Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › O Mito da Caverna
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
06/04/2001 às 11:56 #69867Miguel (admin)Mestre
Preciso de informações urgentes sobre o mito da caverna.
Elisângela Gurgel
06/04/2001 às 17:11 #73967Miguel (admin)MestreOlá Elis.
O mito da caverna nos é narrado por Sócrates no princípio do Livro VII da República. Algumas pessoas preferem chamá-lo de “Alegoria da Caverna” pois é um construto usado pelo personagem Sócrates para ilustrar algo. Este algo, no caso, é a famosa teoria das Idéias de Platão.
O mito ou alegoria conta mais ou menos o seguinte:
Existem alguns prisioneiros numa caverna, acorrentados nela desde o seu nascimento. Eles estão presos de tal forma que tudo o que vêem são sombras projetadas na parede diante deles. As sombras são reflexo de uma fogueira que arde atrás, mais em cima. Como tudo o que os prisioneiros conhecem são as sombras, eles acham que aquela é toda a realidade que existe.
Mais eis que um belo dia um deles consegue se soltar dos grilhões e galgar os degraus até a fogueira, passando pelo que produzia os projetéis fantasmagóricos e indo ainda além, à entrada da caverna. Lá ele encontra a esplendora luz do dia. Mas o brilho é tanto que seus olhos, acostumados à escuridão, custam a poder enxergar. Ele então começa por ver seu próprio reflexo na água, até acostumar a visão para ver as plantas, as pedras, e a partir daí ele pode encarar o próprio céu, com o Sol e outras estrelas.
Tomado de comiseração pelos seus ex-colegas presos no fundo daquela caverna, ele se sente no dever de descer de novo até ela e chamá-los. Mas o que acontece é que os habitantes da caverna não querem sair, e nosso viajante corre mesmo o risco de morrer por querer apontar o caminho da luz.
Eis aí…O que significa? Bem, há uma bibliotecas inteira sobre o tema, e meu resumo mesmo está um tanto quanto grotesco. O homem que consegue se livrar dos grilhões é o filósofo. A sua viagem até a saída da caverna representa a ascese da alma, que através da dialética, sobe, como degraus, do conhecimento sensível até o inteligível e a contemplação das Idéias. O mundo exterior são as Idéias. A Idéia suprema é a Idéia de Bem (as outras estão a essa submetida, as coisas estão todas BEM dispostas no mundo). O Sol , fonte da luz ,no mito representa a Idéia de Bem. Sócrates é como o filósofo do mito. Ao tentar mostrar aos atenienses a verdade, foi por eles julgado e condenado à morte…
O impacto do mito de Platão é profundo, desde termos filosóficos, morais, científicos religiosos até em filmes de mtafísica de botequim como “Matrix”.
07/04/2001 às 3:04 #73968Miguel (admin)MestreNo “mito da caverna” de Platão encontra-se, dentre outros problemas, a questão da natureza e do limite do conhecimento. Em outras palavras, uma provocação epistemológica: O que é a verdade? (essência versus aparência).
Como se sabe, o idealismo platônico assevera a existência de um mundo onde se localizam as essências – o mundo das idéias – em contraste com seus meros reflexos: o mundo das aparências, aquele que se mostra a nossa consciência imediata, consciência não reflexiva e que, portanto, não pode atingir a “verdadeira” verdade dos seres, verdade esta apenas captável por meio da razão.
O “mito da caverna” é uma alegoria sob a qual se vislumbra uma discussão que diz respeito a um ramo clássico da filosofia: a teoria do conhecimento.12/04/2001 às 20:57 #73969Miguel (admin)MestreOla, meu nome eh livia e queria saber se posso em um trabalho sobre o mito da caverna, comparar o mito com a atual alienacao imposta pela midia na sociedade moderna ?
12/04/2001 às 22:05 #73970Miguel (admin)MestreSe não me engano teve uma adolescente que fez um livro com esse enfoque, mas retratando a realidade enjoada dos jovens de classe média alta que aceitam todas as imposições normativas do capital em shoppings centers.
Há também um recente livro de José Saramago que faz associações do mito com a realidade contemporânea.
Eu diria o seguinte: como a alegoria da caverna tem uma influência gigantesca e um tema universal, tais associações são aceitáveis.
