Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Violência e Criminalidade › Raízes da violência
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/05/2006 às 14:29 #70440lvrfMembro
Bom dia à todosAbri este tópico porque sempre achei este tema muito interessante e importante. O que diz respeito à violência diz respeito à nossa segurança.Gostaria de ouvir aqui a opinião de todos, e pôr, para começar a minha, de forma bem resumida, mas clara"Tem quem bata, porque tem quem apanhe"Vejo que existem, claro, inúmeros outros fatores, com os quais poderíamos dar prosseguimento à discussão, como necessidade, marginalização etc. Gostaria de saber a posição de todos quanto ao tema
08/05/2006 às 14:50 #82176Dom QuixoteMembroE aih Ivrf, tudo bem?Bem, eu coloco a minha opnião:"Há quem assista televisão, e há quem não""Tem o que é movido à dinheiro, e o que é movido à trabalho""Existem os cruzeirences, e os atleticanos, como também existem os atleticanos e os cruzeirences."Enfim, sempre quando há uma disputa, atrás de um premio, e alguém pra falar "já"...Então aí há violência...A maior disputa que existe, tem como prêmio o dinheiro. E quem apita são os própios participantes...Abraços...
08/05/2006 às 15:39 #82177lvrfMembroParabens, vejo que você citou elementos importantesDinheiro, futebol, paixões; são razões que levam alguem a cometer atos violentos. Se faltasse razões, não haveria violência, mas há muitas.Talvez pudéssemos criar um conceito fixo? Tratar violência como tentar submeter alguem à sua vontade por uso de força.Podemos tambem analisar um ato violento em etapas:- A razão que dá origem ao ato- Uma análise por parte do agressor; se valerá a pena correr o risco- Prática do ato + Reação do agredidoConcorda?Acho que a partir desta análise, podemos deduzir que uma falha nesse pequeno sistema faria com que o ato fosse por água a baixo.Mas ainda poderíamos incluir aí, intervenções policiais, prisões, certezas ou não de impunidade etc. Tantos fatores que poderiam somar-se.
08/05/2006 às 16:47 #82178Dom QuixoteMembroCom certeza…E acho que deveria ser implantado a falha na "razão que dá origem ao fato"...Ou seja, é melhor cortar o mal pela raiz...Quebrar o apito de quem lança o início da corrida. É bem difícil pra uma ou duas cabeças fazerem isso, mas se um ou dois milhões se mobilizarem, é inevitável.Abraços...
08/05/2006 às 17:49 #82179lvrfMembroAí é que está.Concordo. O ideal seria que todos fossem conscientes e responsáveis, mas hoje em dia? Como seria feito?Creio que a índole do ser humano não é tão benevolente. Tentar tirar vantagem faz parte da natureza de sua natureza, ( alguns mais que outros ) creio que a psicologia explica esse fenômeno. Deve estar relacionado com instinto de sobrevivência, ou algo do gênero.Mesmo não sendo o ideal, o meio mais simples para evitar a violência seria derrubando a ponte entre a mentalização do ato e o ato em si. Me refiro a recorrer ao medo do própio agressor; para um egoísta nada é mais importante que ele mesmo. Ora, se for arriscado demais para ele, ele recuará. Bom de má vontade, mas bom de qualquer maneira.Para isso "servem" a justiça e a força policial. A impunidade, permite o trânsito da idéia para a ação, como tantos outros fatores. Pena que, a consicência não esteja ao fácil alcance. O medo parece-me mais acessível, infelizmente. Concorda?
08/05/2006 às 18:08 #82180Dom QuixoteMembroCom certeza o homem, assim como todos os seres, seguem as leis de Drwin: “Os mais fortes sobrepõe aos mais fracos”, ou simplesmente “O mais forte sobrevive”Como você disse, isso é um instinto humano. Mas a partir do momento que se faz o ato consciente, é possível intervir. E é isso que estamos falando.Mas será mesmo que na hora da "raiva", o agressor pensa mesmo que isso seria ruim pra ele?Será isso mais um instinto animal?Bom, venho por um exemplo bem simples:Eu sou uma pessoa boa e tals, não faço mal a ninguém, só pratico o bem.Amo muito a minha mãe, ela é tudo pra mim.Aí um certo dia, vem um cara do nada, tenta rouba-la e bate muito nela.Tudo isso na minha frente.O que acha que eu faria?Eu mesmo nao sei responder esta pergunta, e tomara que o fato nunca ocorra, pelo bem dos três.Se ponha no lugar de cada um da história...o q vc acha?Dom Quixote...Ao seu dispor.
