Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Morte › PODERIA UMA MENTIRA SOBRESSAIR SOBRE UMA TOTAL VERDADE ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/02/2011 às 13:56 #84901ppauloMembro
Existe a possibilidade de não haver verdade alguma e, por consequência não haver a mentira.
22/02/2011 às 16:04 #84902AcáciaMembroExiste a possibilidade de não haver verdade alguma e, por consequência não haver a mentira.Se é desta forma, tudo é falso e nada há de verdadeiro!Mas havendo algo de verdadeiro, subentende-se que se esconde ali uma verdade. Desta forma a falsidade e a mentira tendem a desaparecer...Respondendo a pergunta, sim. Uma mentira poderia ter uma vertente na Verdade mas estaria fundamentada sobre o falso e não sobre o verdadeiro.
22/02/2011 às 17:24 #84903OpiniaoBSMembroExiste a possibilidade de não haver verdade alguma e, por consequência não haver a mentira.
Não entendi, ppaulo. Certamente a língua nos permite várias formulações, mas...Se não houver verdade, então não somos ignorantes.E aí então, fica esquisito "Só sei que nada sei" ou "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o todo" ou "A verdade vos libertará" e coisas do tipo.A não ser que você esteja se referindo a alguma verdade que possa ter forma fixa e ser colocada nas leis jurídicas da sociedade.Sei lá, e agora me vem uma formulação tão possível quanto qualquer outra: A verdade é a medida de nossa ignorância.hmmm... esta me faz algum sentido.
22/02/2011 às 19:35 #84904AristotelesMembroA verdade não é uma realidade é uma dedução (juízo) e por tanto é subjetiva (opinião pessoal). Para ser considerada realidade sua objetividade deve ser demonstrada.Se a verdade é comprovadamente que é uma realidade o tópico não tem sentido. Agora se a objetividade da verdade não pode ser demonstrada, então não passa de uma opinião e em esse caso a mentira seria simplesmente uma opinião contrária.
.....Sei lá, e agora me vem uma formulação tão possível quanto qualquer outra: A verdade é a medida de nossa ignorância.hmmm... esta me faz algum sentido.
A verdade não è a medida de nossa ignorância é a solução de nossa ignorância!
22/02/2011 às 19:56 #84905massMembroOpinião, acho que entendi o ppaulo. Como o Aristoteles comentou que vendade pode ser, em um sentido, opinião, então é subjetiva, tanto quanto bem e mal. E nesse ponto de vista, Acácia, não seria tudo falso, porém tudo seria, sem ser nem falso nem verdadeiro, somente sendo. Falso e verdadeiro são relativos ao ponto de vista.Por exemplo, um exemplo simples e rústico, é a supremacia Ariana por direito e a "judeafobia" que estava na moda em alguns tipos de revistas alemãs da época pré-Hitler. Pois não foi Hitler que criou isso, mas na verdade um pensamento já existente e que chegou à Hitler por meio de diversas publicações periódicas que tinhas um padrão de pensamento que justificava os problemas da época como culpa de judeus e indicava fatos à um futuro domínio judeu sobre o mundo. Agora, eu afirmo que Hitler foi o maior dos cristãos, quando ele, ao contrário dos outros pseudo-devotos à Cristo, engajou na batalha contra aqueles que condenaram Jesus Cristo à morte quando consultados pelo governo romano da época. Hitler foi o único Cristão com coragem para iniciar a merecida vingança Cristã, a verdadeira guerra santa.Nada do que foi dito acima é falso. Tudo tem sentido, mas de pontos de vista diferentes. A "verdade" sobre os fatos, é que Hitler foi influenciado, como foram muitos alemães da época, por publicações do tipo mencionadas. Hitler não criou o nazismo sozinho e nem decidiu perseguir judeus sozinho, tudo era justificado segundo as idéias de outras pessoas da época também, mas a verdade mais assimilada é a natureza demoníaca de Hitler sendo o maior responsável pelos resultados da guerra, sem mesmo analisar a 1 guerra mundial. E o fato dele ser considerado por alguns como o anti-cristo, pelas suas "ações" (que não foram suas, pois ele provavelmente nunca matou uma pessoa sequer, só mandou mata) , poderia sim ser contradito com o argumento segundo, em que, ao invés de anti-cristo, Hitler teria sido o mais fervoroso dos cristãos que já existiu, disposto a gastar imensas quantias de dinheiro, suprimentos militares e a colocar a vitória em risco somente para vingar a morte de Jesus.A segunda, obviamente, é hipotetica, uma idéia viajante minha, porém é lógica e possível. Mas, claro, o pensamento normal seria repudiar a idéia por ser muito diferente do conhecido. Logo, falsa, nem mesmo considerada remotamente possível.
