Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › O Mito da Caverna
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
30/07/2004 às 16:33 #73996Miguel (admin)Mestre
Preciso, com certa urgência, de referências bibliográficas que comentem e possibilite uma maior compreensão a respeito do livro A Republica de Platão. Email para contato: [email protected]
31/08/2004 às 2:10 #73997Miguel (admin)MestreSaudações. Gostaria de saber se vcs possuem a alegoria da caverna em movimento ou se sabem algum site que o tenha.
Por isto seque meu e-mail}}
Atenciosamente
Rui Miguel05/09/2004 às 21:44 #73998Miguel (admin)MestreOi boa noite estou precisando de responde algumas questoes sobre o mito da caverno no filme matrix! pode me ajudar? ai vai as peguntas!
*Indentifique os personagens ou acontecimentos com seus significados e representações
*que significa tomar a pilula azul ou a vermelha?
*como o diretorr indetifica a realidade
*Em que aspectos podemos indeticar o mito da caverna de platao com o filme matrix
*Segundo Nietzsche a necessidade de saber a verdade ainda nos há de arastar para muitas aventuras.Como vc relaciona isso com o mito da caverna de Platao e o filme matrix?10/09/2004 às 0:21 #73999Miguel (admin)MestreOlá, estou iniciando no estudo da Filosofia através do “Mito da Caverna”. Entre vários questionamentos feitos pelo professor, um continua
gerando mts dúvidas: “Alegoria da Caverna” concorre para retomar que tipo de sociedade? O que vcs acham? Ainda naum consegui visualizar uma resposta clara. Podem me ajudar?20/09/2004 às 0:10 #74000Miguel (admin)MestreOi1 Eu estudo Direito e a professora pediu para fazer um trabalho sobre o livro I e IX de Platão
alguém pode me ajudar? meu e-mail é [email protected] obs: é urgente20/09/2004 às 0:32 #74001Miguel (admin)Mestreoiiiii
meu sou a loirinha de BH.
CARENTE DE AMIGOS…
ADORO FILISOFIA!!!!!26/09/2004 às 14:14 #74002Miguel (admin)Mestreolá!
preciso urgente do resumo do livro VII “A República de Platão” pag.281 à 315. Para amanha se possivel é valendo a nota da avaliação como é o 1º periodo eu estou completamente perdida.26/09/2004 às 16:23 #74003Miguel (admin)MestreOlá Alessandra
Estava outro dia me atualizando dos lançamentos nos megastores e vi que o livro Convite a Filosofia da professora Marilena Chauí tem nova Introdução, em que ela associa largamente o filme Matrix com a filosofia, de forma magistral. Recomendo.
abs
08/01/2005 às 18:22 #74004Miguel (admin)MestreOlá,
Eu sou sandra estou me preparando para fazer o Vestibular pela UFMA e a obra filosófica que fora pedida para este ano é a República de Platão livros 6 e 7.Gostaria de saber se alguém de vós pode me dizer algo sobre esses dois livros. Tipo uma análise geral, a mensagem central, linhas de pensamento que direcionam essa parte da obra, etc. Afinal a coisa é tão confusa que nem mesmo a pergunta eu sei fazer.
Grata por sua ajuda.
Sandra A. Santos10/01/2005 às 4:29 #74005Miguel (admin)MestreOlá Sandra,
vou tentar traçar aqui um esquema de “A República”, que está longe de ser uma obra fácil, junto com um aviso: nenhum resumo conseguiria esgotar o tema, então, se for possível, tente ler mesmo os livros.
A REPÚBLICA, ou Sobre a JustiçaEsta é a maior obra de Platão. A divisão tradicional em dez livros não corresponde a nenhuma divisão desejada pelo autor, já que a obra toda se apresenta na forma de um único e longo diálogo contínuo entre Sócrates e um pequeno grupo de discípulos e amigos sobre a natureza da política. Por razões práticas, entretanto, também apresentarei o esquema seguindo a divisão dos dez livros:
LIVRO I – A definição de justiça.Sócrates:
– Será justiça “dar a cada um o que lhe é devido”?
