Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Por que tanta gente acha que existe um Deus ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
09/04/2002 às 21:21 #69972márcioMembro
Permitam-me copiar um trecho do texto que abre o forum sobre a existencia de Deus:
O resultado desta votação, que foi ao ar de 19 / 11 a 09 / 12 aponta uma grande vantagem das pessoas que acreditam em Deus.Realmente, isso é um fato, mas imagine por um minuto que Deus nunca tenha existido. Nessas condicoes, surge a pergunta deste tema.
09/04/2002 às 21:30 #76212márcioMembroEu diria que esse fato ocorre em funcao de uma capacidade muito especial do cerebro(*): Reconhecimento de Padroes.
(*) humano ou animal.
09/04/2002 às 21:41 #76213márcioMembroO Mauricio descreveu muito bem aquela historia da pomba que acaba desenvolvendo um comportamento supersticioso como forma de obter recompensas (reconhecimento “erroneo” de padroes).
Outra historia é aquela dos macacos que batem (sem saber porque) no outro macaco que sobe a escada para pegar a banana. (reconhecimento de padroes “sociais”).
Imagine uma sequencia milenar dessas 2 historias e … pronto. (estranhamente simples).
10/04/2002 às 0:20 #76214Miguel (admin)MestreTexto sobre memes
O Poder do Meme Meme.doc (82.4 k)Gostaria que vcs, se já não leram, lessem este texto. Principalmente vc Márcio que gostou das gaiolas de Skinner…
Um abraço a todos10/04/2002 às 21:26 #76215márcioMembroMceus, muito legal esse material. Ja tinha ouvido falar vagamente de memetica, mas agora ficou bem claro. Aparentemente, estou bastante alinhado com ela.
Alguns comentarios:
1. Essa “concretizacao” hipotetica de unidades culturais na forma de um “ser biologico” (Memes), me parece bastante oportuna e de certa forma facilita o raciocinio e a comunicacao.
2. A Dra. Susan as vezes me parece ter num posicionamente demasiadamente polarizado, mas entendo ser isso necessario, uma vez que se esta falando em quebrar paradigma.
3. Humanos sao Macacos infestados de Memes (Genial!!)
4. “Os Memes parecem estar trabalhando contra os Genes”.(me faz lembrar colocacoes que eu fiz nesse forum: Humanos = Primatas mantendo a Vida + Uma Mente tentando se livrar do Primata; O Cerebro joga contra)
5. “Olhe dentro do cérebro e você achará apenas neurônios. Você não achará uma pessoazinha puxando as cordas ou um homúnculo observando o show em uma tela lá dentro (Dennett, 1991).”
Bom, ai eu tenho minha “hipotese”. A Mente seria esse “homunculo” nao apenas observando o show, mas tambem interagindo com ele (podemos discutir isso depois se for de interesse).
6. “Nós agora temos uma resposta radicalmente nova para a pergunta “Quem sou eu?”, e de certa forma uma horripilante. “Eu” sou um dos muitos complexos de meme co-adaptados vivendo dentro desse cérebro. Essa idéia assustadora pode explicar por que a memética não é mais popular. A memética lida com um terrível sopro na supremacia do eu.”
Colocacoes muito interessantes.
Agora vou deixar esse novo virus que voce introduziu no meu Cerebro, brigar com os demais virus la existentes e “ver” no que dá. Depois entro com a minha Mente para tentar por ordem no galinheiro, digo Cerebro.
Um abraco
11/06/2002 às 0:45 #76216Miguel (admin)MestreTantos acham que exista, talvez, pelo simples fato de nascerem neste mundo de incertezas, e incapaz de mudar isto, pois quem nasce se forma de influencia, e sem certezas, procura uma base de sustentaçao, que acha neste ser imaginario, que dizem ser o criador… o pai…
07/07/2002 às 6:51 #76217Miguel (admin)MestreEsta é talvez uma das questões mais polêmicas e que mais instiga a mente humana pois esta diretamente ligada à três outros questinamentos, não menos polêmicos e instigantes e que dizem respeito à nossa origem (De onde viemos?), à nossa existência (Por que ou para que estamos aqui?)e ao nosso destino após a morte (Para onde vamos, se é que vamos para algum lugar?)
