Pena de Morte

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 126 do total)
  • Autor

Certo, questão interessante essa, mais educação ou mais punições?
    Acho que qualquer pessoa no mundo sabe que a transformação real de uma pessoa passa pela educação, o saber nos dá a capacidade de dicernir o certo do errado, por mais complexo que isso possa parecer.
    Quais são as pessoas que tem o direito de punir?E por quê?Na história da humanidade sempre existiu aqueles que davam as punições aos outros seja seguindo aos preceitos de uma religião ou as leis de um estado, não concordo em hipótese alguma com as punições no ambito religioso, e esse tipo de punição vai ruir por si próprio, vai porque ainda existem muitos lugares que são aplicadas punições religiosas, com relação ao estado concordo com punições aplicadas por ele desde que sejam leis pensadas e que não sejam o decreto de pucos como ditadores que impõem as, leis que bem entendam.
    Mesmo assim seguindo um pouco o pensamento do marcio, o que é uma transgressão e o que não é?Se eu decidir sair na rua protestando contra o governo que comanda o estato isso será uma transgressão?Alguns que defendam medidas preventivas podem achar que sim por me considerar um baderneiro descontente e que pode vir a fazer alguma coisa que o estado desaprove, o que eu estou tentando dizer é, aonde fica o limite entre transgressão e liberdade, já que é super difícil de definir isso.

Bem levantada as questões. Vamos continuar o debate através delas, ok. Agora, por falta de tempo, deixo apenas um outro ponto para dar direção real, pragmática para as nossas conclusões; bem, vamos pensar no ser humano e nos seus defeitos, vamos lembrar que o mundo de hj é assim pq é. OK, imagine Márcio se desse certo o negócio do papel, seria bom, não? Mas será que isso funcionaria? Vc lembra quando brincava em grupo com seus colegas? O que vcs faziam, pex, ao jogar futebol? Não inventavam regras e quem as violassem teria a punição do grupo, tipo não jogar mais, ou ser chamado de ladrão, sei lá, conseguem perceber? Desde pequenos estabelecemos normas. Bom, vamos pensar sobre isso e tentar concluir no mundo real. Talvez a melhor pergunta aqui seja o pq temos o que temos no mundo? Mas vamos evitar de falar sobre como poderia ser melhor e tal. Vamos deixar um pouco pra lá a metafísica e a utopia, devido ao que sabemos do nosso semelhante. Vcs topam?

Olá Márcio

Educação…

Muito bem lembrado márcio… ao abordar a educação quem sabe podemos entender melhor o problema da criminalidade.

Apesar de existir defensores da não existência da filosofia oriental, no que não posso concordar por uma série de motivos que não vem ao caso agora, observamos que a criminalidade é cada vez mais crescente e expressiva no ocidente, sendo que muitos países do oriente tendem a possuir índices de criminalidade menores.

Mas qual seria a relação de educação com criminalidade nas sociedades oriental e ocidental?

Bom, sequer posso saber ao certo se há ou não esta relação, contudo, atrevo-me a palpitar algo.

A educação, no meu modo de ver, é constituída primordialmente por uma tradição religiosa que através da sociedade traça suas diretrizes metodológicas.

Mas o que isto quer dizer?

O que quero dizer é que a tradição religiosa funcionaria como uma tendência orgânica ou plataforma fundamental, muitas vezes inconsciente, que molda e estrutura da sociedade.

Isto é, o paradigma educacional estaria relacionado com o paradigma religioso, filosófico e cultural.

No ocidente temos o cristianismo, com suas muitas variações, como principal fonte filosófica, religiosa e cultural.

De um modo geral, esta tradição cristã, tem origem na antiga (mítica) história do povo hebreu.

Nesse sentido nos deparamos com um Deus poderoso que por intermédio de seus mensageiros transmite ao povo a sua lei.

Esta estrutura onde um sacerdote dita regras absolutas emanadas de Deus prevalece até hoje nas sociedades ocidentais.

Mas agora o sacerdote usa um avetal branco de cientista ou o estatus de professor.

Resumindo bastante aquilo que quero dizer, o que conhecemos não pode e nem deve ser definido como educação, temos aquilo que Geraldo Vandre chama de “Vida de Gado”.

Fazemos hoje em sociedade o velho papel do crente que espera o sacerdote dizer o que fazer, recebemos, portanto, nas escolas, instrução e não educação.

Diria que existem faculdades de filosofia que instruem, mas não educam.

Educação visa o homem, tem como escopo o indivíduo. Instrução é voltada para os objetos.

É a segunda que nos ensinam nas escolas.

Outro dia eu contei para o Walace a história do urso de circo que andava de motocicleta, como um escravo que se julvaga importante em relação aos seus irmãos selvagens.

