Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › O Mito da Caverna
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
25/03/2005 às 10:03 #74011Miguel (admin)Mestre
Olá Márcia..
Não é assim tão simples estabelecer tal relação,mas vou tentar ajudar…
Primeiro ponto: o filme assenta nos seguintes pontos- dois níveis de realidade ( a tal dicotomia ilusão/ realidade, presente na Alegoria da Caverna); a existência de duas forças em luta (podemos transpor para o verdadeiro conhecimento/ ilusão ou ignorância na Alegoria da Caverna, ou então a dicotomia realidade/sombras); a luta pela libertação ( a saída da caverna para contemplar a Luz; o novo nascimento (resultante da saída da caverna e do conhecimento da realidade, da verdade); a força salvadora do amor ( ao nível da Alegoria podemos fazer o paralelo com o amor pela sabedoria, a procura/busca do verdadeiro conhecimento, já que segundo Platão é essa a missão da Filosofia); o triunfo da liberdade ( a verdade sobre a aparência na caverna, a Luz sobre as trevas, o conhecimento sobre a mera opinião); o regresso ao mundo comum para ajudar os humanos escravizados ( o regresso à caverna depois de ter saído para ajudar os prisioneiros a libertarem-se).
A mensagem do filme é o “Conhece-te a ti mesmo” de Sócrates e o filme está pleno de uma série de problemas filosóficos: gnoseológicos- o que é o conhecimento? Qual o valor do conhecimento que possuímos ou julgamos possuir?; ontológicos- O que é a realidade? Conhecemos a aparência ou a realidade? ; antropológicos- O que é o Homem?Estamos adormecidos e julgamos estar acordados? Conhecemo-nos verdadeiramente?; axiológicos- quais os valores que devem nortear a nossa vida? O que é a liberdade? Somos livres?; metafísicos- Qual o sentido da própria existência?
Como julgo que deve saber, a Alegoria da Caverna assenta em alguns argumentos, nomeadamente, que vivemos acorrentados na escuridão, que não problematizamos a nosssa existência e, portanto, não temos consciência da nossa ignorância, aceitando que tudo está bem na nossa existência. Como mudar, se não temos consci~encia dessa ignorância? Só alguém que tenha experimentado a mesma situação que nós e se tenha libertado nos poderá ajudar: o filósofo. Assim, precisamos do Outro, de alguém mais sábio que nós. Não é fácil aprendermos a ver e a despirmo-nos de preconceitos, pois a busca da liberdade e do conhecimento implica sacrifício e dor. Esta luta envolve perigos…a ignorância é sinónimo de morte e o saber é sinónimo de vida.
Bem, julgo que agora terá de ver o filme que atenção e ler a Alegoria da Caverna…há, con toda a certeza muito mais a dizer o que exigirá algum esforço seu.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços.
Isabel Maia.25/03/2005 às 13:13 #74012Miguel (admin)MestrePreciso urgente do texto completo do Mito da Carverna de Platão. trabalho para entregar dia 29 deste mês.
Elson
26/03/2005 às 19:21 #74013Miguel (admin)MestreOlá pessoal, Feliz pascoa primeiramente!!!!
Creio q vai ser dificil atender meu pedido, mas vou pedir assim mesmo.
Tenho que fazer um texto realacionando o Mito da caverna com a Administração e é pra entregar na segunda feira dia 28/03/05
30/03/2005 às 16:04 #74014Miguel (admin)Mestreolá!
Estou precisando para amanhã de um resumo do livro VII “A República de Platão” pag.281 à 315.30/03/2005 às 19:10 #74015Miguel (admin)MestreOi, estou precisando urgentemente do resumo da República de Platão! Será que alguém poderia me ajudar? meu e-mail e msn é [email protected]
31/03/2005 às 12:08 #74016Miguel (admin)MestrePessoal
Alguém poderia me ajudar, pois preciso fazer um tabalho ref o mito da caverna . Uma analogia em relação mito da caverna e a visão holística.
02/04/2005 às 5:38 #74017Miguel (admin)MestreQual a relação é capaz de estabelecer a “alegoria da caverna” do filosofo platão entre nossa vida cotidiana?
05/04/2005 às 7:21 #74018Miguel (admin)MestreDe que edição vocês estão falando?
Quando é para situar Platão o correto é usar a numeração de Stephanus
01/05/2005 às 14:33 #74019Miguel (admin)Mestreola! tudo bem ?
em precisaria de uma ajuda para poder indentificar no livro sétimo da republíca de platao que é a alegoria da caverna como se apresenta a toria do conhecimento quanto a questao da essencia possibilidade origem formas e valor do conhecimento ficarei grato se puderem me ajudar até o dia 03/05 obrigado pela atençao08/05/2005 às 13:42 #74020Miguel (admin)MestreOlá …pessoal gostaria que me ajudassem a fazer uma analise da afirmação final de Sócrates no Mito da Caverna.
Nos extremos limites do mundo inteligivel est´a idéia do bem, a qual só com muito esforço se pode conhecer, mas que, conhecida, se impôe à razão como causa universal de tudo o que é belo e bom, criadora da luz e do sol no mundo visível, autora da inteligência e da verdade no mundo invisível, e sobre a qual, por isso mesmo, cumpre ter os olhos fixos para agir com sabedoria nos negócios particulares e públicos.
Na minha opinião, a saída do cativo deu-se pela buscado conhecimento, a verdade……gostaria de saber se está certo.
Obrigada…..}}}
13/05/2005 às 20:22 #74021Miguel (admin)Mestreoi pessoal, tudo bem?
estou no 1º periodo na PUC, tenho um trabalho de filosofia e estou com certa dificuldade.No trabalho eu tenho que ler o livro “A CAVERNA” de Jose Saramago e depois responder a seguinte questáo em forma de um texto dissertativo
” QUAL O LUGAR DO INDIVIDUO NO ATUAL MODELO POLITICO-ECONOMICO? ”
Ficarei muito grato se voces puderem me ajudar, um abraco.14/05/2005 às 16:15 #74022Miguel (admin)MestrePreciso de idéias da forma de apresentar um trabalho de metafísica em equipe sobre Platão – seu pensamento sobre a alma e o mito das cavernas
23/05/2005 às 2:06 #74023Miguel (admin)MestreOi pessoal
Preciso urgente responder esse negocio…
Qual é o significado simbólico do Mito da Caverna?
Por favor alguem me ajudeeee, vale notaa!!23/05/2005 às 2:21 #74024Miguel (admin)MestreEssa foi boa!
24/05/2005 às 2:25 #74025nahuinaMembro“vale notaa!!”
hahahha.. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.