22/02/2011 às 22:18 #84906AristotelesMembroAmigo mass,Parece-me que você não entendeu o que eu coloquei. Agora lhe explico. Uma verdade é uma dedução e por tanto, é parte de um processo intelectual. As partes essenciais de um processo intelectual são percepção, discernimento, raciocínio e dedução. A base do raciocínio é o conhecimento. Se o conhecimento é superficial o raciocínio é superficial e a dedução (verdade) se “transforma” em “opinião sobre a verdade”. Se o conhecimento é profundo em base a pesquisa sobre realidades o raciocínio tem valor intelectual e a dedução (verdade) pode ser considerada como real. Até agora neste debate só se tem demonstrado retórica dialética (opinião sobre a verdade) sendo que a pergunta do tópico é sobre a “TOTAL VERDADE” isto é, sobre uma verdade real e por tanto, o debate deveria ser filosófico tendo como base conhecimento real e não somente opinião sobre idéias.
22/02/2011 às 22:39 #84907ppauloMembroOpiniaoBS me explico,Mass, exatamente, o caminho é este.Vou simplificar para que não fique muito longo. Diversas são as correntes que afirmam não existir a verdade para determinados pontos, ou para tudo.Basicamente todos se ancoram em alguns pontos básicos para isto:Apenas o ser humano pode se posicionar acerca de verdade-mentira. Se a raça humana for extinta, o que é verdade e o que é mentira
22/02/2011 às 23:05 #84908ppauloMembro(Ops, coisas da vida, apertei post por engano… continuando)…Ao depender de um sujeito para afirmar algo como verdadeiro, termina a isenção e neutralidade.Para Michel Foucault por exemplo, a verdade é histórica, construção histórica ditada pelos vencedores.O que coincide com alguns outros autores que afirmam que a verdade é um consenso acerca da verdade.Alguém lá atrás postou uma "verdade" um triângulo têm três lados. Depende... só é triângulo e só tem três lados porque concordamos com isso entende? por consenso se chama triângulo e por consenso afirmamos que têm três lados.Então temos sujeito - linguagem -"suposta verdade".Continuando a nossa investigação, experimente perguntar a um japonês que não fala português o que é um triângulo e ele não vai entender nada! alguns irão dizer... mas mostra o triângulo que ele irá saber... mas novamente utilizamos linguagem, uma linguagem matemática.Desta maneira, podemos antever que simplesmente o triângulo nem existe... muito menos para ser verdadeiro ou falso.... é apenas um conceito... você não encontra triângulos por aí...A msema coisa com os números, são apenas conceitos... me mostre o 1 ou o 2 ou o 3.O Post continua daqui a pouco....
22/02/2011 às 23:28 #84909AristotelesMembro...Apenas o ser humano pode se posicionar acerca de verdade-mentira. Se a raça humana for extinta, o que é verdade e o que é mentira
Caro ppaulo,A verdade e a mentira são conceitos de idéias abstratas definidas (criados) por o ser humano para complementar a linguagem. Eu não vejo o sentido de sua pergunta, me poderia explicar qual é?
23/02/2011 às 3:21 #84910AcáciaMembroAgora, eu afirmo que Hitler foi o maior dos cristãos, quando ele, ao contrário dos outros pseudo-devotos à Cristo, engajou na batalha contra aqueles que condenaram Jesus Cristo à morte quando consultados pelo governo romano da época. Hitler foi o único Cristão com coragem para iniciar a merecida vingança Cristã, a verdadeira guerra santa.
Se Cristo fez a vontade do Pai, o que Hitler tinha a ver com isso? devia ter perdoado aos que o ofenderam.Não é assim que Jesus nos ensina na oração do Pai Nosso??? " A vossa luta não é contra a carne nem contra o sangue mas contra as potestades que operam em regiões celestes". Desta forma, besta do humano que fica "arranjando" briga com outro, credo!Quanto ao mais, calem-se calem se calem se... vocês me deixam looouca!!! Eu não quero mais saber de nada e nem vou mais dizer o que eu sei.Não adianta! Vocês devem ser cientistas:Têm sangue verde nas veias..,risos!!!Abraços manos!