– Mas, fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos seria piorá-los! A verdadeira justiça não pode produzir injustiça.Trasímaco:
– Justo é o que é útil ao mais forte.
– Louvor à injustiça.Então a discussão gira em torno da discórdia gerada pela injustiça, em seus aspectos individual e social. “Um ser só pode atingir a felicidade cumprindo a função que lhe é própria: não estaria aí já a definição da justiça?”
LIVRO II – A felicidade do justo.Glauco:
– A justiça não passa de uma máscara inútil. (Quem possuísse o anel de Giges, que torna a vontade invisível, pareceria justo sem ser).Sócrates:
– Para provar que a justiça é um bem em si, examina a natureza da justiça na escala da cidade e não mais do indivíduo.A cidade nasce das necessidades e da divisão do trabalho. Ela protege e cuida dos cidadãos.
LIVRO III – O ideal político.Sócrates:
– Para o bom funcionamento da cidade é necessário três classes de homens: os trabalhadores, os guardiães, os governantes.
– Todos devem receber uma boa educação, cada qual de acordo com a sua classe.Para defender a cidade das ameaças, é necessária a manutenção dos guardiães. O guardião deve ter dons naturais e receber uma educação na qual a ginástica desenvolva a força moral, mais que a força física. Os governantes devem ser escolhidos entre os mais velhos, os mais ilustrados e que mais amem a cidade, para que não defendam seu bem pessoal mais que o bem comum.
LIVRO IV – A felicidade da cidade inteira é mais importante do que a felicidade de alguns.Sócrates:
– Dar aos guardiães bens próprios criaria duas cidades opostas: a dos ricos e a dos pobres.
– A força da cidade vem da sua unidade, mas, será uma tal cidade justa?Em cada classe destaca-se uma virtude: a sabedoria está na ciência dos governantes, a coragem está nos guardiães, a temperança está nos trabalhadores, na obediência aos que comandam; e a justiça só existe quando cada classe cumpre bem a sua função sem usurpar a das outras.
É apresentado o paralelo da justiça entre o plano da cidade e o plano individual: também no homem a alma pode ser dividida em três partes, assim como na cidade há três classes de homens. Quando no homem existem um desejo e alguma coisa que o retém, esses dois efeitos contrários só podem provir de duas partes distintas: uma desiderante e uma racional, mas é necessário acrescentar uma parte irascível, distinta das duas primeiras, que vai dar sustentação a uma e a outra. Nessa tripartição da alma permite-se a aplicação da definição de justiça: a razão auxiliada pela cólera comanda o desejo, e cada parte cumpre a sua função, realizando a harmonia interior. O justo é feliz, sendo a injustiça o conflito interno da alma.
LIVRO V – A vida ideal de cada classe.É o livro mais criticado, podendo, hoje, até nos parecer ridículo. É apresentado um “modelo ideal” de cidade.
LIVRO VI – A política desemboca numa metafísica do Bem.Sócrates:
– A multidão perverte em grandes vícios as grandes qualidades do homem.
– O conhecimento do Bem possibilita a ciência das essências, assim como o Sol permite ver o visível.O Bem dá ser às essências, assim como o Sol permite a geração do sensível. Mas, assim como o Sol não é a geração, o Bem não é essência, está acima dessas “em dignidade e poder”. O Bem é o princípio de todo ser, mas não fala, não se revela, não é objeto de fé: o Bem é objeto de inteligência.
Distinguem-se dois gêneros de realidade: o visível e o inteligível. Cada um desses divididos em dois níveis, dão origem a quatro tipos de de conhecimento, cada vez menos verdadeiros:
realidade conteúdo acesso tipo de saber inteligível essências conhecida pela dialética que vai das hipóteses aos princípios apenas pelo uso do raciocínio inteligência inteligível objetos matemáticos conhecidos pela inferência de hipóteses claras (mas não demonstráveis) que utilizam figuras visíveis como imagens (vide geometria) ciência discursiva visível objetos conhecidos pelos sentidos crença visível imagens também conhecidos pelos sentidos mas gerados pelos objetos (sombras e reflexos na água e etc) conjectura Distinguem-se, portanto, quatro tipos de conhecimentos: inteligência, ciência discursiva, crença e conjectura.
