Pena de Morte

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 106 até 120 (de 126 do total)
  • Autor

…….o Ratinho jamais daria educação que preste para as pessoas , ele vivia fumando baseado ( vivia ?? …aquele olho vidrado dele não engana ) , e conhecendo o problema a fundo , em vez de lutar pelo livre uso das plantas de poder , que sempre foi usada na medicina dos povos da África e Indígenas , além do que é provado que elas curam inúmeras doenças e dão longevidade para quem as sabe usar ( chineses atingem a faixa de 200 anos , como a imprensa noticiou ) fica fazendo difamação da vida alheia na TV , divertindo os mortos .
    ….Falta hombridade para esse Rei da palhaçada , talvez se ele empregasse o tempo dele na TV para educar as pessoas , promovendo a verdadeira cultura , não haveriam tantos covardes escravizados e recalcados nesse país , e nem tantos falsos filósofos com complexo de Ratinho nesse site !!

P.S. Ninguém-cracia não é anarquia ,é o aperfeiçoamento da Democracia ,o fim da charlatanice médica , a cultura para todos na TV ,a Vídeo Universidade ,a Universidade na Internet.

….Não estão vendo todos esses políticos sujos caírem ??…quem confiará em políticos ??….vamos nos auto-organizar e nosso trabalho renderá muito mais !!

….Toda sujeira vai para o Lixo !!

….mas, enquanto a caravana passa , os cães latem !!
    …e depois vão revirar a lata de lixo , numa tentativa desesperada de sobrevivência !!

….Ninguém-cracia não é anarquia !!
    ….Ninguém-cracia é a última guerra mundial !!
    ….Telebombas matam a Morte !!
    ….Somos melhores que Armas !!
    ….para o Maldito , a Maldição !!

…Visite e participe !!
    http://www.geocities.com/hovni

.

Para Hovni, num to mais aguentando hauhauhau. Que piadista fantástico. Aperfeiçoamento da democracia??? Vc tá falando sério?? Me diga como? Me arrepiei só de perguntar, mas estou disposto a entender…
    Vamos lah, me explica…

….para os covardes , o Lixo !!

a pena de morte somente tem o caráter de pena àqueles q seriam capazes de fazer o apenado se modificar, ou seja, quem o ama…seria punir aqueles q ainda tinham esperança naquela pobre ccriatura, matando o instrumento regenerador da tranquilidade, o substituindo por um vazio revoltante… QUEM AQUI NO FORUM ACHA Q PENA DE MORTE É PENA? tem caráter puinitivo? tem caráter preventivo? se violência institucionalizada fosse prevenir crime no brasil não existiriam criminosos, já q já temos pena de morte e tortura disfarçadas

Caro Alguém já disse isso, observo com bons olhos sua inquietação sobre o debate e sua indignidade sobre a existência ainda de tão famigerada pena, q em alguns locais ainda se reveste do manto do Direito, q por sua vez se diz procurar a Justiça. Realmente parecem ser coisas diversas, pena (e de morte) e justiça…homens querendo consertar homens através do instrumental errado (concordo com vc)…e ainda mais, incluindo aspectos q nem de perto conhecem…nem sabemos o q seja morte e queremos dizer q há pena. Reale bem traz a análise da pena de morte, viajando pelo q seja morte à luz da filosofia existencial em Sêneca, Agostinho, Heidegger, Sartre, analisando se a pena de morte seria pena em cada um dos pensamentos . Seria bom pro amigo q quer aprofundar. Aspecto q daria muita discussão, pq cada um tem sua idéia sobre morte. Mas ele tb traz outro ponto, bem mais técnico é verdade, mas não menos importante, é o da gradação das penas, e como não quero falsear seu pensamento, trago aqui com suas palavras:

“Podem variar as doutrinas no concernente à conceituação da pena, uns pondo em realce a sua natureza retributiva, ou então preferindo uma apreciação conjunta dos dois aspectos para concebê-la como uma “repressão de escopo preventivo”, mas são todas expressões de um mesmo e inevitável propósito de fundação racional da pena, com base nas lições da experiência. A pena é, em suma, necessariamente, uma CATEGORIA RACIONAL, assim por sua natureza como por seus fins.