O poeta Vinícius de Moraes ensina que de nada adianta amar uma mulher só linda, pois é preciso algo além da beleza, isto é, além do objeto, qualquer coisa de flor, qualquer coisa de belo em tudo isto.

Se julgar importante em relaçao aos outros é uma característica da visão ocidental. Aqui ela foi vista na crítica da não existência de uma filosofia oriental, ora o que os pobrezinhos orientais fazem não é filosofia, isto é, não está a altura daquilo que fazemos. Nós somos o povo escolhido… e por aí vai…

Bom mas sempre foi assim e pq só agora é que evidenciamos um pool de violência no mundo?

Pq agora estamos contestanto aquilo que nos ensinaram…

Os maiores críticos da releigião cristã deste site já foram, em sua maioria no passado, critãos.

Foram educados numa família cristã, fizeram caticismo, crisma, foram coroinhas.

Certo dia acordam e percebem que a cegonha não existe, ficam bravos com os seus pais e saem por aí chutando tudo pela frente.

Um típico adolescente.

Vivemos uma fase de adolescencia tecnológica que se revolta com uma estrutura social patriarcal que impõe aos filhos acreditar sem razão ou acreditar numa falsa razão científica mutável.

Ontem o filho não discutia com o pai ou sacerdote a existência de Deus, mas hoje sim.

O acreditar sem razão já não mais satisfaz o homem, contudo ele insiste em ser presbitero por causa da posição social entre o grupo, mas no íntimo ele está cheio de dúvidas e luxúria.

Nesse sentido a educação ocidental atual serviria como forma de repressão geradora de perversão.

Ou seja, não faça isto ou aquilo.

Simples regra, mas não ensina os valores humanos naturais do homem que alicerçam estas idéias de isto-pode e isto-não-pode. Em resumo conhecemos instrução e não educação.

Educação seria na verdade um processo autônomo para o homem de hoje, que como o adolescente começa a ter opinião própria.

Educação consistiria na auto-realização ou auto-educação do homem.

A escola hoje, infelizmente, ainda é o único lugar onde se sacraliza o saber.

Ainda hoje neste nosso país de oligarquias e capitanias hereditárias, pois desde 1894 o Estado da pensilvânia nos EUA fornece estudos e cursos a distância valorizando a auto-educação, uma vez que conhecimento e inteligência pressupõem curiosidade, que é uma caracteristica individual e que varia de pessoa à pessoa.

Na entrada do oráculo de Delfos existia a seguinte inscrição:

“Gnothi Seauton.” Conheça-te a ti Mesmo

bom é isto… está tarde e vou dormir… quem sabe podemos continuar o papo outro dia..

abs.

Olá a todos( menos para o bobinho do Afonsinho)! Eu lamento, mas não vou conseguir ser simpático a vcs,pois não posso concordar com a maneira superficial( embora, aparentemente profunda como a do Alex), como vcs abordam a questão da criminalidade! Educação!!! Ora…se formos todos educados não existirão crimes! Pode ser, mas vcs esquecem que para haver educação, tem que haver recursos, verbas. Em países, como os nossos ha´que se dar , inclusive alimentação. O que quero dizer, é que sem uma justa distribuição de renda e correta alocação de recursos, não se investirá em educação e as pessoas passarão o resto da vida, imersa na barbárie criminosa, emitindo lamúrias contra o crime e lamentando da falta de educação, amor, etc. Em resumo há que se mudar o perfil de renda da sociedade, há que se fazer o controle social.Isto só é possível com transferência de renda das classes mais favorecidas para as mais carentes. E isso não se faz , com meros apelos, mas não quero me desviar das questões. Quanto as sociedade orientais, quero dizer, que se pensarmos em termos de Japão, Coréia e China, elas têm perfil de distribuição de renda melhor que a nossa. Ou seja, afirmar que a educação oriental, evitaria o crime, acho ” forçar” bastante a ” barra”. Claro que há o exemplo da India, onde se convive com exclusão social e o sistema de mantem estável. De qualquer ,maneira é bom lembrar, que é um exagero dizer que as sociedades orientais estão livres de crimes. No Japão,a corrupção é institucionalizada, com a Yakuza,controlando boa parte da economia. O que não existe é a banalização da morte como aqui. Chineses e Coreanos, também têm suas terríveis máfias. Até !

Nada de novo, porém devo parcialmente concordar com o …. fernandinho, estamos de novo nos afastando do mundo real….
    Lembrem-se: “Não é a consciência que faz a vida e sim a vida que faz a consciência” Marx.
    O que deveria ser, todos sabemos, vamos falar do que é, pois isso é, por incrível que pareça, o mais difícil. (e sabe pq, pela nossa, advinhem? Sim, educação)

Falar do “que é” é a coisa mais fácil do mundo:
    é uma caca! (porque “está” uma caca, logo, “é” uma caca, i.e. a “realidade” é a caca) Tchau filosofia, a senhora já era.

