Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Racionalismo versus Empirismo
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
24/03/2007 às 17:55 #84593LukaMembro
Fugindo do tema: Confesso que não sei como fazer multiplas citações em um post, a não ser de forma manual e trabalhosa. Tem algum jeito mais fácil?
Você coloca o trecho dos posts que deseja comentar entre um [quoteESPAÇOauthor=fulano] e um Por exemplo: ao citar uma mensagem minha você escreve [quoteESPAÇOautor=Luka] seleciona o trecho que deseja citar com o mause, copia e cola, depois coloca para fechar o trecho numa caixa.E repete o processo para os diferentes autores que deseja citar, colocando seu comentário após o ;Você pode também, usar a opção "inserir citação" que fica na parte superior direita dos posts logo abaixo a caixa em que você está digitando a mensagem - selecionando a parte do texto que deseja comentar, excluindo o restante.Para separar uma mensagem em diferentes citações, colocando-as em caixas para comentar - você coloca cada trecho entre um quote e /quote , ambos, entre chaves.Era isso que queria saber?
24/03/2007 às 18:01 #84594CientistaMembroEra sim, obrigado! :)OBS: Não tenho citado fontes porque escrevo de memória; desculpem. Mas tenho achado muito ricas as citações postadas (Wikipedia, etc). Uma bela forma de acrescentar conteúdo a nossos papos.
24/03/2007 às 18:20 #84595BrasilMembroOBS: Não tenho citado fontes porque escrevo de memória; desculpem. Mas tenho achado muito ricas as citações postadas (Wikipedia, etc). Uma bela forma de acrescentar conteúdo a nossos papos.
Para qualquer citação ou referência considerada errada, basta adicionar (postar)a citação ou referência considerada correta. ;)Também pode-se contestar qualquer citação.
24/03/2007 às 18:22 #84596CientistaMembroThank you very much, Sir! :)
24/03/2007 às 23:58 #84599Ed junior em casaMembro(Criei outro “nick” porque selecionei “permanecer sempre logado” no computador do trabalho. Basta selecionar “sair” quando voltar lá, é isso?)Gostaria de fazer uma correção ao que postei:- O cientista (não confundir com o Cientista:-*) não parte das hipóteses, mas sim dos problemas, que podem ser práticos ou teóricos.Ademais,1° - sr Junior Martuchelli, o "amanhã" chegou. George Kneler em A Ciência como Atividade Humana, define:"Leis são enunciados que descrevem regularidades ou normas" (p.129)A seguir (p139-p140):"Os mais importantes construtos da Ciência são as suas teorias. Uma teoria explica uma lei ao propor um mecanismo que responde pela regularidade descrita na lei, e ao impor a lei como consequência lógica de seus pressupostos." (p136)E, mais adiante, ele classifica o termo modelo em três conceitos:"Um modelo representacional é uma representação física tridimensional de algo""Um modelo teórico é um conjunto de pressupostos sobre um objeto ou um sistema"E,"Um modelo imaginário é um conjunto de pressupostos apresentados,não como descrição plausível de um objeto ou sistema, mas como uma descrição de como um objeto ou sistema seria se fossem satisfeitas certas condições"Isto define a diferença. Desculpe o uso de citações, mas achei que é algo mais direto.De resto, acho que o filósofo, pelo menos na contemporaneidade, não está preocupado nas relações de "suas" verdades com as da Ciência. Bem como os cientistas, pois como você disse, "os cientistas já não parecem dar bola para a filosofia".Mas estamos, como diria Thomas Khun, no período em que o paradigma é a Ciência, bem como, num passado grego, era a Filosofia.Assim, nenhum filósofo poderá negar que a Ciência nos traz mudanças.Para citar um exemplo, um professor de Filosofia me disse que iria a um colóquio discutir a relação entre Ciência e Filosofia, onde ele defenderia a superioridade epistemológica da segunda. Perguntei-o: você vai como? A pé? Nadando?. Ele disse: não, vou de avião ;D!!!Por fim, gostaria de saber em que sentido você afirma que a Filosofia busca fundamentar a Ciência (se possível, dê exemplos), pois não concordo com esta afirmação.
25/03/2007 às 0:07 #84600Ed junior em casaMembro2° – Ao sr BrasilTalvez eu não tenha sido completamente didático.Com a correção que fiz, o cientista parte dos problemas, que podem ser empíricos ou não e, para solucioná-los, apresenta uma hipótese. Esta hipótese vai responder pelo problema até que seja refutada.O cientista, como bem lembrou o sr Luka, não está interessado em validar a hipótese, mas em refutá-la, portanto, jamais ele conseguirá validá-la. Não vale aqui o princípio da verificabilidade, mas o da falseabilidade. Assim, não sendo refutada, a hipótese valerá sim como teoria.
25/03/2007 às 0:32 #84601BrasilMembroTalvez eu não tenha sido completamente didático.
De forma alguma. Para eu aprender serviu.
Com a correção que fiz, o cientista parte dos problemas, que podem ser empíricos ou não e, para solucioná-los, apresenta uma hipótese. Esta hipótese vai responder pelo problema até que seja refutada.O cientista, como bem lembrou o sr Luka, não está interessado em validar a hipótese, mas em refutá-la, portanto, jamais ele conseguirá validá-la. Não vale aqui o princípio da verificabilidade, mas o da falseabilidade. Assim, não sendo refutada, a hipótese valerá sim como teoria.
Está perfeito. E agradeço sua resposta atenciosa.Abs :)
25/03/2007 às 1:08 #84602LukaMembroEi, pessoal - senhor Luka, não! Eu sou menina! :)
25/03/2007 às 1:24 #84603BrasilMembroEi, pessoal - senhor Luka, não! Eu sou menina! :)
Ok Luka :)
25/03/2007 às 2:01 #84604LukaMembroEi, pessoal - senhor Luka, não! Eu sou menina! :)
Ok Luka :)
Ok! Thanks ;)
25/03/2007 às 2:15 #84597Miguel (admin)MestreVocê pode também, usar a opção “inserir citação” que fica na parte superior direita dos posts logo abaixo a caixa em que você está digitando a mensagem – selecionando a parte do texto que deseja comentar, excluindo o restante.
Ótima explicação, Luka. Peço que prefiram usar este método, já que ele mantém o horário e o link da mensagem original, facilitando assim a consulta ao texto completo.
25/03/2007 às 2:29 #84598CientistaMembroPuxa, que cegueira a minha! Tinha buscado este “Inserir Citação” e não tinha achado!VALEU LUKA!!Depois do peru esperto, apresento o "Porco Indutivista", nem aí por ter falhado a ração das 10h!! ;D ;D
26/03/2007 às 13:15 #84605jota erreMembro3° – à sra LukaDesculpe sra ;D
26/03/2007 às 13:20 #84606jota erreMembro4° – ao sr CokkAchei absolutamente pertinente a sua observação, de que existem tipos diferentes de racionalismo e de empirismo.No entanto, para a questão proposta, consideremos os conceitos de forma genérica, tal qual tratamos os conceitos de Ciência (não dizemos Ciência newtoniana ou copernicana, por exemplo).
26/03/2007 às 13:21 #84607jota erreMembro5° – ao sr CientistaComo assim, "Racionalista empírico"??
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.