Em que consiste a verdade?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A verdade Em que consiste a verdade?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 10 posts - 61 até 70 (de 70 do total)
  • Autor

considerar algo como falso tb é uma verdade!! Verdade nada mais é aquilo que acreditamos como tal, nem mais nem menos. Exemplo simples: alguem acredita em algo absurdo, como papai noel. Para aquela pessoa, obviamente é verdade! Complica-se o que é simples! Tudo é relativo, facil assim!

Pois é. Hoje em dia, a gente acha tão absurda a idéia de existência de Papai Noel que nem acredita que haja quem acredite ou quem já acreditou…

Cientista
    Membro

O Jocax deu uma contribuição muito boa! Dou seguimento nesta vertente,    É VERDADEIRO ALGO QUE É REAL, QUE EXISTE DE FATO, seja energia ou matéria; o que se opõe, por exemplo, às subjetividades do imaginário humano, hipóteses, crenças, etc.1- A existência positiva de algo INDEPENDE de observadores humanos.2- A existência positiva de algo, pode ou não ser do conhecimento de algum observador.3- Se algo existe e determinado observador percebe sensorialmente esta existência, ele tem  meios para atestar correta e positivamente esta existência, sem risco de "desatino"  filosófico.4- Se algo existe e determinado observador NÃO percebe sensorialmente esta existência, ele NÃO  tem meios para atestar correta e positivamente esta existência. Se afirmá-la, estará  "chutando" e cometendo um "desatino" filosófico.5- Se um suposto algo NÃO existe, nenhum observador pode perceber sensorialmente esta suposta  existência (na verdade uma inexistência), Ninguém tem, portanto, meios para atestar  positivamente esta existência hipotética. Se afirmá-la, estará igualmente "chutando" e  cometendo o mesmo "desatino" filosófico do item 4.6- Uma pergunta absurda se faz: E seu eu, mesmo sem ter contato sensorial com uma "coisa"  hipotética, ACREDITO que esta "coisa" existe, esta coisa existirá "de verdade"? ("Acredito em  Deus", por exemplo.) Do ponto de vista da realidade objetiva, pública e demonstrável - que é a  que estivemos postulando até aqui - a resposta é obvia: NÃO! Mas sob um ponto de vista dialético, esta entidade hipotética é "real" para sua psique, para a sua realidade interior, tornado-se de certa forma real, apesar de esta "realidade" ser concernente apenas a seu mundo interior e subjetivo; nunca ao objetivo e demonstrável.O que queremos afirmar com este ultimo postulado básico, em resumo, é que: O que depende de fé  ainda não existe para o observador, mesmo que por ventura exista objetivamente, pois "fé"  significa que não houve todavia um contato sensorial com o objeto da hipótese (fé). Algo que  já é conhecido, tocado pelos sentidos, não mais depende de "fé", pois não mais é uma hipótese,  é uma REALIDADE objetiva. Quando alguém introduz a palavra "fé" numa frase assertiva, esta informando com esta palavrinha  monossilábica que esta "coisa" é hipotética e que, para todos os efeitos filosóficos, ainda NÃO  existe, pois, mesmo que exista, por não ser conhecida, não pode ser afirmada.A conhecimento completo - a verdade inteira - sobre qualquer coisa é inteiramente impossível. Podemos conhecer apenas os aspectos relevanes (e relativamente exteriories) acerca dos seres.Abraçoooo!

jota erre
    Membro

Sr Cientista, se o que não existe “in facto” não existe, então, pode-se dizer que a verdade não existe, já que você não pode tocá-la?.

Cientista
    Membro

Humm, muito engraçadinho!  :(Acho que entendeste muito bem minha postura que, mesmo sem usar de linguagem acadêmica, é muito clara. A antítese do que defendo é a irracionalidade e o absurdo, o verdadeiro mundo do "Tudo é nada e nada é tudo".Se releres vais ver que escrevi..."... sob um ponto de vista dialético, esta entidade hipotética é "real" para sua psique, para a sua realidade interior, tornado-se de certa forma real, apesar de esta "realidade" ser concernente apenas a seu mundo interior e subjetivo; nunca ao objetivo e demonstrável!"As subjetividades humanas são evidentemente de outra natureza que simples matéria ou energia, são informação complexa. Que pode ser desdobrada, desde que verbalizada; quando então pode ser "tocada", especilamente se escrita.  ;)

Brasil
    Membro

É VERDADEIRO ALGO QUE É REAL, QUE EXISTE DE FATO,

Sim...

seja energia ou matéria; o que se opõe, por exemplo, às subjetividades do imaginário humano, hipóteses, crenças, etc.