LIVRO VII – A ascensão da alma.Sócrates:
– Apresenta a alegoria da caverna.Já foi objeto de exposição em outra mensagem dessa lista. Ver comentário do Miguel.
A educação ascende a alma, mas ela supõe um espírito sintético e idade madura; por isso, o homem indigno da filosofia a desacredita, mas o homem que pôde contemplar o Bem o utilizará “como modelo” para governar a si mesmo e a cidade.
LIVRO VIII – Os tipos de governo.Sócrates:
– Ao governo ideal são opostos os governos oriundos da corrupção dos costumes dos cidadãos: “pois tudo o que nasce está sujeito à corrupção”, mesmo para uma cidade bem constituída.Na “Timocracia”, guardiões menos dotados compartilham os bens comuns e submetem as outras classes: neles domima o amor pelo poder e pelas honras (e na alma, a parte irascível).
Na “Oligarquia”, a cidade se divide entre ricos e pobres: agora a ambição perde para a avareza. Quando os pobres se revoltam, cai-se na “Democracia”, reino da licença, em que o homem não distingue mais os desejos necessários dos desejos supérfluos. E do excesso de liberdade surge o excesso de servidão, a “Tirania”, em que um demagogo se torna senhor de escravos.
LIVRO IX – O homem injusto não pode ser feliz.Sócrates:
– A cidade tirânica é infeliz, porque escrava do tirano; o tirano é infeliz, porque escravo dos desejos.Cada parte da alma tem seus prazeres, mas só o filósofo conhece todos e pode julgar, preferindo os prazeres melhores.
LIVRO X – Que recompença se pode esperar da virtude?Sócrates:
– As maiores virtudes são as que engrandecem a alma.
– Apresenta o mito de Er, descrevendo o julgamento e a reencarnação das almas segundo a escolha delas, que depende da vida passada.
Conclui-se, destarte, que essa obra de Platão abrange quase toda a sua filosofia, da ética à política e à metafísica.
Espero ter ajudado.
Abraços.
(Mensagem editada por fox em Janeiro 10, 2005)
18/02/2005 às 15:34 #74006Miguel (admin)MestreOlá
É a primeira vez que acesso este site, então gostaria de lhe pedir um favor: tenho um trabalho, onde tenho que relacionar o Mito da Caverna com algum fato. Também tenho que justificar o porquê determinado fato está no mundo da caverna, da escuridão, das privações.
Preciso disso para ontem, então peço que me envie por e-mail [email protected]
Obrigada23/02/2005 às 19:41 #74007Miguel (admin)MestreOlá. Preciso de uma organização de fatos, na qual ocorre no livro “Alegoria da Caverna”…Só para organizar precisamente as idéias.com as comparações..feitas acima. Muito Obrigado.
01/03/2005 às 12:40 #74008Miguel (admin)MestreOlá Pessoal. Preciso fazer um trabalho sobre o Mito da Caverna, na verdade é um seminário e queria q vc's me ajudassem me mandando informações, comparações, depoimentos e ilustrções sobre este assunto e tb se alguém tiver alguma idéia de como posso apresentar esse tema, por favor me comuniquem. Meu e-mail é [email protected]
06/03/2005 às 22:23 #74009Miguel (admin)MestreDesconhecidos prestativos,gostaria que vocês fizessem a enorme gentileza de resumirem o mito da caverna para mim.É urgentíssimo,por favor,desde já obrigada!
24/03/2005 às 23:13 #74010Miguel (admin)MestreOieeeeeee pessoal !!!…Faço faculdade na PUC de Poços de Caldas, 1º período de Fisioterapia. Estou precisando com muuuuuuuita urgência relacionar o Mito da Caverna de Platão com o filme Matrix. Se alguém puder me ajudar, ficarei muuuuuito grata….!!!!
Beijos….. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.