Qual é o sentido da vida (cont.) ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Qual é o sentido da vida? Qual é o sentido da vida (cont.) ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 136 até 150 (de 162 do total)
  • Autor

Outro dia, observava um penerlongo – antes de
    matá-lo – , que voava com nostalgia, elegância
    e aflição. Tentava de todas as formas me atacar,
    só a partir de movimentos bruscos ele se afastava
    um pouco, mas vinha para eu sem sessar.
    Mateiiii o malditooooo!!!
    Depois, fui tentar coloca-lo em um recipiente
    para analize, pois parecia uma dengue…Arran
    quei-lhe a perna…depois a outra, a outra e
    a outra, e definitivamente me senti muito bem
    com isso. Depois refleti sobre o que acontecerá,
    pois o maldito era também um ser vivo e suas
    atividades mostravam a sua vontade de viver.

E refleti sobre sua estrutura arrojada e de
    quantos milhares de anos levou para desenvolver;

E refleti sobre sua perspicácia em desenvolver
    -se tais segmentos a ponto de derrubar um homem;

E refleti, se ele havia refletido sobre algo
    antes de morrer;

E refleti se havia a possibilidade do penerlongo
    dominar o mundo;

E refleti sobre as minhas possibilidades;

E definitivamente, voltei a matar
    penerlongos…

” Não vamos construir algo que nos possa vencer ”
    (G.Norep)

O sentido da vida é a própria vida.
    O sentido do universo é o próprio universo.
    Porque se cansar com tantas letras?

Falou bem Fabio Luz…..

Ms…. a proposito… a vida nao tem sentido dentro do universo. Ela apenas eh! O universo eh uma estrutura condenada, tanto pela morte entropica quanto pelo big crunch (tanto faz qual das duas, o que importa eh que nao eh eterno) assim como a vida que esta dentro dele. Sentido da vida? Viver! Sem mais!

O sentido da vida é a própria vida.
    O sentido do universo é o próprio universo.

Sentido da vida? Viver! Sem mais!

Por acaso, seriam esses pensamentos (pensamentos?) alguma apologia do senso comum?

Sentido da vida, viver.
    Sentido de mastigar, mastigar.
    Sentido de falar bobagem, falar bobagem.
    Sentido de urinar, urinar…

Pobre, para um site que se propoe a discutir filosofia. Da vida complicaria mais, mas mais claro está a falta de sentido do que seja filosofia.

Arauto…não me parece “correcto” colocar no mesmo patamar, por assim dizer, mesmo que por força de expressão, coisas tão distintas como sejam “viver”, “mastigar” ou “falar bobagem”. Veja…é evidente que há coisas cujo sentido se esgota em si próprias, não procurando um fito ulterior, por exemplo, qual é o sentido de eu beber chá verde? Simplesmente o prazer que isso me dá…bebo porque gosto e pronto! Não há que procurar alguma finalidade última nisso e assim, tudo o que eu faço para beber chá faz sentido em si mesmo. Outra coisa muito diferente é perguntar pelo sentido da vida, porque aí eu estou a perguntar por algo que não se resume à vida em si, mas antes por algo que confira à minha vida um valor, e um valor universal, porque é evidente que, de uma forma ou de outra e, subjectivamente, a minha vida fará sentido para mim…a questão é saber se em si ela faz sentido, se ela tem um sentido que ultrapassa essa subjectividade…é evidente que não tem de haver uma finalidade última para o que quer que seja, mas a verdade é que quando perguntamos pelo sentido da vida nos perguntamos por algo diferente dos exemplos que deu…na minha óptica, claro.
    Abraços.

Quando li o post do Fabio Luz eu entendi de uma forma mais cientifica e menos filosofica. Sentido da vida, nao eh ter subjetividade, e sim procriar e gerar mais vida. Subjetividade ja eh outro papo. Eh problema da consciencia.
    Vida, só quer saber de mais vida!

Isabel,

Quando resolvi postar a msg anterior, considerei, de fato, que o citado estava mais para uma apologia do senso comum, pela negação ou desvalorização da própria pergunta da lista, e, talvez (?), de outras. Pareceu-me, por isso, algo como mais uma daquelas críticas já batidas à filosofia, do tipo “filosofia é perda de tempo”, “filosofia nao serve para nada”, “filosofia só serve para fazer perguntas sem sentido”. Se exagerei ou não é algo a considerar, mas foi o sentimento que o que li me trouxe.

Da sua msg, acho que concordo com a maior parte do que escreveu, mas ela foi algo bem diferente; colocou sua opinião, ou ótica, e procurou justificá-la. Assim podemos conversar, trocar idéias, do outro jeito não sei. Talvez não convençamos um ao outro, nem cheguemos a uma resposta, mas não acho que isso seja o que importa, na verdade, suspeitaria se acontecesse assim. Acho que o que filosofia busca não é saber todas as respostas, quem sabe seja mais saber fazer as perguntas.

Um grande abraço também.