Aí vc já fez uma "mistureba" só!  Por que o que se refere às subjetividades do imaginário humano são necessariamente irreais ou inverdadeiras? Vc não acha essa sua afirmação um tanto equivocada? Por que o que é verdadeiro, real, necessariamente está se opondo às hipóteses e crenças?  Das hipóteses saem as teorias e das teorias saem as descobertas. Ou não? Antes de serem descobertas ou provadas eram consideradas crenças irreais, inverdadeiras  não é mesmo?  O que vc está dizendo nada mais é que: Todas as hipóteses e crenças estão erradas. O que te faz crer que Deus não existe "de fato" ?   ???Achei a frase de uma infelicidade reveladora. Alicerçada em dogams e crenças ateistas. Crenças ateistas pois, ateistas também crêem. Não acreditar em Deus, pra mim, é um ato tão legítimo quanto acreditar, já, amparar-se em idiotices e formulas científicas para negar Deus e tentar ridicularizar a quem acredita, nada mais é que psicose. Obstinação crônica de "desmistificar" a crença em Deus.Você, usuário cientista,  não acredita em Deus, até aí "normal",  acha que atribuir a criação do Universo a Deus é um ato de ignorância, quadrupedismo, etc, como vc disse em outro tópico, mas, quando tenta explicar o Universo, pressupõe que ele seja finito, pressupõe que o Universo seja causa de si mesmo, não reconhece também a NECESSIDADE de um ser motriz... Baseado em que ARGUMENTOS julgas errado acreditar em Deus?    Nenhum?Provas da Existência de Deus:A inteligibilidade do fenômeno "vir-a-ser" : Esta é a mais clara prova de que Deus existe!  Nada move-se por si próprio! (O termo movimento não designa apenas o deslocamento de um lugar para outro, mas, em geral, toda  passagem da potência ao ato, isto é, de uma modalidade de ser a uma outra.) Nada vem a ser por si próprio!  O movimento existe de fato! O ser motriz, é Deus.Nesta prova que acabei de  citar acima, provou-se a inegável necessidade de uma força motriz para a potência passar a ato, ou seja,  para uma modalidade de ser passar a outra. Isto é uma prova científica pois, a própria ciência não explica outra via qualquer que seja, para tal fenômeno.Você não reconhece tembém a:                 Causa absolutamente primeira:  Tudo, incluindo  até o movimento, tem que ter uma causa não é mesmo? Nada pode ser a CAUSA de si mesmo! Para tudo existe necessariamente uma CAUSA.  Isto é real, verdadeiro!   Este ser necessário, que existe por sua própria natureza, e que não pode NÃO existir, é Deus.Objeções ateistas de certos  filósofos   gregos, que  não tinham a noção de criação, e entre os modernos, filósofos como Nietzsche,  argumentaram a hipótese de uma causalidade circular, quer dizer, de uma causalidade recíproca dos elementos do universo, em que a matéria se transformasse em energias diversas, para voltar em seguida a seu estado original e assim por diante, indefinidamente.Ocorre que: mesmo que se encontrasse um fundamento para esta hipótese, ela não alteraria em nada o alcance da prova pela causalidade ; que a evolução seja circular ou linear, isto não se refere senão à transmissão, e não à fonte de causalidade. Ficaria por explicar a existência do Universo, concebido como um Todo.  Você, usuário cientista, atribui o fato de eu acreditar em Deus, a um ato de ignorância, mas, seus argumentos são vazios, técnicos, porém, pirotecnicamente vazios...  Pois, além de não explicarem o por que NÃO acreditar em Deus, ainda são fundados em dogmas e convicções confusas e contraditórias. Você simplesmente nega, alegando que não existe provas da existência e, para a inexistência não precisa provas pois, não se prova o que não existe.  ;D Então, eu provo que EXISTE o movimento, concorda?  Então: O primeiro motor que é imóvel e imutável na perfeição que lhe pertence por sua própria essência, é Deus. Eu provo também que eu estou vivo por CAUSA do meu pai que esteve vivo por CAUSA do pai dele e assim sussessivamente, assim como todas as outras coisas, cada uma em sua diferente espécie de vida. Concorda?   Um ser existe por  CAUSA de outro não é mesmo? Então: Este ser que existe  por si  e pelo qual todos os outros existem, é Deus. Ignorância é negar estas VERDADES  citadas acima.Estas duas provas da existência de Deus -  Prova pelo Movimento e  Prova pela Causalidade - são as duas primeiras das cinco provas metafísicas da existência de Deus,  dadas a nós por Santo Tomás de Aquino: O mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios.Provas metafísicas da existência de Deus:http://www.consciencia.org/cursofilosofiajolivet27.shtmlAbraços  ;)

