Iniciando no estudo de Filosofia

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  • #86142

    A criminalidade não é um problema social? Ela vem do cumprimento ou do descumprimento das leis? A criminalidade é o maior problema social que temos! Maior até que a pobreza e as guerras. O senhor não concorda?

    Claro que não. Somente um alienado e conservador como o Sr. para trazer tal indagação, revestida de uma afirmação com a qual, evidentemente, não compartilho. Esse descumprimento de leis e a criminalidade conforme exposto pelo Sr. devem ser levadas a efeito de um sistema exploratório e destrutivo como o modo de produção capitalista.Reafirmo que o maior problema social na contemporaneidade, como não poderia deixar de ser, está na desigualdade, ou seja, consiste, primeiramente, na desigual distribuição das riquezas produzidas socialmente. Assim, é justamente nessa relação, em resumo, capital e trabalho, geradora da Questão Social que decorrem as suas múltiplas facetas, sendo a criminalidade uma dessas. Mas, é claro que o Sr. se encontrando em uma das pontas como está, a defenderá até se esvaírem todas as suas forças, lugar comum dos detentores e defensores do capital. Por isso, permanece querendo impor os fenômenos, os efeitos de um sistema covarde, como as causas, invertendo a realidade das coisas.

    Sobre a tua SUGESTÃO de implementar à força a doutrina gramscista como forma de ascensão do povo ao poder político, o que é algo RIDÍCULO

    O Sr. permanece não entendendo ou não absorvendo as teorias, assim, a simples contato superficial dispara sua tagarelice idiotística. Onde leu que o pensamento de Gramsci se introduz pela força? Isso é incompatível. Vou te dar uma dica para tentar se preparar melhor para transitar na teoria crítica sob a perspectiva gramsciana. Busque o conceito de hegemonia e do Bloco Histórico. Ressalto que trata-se apenas de um primeiro passo.

    “Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.”

    Quando conseguiu decidir por e sobre isso?Por fim, ao contrário de seu entendimento citado abaixo, o qual continua limitado. Nos livros, na história, não se busca soluções para problemas contemporâneos, mas, tão somente caminhos e possibilidades na tentativa de desvendar realidades ocultas e dar sentido àquelas que se apresentam confusamente. Não consigo abstrair e abster-me da história como o Sr., por isso sua interpretação é fenomenológica e muito vulgar por sinal.

    O aspecto que critico, o qual o senhor não entendeu, é o aspecto de buscar soluções para os problemas contemporâneos nos livros doutrinários do passado.

    att

    #86143
    Ariadne
    Membro

    O Oliveira chega a ser uma cômica caricatura, de tão clichê…

    #86144
    Brasil
    Membro

    Claro que não. Somente um alienado e conservador como o Sr. para trazer tal indagação, revestida de uma afirmação com a qual, evidentemente, não compartilho.

    O senhor não compartilha da afirmação ou opinião de que os crimes vêm do descumprimento das leis? Então eles vêm do cumprimento das leis?Observe bem o que o senhor está dizendo!  A CAUSA dos crimes É OUTRO CASO que não entrou no assunto que eu estava  debatendo com a usuária Ariadne, quando o senhor perguntou como eu posso entender que os problemas sociais advêm do descumprimento das leis.  Pois eu lhe pergunto novamente: Os crimes vêm do cumprimento ou do descumprimento das leis? É só isso o que o senhor precisa responder senhor Oliveira! Pois a CAUSA DOS  CRIMES AINDA  NÃO FOI DISCUTIDA AQUI SR. OLIVEIRA!!  Preste atenção na conversa, não entre de “garfo na sopa”!

    Esse descumprimento de leis e a criminalidade conforme exposto pelo Sr. devem ser levadas a efeito de um sistema exploratório e destrutivo como o modo de produção capitalista.

    Sim senhor oliveira, a CAUSA dos crimes o senhor está dizendo qual é, mas a pergunta que fiz não é sobre a causa dos crimes, o que eu estava argumentando com a usuária Ariadne era o fato de esperarmos que as leis sejam cumpridas sem nos apercebermos do MOTIVO  que faz  elas NÃO SEREM CUMPRIDAS. Eu estou falando da causa do descumprimento das leis, entendeu agora? Falo do que PERMITE os problemas sociais e não do que PROVOCA.O senhor já entrou falando da exploração...  A exploração não é a causa do descumprimento das leis, senhor Oliveira!! Filosofe um pouquinho e tente aprofundar mais o seu raciocínio, senhor Oliveira! A exploração É O MOTIVO DE TERMOS LEIS, senhor Oliveira. Reflita isso.

    o maior problema social na contemporaneidade, como não poderia deixar de ser, está na desigualdade, ou seja, consiste, primeiramente, na desigual distribuição das riquezas produzidas socialmente.