Sim, Arauto, a Filosofia é procura da verdade e não a sua posse…se há alguém que deverá ser antidogmático por excelência, é o filósofo…

Quando abri este tópico tinha como objectivo uma discussão filosófica sobre o tema, até porque a questão do sentido da vida é, de todas, a mais premente. Talvez possamos não nos dar conta disso amiúde, enquanto vivemos imersos num sentido quotidiano que (julgamos) satisfaz as nossas exigências. E assim vamos andando, mas como diria Camus “Acontece que os cenários desabam (…)só um dia o 'porquê' se levanta'”…e aí, sim, todas as outras questões se afiguram insignificantes, já que tudo só pode fazer sentido mediante a resposta prévia a esta questão…qual o sentido da vida?..Ou talvez a resposta seja simples e evasiva…como também diria Camus (e desculpe-me as constantes referências ao autor!….), se calhar, “o sentido da vida é ela não ter sentido nenhum”…
    Um abraço.
    Isabel.

Isabel,

Continuando: Nao vejo o menor problema em “abusar” das citações de um filósofo, e neste particular de Camus; acho que assim vc enriquece até a discussão, já que esse tema o interessou muito de perto.

Ter um ponto de apoio para a iniciar qualquer reflexão é o natural e até o mais produtivo, desde de que o ponto de apoio nao acabe se tornando um atoleiro, é ruim quando de trampolim as idéias de um filófoso se tornam um sapato de cimento pela dogmatização. Como pode ver, concordo com vc …se há alguém que deverá ser antidogmático por excelência, é o filósofo.

Pegando carona noutra citaçao sua: se calhar, “o sentido da vida é ela não ter sentido nenhum”….

Como força de expressão está ótimo, mas, ao pé da letra, ficaria estranho. É próprio dos seres vivos a luta pela sobrevivência. Em nao havendo sentido nenhum na vida, tanto faria viver como morrer, no entando a natureza toda luta pela vida.

“Brincando” com a sua frase, poderia dizer que “já que a vida nao tem sentido nenhum, o sentido da vida é lutar por lhe dar um sentido”.

Um abraço.

iha
    Membro

Oi.. faz tempo que não vinha aqui… vixe.. parece que não surgiram muitas conclusões.. vou tentar dar uma lida, entrar no clima, etc; depois tento postar algo..

qual é o sentido da vida…sentido em que sentido? nota-se que o problema maior está na palavra sentido ela é um por quê, de Por quê vivemos? e por que viver tem de ter um porque? porque para tudo o que vivemos temos que denotar um sentido, muito bem, sabemos dizer o porquê de nossas ações e pensamentos (nem sempre), estas ações e pensamentos estão em nossa vida assim como o sentimento, só que este não sabemos
    dizer qual é o sentido exato, viver melhor talvez…então se soubermos o sentido daquilo que fazemos, pensamos e acima de tudo sentimos saberemos o sentido da vida, só que este é um sentido subjetivo, e a humanidade?qual o sentido de todas as vidas existentes? ou melhor, Por que estamos aí? vamos pensar para sermos

Vejo que esta discussão sobre o sentido da vida já dura 4 anos sem nenhuma espécie de conclusão.

Sustento que não há conclusão possível, visto o instrumento utilizado para se chegar a uma possível conclusão é limitado: o pensamento.

Pensar é movimentar a memória, aquilo que acumulamos. A lógica se move dentro da lógica e não pode ultrapassar esta barreira.

Talvez a resposta esteja no silêncio… Conta a história que o homem chamado Jesus, tido como filho de Deus, perguntado acerca da Verdade guardou profundo silêncio. Buda (Gautama Sakiamuni), quando questionado sobre o mesmo assunto virou as costas e foi embora…

Mas isto são apenas histórias…

Somos apenas homens… mas ansiamos que haja algo mais oculto nos esperando…

Talves não haja nada, só a vida e a morte, de um bípedo mamífero com um cérebro que evoluiu muito e adquiriu autoconsciência e a capacidade de se perguntar: “Quem eu sou ?”

O livro de eclesiastes contido na bíblia nos traz uma resposta interessante para a vida, tudo é vaidade. Nós somos apenas uma poeirinha cósmica acentada sobre pequenas placas finas num intervalo de temp. e pressões brandas à deriva sobre um pequeno oceano de ferro derretido que por sua vez está num pequeno planeta de uma longínqua galáxia também todos à deriva e caoticamente (nossa visão) sofrendo a ação dos eventos sem poder imprimir modificações muito além de um pequeno egoísmo vulgar. Eu achei genial o trecho do guia do mochileiro das galáxias onde um supercomputador depois de analisar a grande pergunta da origem de tudo responde 42 após 7 milhôes de anos de cálculos e pede mais 10 milhões de anos para formular a grande pergunta já que a resposta dada à primeira grande pergunta não foi satsfatória porque a pergunta estava mal feita.

nahuina
    Membro

“poeirinha cósmica acentada sobre pequenas placas finas num intervalo de temp. e pressões brandas à deriva sobre um pequeno oceano de ferro derretido que por sua vez está num pequeno planeta de uma longínqua galáxia também todos à deriva e caoticamente ”
    O 1º parágrafo de “Sobre verdade e mentira no sentido extra moral” de Nietzsche contem uma idéia semelhante, porém muito mais crítica…
    Se vc ainda ñ leu seria interessante, eu recomendo…

Boa tarde! Desculpe-me a intromissão, mas, preciso de respostas para questões do tipo: O que vem depois do Universo Infinito, Quem criou tudo o que já é sabido, logo quem criou este que criou?
    Qual área da filosofia aborda tais questões?
    CMA

Visualizando 15 posts - 136 até 150 (de 162 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.