Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Morte › PODERIA UMA MENTIRA SOBRESSAIR SOBRE UMA TOTAL VERDADE ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
23/02/2011 às 17:04 #84916SuzanaMembro
Eu penso que a “verdade total” se conhece por partes. Desta forma, enquanto abstração não é verdade. A verdade é possível de comprovar. Portanto, a mentira não pode sobressair sobre uma total verdade, pode apenas criar asas e voar até um determinado limite, depois, cai por terra e se desmancha…heheheheheh :wacko_mini2: :kiss_mini:
23/02/2011 às 17:54 #84917AristotelesMembroAmigo ppaulo,Toda “verdade” para ser considerada verdade deve ser “verdade absoluta” isto é, sua realidade comprovada. O que ocorre é que a verdade por ser o resultado de um processo intelectual no qual a etapa de inicio é a “percepção” e esta na maioria das vezes pode não ser a mesma para todas as pessoas, em determinados casos de análises, se podem obter diferentes “verdades absolutas” sobre o mesmo objeto de análises e todas elas estarem certas.Concordo com você, como todo processo intelectual pertence à área da metafísica o resultado tambem pertence à area da metafísica.Um exemplo de verdade absoluta é “Penso logo existo”.
23/02/2011 às 20:25 #84918AcáciaMembroDiscordo que a verdade absoluta tenha origem na percepção. Penso que a verdade absoluta tem origem no discernimento sendo a percepção a segunda fase do processo intelectual. Se a verdade absoluta nascer da percepção, estará apenas fazendo circular idéias pré-existentes. Quando nasce do discernimento, surge aí novas idéias que perceptíveis, fazem nascer novos conceitos e novos pensamentos…a partir de novos pensamentos é que surge o raciocínio. Se passar pelo crivo da dedução (lógica), está comprovada a veracidade da idéia e consequentemente, estará posta a verdade na realidade.
23/02/2011 às 20:39 #84919massMembroNão acredito que um processo intelectual possa criar uma verdade absoluta como você deu o exemplo, pois qualquer verdade depende de opiniões pessoais.Penso logo existo. Uma pedra existe? Não penso, mas existo. Existir vem antes do pensar, apesar de que quem pensa necessariamente existe.Existo. Independente de pensar ou não. Mas o que é existir?Por isso que insisto que não existe verdade absoluta. Considero uma verdade total algo imutável, como a verdade da criação que a Física busca, mas que está longe de absoluta no momento, e que provavelmente nem exista. Só existe a verdade do existir... que é discutida por muitas correntes filosóficas. Berkley diria que você não existe na matéria, e Nisargadatta diria que você simplesmente não existe.Agora, uma outra verdade absoluta?Um exemplo infantil seria que o fogo queima o homem. Ponha a mão no fogo e verá, todos sabem disso. Seu cérebro manda tirar a mão, impossível contrariá-lo. Ai se assiste à auto-imolação de Thich Quang Duc e nos perguntamos... o fogo queima alguma coisa?
23/02/2011 às 20:56 #84920SuzanaMembroEu posso discernir algo sobre o qual eu não tenha percepção?
23/02/2011 às 23:38 #84921AristotelesMembroCaro mass,Ao colocar “... qualquer verdade depende de opiniões pessoais” demonstra que continua sem entender o que uma verdade.Uma “Verdade” não é uma abstração é um termo (nome) filosófico dado a uma “dedução” obtida através de um processo intelectual que pode ser demonstrada como sendo uma realidade. Agora toda verdade para ser reconhecida como uma realidade deve ser uma “verdade absoluta” isto é, aceita por todos.Amigo mass, o “Penso logo existo” que eu coloquei, corresponde a uma “verdade absoluta” obtida por o filósofo Descarte. É uma “verdade” porque é uma dedução que pode ser demonstrada como uma realidade e é “absoluta” porque pode ser reconhecida por todos como uma realidade. No “existo” de “Penso logo existo” Descartes se estava referendo a sua existência como “ser consciente”.
24/02/2011 às 3:08 #84922AcáciaMembroEu posso discernir algo sobre o qual eu não tenha percepção?