    Concordo que seja um grande problema a desigualdade social, mas acho que a criminalidade é um problema maior. Não discordo que a criminalidade seja oriunda da "desigualdade social"... (este termo deve ser definido)  Cada coisa em seu lugar... A desigualdade vem em primeiro lugar? Vem, ou está vindo,  mas SÃO COISAS DIFERENTES. Elas não são a mesma coisa.  Cabe aqui pensar uma definição filosófica do que é "igualdade social". Qual igualdade? Que igualdade? Mais adiante explico.Observe que a criminalidade se dá TAMBÉM pela impunidade, pela corrupção, pela ineficiência da Justiça e  do Estado,  pela formação de cartéis e, não pelo “sistema exploratório e destrutivo como o modo de produção capitalista”. Se fosse no modo de produção comunista não haveria CORRUPÇÃO, senhor Oliveira? Se fosse no modo de produção comunista não haveria IMPUNIDADE, senhor Oliveira? No modo de produção comunista não existe FORMAÇÃO DE CARTÉIS OU MÁFIAS, senhor Oliveira? No modo de produção comunista não existe ineficiência da Justiça e do Estado, senhor Oliveira?Por favor queira responder estas perguntas senhor Oliveira. Quer me parecer que o senhor não refletiu antes de afirmar...Essa sua colocação de “desigualdade”  induz a pensar que havendo igualdade os crimes não existiriam ou se dariam em menor número de ocorrências. Depende de que “igualdade” o senhor está falando. Se as pessoas se igualarem  na miséria e na ignorância eu não vejo perspectivas de diminuição dos crimes.  Por acaso,  ao senhor,  “igualdade”  significa ou se traduz num povo culto e ordeiro? Por quê?  E se a igualdade se der “por baixo”?  O que é mais provável.

    Assim, é justamente nessa relação, em resumo, capital e trabalho, geradora da Questão Social que decorrem as suas múltiplas facetas, sendo a criminalidade uma dessas.

    Isso faz parecer que no sistema comunista os serviços sociais funcionam às mil maravilhas...  Não há crimes, nem corrupção... Uma maravilha! Só não sei com que bases o senhor poderia afirmar isso...

    Mas, é claro que o Sr. se encontrando em uma das pontas como está, a defenderá até se esvaírem todas as suas forças, lugar comum dos detentores e defensores do capital.

    Eu não sei se o senhor tem bola de cristal para saber  “em que ponta estou”...  Enfim...  Acho que o senhor fala muito. Chuta muito. (sem necessidade alguma)

    Por isso, permanece querendo impor os fenômenos, os efeitos de um sistema covarde, como as causas, invertendo a realidade das coisas.

    Do que exatamente o senhor está falando, senhor Oliveira? O senhor não se faz entender. O senhor coloca a sua argumentação com um ranço e insinuações que não dizem respeito ao debate! Como eu disse no início; ao dizer que a criminalidade vem do descumprimento das leis eu não estou entrando no mérito do que PROVOCA os crimes e sim do que PERMITE a criminalidade.A desigualdade social é um outro assunto que deve evidentemente ser debatido, mas isso não anula a minha reflexão sobre o que PERMITE a criminalidade. E nem pretendo expor minhas idéias ao senhor, uma vez que só está aqui para fazer suas pregações fanáticas e incoerentes.

    Quando conseguiu decidir por e sobre isso?

    É verdade, senhor Oliveira, não temos mesmo muita escolha...  As leis não são cumpridas...  Mas não é  se aproveitando disso que o senhor pensa em implantar uma doutrina político- social para ser ensinada nas ecolas públicas, sem opção de dispensar a tal doutrina, a todos os estudantes, não é verdade, senhor Oliveira?

    Onde leu que o pensamento de Gramsci se introduz pela força?