Mach2
    Membro

Em jornalismo questiona-se muito o que é verdade. A verdade de uns não é a verdade de outros. Ou ainda, verdade é uma questão de crença? É uma questão de provas? É uma questão de certificação?Abraços,MarceloAssessoria de Imprensa Curitiba

oprofeta
    Membro

Somos Nós nosso proprio deus!  Quero deixar claro que respeito toda forma de crença religiosa. Mas como quem acredita em algo tem a liberdade de expressar, entendo que quem não acredita também pode!  O ser humano é um animal diferente. Ele descobriu ao passar dos anos que é capaz de imagina qualquer coisa que possa existir ou não. Isso é fato!  Diante desse argumento, acredito que toda e qualquer afirmação, seja ela pró ou contra deus, é passivel de erro.  Fui criado em uma familia cristã, logo, toda vez que falava a palavra deus minha conciencia pesava, como que se eu tivesse medo desta palavra. Comparei essa reação de sentir medo de proninciar um simbolo, com a reação de uma outra pessoa em qualquer época, qual seria sua reação, se pronunciasse algum simbolo que representasse sua crença. E chegei a simples conclusão que temos medo não do "ser invisivel" que cada religião procura atender, mas de que aquilo que mantem unidas todas as nossas crenças morais ou religiosas possa ser ameaçada. Pois tomamos qualquer decisão baseada em memorias, raras são aqueles que analizão cada oportunidade de escolha como se fosse unica porque sabem que ficariam a navegar por um mar de possibilidades. A coisa acontece mais ou menos assim: quando você encara uma situação nunca passada antes, procura analizar a saida mais SATISFATORIA  naquele momento, e logo em uma situação parecida, recorremos às lembranças de como foi procedido anteriormente. Bom acho que todos já sabem disso, mas quiz lembrar de que todos somos e estamos passiveis ao erro, e que o melhor modo de descobrir é errando. Por isso afirmo, se você acredita mesmo em deus, de um grito bem forte e bem alto, "EU NÃO ACREDITO EM DEUS, EU SOU UM SER UNICO, SOU LIVRE DE QUALQUER CRENÇA!", e uma sensação de liberdade vai tomar todo o seu ser. Porque não ha oque temer. Existimos aqui!    Toda e qualquer "sensação" extrasensorial, pode acreditar, é totalmente física! Se você procurar em se apurar mais nos seus sentidos irá perceber. A mágica que acontece quando sentimos ao mesmo tempo 2 ou mais sentidos, reações quimicas totalmente novas acontecem no seu corpo, nunca uma é igual a outra. Uma mistura de hormonios e outras substancias que pessoas mais instruidas vão saber, que são responsaveis por nos fazer sentir bem. Já se comprovou que os mamiferos quando estão em contato um com o outro liberam substancias parecidas com a morfina, que gera a sensação de prazer e bem estar. Derrepente voce está aleger, e por um pensamento qualquer que fez com seu corpo liberasse algum indicio de substancia depressiva, dependendo das outras substancias que estiverem em seu corpo, possa servir de estopim para uma queda repentina no humor. Meus caros colegas, o que eu estou tentando dizer, é que o ser humano é um bicho um pouco (bastante) egocentrista, pensa que está certo sempre, é natural, pois para se conseguir um sentimento estimulo para fazer qualquer discoberta, é preciso acreditar que se está certo em seguir aquele caminho, o problema é que toda escolha, nos obriga a ignoar outras possibilidades. E voltamos a ficar cegos novamente por nossa vontade de chegar na luz. [/i]AS MUDANÇAS  Quando se está totalmente "dentro" de um "mundo" criado, sim, porque toda conclusão que tomamos, nos dá a sensação diferende de percepção do nosso aredor, e não se vê mais para onde seguir, o assunto acabou, algo misterioso acontece, começa o efeito contrario, começamos em uma continua queda do pedestal em que nos encontravamos a pouco, e logo estamos no chão, húmido e sujo da nossa auto-estima. De onde nos reerguemos para começar tudo de novo, com tudo diferente. É no recomeço que se define já nossos objetivos, e todo imprevisto, já é uma reavaliação de nossas rotas.  É parecido com o caminho que Nietzsche narra para se alcançar o Super Homem. É o Homem livre de crenças que foram programadas em nossas mentes. Abrir os olhos e aceitar que estamos sozinhos, que temos apenas uns aos outros. Isso é o que poderia fazer com que a humanidade se unisse realmente, que alteraria de uma vez por todas o nosso destino certo e cruel. Se todos realemte vissem que não estamos aos olhos de ninguem, apenas dos nossos, e sem mais despreocupações, daquelas do tipo "este sujeito é mau e vai para o inferno" ou "deus nos ajude para resolvermos nossos problemas". Parem, parem com isso, somos nós que devemos nos ajudar. Somos Nós nosso proprio deus!

