Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Violência e Criminalidade › Raízes da violência
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
11/05/2006 às 0:52 #82205Dom QuixoteMembro
Concordo com unVolt…Ainda creio que a desalienação/conscientização seja o que dará mais resultados. Porém é o mais árduo...Investirem em policiamentos?Talvez. Tem policial que rouba, e mata mais que assassinos e ladrões...Se dessem autoridade à eles pra punir, imagine o q aconteceria?Bom, pelo visto não é tão simples a resolução da violência, mas vamos continuar tentando...D. Quixote ao seu dispor...
11/05/2006 às 1:02 #82206Miguel (admin)MestreTem policial que rouba, e mata mais que assassinos e ladrões…Se dessem autoridade à eles pra punir, imagine o q aconteceria?
Olá Quixote,Creio que isto também tenha relação com a questão "desalienação/conscientização".Abraços.
11/05/2006 às 1:11 #82207Dom QuixoteMembroValew unVolt, completou legal.Na verdade, é tudo relativo.Existem maças boas, e maças ruins no mesmo pacote.Então sugiro as seguintes perguntas:Qual a probabilidade da maça ruim se tornar boa? E o contrário?Será que teriamos que "aniquilar" as maças podres?Ou fazê-las virar adubo para plantar outra árvore?Dom Quixote, ao seu dispor...
11/05/2006 às 1:20 #82208BrasilMembroAmigos,A maior parte dos crimes (não passionais) são cometidos por jovens sem esperança alguma de um futuro decente. Melhores condições de vida e uma educação eficiente podem reduzir este problema a longo prazo.A curto prazo, todos concordarão que uma maior repressão policial e uma justiça eficiente seriam eficazes no combate à violência.Como os senhores podem ver, estas duas "simples" medidas sanariam em parte nosso problema. O que eu lhes pergunto então é: uma maior quantidade de armas não seria um problema a mais? E então, utilizaremos um problema para resolver outro?Outra questão: quem teria o direito à legítima defesa? Não serão por acaso somente aqueles que tem dinheiro para comprar armas legais? E o restante?Abraços.
Caro UnVoltAté pelo conteúdo de correção e verdade de sua primeira frase, detestarei discordar de você, mas, quanto às outras, há algumas controvérsias.A curto prazo a polícia resolveria, mas não resolve, a curto prazo uma Justiça eficiente resolveria, mas não resolvem, a curto prazo poderia-se construir mais presídios, mas não se constrói, ao contrário se derruba, Geraldo Alkmin que o diga...Não direi que devemos lutar para que as pessoas tenham mais acesso à armas, pois acho que existem outras causas muito mais importantes como: dar melhores condições de vida para as pessoas, educar com dignidade, etc, porém, volto a reafirmar, o Legítimo Direito de Defesa, não pode ser negado, diante de um quadro totalmente sem controle como é a segurança nesse país.Se todos estivessem armados, ficaria muito mais difícil dos traficantes descerem dos morros e fazerem “blitz” no meio da avenida. Isso é a realidade... o que deveríamos fazer, quanto a educação das pessoas, penso que esteja em outro campo e não em manter cidadãos desarmados, pois os crimes cometidos por CIDADÃOS são muito poucos. :'(Abraços
11/05/2006 às 1:42 #82209Miguel (admin)MestreA curto prazo a polícia resolveria, mas não resolve, a curto prazo uma Justiça eficiente resolveria, mas não resolvem, a curto prazo poderia-se construir mais presídios, mas não se constrói, ao contrário se derruba, Geraldo Alkmin que o diga…
Olá Brasil,o ponto onde quero chegar é este: se é para lutarmos por algo, que seja pela justiça (inclusive social), e não pelo "Legítimo Direito de Defesa", que beneficiaria somente aqueles que já possuem carros blindados e afins. Afinal quanto custa uma arma "legal"? Não é muito mais do que a maioria dos brasileiros pode pagar? Logo, acho melhor complementarmos a frase: "Legítimo Direito de Defesa da Burguesia".Abraços.
11/05/2006 às 20:22 #82210lvrfMembroMuito boa tarde a todosEu quis dizer exatamente isso que Brasil disse ( muito obrigado, creio que tenha conseguido mostrar meu ponto de vista melhor que eu própio ), a respeito do legítimo direito de defesa. É justo tirar de alguem uma forma de defender-se, sem conseguir tirar de todos a forma de agredir?Para apenas citar um trecho legal que trata desse tema ,eis o Artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:"Todo indivíduo tem direito à vida, liberdade, e segurança pessoal"Em cima dessa declarção, gostaria de saber o que acham. Temos direito de portar uma arma para defender a nós mesmos e nossas famílias?Mas de fato, as leis que tratam do porte e uso de armas de fogo são absurdas ( inclusive aos profissionais como policiais, militares e seguranças ). Por exemplo, sabem que se um policial atira para cima para controlar uma multidão, acaba de cometer um crime inafiançável? Mas se atira em alguem, torna-se um crime perfeitamente fiançável? E outros absurdos nesse código fazem do uso de armas como instrumentos de defesa e seguranças impossível e burocrático, agora os foras-da-lei, que não se importam com o que diz o código, usam as armas como bem entendem. Para a violência.Uma reforma do código de segurança, tanto na parte que trata do porte e uso, quanto em todos os outros, é evidentemente necessária. E ações policiais sérias e efetivas ( afinal, é não é direito do Estado nos defender, é DEVER, o direito é de cada um).Quanto a policiais corruptos e violentos. Existem, mas não é culpa do corpo policial que hajam pessoas de má índole, mesmo entre seus própios. Se nos ilosarmos dos riscos de encontrar pessoas perversas, ficaremos isolados de tudo e todos, afinal, há sempre o risco. Se identificados, devem ser devidamente punidos, mas enquanto isso, devemos dar-lhes o benefício-da-dúvida, pois na teoria, estão lá para nos defender.O que pensam a respeito?Boa tarde, senhores
15/05/2006 às 1:22 #82212lvrfMembroBoa noite Senhores.Por enquanto, discutimos crimes comuns, gratuitos, mas e aqueles em que se põe algum tipo de angústia? sentimento? Crimes como vingança ou naqueles em que se acredita na causa? Que pensam a respeito desses?