Todas as penas constituem espécies de sanções, distribuindo-se elas segundo uma GRADAÇÃO RACIONAL que procura levar em conta uma série de fatores peculiares a cada hipótese de ilicitude penal, bem como à personalidade de cada delinquente.

O poder-dever de punir, que compete ao Estado, abre-se, desse modo, em um leque de figuras ou “medidas”, segundo soluções escalonadas, mensuráveis em dinheiro ou em “quantidade de tempo”. Essa ordenação gradativa é da essência mesma da justiça penal, pois esta não se realizaria se um critério superior de igualdade ou de proporção não presidisse à distribuição das penas, dando a cada infrator mais do que ele merece.

Pois bem, quando se decreta a pena de morte, rompe-se abrupta e violentamente a apontada harmonia serial; dá-se um salto do plano temporal para o não tempo da morte.

Com que critério objetivo ou com que medida racional (pois ratio significa razão e medida) se passa da pena de 30 anos ou da prisão perpétua para a pena de morte? onde e como se configura a proporcionalidade? qual a escala asseguradora da proporcionalidade?

Dir-se-á que também há uma diferença qualitativa entre a pena de multa e a de reclusão, mas o cálculo daquela é redutível a critérios cronológicos, podendo ser fixada, por exemplo, segundo o que representará em termos de jornada de trabalho perdido, para que possa significar privação e sofrimento à pessoa do infrator, em função de sua situação patrimonial. De qualquer modo, são critérios racionais de conveniência, suscetíveis de contrasteação na experiência, que governam a passagem de um para outro tipo de pena, enquanto que a idéia de “proporcionalidade” submerge-se na perspectiva da morte.

Não se pode estabelecer uma “verdadeira proporção” ao preferir-se a pena de morte ao máximo de pena temporal por falte de um denominador comum de referência.

Se visualizarmos o assunto do ponto de vista da defesa ou da prevenção sociais, preferindo ao punitur quia pecatum est o punitur ne peccetur, não será menos evidente o salto que a pena capital representa no escalonamento das sanções infligidas pela justiça. se o objetivo é afastar o delinquente do convívio social, a pena máxima de reclusão ou mesmo a prisão perpétua se oferecem como soluções de tipo racional, de igual natureza, sem falar na sentença com pena de duração indeterminada com a qual se pretendem aferir, em funcionalidade concreta, a pena, a personalidade do réu e a tutela dos valores de convivência. A opção pela pena de morte, nessa ordem de idéias, não é ditada por motivos de caráter racional, jogando-se com o “terror da morte”, como possível instrumento de prevenção criminal.

O conceito de morte, em suma, é de tal ordem, que, como afirma Simmel, matiza todos os conteúdos da vida humana, podendo-se dizer q ela é inseparável de um halo de enigma e de mistério, de sombras q à luz da razão não é dado dissipar: querer enquadrá-la em soluções penais equivale a despoja-la de seu significado essencial para reduzi-la à violenta desagregação física de um corpo.” (Miguel Reale)

Aliás, nos países onde existe, a pena de morte é pena mais severa q a prisão perpétua, mas pergunto-lhes, vcs prefeririam ser logo executados ou ficar lá atrás das grades indefinidamente? Qual é a mais severa pra vcs?

Sou estudante de Direito e estou no nono período e acabei por achar de suma relevância o presente assunto.
    Existe vasta literatura sobre o mesmo, Vigiar e Punir de Foucault e a obra de Kafka sobre tortura, podem ser de interesse.
    O nosso “atual” Código penal apenas admite a pena de morte em caso de guerra declarada. Ora, sigam o meu raciocínio. Se admite-se em caso de guerra declarada, por quê não admitir em caso de desobediência ou guerra civil. Data venia, os penalistas que me perdoem, mas todos concordamos que a impunidade é demasiada. Sabemos nós que o “paciente” tem a sua pessoa protegida, não apenas pelos ditos direitos humanos, mas pela própria legislação. Os recursos são multiplos, a pena é simbólica, pois há a progressão de regime, indulto, sursis, entre outros. Logo, seria justa a pena de morte por tal raciocínio.
    Porém, se o Estado tem o poder de punir, este delegado pelo particular e pune a sua conduta, não seria um paradoxo praticá-la também?
    Para mim, seria a pena de morte uma forma de tornar o próprio Estado o homicida. Irascibilidade a parte, o que se busca é a justiça e a reintegração, e não a vingança.
    Busqumos a justiça, não a vingança!!!