Acácia
    Membro

“Eu penso, logo existo”. Hum?O correto seria "eu sinto, mas para existir de fato preciso pensar".

nickoss
    Membro

Verdade: é a representação fiel de algum ente (coisa, ser) da natureza, ou de um fato (causa) ocorrido. Só existe uma verdade para cada ente ou fato. A verdade é condição básica para a formação da moral do super-homem tão esperado para o futuro.A verdade não ampara os tabus das crenças religiosas, as fábulas, as histórias fantásticas, o sobrenatural, a ficção, o metafísico.Com relação às verdades dos entes da natureza, existem a dúvida e a imprecisão. Não existe a meia-verdade !  :chok_mini:Do fatoQuando de um fato, a verdade se manifesta tranqüila, quando a pessoa tem coragem de assumir as conseqüências de seus atos.Na nossa cultura cristã, a moral da maioria das pessoas, e consequentemente da sociedade, está em crise devido a atitudes como:1 – Os advogados de defesa de criminosos, não só pedem para o criminoso, confesso a eles, negar a autoria do crime, mais absurdo ainda é que muitos advogados mentem pelos seus clientes criminosos. 2 – Muitas vezes o criminoso conta o homicídio para seus pais e irmãos, e ao invés destes orientarem-no para a confissão da verdade e assumir as conseqüências, ficam calados, deixando a tarefa para o júri popular.3 – Um homicida confessa o crime para o seu padre, pastor, etc. e estes se dizem obrigados a guardar segredo, e assim a verdade ficará oculta.4 – O mesmo acontece com a maioria dos médicos e jornalistas, que argumentam segredo de profissão. Então, como chegar a essas verdades para que a pena seja aplicada? – Negue a verdade, que é problema de quem acusa provar ! – Bando de advogados e profissionais imorais ! Com essa moral as avessas, certamente não se pode falar em ética. A lógica dessa amoralidade é “ter coragem” para enfrentar um júri popular, jogando com 50% de chances de sair livre. – Acredito que a consciência do profissional que orientou seu cliente para a mentira, se funde com a deste. – Bando de imorais !  :diablo_mini:Do ente(coisa ou ser)Mais tranqüila é a busca das verdades, num certo estágio, dos entes da natureza. Mesmo quando os nossos sentidos nos traem com relação a sua forma, cor, estado, geometria; a interpretação que fazemos deles, ainda que imprecisa naquele momento, mas se de interesse, são verdades, por estas estarem contidas no ente, principalmente se vão ter alguma utilidade. Tempos depois, verificamos que não era bem o que imaginávamos, mas vamos estudando e aperfeiçoando, e assim as verdades vão se revelando mais precisas a cada passo. A mentira existe porque dói muito a crueza da verdade, numa sociedade de fariseus hipócritas. Esse talvez seja o motivo maior de precisarem tanto de uma religião. É nela que o covarde vai buscar a sua proteção.  :wacko_mini:AbraçosNickoss 

Visualizando 10 posts - 61 até 70 (de 70 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.