PODERIA UMA MENTIRA SOBRESSAIR SOBRE UMA TOTAL VERDADE ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Morte PODERIA UMA MENTIRA SOBRESSAIR SOBRE UMA TOTAL VERDADE ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 76 do total)
  • Autor
    thiedri
    Membro

É exatamente esse o ponto que eu estava colocando!Pode ser uma verdade total e incontestável para nós, em algum momento mostrada como "verdade em um contexto fechado"

Z
    Membro

Nem todas as verdades são discutíves.Por exemplo, vejamos um triângulo, ele tem sempre 3 vértices. É inquestionável porque "possuir 3 vértices" é parte do conceito de "triângulo"no caso dos números, poder-se-ia pensar de igual modo, que contagem implica infinidade.Outro caso de infinitudes é o "grande" e "pequeno"é smpre possível algo ser mais pequeno, e sempre possível algo ser maior (desde que haja espaço) ;)

thiedri
    Membro

Concordo.Bom, então tenhamos números como infinitos.

:P bom…pelo que entendi jvictorr...você quer dizer

Veja poderia uma verdade não ser verdade?

Claro que não! Verdade é Verdade!o que acontece muitas vezes é exatamente uma "Mentira Sobressair sobre uma total verdade"... ;)

jvictorr
    Membro

:P bom...pelo que entendi jvictorr...você quer dizer

Veja poderia uma verdade não ser verdade?

Claro que não! Verdade é Verdade!o que acontece muitas vezes é exatamente uma "Mentira Sobressair sobre uma total verdade"... ;)

Me explique como, no exemplo de uma total verdade. Lembre-se que a verdade real ela é não-hipotética.

Z
    Membro

Uma total verdade pode ter um presuposto errado, logo uma grande mentira sobressairia de uma grande verdade.As verdades por A+B, por mais universais e aceites, só são verdadeiras enquanto acreditarmos nos seus pilares (pressupostos)por exemplo o triângulo que falei, o triângulo tem três lados, é indiscutível, mas se por acaso o triângulo não poder ser considerado figura geométrica, então a validade dos lados e vértices é posta em causa.É por isso que concordo com quem diz que "a verdade é relativa". Isto porque as verdades assentam sobre outras que assentam noutras etc.Se o conjunto, o sistema não levanta problemas de lógica, então não é contestado e é aceite como conhecimento :)

jvictorr
    Membro

Diriamos que não haja verdade, todo o consagrado são e unico, é mutavel e metamórfico?

rapaizinho!…eu tenho pernas! e isso é uma verdade!mas se alguem contar para uma guria que nunca me vio que eu não as tenho...a verdade para a guria vai ser que eu sou alijado! mas... é uma mentira que sobressaio a verdade...mas a verdade é que tenho pernas :Dentende... ;D

Z
    Membro

hehe… a verdade é relativa memso :)para você é verdade k você tem pernas, porque você as sente.para quem não as sente... é uma suposição :P

poderia ser… a verdade seria relativa… mas e os numeros? 1+1 sempre é igual a 2 O.onão é?

Z
    Membro

poderia ser... a verdade seria relativa... mas e os numeros? 1+1 sempre é igual a 2 O.onão é?

nNs assim assumimos. Mas o que quero lançar na discussão é que nas bases podem ser encontradas falhas.Nesse caso seria algo como "o número 1 afinal não existe".São coisas algo surreais masem certas "verdades" não são tanto.Imaginemos que temos como verdade lógica que a lua gira a X velocidade em torno da terra porcausa da lei da gravidade.E se afinal a lei da gravidade fosse outra? Se a forma como os astros se atraiem for outra que não a que depreendemos, então a verdade lógica seria posta em causa.Este tópico trata-se portanto de uma questão de epistemologia com pouca influência no nosso quotidiano mas que assenta sobre a base do "nada é certo"

thiedri
    Membro

Afinal de contas, toda a nossa ciência e matemática esta sobre uma base “definida”

:P acho que a gravidade pode ser questionada…mas... numeros não!pois é FATO! xDse existe coisas... existe nmeros para definir a quantidade de coisas

thiedri
    Membro

Os números são uma convenção nossa. A matemática tem seus furos sim, temos matemáticos por ai que mostram isso

jvictorr
    Membro

Se, a perfeição numérica for uma mentira, definir a verdade, hoje, seria demonstração de uma inteligência suprema, seria como imaginar o inimaginavel.

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 76 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.