08/05/2006 às 18:44 #82181lvrfMembroEngraçado, esse seu exemplo foi muito bom por um outro motivo que percebi, mas não sei se você percebeu tambem. É o seguinte.Se você for em socorro de alguem, e utilizar-se de força ( não é violência ) se for necessário, pela lei é considerado legítima defesa. Um direito seu de denfender-se, ou defender outrem, de uma agressão. Quer você tivesse reagido ou não, se quem agredir sua mãe tiver consciência de que você reagirá, poderia ter ficado com medo e optado pela não-agressão. Percebe que em todos os pontos do processo, uma brecha pode resultar na hesitação de um agressor?Novamente, o medo de falhar serviu de freio, e pode atuar em qualquer uma das "etapas".Comparando agora com a realidade do Brasil. Praticamente não há possibilidade de falha para um agressor. Tem seus motivos, sabe que as chances de ser pego são muito pequenas e sabe tambem que seu alvo ( que está à sua escolha ) estará indefeso. E os porquês disso tudo? Marginalidade, proibição de porte de armas ( um assunto bem subjetivo ) justiça lenta, às vezes, corrupção.O que pensas a respeito?
08/05/2006 às 19:04 #82182Dom QuixoteMembroEm questão ao exemplo, há dois caminhos a serem seguidos após o agressor perceber que eu agiria:1-Como vc disse: Ele, correria de medo.2-Ele me enfrentaria, e eu e minha mae poderiamos morrer se ele estivesse armado. E o agressor ainda teria o que queria.Acho que a opção um, é a mais comum no Brasil, como você mesmo disse.Agora, a opção dois, teria grande sucesso se eu conseguisse mesmo impor medo no agressor, mas como?Se aqui existisse cadeira eletrica, eu poderia dizer: "Você vai ir pra cadeia, e morrer na cadeira elétrica!"Mas no Brasil, eu apenas poderia dizer: "Por favor largue a minha mãe!".Acho que o ponto ideal que procuramos, é justamente uma falha, uma minúscula falha, que poderia nos dar acesso ao controle emocional do agressor. Mas, como isso é possivel sem conhecer o agressor?Métodos gerais que envolve qualquer ser humano neste estado?Os porquês disso tudo?Creio que seja, o que você já comentou:Alguns oprimem, e outros são oprimidos.O que deveria ocorrer era um climax, onde ninguém oprima e ninguem seja oprimido. Ou seja, uma estabilidade social...O que acha?
08/05/2006 às 20:32 #82183lvrfMembroInteressante que tenha se tocado na pena de morte. Creio que seria um meio eficaz para baixar a violência, embora um tanto quanto radical. Mas nenhuma medida seria eficaz se não se pudesse encontrar o transgressor da lei, prendê-lo e submetê-lo a um julgamento sério. O problema é que no Brasil a impunidade é quase TOTAL, isso abre um leque de possibilidades à violência.Quanto à consciência, e respeito automático e mútuo. Creio ser o melhor método, mais saudável, só que é uma realidade muito madura, responsável, e um tanto quanto distante. Não que não seja impossível, mas é um ponto muito difícil de ser atacado. A quantidade de motivos que leve alguem a cometer atos violentos, de todos os tipos, é incalculável, e ainda com a variante da gravidade do ato. Para eliminar a violência por esse ponto seria necessário cuidar de TODOS esses fatores. Não seria fácil.A pena de morte e certeza de que se for pego, será devidamente punido, gera a hesitação, o medo ( o mesmo que discutíamos no outro tópico ) é um motivo único e frágil; um bom golpe de medo pararia o agressor.Agora, com esse seu comentário, posso dizer que chegamos a um ponto fundamental. Todos os fatores que geram a violência, e que se eliminados, acabariam com ela são exatamente o que eu creio que sejam AS RAÍZES DA VIOLÊNCIA.
