Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A verdade › Em que consiste a verdade?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/06/2005 às 20:00 #74672Miguel (admin)Mestre
Se é ridículo, então está justificado o que eu disse.
Em concordância com Wittgenstein: uma pergunta para a qual não existe resposta não é uma pergunta, é um não-senso…
03/06/2005 às 20:12 #74673nahuinaMembroQuem disse que não existe resposta???
A questão não é essa!
Vou tentar te fazer lembrar:
“Oi pessoal meu nome é marcelo (…)a muito tempo nao sei precisar quanto (pórem tenho lembrança de acontecimentos desta natureza quando era criança) tenho sonhos que em determinado momento assumo o controle das situacoes em que me encontro.muitas vezes paro e olho ao redor e digo “estou num sonho e apartir dai faço tudo que quero, e algumas vezes até decido quando acordar”…gostaria de conversar com pessoas que entendam realmente do que estou falando e que possam me dar alguma orientaçao sobre o que é isto, como funciona, e se a algum beneficio em ter sonhos e “atuar” neles. Por favor Pessoas que nao queiram brincar e sim me esclarecer do que acontece”
E Acho que vc não se encaixa neste perfil04/06/2005 às 22:01 #74674Miguel (admin)MestreNem Sigmund Freud e nem a atual neurologia respondem essa questão. Só o que existem são hipóteses científicas que tentam explicar.
O que ele quer são respostas e, não, suposições.
Se ele tivesse respondido minhas perguntas, talvez, ficasse mais fácil ajudar, porém…
04/06/2005 às 22:06 #74675nahuinaMembroF***-** Freud! Marcelo queria um esclarecimento sobre uma coisa que acontece com ele e que ele não entende ,e vc o tratou como se ele fosse um idiota!
Acho que nem Freud teria concordado com isso.04/06/2005 às 22:32 #74676Miguel (admin)MestrePeraí, toma um chazinho de camomila, relax, massagem no pescoço…
Pronto, agora vamos conversar: por que teria tratado ele como um idiota?
(Mensagem editada por Mike em Junho 04, 2005)
05/06/2005 às 0:52 #74677nahuinaMembro“A sua mente se estruturou de tal forma que te deu a chance de interagir com os seus sonhos. Esse é o fato, você diz que isso não te incomoda. Por que, então, precisaria de esclarecimentos?
A mente humana é demasiado complexa para você conhecer e compreender todos os mecanismos envolvidos nesse fenômeno. Tente ser mais específico quanto à questão…
—-
“
05/06/2005 às 0:59 #74678Miguel (admin)MestreNão entendi!(???)
Você discorda que a mente humana seja demasiado complexa?
05/06/2005 às 1:31 #74679nahuinaMembroHa uma frase (ñ lembro de quem) que diz que:”se a mente humana fosse tão simples ao ponto de conseguirmos entendê-la, seriamos tão idiotas que não seriamos capazes de entendê-la”.
vou tentar procurar de quem é depois te digo05/06/2005 às 2:23 #74680Miguel (admin)MestreO biólogo Lyall Watson assim se manifestou a respeito do cérebro: “Se o cérebro fosse tão simples que pudéssemos compreendê-lo, seríamos tão simples que não o conseguiríamos”.
Que legal!
05/06/2005 às 2:58 #74681nahuinaMembroE´ ele idsse isso msm,acabei de achar no google;mas eu tinha lido a frase -acabei de lembrar- em “O Mundo de Sofia” de Jostein Gaarder página 355. E a frase exata é assim:
“Se o cérebro humano fosse tão simples ao ponto de podermos entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não conseguiriamos entendê-lo”05/06/2005 às 12:40 #74682Miguel (admin)MestreNa realidade, não tratei o Marcelo Souza como a um idiota. Até fui bastante cordial com ele, tentando ajudá-lo.
Eu apenas fui irônico em relação as suas investidas agressivas: “como vc consegue criticar alguem por desejar um esclarecimento.isso é absurdo”, “É ridículo!”, “Quem disse que não existe resposta???”, “F***-** Freud!”, “…e vc o tratou como se ele fosse um idiota!”…
Se alguém deveria estar aborrecido comigo, este alguém não seria o Marcelo Souza, mas você. Então, eu pergunto:
Você parece ser uma pessoa razoavelmente inteligente. Então, por que precisa agir de um modo tão negativamente impulsivo?
Você não acha que poderia rever seus conceitos neste ponto?
07/06/2005 às 1:59 #74683nahuinaMembroSou daqueles que pensam que todo conceito é bom (ñ “bom” moralmente mas … filosoficamente)Quando criado, elaborado;todo conceito deriva de uma dúvida e/ou de uma dialetica com outras pessoas ou com nós mesmos; porém um conceito depois de estabelecido na nossa conciencia torna-se um pre-conceito se for usado outras vezes sem reflexão previa (do assunto em questão, isto é do assunto no qual o conceito for inserido e do conceito em si).
Respondendo à sua pergunta: Sim creio que TODOS deveriamos rever os nossos conceitos quase que o tempo todo…
Vamos deixar o assunto encerrado por favor.Algumas critica do sr.Pilgrim me fizeram rever a minha postura com relação ao Forúm…e vc deveria fazer o mesmo…eu acho.(Mensagem editada por nahuina em Junho 06, 2005)
07/06/2005 às 4:14 #74684Miguel (admin)MestreVocê quer dizer, no sentido de levar em consideração as críticas que recebi de Pilgrim?
Espero que não seja isso, pois acho que é ele quem precisa melhorar a forma de abordagem.
Opinião é opinião, não necessita de dissertação explicativa…
07/06/2005 às 20:05 #74685Miguel (admin)MestreNossa que conversa mais estranha!!!
O grande problema é que existem verdades e não “a verdade”, claro isso se levarmos em conta o aspecto subjetivo do conhecimento. Mas em suma o que seria a verdade? Muitos responderiam que seria a essência de algo ou a “coisa em si”. Desde que começou-se a desconfiar da validade dos sentidos no processo do conhecimento nos distanciamos de uma suposta realidade, a auge desse distanciamento entre os gregos se dá em Platão, o primeiro grande idealista, mas nesse caso e também naqueles que herdaram o legado platônico parece também haver uma espécie de crença pois a metafísica teve seu início com mitos (de Er, da caverna, do cocheiro). Na teoria do conhecimento talvez seja onde mais se aborde o tema da verdade, mas hoje com um possível processo evolutivo da filosofia e da ciência sabemos que o cerne dessas questões encontra-se na linguagem, não pensamos senão por conceitos e juízos. Representações? que sabe. Mas onde encontra-se a objetividade daquilo que seria a verdade?07/06/2005 às 20:38 #74686Miguel (admin)Mestre“…o auge desse distanciamento entre os gregos se dá em Platão…”
É isso mesmo que eu gostaria de questionar: que distanciamento significativo, entre a crença na visão racionalista e a desconfiança na capacidade dos sentidos de apreender o conhecimento da coisa-em-si, existe em Platão, se o mundo das idéias servia justamente para representar de maneira satisfatória o mundo real.
Não é o chapéu ideal o modelo abstrato pelo qual posso re-conhecer todos os outros tipos concretos como chapéis???
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.