Nightstalker
    Membro

Sou favorável à aplicação da pena de morte em casos de crimes hediondos. Ao meu ver aquele que eliminou a vida de outro indivíduo não tem o direito de viver mais. Para evitar prováveis injustiça postulo a instituição do trabalho forçado durante 5 anos para o criminoso condenado à pena de morte. O prazo é deveras suficiente para provar uma possível inocência.

Flavia Frias
    Membro

Sou contra a pena de morte. Penso que quem mata deve ficar o resto da vida preso, trabalhando para sustentar a família. Mas para implantar este tipo de modelo de prisão no Brasil seria necessária uma mudança não só no sistema carcerário mas sim em todos os segmentos. Todos os dias temos pelo menos um escândalo político acontecendo. A polícia prende e a justiça solta e quem fica preso dentro de casa somos nós cidadãos de bem.

Antes de pensar em penas capitais , há que pensar e se questionar como o crime se gera , e veremos somos nós próprios que criamos os monstros..E os monstros somente irão ficar mais feios...Enquanto não mudarmos a forma como existimos como sociedade...

Brasil
    Membro

Repressao nao é a soluçao, acabar com a moeda e retornar ao sistemas de trocas tambem nao. Quantas galinhas vale um livro de Marx?

Aí que está o problema meu amigo!! Acabar com a moeda não implica em retornar ao sistema de trocas!! Sua "filosofia" está engessada!!Se não for Marx tem que ser Bush? Se não for Santo Agostinho tem que ser Maquiavel? Acabar com a moeda é um assunto do qual a Filosofia nem sequer adentrou ainda... Será que vc já tem a resposta para este tema? Acho que não.

nickoss
    Membro

Caso Isabela: Prisão perpétua e Pena de morte já !O mais importante, é que pelo menos a um dos casos (das dezenas que ocorrem semanalmente), seja mesmo, intensamente veiculado pelos meios de comunicação(esse é o papel dele), para que possa servir de lição, e parâmetro para voltarmos a acreditar na justiça dos homens(tanto física quanto psíquica). Veja que pai do assassino é advogado, e ainda depois da condenação do acusado(31 anos+alguns meses / madrasta 28 anos) através de provas(até agora, a verdade vai para a sepultura com eles; ou como os crentes dizem: Só eles e Deus sabem da verdade. Eu diria: Só eles e suas consciências sabem da verdade).Quantos indivíduos desafiando outros, repetem com arrogância que podem tudo: Meu pai é advogado, e daí ?... Meu pai é delegado, e daí ?... Meu pai é o chefe da boca, e daí ?... Meu pai é deputado, e daí ?... Meu pai é o prefeito, e daí ?... Meu pai é um FDP qualquer, e daí ?Neste caso, por covardia dos condenados em não confessarem a verdade (por melhor que as provas tenham sido elaboradas) caberia tranquilamente a pena de prisão perpétua. Porém, para quem pode pagar um bom advogado, nossas leis continuam brandas, oferecendo recursos, e por final regalias por "bom comportamento", ou seja, o cumprimento em regime fechado de 1/6 ou 2/5(crime hediondo) da pena total.Sou favorável a pena de morte para os casos de: flagrante delito; crime com testemunhas; crime confessado. Esse negócio de "cláusula pétrea" é falácia, defendida pela igreja cristã, e pode ser mudada por plebiscito. Agora, o caso da arrogância e a ganância em ganhar dinheiro, não só andam de mãos dadas com a maioria dos advogados, mas já são parte integrantes da moral desses advogados, literalmente "do diabo", quando não mais pedem para os seus clientes negarem, mas, com suas palavras e caras de pau, negam publicamente(diante das câmeras e microfones) por eles. Isso, sim, é o cúmulo do cinismo, da dissimulação e da descaracterização da própria profissão. Espero que a OAB leia isto !  AbraçosNickoss    :smile_mini2:

A humanidade caminha para o Fim. Por que não ver um pouco de sangue? Afinal, para o povo basta pão e circo. :clapping_mini:

nairan
    Membro

A humanidade caminha para o Fim. Por que não ver um pouco de sangue? Afinal, para o povo basta pão e circo. :clapping_mini:

Muitos já anunciaram o fim da humanidade antes, talvez ela caminhe mesmo para o fim, talvez não, mas independente do caminho para onde ela siga, me parece que antes você deveria se perguntar porque tanto rancor em seu intimo, "sua humanidade", que parece estar caminhando para o Fim, e não a humanidade geral.Quem sabe não esta na hora de rever seus conceitos também, assim como os demais deveriam rever cada um o seu.

nairan
    Membro

Caso Isabela: Prisão perpétua e Pena de morte já !O mais importante, é que pelo menos a um dos casos (das dezenas que ocorrem semanalmente), seja mesmo, intensamente veiculado pelos meios de comunicação(esse é o papel dele), para que possa servir de lição, e parâmetro para voltarmos a acreditar na justiça dos homens(tanto física quanto psíquica). Veja que pai do assassino é advogado, e ainda depois da condenação do acusado(31 anos+alguns meses / madrasta 28 anos) através de provas(até agora, a verdade vai para a sepultura com eles; ou como os crentes dizem: Só eles e Deus sabem da verdade. Eu diria: Só eles e suas consciências sabem da verdade).Quantos indivíduos desafiando outros, repetem com arrogância que podem tudo: Meu pai é advogado, e daí ?... Meu pai é delegado, e daí ?... Meu pai é o chefe da boca, e daí ?... Meu pai é deputado, e daí ?... Meu pai é o prefeito, e daí ?... Meu pai é um FDP qualquer, e daí ?Neste caso, por covardia dos condenados em não confessarem a verdade (por melhor que as provas tenham sido elaboradas) caberia tranquilamente a pena de prisão perpétua. Porém, para quem pode pagar um bom advogado, nossas leis continuam brandas, oferecendo recursos, e por final regalias por "bom comportamento", ou seja, o cumprimento em regime fechado de 1/6 ou 2/5(crime hediondo) da pena total.Sou favorável a pena de morte para os casos de: flagrante delito; crime com testemunhas; crime confessado. Esse negócio de "cláusula pétrea" é falácia, defendida pela igreja cristã, e pode ser mudada por plebiscito. Agora, o caso da arrogância e a ganância em ganhar dinheiro, não só andam de mãos dadas com a maioria dos advogados, mas já são parte integrantes da moral desses advogados, literalmente "do diabo", quando não mais pedem para os seus clientes negarem, mas, com suas palavras e caras de pau, negam publicamente(diante das câmeras e microfones) por eles. Isso, sim, é o cúmulo do cinismo, da dissimulação e da descaracterização da própria profissão. Espero que a OAB leia isto !  AbraçosNickoss    :smile_mini2:

Caro nickoss, a última coisa que houve nesse caso Isabella foi justiça, não sabemos o que aconteceu, não sabemos quem foi envolvido diretamente, não houveram provas claras, apesar do que afirma o promotor e a imprensa, o promotor é um canalha oportunista, que usou o caso pra se promover, o policial que apareceu "misteriosamente" minutos depois da menina cair se matou por acusações de pedofilía, não ficou claro se o pai sozinho teve envolvimento, ou se a madrasta é que fez sabe-se lá o que sozinha, ou se nem um dos dois teve envolvimento na queda da menina, existem teorias que falam em abuso sexual e que talvez a menina tenha tentado fugir e ela mesma tenha caído pela janela nessa tentativa, ou seja, o caso não foi nem de longe explicado, e os dois foram condenados pelo clamor público, atiçado pela imprensa e pela sanha de um promotor sem escrúpulos.Não digo que eles não tenham sido culpados, mas digo que a justiça não foi feita, uma vez que não sabemos ate hoje o que aconteceu realmente ali. E aproveitando o gancho, o papel da imprensa não é e nunca foi o de condenar previamente como ela faz seguidamente, o papel dela é informar não emitir julgamentos, nem influenciar a opinião publica como mensageiros de Deus.

Visualizando 15 posts - 106 até 120 (de 126 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.