Separemos então o método para a obtenção da verdade a partir do meio que empregamos para encontrá-la e o que se busca como verdade.Pelo que percebo no debate, existe uma verdade objetiva e uma verdade subjetiva, ambas possíveis de serem comprovadas (verdade absoluta) na nossa realidade.Quando a verdade a ser obtida for observável , portanto objetiva, a percepção é o 1º degrau para se chegar a dedução; Esta possivelmente ´será uma verdade extremamente útil a evolução do sistema de manutenção do corpo físico (material) do homem bem como para a exploração do Universo a partir do progresso em seu próprio habitat (Terra); Quando a verdade a ser obtida não poder ser observável ,portanto subjetiva, o discernimento será o 1º degrau para se chegar a dedução; esta possivelmente será uma verdade extremamente necessária para manter a ordem e o progresso da humanidade e ajudará o indivíduo a se posicionar de forma útil ao sistema da sociedade sem contudo, ferir a liberdade, os anseios e o desenvolvimento de sua integridade como um todo (razão e sentimentos). Penso que Descartes pode ser um marco (ficou na fronteira) entre a objetividade e a subjetividade humana. Se a frase fosse "sinto, logo existo" então poderíamos dizer que sua dedução teria priorizado o homem interior. Seu discernimento seria sobre o homem em relaçao a si mesmo (movimento de rotação em torno do seu próprio eixo) mas,sendo o contrário, "penso, logo existo", usou a percepção pois se referiu ao homem em relação ao Universo (movimento de translação). Sua dedução me recorda um choro de bebê ao nascer: Talvez tenha a percepção do mundo a ser descoberto mas não sabe discernir quem ele é nem para o que veio. Resumindo: A verdade é absoluta mas torna-se relativa para atender a proporcionalidade da visão do observador.Estou boiando??? "Pas de problem" pois alguma coisa precisa ser feita para mudar o curso da História...
25/02/2011 às 13:42 #84923AcáciaMembro:dance_mini:Poderíamos adentrar na subjetividade humana? Claro que podemos pois "tudo é possível ao que crer". Devemos? Está escrito que "tudo posso mas nem tudo me convém". Vou contar-lhes um segredo que venho descobrindo dia-a-dia no Mundo de Deus: "Aquilo que é de Deus é de Deus e aquilo que é do homem é do homem". Medo? De forma alguma. Apenas a certeza das coisas que espero pela minha fé. Podem ter certeza que não espero pelo Apocalipse e sim, por um mundo onde o Império seja da Justiça mas não daquela que pune vingativamente o meu irmão e sim, daquela que o perdoa por não saber este meu irmão o que ele faz. Se eu for chamada a fazer parte daqueles que julgarão os "malfeitores", será esta a medida que usarei como Justiça pois "a medida que eu usar para julgar, será a medida que Deus usará para comigo no dia do meu julgamento". E eu, mesmo não tendo a percepção do meu pecado, almejo de Deus que o vê, o perdão para o mesmo. Por isso, "zelemos cada um, na sua individualidade, por nossos corações, pois "Dele se procedem as saídas da Vida".Saibamos pois, com discernimento, adentrar nos Mistérios de Deus para que não nos "afoguemos no Mar Vermelho", possamos "Caminhar sobre as águas" e, "remover as montanhas" pela nossa fé, cultuando ao Deus Soberano , com um "culto racional". Amém Irmãos? Não esqueçam: Deus é...Amor acima de Tudo!
25/02/2011 às 22:59 #84924ppauloMembroclaro… claro Acácia…. o dia em que mover montanhas me chame, ou no dia que encontrar alguém que as mova apenas pela fé me chame imediatamente.Até lá... é igual acreditar no papai noel... acredita quem quer...Bem, pode ser que as tais montanhas sejam espirituais...
26/02/2011 às 0:27 #84925AristotelesMembro:dance_mini:...Saibamos pois, com discernimento, adentrar nos Mistérios de Deus para que não nos "afoguemos no Mar Vermelho", possamos "Caminhar sobre as águas" e, "remover as montanhas" pela nossa fé, cultuando ao Deus Soberano , com um "culto racional". Amém Irmãos? Não esqueçam: Deus é...Amor acima de Tudo!
Cara Acácia,Você não se cansa de escrever tanta abobrinha produto de uma mente alienada com a “crença” da existência de um Deus com características antropomórficas que foi inventado por homens para criar o controle das pessoas por méio do medo e ainda nos pede um culto racional?É lamentável que uma pessoa inteligente como você se apresente em todos os tópicos e se comporte como um papagaio religioso chato e cansativo sem nenhum aporte útil para o fórum. Lhe garanto que si você empregara o raciocínio ao invés de sua emoções sairia de seu enclaustramento materialista e com certeza encontraria as provas da existencia da energia consciente que criou o universo e a nós a sua imagem e não o contrário.Amiga Acácia procure conhecerse a si mesma e tomar consciência de seu verdadeiro potencial, você foi criada com tudo o necesário para adquirir o conhecimento da razão de sua existência.