23/02/2011 às 11:38 #84912ppauloMembroPrezado Aristóteles,Exatamente isto que você postou! como pode ler na continuação do meu post que saiu errado (rsrs).Sob este aspecto, só existe verdade enquanto houver um sujeito para dizer que o é e também para dizer qual seja.Neste momento em que o julgador separa verdade-mentira, verdadeiro-falso, ele já não é mais isento. Ele imprime aí toda carga de herança histórico-cultural.A própria verdade passa a ser um juízo de verdade e como tal, impossível abstrair uma total verdade como diz o autor do tópico.
23/02/2011 às 11:42 #84911massMembroAristoteles, entendi, e o que eu quis dizer foi isso mesmo, mas referente à verdade histórica, não à verdade total.Sobre a verdade total, científica, da mesma forma, toda a verdade de hoje será uma mentira amanha, como já foram os conceitos de elementos, os conceitos gravitacionais de Newton, a teoria da Relatividade de Einstein. São verdades até o momento de descoberta de novas verdades, mais precisas e abrangentes. Logo, toda a verdade é mentira, ou foi ou será, mas novamente, justamente por verdade e mentira serem uma definição humana. Qualquer dedução será falsa num momento passado ou futuro.Isso, a meu ver, impossibilita existir uma total verdade, mas é difícil discutir isso sem entrar na opinião. Verdade total é algo abstrato para mim, como o conceito de Deus. O que seria uma verdade total, uma lei total? Uma razão total?
...Apenas o ser humano pode se posicionar acerca de verdade-mentira. Se a raça humana for extinta, o que é verdade e o que é mentira
Caro ppaulo,A verdade e a mentira são conceitos de idéias abstratas definidas (criados) por o ser humano para complementar a linguagem. Eu não vejo o sentido de sua pergunta, me poderia explicar qual é?
Tomo a liberdade de dizer que a pergunta foi retórica, justamente por não ter sentido e serem idéias abstratas.(tava aqui escrevendo quando o ppaulo postou)
23/02/2011 às 13:55 #84914ppauloMembroÉ isso mesmo mass… sendo a verdade um consenso de verdade entre determinados observadores-julgadores num determinado espaço-tempo, não passa de um juízo de verdade ratificado por todos ou pela maioria geral.Sob este aspecto, "total verdade" soa como metafísica.
23/02/2011 às 15:31 #84913AristotelesMembroAristoteles, entendi, e o que eu quis dizer foi isso mesmo, mas referente à verdade histórica, não à verdade total.Sobre a verdade total, científica, da mesma forma, toda a verdade de hoje será uma mentira amanha, como já foram os conceitos de elementos, os conceitos gravitacionais de Newton, a teoria da Relatividade de Einstein. São verdades até o momento de descoberta de novas verdades, mais precisas e abrangentes. Logo, toda a verdade é mentira, ou foi ou será, mas novamente, justamente por verdade e mentira serem uma definição humana. Qualquer dedução será falsa num momento passado ou futuro.Isso, a meu ver, impossibilita existir uma total verdade, mas é difícil discutir isso sem entrar na opinião. Verdade total é algo abstrato para mim, como o conceito de Deus. O que seria uma verdade total, uma lei total? Uma razão total?
Caro amigo mass,Parece-me que ainda não tem muito claro o que é “verdade”. Verdade não é uma abstração é um conceito e conceito é a definição de algo indefinido. Quando o conceito está referido a uma realidade a definição é objetiva e passa a ser uma realidade por si mesma e quando está referido a uma abstração (idéias) a definição é subjetiva (pessoal) e sua realidade deve ser comprovada. Por tanto, podemos dizer que “verdade” é o nome dado ao resultado de um processo intelectual depois de ter demonstrado que este resultado é uma realidade.
... sendo a verdade um consenso de verdade entre determinados observadores-julgadores num determinado espaço-tempo, não passa de um juízo de verdade ratificado por todos ou pela maioria geral.Sob este aspecto, "total verdade" soa como metafísica.
Caro ppaulo,A “verdade” obtida por consenso é “crença” isto é, opinião sobre uma verdade. Devemos lembrar que a verdade é um termo filosófico para assinalar uma realidade implícita obtida de uma realidade explicita por meio do intelecto.
23/02/2011 às 16:04 #84915ppauloMembroSim Aristóteles, compreendo sua posição. Neste aspecto diria que é unicamente possível alcançarmos “crenças” ou juízos de verdade (que me soa melhor rsrsrs). A “total verdade” ou verdade absoluta seria então metafísica.Poderia me dar um exemplo de verdade absoluta? (que não sejam conceitos absolutos).
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.