Que livro você está lendo agora?

Início Fóruns Outros Tópicos Que livro você está lendo agora?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 97 do total)
  • Autor

– A Era dos Extremos (Eric Hobsbawn)E aguardando ansiosamente a chegada de "História do Pensamento Ocidental", de Bertrand Russel.

Olá Unvol…Não gostei deste livro do Russel. Ele se propõe a fazer um imenso vôo panorâmico pela filosofia mas acaba cometendo omissões e deslizes. Até aí tudo bem, mas ele, como filósofo, não se limita a sintetizar -e a  síntese dele é geralmente mal-feita - mas também a julgar e avaliar a importância e validade do filósofo. Daí que sai jogando pedrada em Platão, Nietzsche Hegel, a torto e a direito, com uns argumentos bem tendenciosos, assim como a sua leitura dos filósofos. Tudo desemboca na maravilha anglo-saxônica e na escola que ele representava.Russel pode ser importante dentro da filosofia analítica, mas ele era mais um matemático que um filósofo, ao meu ver. Ele não consegue situar-se bem na tradição de pensamento continental e em várias correntes filosófica, pois não faz um juízo isento. Claro, quem sou eu para falar... Mas se a intenção foi a de fazer uma obra introdutória para estudantes, creio que existem N trabalhos de História da Filosofia que acertam mais o alvo, como o Bréhier, o G. Reale...Minhas leituras: Terminei Crime e Castigo de Dostoievski e voltei para o Proust, mais lentamente. Li também mais algumas vidas da obra Vidas Paralelas de Plutarco. Além disso descolei num sebo livros por um real da coleção da antiga editora logos, mantida pelo grande filósofo Mário Ferreira dos Santos, duas antologias, uma de pensamento e outras de contos. Por aí vamos...abs

jgsa
    Membro

Olá,Estava sumido (deste tópico) mas voltei! eeeeeeeQue legal! Sou o mais novo do fórum (por enquanto)! heheTambém admiro essa sede de leitura. Também a tenho mas o meu ritmo de leitura (lento) não acompanha a sede. Por isso estou com uns trocentos livros acumulados. A tendência é aumentar. Que coisa não? ::)Realmente Brasil. Muito estudo traz isolamento, ainda mais em nossa idade (me refiro ao UnVoit).Sei que alguns de vocês não gostam muito da Bíblia mas ela diz: "o muito saber traz canseira e enfado, quem acumula ciência acumula tristeza".O mais impressionante é que eu gosto desse enfado e anseio por essa tristeza! hihiConfesso que ultimamente estive meio desanimado com relação à leitura por ver que quanto mais se lê mais livros surgem. Ainda mais no meu ritmo. Tenho um amigo que lê 4 por mês. Um dia eu chego lá!!!!Certa vez li uma crônica que dizia que para se saber tudo deveríamos ler 30.000 livros por DIA!Como eu já disse aqui, quanto mais estudo mais ignorante me torno, porque quanto mais estudo mais os horizontes se abrem e descubro o quão pouco eu sei.Já leram "O ser o nada" de Sartre?Abraço

Olá a todos…Miguel, na verdade eu já havia visto este tipo de crítica a Russel anteriormente, mas meu interesse reside justamente nesta "parcialidade" dele. Pessoalmente, eu não gosto de resumos (que é o que a maioria das ditas "introduções" se propõe), mas prefiro ler diretamente o autor que me interessa e, se possível, contrapor minha interpretação à de outras pessoas.Bem, mas de qualquer modo, eu tive a infelicidade de comprar este livro há uns 10 dias atrás na Cia dos Livros, e somente ontem o pedido foi remetido com a previsão de entrega em 3 dias... :(Enquanto isso eu dei uma parada em "A Era dos Extremos" e tentei ler (sem sucesso) A Ilíada pela enésima vez... Mas não adianta, antes disso eu vou ter que fazer uma revisão de Mitologia Grega e decorar um dicionário. :-E desviando um pouco do assunto, eu consegui comprar uns DVD's de Hitchcock e Kurosawa a R$19,90 e frete grátis no site da Saraiva, então se alguém se interessar eu não sei por quanto tempo vi durar a promoção...

Já leram "O ser o nada" de Sartre?

hehehe... Na fila também, apesar de que eu esteja tentando focar (pelo menos por enquanto) em leituras mais "utilitaristas".Abraços...