08/05/2006 às 22:13 #82184Dom QuixoteMembroE com certeza são…É incrível como um tópico depende do outro, um completa o outro...Na verdade tudo se completa...Mas, com relação à consciencia, esta deveria começar do núcleo para as laterais...Começar de dentro de nós mesmos, da nossa família, da nossa rua, bairro...E assim por diante...Pois , é impossível começar do fim...Ou poderiamos tentar acertar o núcleo político do Brasil. Este é mais complexo, porém poderia ter melhores resultados.Ainda não sei como os políticos se mobilizarão com a não-violência, mas creio que isso seja possível. O que voce acha?Dom Quixote, ao seu dispor...
08/05/2006 às 22:28 #82185lvrfMembroSim, realmente engraçado como tudo se completaNão creio que os políticos estejam muito dispostos a resolver esse problema da violência, pois é uma poderosa arma eleitoral.Mas se fossemos tomar alguma medida, creio ter maior prioridade livrar a população inocente da violência, para isso, seis meses de ação efetiva de forças policiais e julgamentos rápidos e eficientes seriam o suficiente. Pois creio precisarmos de soluções a curto prazo. Quando a violência abaixar o fogo, medidas quanto a ética, responsabilidade e consciência poderiam entrar em ação. Apesar de serem muitos os motivos que levam uma pessoa a uma vida de crimes ( em crimes, entenda violência, pois outros tipos de crimes levam mais pensamentos ) vejo marginalização e miséria como os pontos mais fortes, bem como a influência da família. Para isso, uma verba pesada para a educação e a criação rápida de empregos, mas esses investimentos só surtirão efeito a longo prazo, coisa de oito ou doze anos.Concorda?
08/05/2006 às 22:39 #82186Dom QuixoteMembroConcordo plenamente….Educação é a chave que abre a porta da sabedoria...Se os jovens aprendessem na escola primeiro. Mas não, os jovens de hojem estão aprendendo com muito mais frequencia com a vida, nas ruas, levando tapas na cara.Se houvesse, como você disse, investimento pesado na educação e segurança...Diminuiria cerca de 50% ou mais da violência no país...Mas os políticos não estão interessados mesmo...Dom Quixote, ao seu dispor...
08/05/2006 às 22:47 #82187lvrfMembroAgora observo o seguinteHouve um tempo que a violência não estava na metade do que está hoje, onde foi que perdemos o rumo? Levemos em conta todos os fatores: economia, eventos históricos, medidas políticas, administração, tudo.Até agora, percebi que falamos de uma violência comum, gratuita, com motivos fracos o suficiente para ceder ao medo. Mas e quanto ao outro lado da violência? Em que, por motivos pessoais, como vingança, os medos e os riscos tornam-se despresíveis? Gostaria de saber sua opinião a respeito, pois estamos entrando num tema um pouco mais subjetivo.
09/05/2006 às 1:44 #82188Dom QuixoteMembroVou pensar e pesquizar um pouco…Sugiro a vc fazer o mesmo...Depois posto o que eu encontrei...D. Quixote...
09/05/2006 às 3:07 #82189BrasilMembroE com certeza são...É incrível como um tópico depende do outro, um completa o outro...Na verdade tudo se completa...Mas, com relação à consciencia, esta deveria começar do núcleo para as laterais...Começar de dentro de nós mesmos, da nossa família, da nossa rua, bairro...E assim por diante...Pois , é impossível começar do fim...Ou poderiamos tentar acertar o núcleo político do Brasil. Este é mais complexo, porém poderia ter melhores resultados.Ainda não sei como os políticos se mobilizarão com a não-violência, mas creio que isso seja possível. O que voce acha?Dom Quixote, ao seu dispor...
Quixote, não entendi, você poderia explicar melhor? ???
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.