Basta olharmos o mundo à nossa volta para encontrarmos a resposta quanto à existência ou não de Deus. E aí esta o grande problema: ela tanto pode ser afirmativa, quanto negativa, depende da interpretção dada por quem busca a resposta.
Quanto a mim, creio e não creio. Muito embora aparentemente contraditório, é perfeitamente explicavel.
Não creio na existência de um Deus antropomórfico, naquele velhinho de barba branca, sentado em um trono julgando e condenando os maus e trazendo os bons para junto de si. Até porque, se formos ver bem de perto, o bom não é assim tão bom e, da mesma forma, o mau também não é assim tão mau.Essa imagem pueril que nos foi ensinada desde criança, não mais se sustenta dentro de minha concepção de Deus.
No entanto creio na existência de uma força ordenadora da natureza, desde o macro até o microcosmo, num fio condutor que liga a parte ao todo e este à parte, de forma que o todo esta contido nela da mesma forma que ela esta contida no todo.
Nisso eu acredito. E se a isso quisermos dar o nome de Deus, aí então, posso dizer que acredito na sua existência.09/07/2002 às 22:28 #76218márcioMembroInteressante seu posicionamento: “Força Ordenadora da Natureza”.
Eu particularmente, imagino a Natureza como infinitos laboratorios. A maioria nao sustentando vida com a nossa. Mas um deles, por acaso, numa determinada regiao, “estabilizou-se” em uma situacao que nos sustenta temporariamente.
Ou seja, eu particularmente chamo essa “Força Ordenadora da Natureza” de … Acaso.
Confesso que é tentador ao abrir os olhos e ver essa infinita construcao cosmica ao nosso redor … concluir que isso somente pode ter sido criado por uma “Força” e nao simplesmente uma mera obra do Acaso.
Como fazemos pequenas construcoes, naturalmente fazemos a associacao de que alguem muito superior fez essa construcao cosmica ao nosso redor. Talvez imaginamos o poder desse ser superior, fazendo uma analogia entre o tamanho das nossas construcoes e o tamanho da construcao que Ele fez.
obs: recentemente aprendi sobre o Deus de Espinosa. Talvez (nao sei), o nome desse Deus que voce descreveu se encaixe no Deus de Espinosa.
Abracos,
10/07/2002 às 23:10 #76219márcioMembroExiste uma outra perspectiva sob esse tema, que esta associada aos milagres e a lei da oferta e da procura: Muita gente procura por milagres. E muita gente os oferta. É uma verdadeira industria.
Afinal, existem milagres ?
13/07/2002 às 0:53 #76220Miguel (admin)MestreCaro Marcio,
O nome que damos é irrelevante, muito embora dar nomes às coisas seja uma necessidade quase vital do ser humano.
Eu conceituo Deus como uma força ordenadora da natureza, você me diz que chama esta força ordenadora da natureza de Acaso.
Assim sendo o meu Deus corresponde ao seu Acaso e vice-versa.
Portanto, estamos falando da mesma coisa, apenas com terminologias diferentes.
Desta forma você crê, tanto quanto eu, no conceito da força ordenadora, apena a chama de Acaso, enquanto eu chamo de Deus, da mesma forma que poderiamos chamar de Arquiteto, Construtor, Criador, Mente, etc., etc., etc..
Pense nisso!Um abraço.
13/07/2002 às 1:07 #76221Miguel (admin)MestreCaro Marcio,
Mais uma vez voltamos à questão da terminologia e do conceito.
Você pergunta se milagres existem.
Eu pergunto à você: “Qual o seu conceito de milagre?”
Se é o usual, qual seja, algo que foge do natural, que contraria as leis da natureza, que está no nível do sobrenatural, eu penso que não existe.
Penso assim porque penso também que nada foge do natural, pela simples razão de que tudo é natural na medida em que exista.
Se não sabemos explicar, de forma natural, sua ocorrência isso não significa que seja sobrenatural. Significa sim que não atingimos um estagio de evolução do conhecimento suficiente para explicar o fato.