Porém, se você quiser tomar o mito apenas no contexto de estudo de Platão, a comparação não vale. Para fazer algo minimamente confiável você tem de ler o mito, ler algum comentador, e ler as comparações que são feitas atualmente.15/04/2001 às 11:40 #73971Miguel (admin)MestrePrezada Lívia,
No meu entendimento a alegoria do Mito da Caverna foi uma forma de Platão superar os pensamentos de Parmênides e de Heráclito. Para Parmênides o Ser era uno e imutável(“o ser é e não pode não-ser”), constratando com a visão Heraclitiana de que tudo flui (“ninguém pode tomar banho duas vezes no mesmo rio”). No Mito da Caverna pretende Platão sinalizar a divisão do mundo em dois planos, a saber, o mundo das essências (idéias), onde tudo é imutável e o mundo sensível, onde tudo que existe é simulacro do mundo das essências. Dentro desse raciocínio, acredito que a analogia possível seria a de que a mídia contribui para confirmar a tese platônica de que o que aqui conhecemos é cópia imperfeita da verdadeira essência das coisas. Acho que é isso. Não sei se consegui clarear um pouco mais a alegoria do Mito da Caverna, de modo a que você mesma encontre a resposta para a sua pergunta.
04/06/2001 às 11:26 #73972Miguel (admin)MestreOlá pessoal!
Preciso urgentemente do resumo total do livro “A República de Platão”, estudo numa faculdade que nos exigiu este resumo para ontem, acho que não vai dar tempo, por isso, se vocês amigos filósofos estiverem dispostos a me ajudar me mandem um e-mail sobre o assunto e quando precisarem de algo que eu possa ajudar pode ter certeza que estarei disposto, muito obrigado. Obs: o resumo precisa ter no mínimo 10 páginas.
20/11/2001 às 4:35 #73973Miguel (admin)MestreH G Wells retomou o mito da caverna em uma famosa obra sua chamada The First Men in the Moon (ou A Terra dos Cegos, em português), mas não consigo encontrar essa obra nem em português nem em espanhol pela net. Alguém sabe como conseguir esta obra em um desses idiomas.
Aguardo
[email protected]GRETO
18/03/2002 às 14:19 #73974Miguel (admin)MestrePreciso fazer um trabalho com uma apresentação crítica sobre os livros IX e X de “A República de Platão”, gostaria de sugestões e até mesmo alguns trabalhos realizados sobre estes livros.
Grata,
Célia.18/03/2002 às 18:08 #73975Miguel (admin)MestreEsse trabalho fala algumas coisas do livro 10. faz tempo que eu estudei, mas posso discutir com você nesse espaço. Qual vai ser o eixo da sua crótica? Que comentadores você está usando?
Abs
24/03/2002 às 13:45 #73976Miguel (admin)MestreCaro Onofre,
Obrigada por se interessar em me ajudar.
Na verdade, a apresentação destes livros vai ser em grupo, somos em cinco.
Precisamos apresentar os livros e fazer uma comparação com a realidade de hoje (esta é a crítica).
Por enquento eu estou lendo o livro “A República”, pois, para apresentar os capítulos finais, eu preciso saber o livro todo, já estou terminando o capítulo IX.
Preciso de sugestoões de apresentação.
Grata,
Célia.08/05/2002 às 20:03 #73977Miguel (admin)MestrePreciso relacionar “o mito da caverna” com a psicanálise (seus conceitos básicos como id, ego, superego, consciente, inconsciente, pré-consciente, recalque,…). Alguém poderia me ajudar? Obrigada.
15/06/2002 às 23:57 #73978Miguel (admin)MestrePreciso para dia 17/06 assuntos que me deem resenha acerca da alegoria da caverna de platão.
18/06/2002 às 3:43 #73979Miguel (admin)MestreOlá amigos,
Preciso entregar um trabalho a nível 2º.Grau, q dê o maior número de informações sobre o Mito da Caverna de Platão. Sou leiga no assunto.
Desde já agradeço.16/08/2002 às 15:24 #73980Miguel (admin)MestrePreciso fazer um trabalho, a nível de 2o grau, com base no texto de Nilo Odália sobre o Mito da Caverna. Alguém poderia me ajudar?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.