Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Jeová o "deus" da bíblia – seria o proprio diabo?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/06/2010 às 9:07 #81518ppauloMembro
E o que é o espírito?
22/06/2010 às 16:02 #81519AcáciaMembroNa minha compreensão, espírito é o canal de comunicação entre o homem e Deus. Daí também discordar de você quando diz que “a bíblia encarada como texto religioso e não histórico, é questão de fé.” No meu entendimento, é questão de fé quando encarada em todos os sentidos. Se é em todos os sentidos, a filosofia é parte integrante.
22/06/2010 às 19:35 #81520ppauloMembroPrezada Acácia,Como texto histórico não pode nem deve ser questão de fé. O estudo histórico tem seus próprios métodos e critérios, sendo um deles a comprovação dos fatos. Senão qualquer lenda ou mito poderia passar a ser parte integrante de nossa história.Quanto ao espírito, veja bem, o "que é" é o "ti estin" grego, não aquilo que se apresenta à primeira impressão, é a busca do "quid!, o "ti". É a busca de sua essência, no caso "canal de comunicação entre o homem e Deus" pode no máximo representar uma de suas funções, mas não podemos ser reducionistas a este ponto, em que o ser se reduza tão somente ao meio que lhe é peculiar.Dito isto, vamos à raiz do termo espírito, que tem sua origem no latim, spiritus que deriva do grego pneuma. É algo em oposição ao termo alma, do latim anima e do grego psykhé.Para essa discussão seria interessante transportar isso para um novo tópico...
25/06/2010 às 4:47 #81521AcáciaMembroNão se faz necessário. Ter encontrado a filosofia nesta minha idade cronológica equivale a ter tido o meu primeiro encontro com o conhecimento. Foi um acesso negado que me fez muita falta e quando permitido, me colocou em tormentas… Ainda estou com as “pernas” bambas! Não disponho de conteúdo para debates filosóficos mas, apelar pela atenção das boas consciências para as feias e malignas molduras que realçam o caos do nosso mundo, ah, pra isto sim, não me falta conteúdo!
25/06/2010 às 6:03 #81522brancoMembroenfim, apenas para marcar presença, creio que somos muito limitados para concluirmos qualquer coisa a respeito da criação do homem que não seja uma conclusão duvidosa, se é que existe alguma que não o seja.na minha visão, só de se referir a deus, já estará especulando.mas voltando aqui à questão do título do tópico, se o tal deus disse isso ai tudo mesmo, e se ele deveria ser bonzinho, não digo que ele seja o diabo, mas tem muitas caracteristicas do tal.etc meros conceitos.
24/03/2011 às 19:49 #81523mariahmMembroEssa resposta é fácil. O que (ou a quem) você conceitua como diabo?
29/03/2011 às 12:03 #81524SE7MUSMembroO criador deste tópico comporta-se como um dos ninivitas, contemporâneo de Jonas: “Não sabe diferenciar a mão esquerda da direita”PenaSE7MUS
23/05/2011 às 9:13 #81525lcqueridoMembroAté agora não vi ninguém refutar o que ele disse. E as religiões dão sempre a mesma desculpa esfarrapada. Ou deus fez porque era preciso, ou não foi deus e foi erro de interpertação dos homens. Daí fogem da responsabilidade de que a biblia é inspirada por deus.Típico.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.