O fato de eu não ter uma explicação sobre determinado acontecimento não significa que esta explicação não exista. Significa apenas que eu não a conheço!
Novamente, pense nisso.Um abraço.
13/07/2002 às 15:38 #76222márcioMembroOi Morus, pensei e permita-me trocar ideias apoiado nas suas colocacoes:
Se NOME (ou nomenclatura) é quase uma necessidade VITAL (para nos), entao nao deveria ser tao irrelevante assim.
Por exemplo, a direcao sugerida por NOMES como Arquiteto, Construtor, Criador, Mente indica um ser pensante, como nos humanos. Acho que o proprio nome DEUS tambem ja deve indicar para a maioria, um ser pensante.
Ja o NOME Acaso, nao sugere um ser e muito menos pensante. Indica uma condicao escolhida entre muitas, sem nenhum criterio racional (aparente). A “força ordenadora” entre outras, seria uma decorrencia natural dessa condicao.
Abracos,
13/07/2002 às 15:47 #76223márcioMembroOi Morus, talvez um pequeno exemplo ilustre o meu ponto de vista de milagre:
1. Mulher entra na igreja e reclama que o marido bate nela.
2. Padre solicita que todos rezem por ela.
3. Mulher volta e diz que o marido mudou e nao bate mais nela.
4. Todos afirmam que foi um milagre.Quantas vezes voce imagina que cenas semelhantes ocorram por hora no Brasil ?
14/07/2002 às 7:21 #76224Miguel (admin)MestreCaro Marcio,
Seu raciocínio está correto, desde que visto dentro de uma ótica de limitação em termos de tempo e de espaço, i. é, dentro de uma ótica de finitude, característico do se humano, dada à sua própria finitude.
A chave para sairmos da parte (limitada) para o todo (ilimitado) está justamente no fato de que a necessidade (quase vital) de dar nome às coisas é nossa, dos seres humanos, daí decorrendo sua irrelevância.
Sendo Deus, ou qualquer outro nome que se queira dar à Ele, absoluto, portanto não estando limitado em termos de tempo e de espaço, temos que Ele sempre existiu e sempre existirá, independentemente de nós existirmos ou não. Ou será que antes de nós existirmos Ele não existia?
Considerando como verdadeira a premissa de que Deus sempre existiu e sempre existirá, independente de nossa existência, temos que Ele também existe independente de estarmos ou não conscientes da existência d’Ele ou de, eventualmente, não acreditarmos em Sua existência. Assim sendo Ele é Deus para tudo e para todos, não só para nós humanos. Isso significa que todos os seres e coisas existentes no universo estão sob a ação de Suas forças e leis.
O capim, que serve de alimento para a gazela que, por sua vez, vai servir de alimento para o leão, não tem consciência da existência de Deus, assim como também não a tem nem a gazela nem o leão. No entanto eles, o capim, a gazela e o leão, estão sob a ação das forças e leis da natureza, que são as forças e leis de Deus.
O ateu nega a existência d’Ele, mas isso não o isenta de estar sob a ação das forças e leis da natureza portanto, sob a ação das forças e leis de Deus.
Resumindo, Ele existe para tudo e para todos, independentemente de termos consciência disso ou de, eventualmente, não acreditarmos nisso.
Dentro desta ótica acredito ser absolutamente irrelevante o nome que damos.
Uma verdade, para ser verdade, precisa estar fundamentada em outra verdade i. é, partimos de uma premissa aceita como verdadeira para chegarmos a uma verdade aceita que, por sua vez servirá de premissa verdadeira para outra verdade.
Busquei explicar como vejo esta questão, ou seja, mostrar minha verdade que não é, obrigatoriamente “A Verdade”, mas é a minha, ao menos até esse momento.Um abraço.
17/07/2002 às 1:30 #76225márcioMembroInteressante. Entretanto, eu particularmente nao consigo me desprender de alguma nomenclatura. Em particular, aprendi recentemente e muito, mas muito superficialmente mesmo, sobre uma abordagem do tema “Deus” feita por Espinosa e que de alguma me parece com a sua abordagem. Embora nunca tenha prestado muita atencao nisso, me parece que essa abordagem aparece com bastante frequencia.
Abracos -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.