é Waking Life.Acho que vou iniciar um tópico sobre os sonhos…

Caro E.MIleto de Souza

estranhei um pouco “o tom” vamos dizer assim da sua mensagem, na verdade nao é DEBATER o assunto o que procuro é uma explicação do que acontece, e porque acontece…e isto não me incomoda nenhum pouco exceto a falta de esclarecimento e conhecimento do que se trata e se posso melhorar alguma coisa…
    A Nahuina obrigado pela indicação do filme e aguardo informações se vc conseguir alguma…
    Obrigado pela atenção…

“…e se posso melhorar alguma coisa…” – Melhorar?

A sua mente se estruturou de tal forma que te deu a chance de interagir com os seus sonhos. Esse é o fato, você diz que isso não te incomoda. Por que, então, precisaria de esclarecimentos?

A mente humana é demasiado complexa para você conhecer e compreender todos os mecanismos envolvidos nesse fenômeno. Tente ser mais específico quanto à questão…

—-

nahuina
    Membro

como vc consegue criticar alguem por desejar um esclarecimento.isso é absurdo

Esclareça-me a origem do universo, então…

Obrigado nahuina…ainda não consegui achar o filme…
    Caro E.mileto de Souza desculpa se lhe incomodei de alguma forma ou se talvez tenha me expressado mal em meu pedido…continuarei esperando alguem que entenda e possa atender minhas expectativas…
    Obrigado…

nahuina
    Membro

“Esclareça-me a origem do universo, então… ”
    É ridículo!
    Que a humanidade desconheça muitas coisas, de forma alguma significa, que deva deixar de procurar sentido ou de perguntar o por que das mesmas.
    E de uma forma um tanto simplista a filosofia é só isso.
    A procura de esclarecimento!!!

(Mensagem editada por nahuina em Junho 03, 2005)

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 70 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.