Entao deixa rolar, educaçao só teria sentido para ser algo diferente do que é.

Viva a meleca.
    Salve barbárie.

Quanto à simplificaçao economica: distribuiçao de renda ajuda a melhorar distribuiçao de renda.Isso nao é panacéia universal. Só na cabeça de Marx. É importante mas nao é tudo. Imaginar que só pobre comete crime ou violencia é ideologia brava, mas por que quem tem dinheiro o faz? Imaginar “luta de classe” tb é legal, parece que explica tudo, e porque pobre rouba de pobre, e rico rouba de rico? Simplista? É que temos tido bons professores.

Exatamente X, é por aí. Exatamente. Acho, e isso é minha opinião, que todas as soluções passam por certa violência. Tanto as que procuram continuar com o sistema atual, minha própria idéia de pena de morte, contravenções penais etc, não passa de formas de manter o que está aí, reprimindo o crime, mas muito mais reprimindo o criminoso. Até quando. Vide Rio de Janeiro! Como diriam os Racionais MC: “agora é a vez da senzala…”.Outra forma seria o contrário de tudo o que está aí, uma revolução talvez?
    Alguns dados, vcs sabiam que existem 300 mil mandados de prisão que não podem ser cumpridos pq as cadeias estão lotadas? E que ainda que fossem, 80% dos postos em liberdade voltam ao crime. Esse sistema está falido.

Se a violencia nao é problema, entao nao há problema, entao nao há soluçao, pq nao tem problema para solucionar. Como está já está bom. O sistema está falido? E daí? Tanto faz. E se for continuar o sistema, ótimo tb, tanto faz. Viver? Morrer? Tanto faz. Deixa rolar, tudo tanto faz. Mas parece que afinal nao é “tanto faz”, já que estava discutindo com o Fernando…

Tente de novo.

Seja mais claro, não entendi onde começa o “tanto faz” nem o “não é problema” da violência.
    Ok.

Simplificação econômica….então o rico não comete crimes? Eu respondo…simplificação de argumentação( típico dos conservadores)!Sim…quem mais comete crimes são os ricos, se considerar-se que é imoral acumular riquezas em detrimento de outros,etc. O problema é como a violência se torna corriqueira, banal, como é o caso no Brasil, mais especificamente nas grandes cidades. Ou seja, a criminalidade só fica descontrolada, quando a concentração de riqueza é muito violenta. Quem não quiser ver isso não vê o óbvio. Todavia o óbvio é difícil de ser visualizado por pessoas já imbuídas da visão da classe dominante, afinal, citando Marx, em uma determinada época a ideologia dominante é aquela das classes dominantes. Corrijam-se as distorções imensas de renda e teremos os crimes restritos aos passionais, as taras e outros que sempre existirão e terão de ser coibidos, mas a violência banal , descontrolada é, talvez, a luta de classes, já mediada pela barbárie. Mas vcs não aceitarão isso mesmo…portanto…como disse a “figurinha” lá…não há problema!

Tudo se resume em luta de classes… simplificaçao economica (tipico de conservadores)!

márcio
    Membro

É vdj, concordo que seja super dificil chegar a um consenso sobre o que seja uma transgressao (a começar pela liberdade de expressao por exemplo).

Porem, definir ja nao é tao dificil assim …
    Basta um pouco de bom senso e autoritarismo localizado.

Mas o autoritarismo (parece que) nao pode ser globalizado (democratico). Portanto, para complicar ainda mais, estamos caminhando para um cenario globalizado com autoritarismo localizado … na força bruta/economica.

Globalizacao = se nao pode com eles, junte-se.

márcio
    Membro

Feudalismo … pode ser uma solucao … com relacao a violencia.

márcio
    Membro

Humm … o sistema … permitam-me uma outra abordagem para tentar mostrar o engessamento.
    Alguns numeros do Brasil antes …:

Divida publica: US$ 240 Bi
    Reservas : US$ 38 Bi
    Superavit anual: US$ 9 Bi (isso oscila muito)
    Emprestimo FMI: US$ 24 Bi (condicional)

Pergunto:

O que fazer com a divida publica que vence ?
    1. Rolar (considerar os juros)
    2. Pagar (considerar a reserva e o superavit)
    3. Moratoria (nao é uma opcao …)

O que fazer com a necessidade de novos creditos ? (que vao virar divida publica)
    1. Adiar (é uma opcao ? …)
    2. FMI (considerar as metas)
    3. Mercado (considerar os juros)
    4. Aumentar Impostos (nao é uma opcao …)

Juros: Quem define os juros para o Brasil ?
    Resp: Wall Street (e isso nao vai mudar)

Nao existe magica, free lunch, duendes, etc, etc …

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 126 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.