Esqueçam o que eu disse sobre leituras utilitaristas.Estava voltando do trabalho quando passei por um sebo e vi "O Sol Também se Levanta", de Hemingway, que impulsivamente comprei. Impulsiva também foi a leitura, pois já estou na metade do livro..hehe... Deste autor eu só conhecia "O Velho e o Mar", e ambos os livros tem em comum uma beleza estilística fora do comum, apesar de que este último consiga ir muito além da pura estética.Além do mais, "O Sol Também se Levanta" (1926) tem um semelhaça incrível com o filme "A Doce Vida" (1960), de Fellini. Alguém sabe se o roteiro foi baseado neste livro, ou algo assim? Eu dei uma pesquisada e não encontrei nada...

jgsa
    Membro

Olá,A vida nos prega surpresas não é mesmo UnVoit?heheheheheheAbraço

Bem, mas de qualquer modo, eu tive a infelicidade de comprar este livro há uns 10 dias atrás na Cia dos Livros, e somente ontem o pedido foi remetido com a previsão de entrega em 3 dias… :(

Agora ententi o motivo da demora: um cara de bicicleta acabou de entregar o livro. :P

Brasil
    Membro

Agora ententi o motivo da demora: um cara de bicicleta acabou de entregar o livro. :P

hehehe, acho que a tecnologia desordenada está nos privando dos benefícios da própria tecnologia...  :-

jgsa
    Membro

Olá,UnVoit, também já tentei esse lance de leitura utilitarista mas é impossivel!! hauehaeuaeuaheAbraço

Olá Unvol...Não gostei deste livro do Russel. Ele se propõe a fazer um imenso vôo panorâmico pela filosofia mas acaba cometendo omissões e deslizes. Até aí tudo bem, mas ele, como filósofo, não se limita a sintetizar -e a  síntese dele é geralmente mal-feita - mas também a julgar e avaliar a importância e validade do filósofo. Daí que sai jogando pedrada em Platão, Nietzsche Hegel, a torto e a direito, com uns argumentos bem tendenciosos, assim como a sua leitura dos filósofos. Tudo desemboca na maravilha anglo-saxônica e na escola que ele representava.Russel pode ser importante dentro da filosofia analítica, mas ele era mais um matemático que um filósofo, ao meu ver. Ele não consegue situar-se bem na tradição de pensamento continental e em várias correntes filosófica, pois não faz um juízo isento. Claro, quem sou eu para falar... Mas se a intenção foi a de fazer uma obra introdutória para estudantes, creio que existem N trabalhos de História da Filosofia que acertam mais o alvo, como o Bréhier, o G. Reale...

Olá Miguel,Realmente, li alguns trechos do livro e ele não tem me agradado muito, a começar pelo número excessivo de figuras. A impressão que se tem é de que temos em mãos uma edição para autistas...Quanto ao texto em si, estarei comentando melhor depois, pois, como disse, ainda não li o suficiente.Abraços.

Terminado: O Sol Também Se LevantaLendo: The Great Gatsby (encontrado no original por R$2 em um sebo) e História do Pensameno Ocidental.

jgsa
    Membro

Olá,Comecei a ler um livro muito interessante. Apesar de ser na área do Direito, serve para qualquer cidadão."A Essência da Constituição" de Ferdinand Lassalle que foi contemporaneo de Marx.Abraço

Gabrielle
    Membro

Estou lendo O Mundo de Sofia. Me interessei por que queria ter uma base sobre a história da Filosofia, para poder ler coisas mais complexas e não ficar perdida no assunto. XDÉ um livro interessantíssimo, apesar de, obviamente, ser uma coisa bem básica.

crisbodart
    Membro

Caros Pensadores…Com relação a leitura, me considero um bom leitor. Busco está sempre lendo assuntos relacionados a Sociologia, História, Economia, Política, Filosofia, Antropologia e Geografia. Busco ler pelo menos um livro a cada 20 dias. O tabalho ao mesmo tempo que me induz a ler não me dá muito tempo, pois sou professor e vocês sabem como é... Leciono nos três turnos. A noite não são todos os dia, pois ninguém é de ferro!Estou relendo "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"Estou lendo "Raizes do Brasil" de Sérghio Duarque de Holanda.São ótimos livros... recomendo.

jgsa
    Membro

Olá,Professor de que?Para quem se interessa por Direito: "Manual de filosofia do Direito" de Luiz Antonio Rizzatto Nunes.Abraços

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 97 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.