15/05/2006 às 1:40 #82213Miguel (admin)Mestre“Todo indivíduo tem direito à vida, liberdade, e segurança pessoal”Em cima dessa declarção, gostaria de saber o que acham. Temos direito de portar uma arma para defender a nós mesmos e nossas famílias?
Como eu disse logo acima, só terão este direito aqueles que tem dinheiro para comprar armas legais, ou seja, uma parcela mínima da população. Logo, ou damos uma arma a cada cidadão, ou fazemos o possível para retirar o maior número possível de circulação.Abraços.
15/05/2006 às 1:43 #82214Miguel (admin)MestreBoa noite Senhores.Por enquanto, discutimos crimes comuns, gratuitos, mas e aqueles em que se põe algum tipo de angústia? sentimento? Crimes como vingança ou naqueles em que se acredita na causa? Que pensam a respeito desses?
Bem, para isto existe a lei: para ser interpretada e aplicada caso a caso.(Não que isso funcione sempre)
15/05/2006 às 23:51 #82216lvrfMembroFato, mas vejo que crimes comuns são um pouco diferentes. Corrijam-me se discordaremCrimes comuns tem suas origens no puro desejo de se beneficiar, ou até mesmo prejudicar um outro, sem nenhuma "justificativa". Simplesemnte por ganância ou porque "deu na telha".Mas crimes como a vingança, são diferentes. Eles são uma resposta ( podem até não ser justas, mas como a decisão cabe a quem aplica ... ) violenta a uma outra violência que não foi devidamente " corrigida". É um desejo de aplicar "justiça" a um dano pessoal.Por mais que seja crime, houve um motivo. Por mais que deva ser deviademente julgado, houve uma razão. Essa razão, motivo, sentimento pessoal de que falo ( percebem que ele não existe por aí solto pelas ruas? )Que acham?
16/05/2006 às 0:50 #82217BrasilMembroPor mais que seja crime, houve um motivo. Por mais que deva ser deviademente julgado, houve uma razão. Essa razão, motivo, sentimento pessoal de que falo ( percebem que ele não existe por aí solto pelas ruas? )
ivrfDesculpe-me, não alcancei seu raciocínio.
18/05/2006 às 16:15 #82215lvrfMembroBoa tarde a todosQuis dizer o seguinte:Percebi que a violência gratuita tem origem no simples desejo de prejudicar alguem, ou apenas beneficiar-se. É o tipo da coisa que o governo conseguiria resolver se, com sucesso, estímular a responsabilidade, melhorar educação etc.Mas a vingança, por exemplo, não tem origem no mesmo simples desejo da violência gratuita. Tem origem numa vontade de fazer ''justiça'' ( um tanto quanto violenta, acho eu ). Ou seja, o mesmo senso comum que talvez pudesse parar um assalto, talvez não parasse alguem que queira vingar a morte de um ente querido, ou algo do gênero.Homens- bomba e terroristas agem por uma raiz parecida, creio euNovamente, boa tarde a todos
18/05/2006 às 23:04 #82218BrasilMembroSim, é verdade. Esse aspecto é realmente interessante. De todas as formas de violências, acho que a vingança é a mais extrema, pois certas pessoas, como homens bomba etc, dispõem-se a morrer para praticá-la.
19/05/2006 às 21:31 #82211lvrfMembroBoa noite a todosTambem achei interessante. Não é o caso de um ato calculado friamente, nesse caso ele está envolto por emoção, ou fé. Gostaria de saber que posição os senhores tomam a respeito desse tipo específico de crime. Seria ele mais ou menos condenável que um crime comum?
19/05/2006 às 22:45 #82219BrasilMembroOlá ivrfEsse é um campo complicadíssimo, avaliar o potencial de culpabilidade de um terrorista. Acho que nem vou tentar. Ultimamente Israel tem respondido a ataques terroristas palestinos, atacando com mísseis ar-terra, as casas dos familiares dos terroristas. O que vc pensa sobre isso?Outro dia vi uma foto já antiga de um grupo de militares israelenses usarem um garoto palestino de 12 anos como escudo. Colocaram o garoto em cima do capú do jeep e passaram por onde temiam passar.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.