Liberdade versus moral

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Sartre Liberdade versus moral

• Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 76 até 80 (de 80 do total)
  • Autor
    adam´s
    Membro

Que ninguém aqui vá pensar que F. Dostoiévski pensa o que pensa seu personagem Ivã, que na trama é um vilão baixo e fã das cientificidades e sociologias modernas, um verdadeiro homem de ciências baixas.

Digo isto pq acima a coisa foi postada pelo Sr Mileto de forma, diria, um tanto confusa, e um leitor mais desatento pode abraçar este simples traço do personagem do escritor Russo como seu pensar mesmo.

abs.

É, de fato, a minha citação estava centrada nas idéias de Sartre e não nas de Dostoiévski.

Mas, engraçado, não me passou pela cabeça que o personagem devesse pensar tal como Dostoiévski…

Concordo com Sartre quando afirma que o ser humano projeta ser Deus.

Na religião, esse projeto está alienado do ego, exteriorizado: o crente pode ser humilde pois participa de algo maior, exteriorizado, esquizofrenicamente projetado fora dele.

Já no caso do ateísmo, a vontade de potência não está mais alienada, porém, o que fazer com ela???

Essa resposta vai depender da estrutura de cada sujeito…
    Alguns, mais desiquilibrados, vão querer ser deus quase que literalmente; outros, serão sábios e perceberão e evitarão esse risco,
    antes que suceda…

O fato mais contundente sobre a ideologia materialista: A mumificação de Lênin como se tratasse de um Faraó Egípcio!

Onde não há deus, elege-se um Grande Irmão…

adam´s
    Membro

Bom a título de sugestão, vc postou:

1.louvando-se em Dostoiévski

2.(na fala de Ivan Karamazov, na famosa novela daquele escritor russo): Se Deus não existe, então tudo é permitido.

Quem sabe algo assim:
    Como na obra de fulano onde o vilão da trama afirma que……

abs.

Eu não sei qual o problema aqui…

…Dostoiévski nem faz parte do assunto…

…tem alguém aqui agindo de má fé

Visualizando 5 posts - 76 até 80 (de 80 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.