    Bem, se há alguma coisa que eu não tenha entendido a respeito de sua sugestão da doutrina grmscista como forma de ascensão do povo ao poder político, isso se deve ao fato de o senhor ter se abstido  de esclarecer o assunto.  Quando o senhor citou a doutrina gramscista, foi exatamente me respondendo quanto as minhas afirmações de que o povo nunca mais chegará ao poder por via das armas... O senhor então sugeriu Gramsci. Lembra-se?  Eu lhe fiz uma série de perguntas e a sua negativa em responder  deixou a idéia no ar... Para que eu não entenda nada errado eu perguntarei mais uma vez ao senhor: Como entende que a doutrina gramsista pode ser aplicada nas escolas públicas à revelia da vontade dos pais?Como entende que a doutrina gramsista pode ser aplicada nas escolas públicas à revelia das forças opositoras do marxismo?Como entende  que a doutrina gramsista pode ser aplicada nas escolas públicas à revelia das forças econômicas dominantes, se a doutrina gramsista ensina exatamente o povo a tomar-lhes o poder?Dê-nos a oportunidade de entender suas idéias, senhor Oliveira.

    Por fim, ao contrário de seu entendimento citado abaixo, o qual continua limitado.

    Sim, sou limitado, senhor Oliveira...  O senhor se considera ilimitado? Alguém lhe disse isso? Não acredite!

    #86145
    Lekso
    Membro

    Não resisto a fazer algumas considerações:

    Ao usuário Oliveira:(...)O senhor alega que o Comunismo não pode ser alvo de críticas porque na realidade nunca foi aplicado nos moldes fiéis ao que apregoou Marx.  Ora! Mas o senhor é campeão de incoerências, meu senhor!!  Pois,  afirma também que não acredita na tomada de poder político pelo proletariado, via luta armada.  Afinal, o senhor é fiel aos moldes de Marx ou é só mais um socialista burguês? Socialista burguês e mentiroso, pois diz ser coerente com a doutrina marxista sem distorções.Para Marx o senhor não passaria der um socialista burguês , veja:(...)

    Assim como ocorre com qualquer pensador, se Marx tivesse produzido por mais cinquenta anos, certamente teria reformulado alguns conceitos, aprimorado outros... É possível que a essência do pensamento de Marx (ou o pilar mais consistente desse pensamento) esteja relacionada à busca pela perspectiva histórica da humanidade, à revolução social em sentido mais amplo (não imprescindivelmente por meio de guerra civil)... Por outro lado e no mesmo sentido, temos que é impossível reproduzir perfeitamente a idéia de outrem! Até mesmo a própria opinião, meia hora depois de tê-la tido! Logo, sempre há que se falar em germe da idéia, ainda que com outra perspectiva e outros métodos — e invariavelmente com outra bagagem intelectual. Se não pudermos admitir isso, talvez tenhamos que admitir que não haja seguidores fiéis de qualquer doutrina.

    Como entende que a doutrina gramsista pode ser aplicada nas escolas públicas à revelia da vontade dos pais?

    Quem detém certo poder não é imune a outro. De um lado, o poder de escolher a escola; do outro, o poder de influenciar através da argumentação. Cada um faz o que pode, como pode!...

    #86146
    Brasil
    Membro

    É possível que a essência do pensamento de Marx (ou o pilar mais consistente desse pensamento) esteja relacionada à busca pela perspectiva histórica da humanidade, à revolução social em sentido mais amplo (não imprescindivelmente por meio de guerra civil)...

    Pois eu acho que o senhor não compreende o que lê!“Os socialistas burgueses querem as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e os perigos que dela decorrem fatalmente. Querem a sociedade atual, mas eliminando os elementos que a revolucionam e a dissolvem. Querem a burguesia sem o proletariado. Como é natural, a burguesia concebe o mundo em que domina como o melhor dos mundos. O socialismo burguês elabora em um sistema mais ou menos completo essa concepção consoladora. Quando convida o proletariado a realizar esses sistemas e entrar na nova Jerusalém, no fundo o que pretende é introduzi-lo a manter-se na sociedade atual, desembaraçando-se, porém, do ódio que ele nutre contra ela.Uma outra forma desse socialismo, menos sistemática, porém mais prática, procura fazer com que os operários se afastem de qualquer movimento revolucionário, demonstrando-lhes que não será tal ou qual mudança política, mas somente uma transformação das condições de vida material e das relações econômicas, que poderá ser proveitosa para eles. Mas por transformação das condições de vida material, esse socialismo não compreende em absoluto a abolição das relações burguesas de produção - o que só é possível por via revolucionária - mas, apenas reformas administrativas realizadas sobre a base das próprias relações de produção entre o capital e o trabalho assalariado, servindo, no melhor dos casos, para diminuir os gastos da burguesia com seu domínio e simplificar o trabalho administrativo de seu Estado. (Karl Marx)”Assim como fazem com a Bíblia,  os fanáticos asseclas encontram sempre um jeitinho de desdizer o que está dito.

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