27/02/2011 às 1:45 #84926AcáciaMembroSim nobres amigos. Estão corretíssimos. Cansei desta "ladainha ambulante" . Aristoteles, já adquiri a razão que que me faltava para confirmar, não o conhecimento da minha exisTência e sim, minha própria existência. Sem mais poesias. Que ao fórum retorne aqueles que lhe conferem o propósito do mesmo.Apenas uma racionalidade: "Não é permitido conhecer o Todo aquele que não sai da superfície e, não pode emergir na superfície aquele que não aprende como vencer o abismo".Beijos!!!
03/03/2011 às 3:02 #84927mirtesMembroExiste a possibilidade de não haver verdade alguma e, por consequência não haver a mentira.
Se é desta forma, tudo é falso e nada há de verdadeiro!Mas havendo algo de verdadeiro, subentende-se que se esconde ali uma verdade. Desta forma a falsidade e a mentira tendem a desaparecer...Respondendo a pergunta, sim. Uma mentira poderia ter uma vertente na Verdade mas estaria fundamentada sobre o falso e não sobre o verdadeiro.A mentira não existe. O que existe é a verdade absoluta vista de forma diferente.
09/03/2011 às 20:13 #84928massMembro...continua sem entender o que uma verdade.Uma “Verdade” não é uma abstração é um termo (nome) filosófico dado a uma “dedução” obtida através de um processo intelectual que pode ser demonstrada como sendo uma realidade. Agora toda verdade para ser reconhecida como uma realidade deve ser uma “verdade absoluta” isto é, aceita por todos.... ...No “existo” de “Penso logo existo” Descartes se estava referendo a sua existência como “ser consciente”.
Justamente disto que discordo. Entendi a sua explicação de verdade, porém insisto que uma verdade absoluta, provada intelectualemente, tambem é discutivel, e por isso que digo que não há verdades, pelo fato de que todas são provadas intelectualmente e só diferem na sua "quantidade de aceitação". Acredito que o termo filosófico é baseado, inicialmente, do mesmo que baseou-se a ciência desde os tempos de Aristóteles. Porém, por exemplo, a verdade da matéria, da existência de uma barra de ferro, hoje é discutida como sendo, ao invés de matéria, energia, possivelmente em formatos de cordas multi-dimensionais, que formam particulas correspondentes ao tipo de ligação entre estas cordas. Estas partículas, quarks e outros, então formam prótons, neutrons e elétrons, e então átomos e por fim um conjunto destes átomos forma o que chamamos de ferro. Na verdade, não existe matéria, existe uma forma energética que considerava-mos sendo física por limitações de nosso conhecimento e por percepção de nosso cérebro, porém se colidirmos ferro com "anti-ferro" obteriamos puramente energia, luz, formada de fótons, e estes são formados de bósons.Penso logo existo é verdade na noção comum de existência e de consciência, porém consciência é algo muito discutível, de várias formas. Muitos pensadores analisam a própria existência, e muitos religiosos discutem consciência. Ser consciente, numa dimensâo energética, assumindo matéria como luz e portanto meu corpo e as reaçãoes químicas que geram diferentes comunicações entre meus neurônios como expressões destas forças de ligação intra-atômicas regidas por uma lei física superior e desconhecida tornam a minha consciência e meu pensamento relativos frente a várias possibilidades, mas de qualquer forma sob comando das forças, das subpartículas. Sendo meu pensamento e a matéria ambos fruto destas subpartículas, de uma partícula essêncial, não há, portanto, diferenças entre uma barra de ferro e esta discução. Ambas são reações involuntárias da partícula essencial desconhecida, e ambas tornar-se-iam energia quando colididas com suas anti-partículas.
13/03/2011 às 16:30 #84929SuzanaMembro:mad_mini:"Eu já disse e vou repetir, quer acreditar em Deus das religiões, acredite também em saci-pererê, lobisomem, vampiro, é a mesma coisa!, o mesmo absurdo!"Eu insisto: Se há uma Verdade então por que há uma insistência em se deixar no mundo subterrãneo as religiões? Ninguém ver por aí lobisomem, saci-pererê, vampiros... quer dizer, salvo mascarados :biggrin_mini2: Mas religiões vemos "as pampas e a granel". Então como não acreditar no Deus das religiões se 95% do mundo pratica a religião deste Deus? Estão cegos ou apenas fecham os olhos para não ver? Eu penso que para se encontrar a Verdade através da percepção, precisamos ter discernimento antes para saírmos daquilo que é falso. Ou não?
13/03/2011 às 16:36 #84930SuzanaMembro“No dia em que a Poesia se arrebenta, é que as pedras vão cantar…”
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.